Royal Jordanian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Royal Jordanian logo.png
Royal Jordanian
IATA
RJ
ICAO
RJA
Indicativo de chamada
Jordanian
Fundada em 9 de Dezembro de 1963, como Alia Airlines
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional Rainha Alia
Programa de milhagem Royal Plus
Serviço VIP CIP Lounge
Aliança comercial
Frota 31 (+ 8 pedidos) aeronaves
Destinos 57 localidades
Sede Amã, Jordânia
Pessoas importantes CEO: Hussein Dabbas
Sítio oficial www.rj.com/
Royaljord.a310-300.f-odvi.750pix.jpg

Royal Jordanian Airlines (Árabe: الملكية الأردنية; al-Malakiyah al-Orduniyah) é uma companhia aérea com base na cidade de Amã, Jordânia, no Aeroporto Internacional Rainha Alia (AMM). Opera voos internationais para quatro continentes. A Royal Jordanian é um membro da Arab Air Carriers Organization e da Oneworld, a aliança global de companhias aéreas.[1] A empresa opera mais de 500 vôos por semana, com pelo menos 110 partidas diárias. A companhia aérea foi eleita a 'Companhia aérea do ano de 2007' pela Airfinance Journal.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A companhia foi criada em 9 de Dezembro de 1963 e iniciou suas operações em 15 de dezembro de 1963, após um decreto real do falecido rei Hussein. A companhia foi fundada com capital de acionistas privados, mas mais tarde o governo da Jordânia assumiu a empresa.

A Royal Jordanian iniciou suas operações com duas Handley Page Dart Herald e um Douglas DC-7, servindo a Cidade do Kuwait (Kuwait), Beirute (Líbano) e Cairo (Egito) para Amã. Em 1964, um Douglas DC-7 foi adicionado a sua frota e começou a fazer voos para Jeddah (Arábia Saudita). Em 1965, a Royal Jordanian começou a operar voos regulares para Roma (Itália), era o primeiro destino europeu da companhia. Os progressos feitos pela companhia aérea foi ameaçado por um ataque aéreo israelita em 1967, quando dois Douglas DC-7 foram destruídos no ar. Eles foram substituídos por dois Fokker F-27.

Em1968, a companhia expandiu sua rota para Nicósia (Chipre), Benghazi (Líbia), Dhahran (Arábia Saudita) e Doha (Catar). 1969, a companhia começou a operar voos regulares para Munique (Alemanha), Istambul (Turquia) e Teerão (Irã).

Em abril de 2007 a Royal Jordanian passou a fazer parte da aliança Oneworld, tornando-se assim a primeira companhia aérea árabe a participar como um sistema de aliança global.

Slogans[editar | editar código-fonte]

[1]

Slogans da Royal Jordanian
Slogan Ano de início Ano de término
"Da Jordânia para o mundo" 1963 1968
"Excelência no ar" 1968 1974
O jeito que você quer voar 1974 2005
"A mudança está no ar" 2006 2008
"A Jordânia na Copa no Brazil 2014" 2008 Atual

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.