Turkish Airlines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Turkish Airlines logo.png
Turkish Airlines
IATA
TK
ICAO
THY
Indicativo de chamada
TURKAIR
Fundada em 20 de maio de 1933
Principais centros
de operações
Aeroporto de Istambul Atatürk
(IATA: ISTICAO: LTBA)
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen
Aeroporto Internacional de Ancara Esenboğa
Programa de milhagem Miles & Smiles
Serviço VIP CIP
Aliança comercial
Frota 233 aeronaves[1] + 215 encomendas de novas aeronaves
Destinos Europa, Estados Unidos, Canadá, Médio Oriente, África, Ásia e América do Sul. localidades
Sede Istambul,  Turquia
Pessoas importantes Temel Kotil (CEO)
Sítio oficial www.turkishairlines.com

A Turkish Airlines, transportadora aérea nacional da Turquia, foi fundada em Ancara em 20 de Maio de 1933 com a designação de "State Airlines Administration".[2] A linha aérea é parcialmente estatal com sede em Istambul, e um membro da aliança aérea Star Alliance, bem como o da Arab Air Carriers Organization (AACO).[3] 49,12% das ações pertencentes ao Estado turco, 50,88 % são negociadas na Bolsa de Valores de Istambul. A Turkish Airlines contava já em Outubro de 2012 com 204 destinos em 91 países em 5 continentes e, portanto, tem a maior rede mundial de todas companhias aéreas de voos de passageiros.[4] Em Setembro de 2013 a Turkish Airlines conta com 238 destinos de passageiros em 104 países. [5]

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Turkish Airlines é uma das mais antigas companhias aéreas do mundo. No começo, a Turkish Airlines possuía uma frota composta por 5 aviões e, em 20 de outubro de 2007, sua frota já atingia os 100 aviões. Em 1985 os aviões Airbus A310 integraram a frota da companhia turca. Os anos se passaram e a companhia integra os Boeing 737, em 1991 e, dois anos mais tarde, em 1993, chegam a companhia os aviões Airbus A340.

Em 2000 a Turkish Airlines celebra um acordo com a American Airlines. Este acordo consiste na partilha de códigos de vôos para 10 destinos nos Estados Unidos via Nova York, Miami e Chicago. Em 2004 a Turkish Airlines coloca desfibriladores em todos os seus aviões.

A sede da Turkish Airlines em Istambul
Mapa de destinos da Turkish Airlines em dezembro de 2014

2006 é um grande ano para a Turkish Airlines. Inauguram-se novos destinos, tais como as rotas para Abu Dhabi, Rostov, Helsínquia, Belgrado, Veneza, Riga, Osaka, Minsk, entre outras diversas rotas. Em agosto iniciam-se o vôos diretos para Singapura.

Também em 2006, no mês de Junho, a Turkish Airlines recebe o certificado de qualidade ISO 9001:2000. Também neste ano a Turkish Airlines celebrou com a Lufthansa um acordo onde a companhia turca se compromete a aumentar o número de destinos, de 131 para 231. A Turkish Airlines tem parcerias com o FC Barcelona e com o Manchester United.[6]

Em 2007, a Turkish Airlines tornou-se numa das empresas com crescimento mais rápido entre as companhias aéreas europeias, em termos de capacidade e de aumento de tráfego. Foi igualmente designada como a primeira empresa aérea com o menor número de volumes de bagagem perdida nesse período. A Skytrax, com o objetivo de eleger a melhor companhia aérea e o melhor serviço de bordo, entre outras, classificou a Turkish Airlines como uma companhia aérea de quatro estrelas.

Em 2012, com uma frota de 217 aeronaves, a THY transportou 39,04 milhões de passageiros [7] através de uma rede que hoje, voa para 240 destinos internacionais e domésticos.[8] , incluindo o destino inaugurado em 1 de Setembro para Katmandu[9] e dois destinos só para aviões de carga[10] [11] .

Complementando o seu serviço de passageiros, a Turkish Cargo fornece um serviço de carga aérea. Das quase 70 companhias aéreas a operar no mercado turco, a Turkish Cargo possui 50% do mercado total de carga aérea.

Prémios[editar | editar código-fonte]

A Turkish Airlines foi agraciada com o World Airline Awards 2012, pois foi eleita pelos passageiros, como a melhor companhia aérea da Europa pelo segundo ano consecutivo. A empresa ainda foi vencedora das categorias "Best Airline in Southern Europe" e "Best Premium Economy Class Airline Seat" por causa dos assentos oferecidos na Comfort Class, que equipam inclusive as aeronaves que atendem a rota entre São Paulo e Istambul. A pesquisa envolveu mais de 18 milhões de passageiros, viajando a negócios ou a lazer, oriundos de mais de 100 países.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2009 a companhia começou a operar voos no Brasil. Hoje faz voos diários non-stop Istambul - São Paulo e São Paulo - Buenos Aires com Boeing 777.[12]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Desde Junho de 2005 que a companhia efectua voos entre Portugal e a Turquia.[13] Faz voos diários non-stop Istambul - Lisboa, com Airbus A321 e Boeing 737-800.[14] A Turkish Airlines planeia ainda iniciar 4 voos semanais entre Istambul e o Porto a partir de Março de 2014.[15] [16]

Frota[editar | editar código-fonte]

Boeing 737-800 da Turkish Airlines

A frota da Turkish Airlines é constituída por 215 aviões da Airbus e da Boeing. Eis a lista de aviões que integram a frota da Turkish Airlines com data de Março de 2014:[17]

Acidentes[editar | editar código-fonte]

Em 25 de Fevereiro de 2009, o voo TK1951 que fazia a ligação entre Istambul e Amesterdão despenhou-se a cerca de 5 km do Aeroporto de Schiphol. A aeronave envolvida no acidente foi um Boeing 737-800 com o nome comercial de Tekirdağ. Na aeronave seguiam 135 pessoas - 127 passageiros e 7 tripulantes. 9 pessoas perderam a vida - 4 tripulantes e 5 passageiros. Do acidente, resultaram mais de 80 feridos, dos quais 6 em estado crítico. Uma das causas apontadas para o acidente é uma falha dos motores.

Em 3 de março de 1974 um DC-10 despenhou-se depois de decolar do Aeroporto de Paris-Orly matando 346 pessoas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Turkish Airlines


Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.