Cultura da Turquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
  • Texto necessita de revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa.
  • Foi sugerida a expansão, baseada na página de discussão ou nos artigos correspondentes noutras línguas.

A cultura turca tem suas raízes nas tradições islâmicas e do Império Otomano.

Literatura[editar | editar código-fonte]

As histórias de Nasrudin aparecem em vários ditados de tradição turca.

Dentre os escritores contemporâneos, Orhan Pamuk é um dos mais destacados, escrevendo ricos romances ambientados em sua cidade natal de Istambul.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Mesquita Azul, arquitetura otomana em Istambul

Fabulosas obras de arquitetura se encontram preservadas na Turquia. Desde os caravansarais dos seljúcidas à Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul e antigas casas de madeira em Istambul e Safranbolu.

Religião[editar | editar código-fonte]

Nominalmente, 99% da população da Turquia são considerados muçulmanos, em sua maioria pertencentes ao ramo sunita do Islão. Há também uma minoria significativa de xiitas duodecimanos.

O restante da população (1%) pertence a outras religiões, principalmente cristãos (ortodoxos gregos, apostólicos armênios, ortodoxos siríacos, católicos romanos e protestantes), judeus e bahá'ís

Diferentemente de outras sociedades muçulmanas, a Turquia possui uma forte tradição secularista. Embora o Estado não promova nenhuma religião, observa de modo constante o relacionamento entre as diversas fés. A constituição proíbe a discriminação com base na religião e prescreve a liberdade religiosa. Por outro lado, veda o envolvimento das comunidades religiosas no processo político-partidário.

O Patriarca Ortodoxo é o chefe da Igreja Ortodoxa Grega na Turquia e atua também como chefe espiritual de todas as igrejas ortodoxas no mundo.

Culinária[editar | editar código-fonte]

Bebidas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço relacionado ao Projeto Cultura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.