Portal:Países

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal Países

País é uma região geográfica considerada o território físico de um Estado Soberano, ou de uma menor ou antiga divisão política dentro de uma região geográfica. Geralmente, mas nem sempre, um país coincide com um território soberano e está associado a um Estado, nação ou governo. Comumente, o termo é usado para se referir tanto para nações quanto para Estados, com diferentes definições. O termo também é usado para se referir a outras entidades políticas, como a autoproclamada Liberland ou a Cidade do Vaticano enquanto em algumas ocasiões só se refere aos Estados. Não é incomum informações gerais ou publicações estatísticas adotarem a definição mais ampla do termo para fins de ilustração e comparação.

Algumas entidades geográficas ou linguísticas,[nota 1] que anteriormente eram Estados soberanos, são geralmente consideradas e referidas ainda como países, como é o caso da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales - no Reino Unido (ver: Países do Reino Unido). em França no caso do antigo País de Oc, do ainda atual País de Gex, ou do caso hispano-francês do País Basco.

Artigo selecionado

Itália (em italiano: Italia [iˈtaːlja] (escutar)), oficialmente República Italiana (em italiano: Repubblica Italiana), é uma república parlamentar unitária localizada no centro-sul da Europa. Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes. A parte sul consiste na totalidade da península Itálica, Sicília, Sardenha, as duas maiores ilhas no mar Mediterrâneo, e muitas outras ilhas menores ficam no entorno do território italiano. Os Estados independentes de San Marino e do Vaticano são enclaves no interior da Itália, enquanto Campione d'Italia é um exclave italiano na Suíça. O território do país abrange cerca de 301 338 km² e a maior parte do seu território tem um clima temperado sazonal. Com 60,8 milhões de habitantes em 2015, é a quinta nação mais populosa da Europa e a 23.ª do mundo.

Roma, a capital italiana, foi durante séculos o centro político e religioso da civilização ocidental como capital do Império Romano e como sede da Santa Sé. Após o declínio do Império Romano, a Itália sofreu inúmeras invasões de povos estrangeiros, desde tribos germânicas, como os lombardos e ostrogodos, aos bizantinos e, mais tarde, os normandos, entre outros. Séculos mais tarde, Itália tornou-se o berço das repúblicas marítimas e do Renascimento, um movimento intelectual extremamente frutífero que seria fundamental na formação subsequente do pensamento europeu.

Artigos destacados e bons

Barém,[excesso de citações] Bahrein, Barein ou Bareine (em árabe: ‏البحرين al-Baḥrayn) é um pequeno país insular do golfo Pérsico, com fronteiras marítimas com o Irão a nordeste, com o Catar a leste e com a Arábia Saudita a sudoeste. A sua capital é Manama, a cidade mais populosa e o principal centro comercial do país. Os desertos, com sua esterilidade, cobrem mais de trinta ilhas componentes desse país árabe. É, com 780 km², a terceira menor nação na Ásia, após as Maldivas e Singapura.

O Barém é o local da antiga civilização de Dilmum. A ilha é famosa desde a antiguidade por sua pesca de pérolas, que foram consideradas as melhores do mundo no século XIX. O Barém foi uma das primeiras áreas a se converter ao Islã, durante a vida de Maomé em 628. Após um período de domínio árabe, o Barém foi governado pelo Império Português de 1521 a 1602, após a conquista pelo  Abas I do Império Safávida. Em 1783, o clã Bani Utba capturou o Barém de Nasr Al-Madhkur e desde então tem sido governado pela família real Al Khalifa, com Ahmed al Fateh como o primeiro emir do Barém.

