Teatro de sombras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Origem e o que é:

Personagens do teatro de sombras chinês

O teatro de sombras, também conhecido como Chinauaka (皮影戏), (pinyin: pi ying xi) é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo, sendo atualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países.

A origem lendária[editar | editar código-fonte]

Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. O teatro de sombras foi bem conhecido Também no brasil * No ano 121, o imperador Wu'Ti da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta ao "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado.

O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.

No dia da apresentação o imperador e sua corte se reuniram no jardim do palácio. O mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento teria surgido o teatro de sombras.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Teatro de sombras
Ícone de esboço Este artigo sobre Teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.