Mexicana de Aviación

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mexicana de Aviación logo.png
Mexicana de Aviación
IATA
MX
ICAO
MXA
Indicativo de chamada
MEXICANA
Fundada em 1921
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional da Cidade do México


Aliança comercial
Frota 65 aeronaves
Destinos 48 localidades
Companhia
administradora
Grupo Posadas
Sede Cidade do México
Sítio oficial www.mexicana.com
Mexicana A320 standing in mexico airport.jpg
A sede da Mexicana

Compañía Mexicana de Aviación (conhecida popularmente como Mexicana) foi uma companhia aérea mexicana, que em concordata conduzia o transporte internacional do México, e a sua sede estava situada na Cidade do México. Ela operava voos domésticos e voos internacionais para a América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul. Sua base principal estava localizada no Aeroporto Internacional da Cidade do México, possuindo empresas no Aeroporto Internacional de Cancún e no Aeroporto Internacional Don Hidalgo y Costilla em Guadalajara.

Era principal concorrente da Aeroméxico, apesar de ambas as companhias terem sido unidas por mais de uma década. Era, quando faliu, a quarta companhia aérea mais antiga do mundo, atrás da holandesa KLM, da colombiana Avianca e a australiana Qantas.

História[editar | editar código-fonte]

O nome Mexicana foi estabelecido no dia 12 de Julho de 1921, pelos americanos residindo no México L.A Winshiop e Harry J. Lawson, quando foi concedido à Compañía Mexicana de Transpotación Aérea S.A a rota da Cidade do México para Tampico pelo governo mexicano. O propósito era transportar o salário dos trabalhadores para os campos de petróleo próximos de Tampico.

Destinos[editar | editar código-fonte]