Após sucessivos tratados com os britânicos, o Barém tornou-se um protetorado do Reino Unido em 1861. Em 1971, declarou independência e se tornou formalmente um Emirado. Porém, em 2002, o país foi declarado uma monarquia constitucional islâmica. Em 2011, houve uma série de protestos no Barém, inspirados na Primavera Árabe, esmagados com ajuda militar da Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Na região do golfo Pérsico, onde se situa o país, há muito se praticam atividades econômicas muito importantes, como o comércio e as comunicações. Mas, a continuidade do subdesenvolvimento do Barém perdurou até ser descoberto o petróleo, em 1932, na ilha mais importante, que em árabe também se chama "Bahrayn". Hoje em dia, o país tem um dos melhores índices de Desenvolvimento Humano da região do Golfo, e um dos piores no capítulo das liberdades e direitos humanos. O Barém desenvolveu a primeira economia pós-petróleo no golfo Pérsico, sendo o resultado de décadas de investimentos nos setores bancário e turístico; muitas das maiores instituições financeiras do mundo estão presentes na capital do país. O Barém é membro das Nações UnidasMovimento Não AlinhadoLiga ÁrabeOrganização para a Cooperação Islâmica e Conselho de Cooperação do Golfo.

Sabias que...

  • ... o tempo não "corre" ou "passa", ele simplesmente é? E que cada observador tem o seu próprio tempo, de forma que eventos coincidentes no tempo para um observador podem não o ser para outro?
  • ... a BR-174 é a única ligação por via terrestre do estado de Roraima com o resto do Brasil?
  • ... em novembro de 2007 a sonda Rosetta foi identificada erroneamente como um asteroide próximo da Terra durante sua passagem?
  • ...o PlayStation Portable (PSP) versão 2004 (na imagem), da Sony, possui leitor de áudio, vídeo e acesso à Internet que, graças à rede Wi-Fi, pode-se acessá-la sem nenhum fornecimento de fio? A versão mais recente, a 2000, é mais fino, possui um formato mais diferente e também possui música, fotos e ainda não chegou à certos países como o Brasil.4
  • ...os estudos de um geógrafo não são apenas os detalhes físicos do ambiente, mas também seus impactos sobre as pessoas e sobre a vida selvagem (percorrendo a ecologia), o tempo e os climas padrões de cada localização, percorrendo também a economia e também a cultura? 4
  • ... a Ilha de Ascensão é a mais próxima porção de terra estrangeira localizada a leste do Brasil?
  • ... Países é um termo moderno que tivesse resultado sumamente estranho a seus habitantes, que se consideravam a si mesmos romanos e, a seu império, o Império romano?
  • ... que apesar de estar previamente em guerra com o reino dos Aurès, o Império bizantino os apoiou durante a conquista muçulmana do Magrebe?

Artigos selecionados para entender países

Embaixada da Ordem Soberana e Militar de Malta em Praga, República Checa.

Uma missão diplomática é o conjunto de diplomatas e de outros funcionários, de carreira ou não, encarregados de representar um Estado soberano ou uma organização internacional junto a outro estado ou organização. O Estado que envia a missão diplomática é designado "Estado acreditante" e o que a recebe e acredita é designado "Estado acreditador" ou "Estado acreditado". Hoje em dia, praticamente todas as missões diplomáticas têm a categoria de embaixada, o que faz com que os dois termos sejam praticamente equivalentes. Contudo, no passado, a maioria das missões diplomáticas tinham a categoria de legação, com a designação de "embaixada" sendo reservada às missões diplomáticas junto às grandes potências.

Atualmente, os termos "missão diplomática" e "embaixada" são usados sobretudo para se referir a uma missão permanente, ou seja, às instalações físicas da representação diplomática de um estado ou organização instalado na cidade capital de outro estado ou sede de uma organização.

Ademais de ser uma missão permanente residente junto ao país onde está localizada, a mesma missão diplomática pode servir adicionalmente como uma missão permanente não residente junto a um outro estado, ou inclusive a mais de um outro estado. Existem, assim, missões diplomáticas residentes e não residentes.

Imagem selecionada

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Artigos selecionados

Categorias relacionadas

Artigos por fazer

Formas de governo

Lista por continentes

África

América

América do Norte
América Central
Antilhas
América do Sul
Ásia
Europa
Oceania
Estados não membros da Organização das Nações Unidas

Listas de países


Países em outros projetos de Wikimedia

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Países

Outros portais
Descubra a Wikipédia utilizando portais
  1. Explicação da origem linguística do País de Oc no verbete francês culture d'Oc