Organização Meteorológica Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Small Flag of the United Nations ZP.svg Organização Meteorológica Mundial
Bandeira da OMM
Tipo Agência especializada
Acrônimo OMM
Comando Michel Jarraud
Status ativa
Fundação 1950
Sede Genebra, Suíça
Website www.wmo.int

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas.[1] É sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873.[2]

É o Organismo Internacional autorizado pelas Nações Unidas com ação no que diz respeito ao comportamento da atmosfera da Terra, sua interação com os oceanos e clima resultante, e respectiva distribuição de recursos hídricos. Sua sede está localizada em Genebra na Suíça.

Foi criada em 1950, por resolução da Assembléia Geral e em 1951, um ano após, converte-se em organismo responsável das Nações Unidas para a meteorologia no que diz respeito ao tempo, ao clima e ciências afins e correlatas.

Em outras palavras é responsável pelo equacionamento do tempo e clima em todo mundo, atualmente conta com 189 membros.

Posteriormente seu mandato foi ampliado para incluir a hidrologia operativa (estudo do comportamento pluvimétrico ou chuvas em várias regiões do mundo).

Entre sua diversas finalidades podem-se citar:

  • Coordenar as atividades dos membros participantes a fim de gerar trocas de informações sobre o tempo, água e clima sob a égide de normas internacionais;
  • Realizar investigações a nível nacional, internacional e mundial, quando solicitado por um país membro ou quando ocorre um evento meteorológico de monta local, regional ou mundial, causada por intempéries como furacões, ciclones, trombas d'água, chuvas torrenciais e outros eventos atmosféricos;
  • Fornecer a profissionais um nível de formação reconhecido internacionalmente a partir de fundos que banquem estudos de profissionais de ação relevante na área;
  • Facilitar o desenvolvimento de serviços que melhorem o bem-estar e a segurança da coletividade, das nações e do próprio planeta.

Na verdade é um mecanismo internacional que prevê que todas as nações-membros devem colaborar mutuamente de forma efetiva, fornecendo dados e material necessários para prever ou, se possível, antecipar algum evento ou cataclisma meteorológico, com apoio de satélites geo-estacionários inclusive.

Referências

  1. UNDG Members (em inglês) Organização das Nações Unidas. Visitado em 27 de novembro de 2012.
  2. WMO in brief (em inglês) World Meteorological Organization. Visitado em 27 de novembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Furacão Catrina Portal da
meteorologia
Ícone de esboço Este artigo sobre a ONU é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.