Jônios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os jônios (português brasileiro) ou jónios (português europeu), também conhecidos como jônicos (português brasileiro) ou jónicos (português europeu) e iônios (português brasileiro) ou iónios (português europeu)[1] , eram um povo indo-europeu que se estabeleceu na Ática e no Peloponeso e foram depois para a Ásia Menor pela chegada dos dóricos. Na Ásia Menor habitaram Halicarnasso e Esmirna e entre os séculos XII e X a.C. formaram a Liga Jônia, composta por doze cidades florescentes: Éfeso, Samos, Priene, Colofón, Clazómenas, Quios, Mileto, Teos, Mionto, Lebedos, Foceia e Eritras. No século VI a.C. foram derrotados pelos persas e a sua revolta deu origem às Guerras Médicas. O termo jônico era utilizado como sinônimo de grego, embora seja apenas uma das quatro etnias que formaram o povo grego — juntamente com os aqueus, os eólios e os dóricos.São também os primeiros pensadores que dão expressão filosófica ao problema da existência de uma causa suprema de todas as coisas.São filosofos Predefinição:Jônios/jónios Tales, Anaximandro, Anaxímenes, todos de Mileto, na Ásia menor, às margens do mar Egeu. Todos eles viveram entre os séc. VII e V a.C.

Mitologia[editar | editar código-fonte]

Na mitologia grega, os jônios são um dos quatro povos que descendem dos filhos e netos de Heleno,[2] filho de Deucalião.[3]

Árvore genealógica das tribos dos helenos e seus ancestrais, baseada em Pseudo-Apolodoro:

 
 
 
 
 
 
 
Heleno
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Doro
 
 
 
 
Xuto
 
 
 
Éolo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aqueu
 
 
Ion
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
dórios
 
aqueus
 
 
jônios
 
eólios

História Bíblica[editar | editar código-fonte]

A maior parte da Grécia era conhecida como Acaia (Livro de Atos 18,12), nesta época sua capital política era Corinto, hoje é Atenas. No mundo antigo era a terra de Javã (Gênesis 10,4 - 5). Os gregos são conhecidos pela arte, filosofia e poetas. Os gregos também são chamados de Helenos, descendentes de Javã, neto de Noé e pai dos jônios, uma das principais tribos da raça grega.

Referências