Zazaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zazaki
Falado em: Turquia
Região: Centro e leste
Total de falantes: 3 a 6 milhões
Família: Línguas indo-europeias
 Línguas indo-iranianas
  Línguas iranianas
   Oeste
    Noroeste
     Zaza-Gorani
      Zazaki
       Zazaki
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: zza
ISO 639-3: zza

Zazaki é a língua do povo Zaza, uma minoria étnica que habita no leste da Turquia. A linguagem é muito semelhante à falada pelos Zaza-Goranis, pelo que os Zaza são frequentemente considerados um subgrupo curdo, o que é fortemente contestado pelos Zaza.

Falantes[editar | editar código-fonte]

Zazaki é falada por 1,5 a 2,5 milhões de pessoas em áreas centrais e do leste da Turquia. Pertence ao ramo Iraniano das línguas Indo-Iranianas e apresenta muito em comum com as línguas Gilaki e Talyshi. Considerando a diáspora Zazaki na Suécia e Alemanha esse número pode chegar a 3 a 5 milhões. Não é língua oficial em nenhum país. Há hoje uma boa quantidade de livros e revistas publicados em Zazaki, havendo ainda programas de Rádio e de Televisão.

Escrita[editar | editar código-fonte]

Zazaki foi pela primeira vez escrita em 1860 usando Alfabeto árabe. Nos anos 90 (séc. XX) cresceu o uso do Alfabeto latino devidamente modificado (Elifba Zazaki) para escrever a língua, em especial entre a diáspora da Europa. São as 26 letras padrão do latino, mas o conjunto rr e as letras c, e, g, i, s, u com diacríticos.

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

Visp mashyi zayene verdais ra hem heuuant rasnuyay hem heseveyai. I thvarshiyane pe muni hem baodenga; i gehe vera jumini mainyaiha birariye shiaonere. (Texto por Avesta Zazaki)

Português

Todos seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São providos razão e consciência e devem agir uns em relação aos outros num espírito de fraternidade. (Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Feliz Aniversário - Roca toya d?nya-amaene bımbareke bo!

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • [1] Ethnologue on Zazaki (language)
  • [2] (Weblinks of Zaza people)
  • [3] Academic Research Center of Zazaki
  • [4] Zazaki Wikipedia
  • [5] Only Zazaki news
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.