Brussels Airlines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brussels Airlines
Brussels Airlines
IATA SN
ICAO BEL
Indicativo de chamada BEE-LINE
Fundada em 7 de novembro de 2006 (17 anos)
Principais centros
de operações
Aeroporto de Bruxelas
Programa de milhagem Miles and More
Aliança comercial Star Alliance
Frota 51
Destinos 66
Lounge
  • HON
  • Senator Lounge
Subsidiária(s) Korongo Airlines
Slogan We go the extra smile
Sede Machelen, Bélgica
Sítio oficial www.brusselsairlines.com

A Brussels Airlines é uma companhia aérea belga, criada em Novembro de 2006 através da fusão das companhias aéreas SN Brussels Airlines e Virgin Express. A companhia tem como base (hub) o aeroporto de Bruxelas (Brussels National) com presença maioritária naquele aeroporto e sendo a principal companhia aérea belga. A empresa é também considerada a empresa herdeira da já extinta Sabena, principal companhia aérea belga até 2001, ano em que faliu.

Em Setembro de 2008, foi anunciado que a companhia aérea alemã Lufthansa pretendia adquirir 45% das acções da Brussels Airlines (deixando em aberto a opção de adquirir os restantes 55% até 2011), e desta forma, garantir a entrada da Brussels Airlines na aliança de companhias aéreas Star Alliance. Com a aprovação destas medidas por parte da Comissão Europeia em 2009, estas medidas estão a decorrer, e a empresa completou a sua entrada na Star Alliance em 9 de dezembro de 2009. Está também em curso a substituição gradual das aeronaves mais antigas da empresa, nomeadamente os aviões mais antigos do tipo Boeing 737, que a empresa adquiriu através da fusão com a Virgin Express. Para substituir os modelos mais antigos da frota, a empresa irá adquirir aviões do tipo Airbus A319 e/ou A320.
É também uma das empresas com mais ofertas de voos de longo-curso para África, a empresa irá adquirir mais aviões do tipo Airbus A330, para aumentar a sua oferta e substituir os modelos mais antigos, do mesmo tipo.

A sede da Brussels Airlines

Ao nível do serviço a bordo, para a maioria das suas rotas europeias (de médio curso), a companhia oferece nos seus voos três classes de serviço a bordo:
- b.business: Classe executiva da Brussels Airlines;
- b.flex: Classe económica flexível da Brussels Airlines: inclui mais espaço entre assentos e um serviço a bordo completo;
- b.light: Classe económica de baixo custo da Brussels Airlines: refeições e bebidas a bordo à venda e maiores restrições ao nível das reservas e passagens aéreas.

Nos voos de longo curso (incluindo voos para Helsínquia, Moscovo e Tel Aviv), a empresa oferece duas classes tradicionais de serviço, classe executiva (business) e classe económica (economy).

A companhia é composta por uma frota de 50 aviões de médio e longo curso, voando diariamente para destinos na Europa, África e Médio Oriente. Através de parcerias com outras companhias aéreas, oferece também voos em regime de code-share para a Médio Oriente (Etihad Airways) e para a Ásia (Hainan Airlines da China e Jet Airways da Índia). Para além destas parcerias, a companhia também opera em conjunto os voos entre Bruxelas e a Suíça (em parceria com a Swiss).

Frota[editar | editar código-fonte]

Airbus A320 da Brussels Airlines.

março de 2018, the Brussels Airlines fleet consists of the following registered aircraft:[1]

Frota da Brussels Airlines
Aeronave Em serviço Encomendas Passageiros Notas
C Y+ Y Total
Airbus A319-100 22 141 141 One in Star Alliance livery.
Airbus A320-200 15 1 180 180 5 Belgian Icons OO-SNA/B/C/D/F
Airbus A330-200 4 22 242 264 To be replaced by Airbus A330-300.[2]
Airbus A330-300 9 1 30 39 219 288 To be replaced by newer second-hand Airbus A330-300s.[2]
One aircraft registered OO-SFB is operating for Eurowings
Airbus A340-300 2 por anunciar Operated on behalf of Eurowings.[3]
Total 48 9

Presença em Portugal[editar | editar código-fonte]

Dando continuidade às operações de voo das antigas Virgin Express e SN Brussels Airlines, a companhia oferece actualmente a partir da sua base de Bruxelas duas frequências diárias para Lisboa no horário de inverno, aumentando para três frequências diárias durante o horário de verão, uma frequência diária para o Porto e várias frequências semanais para Faro (diárias durante o Verão). Em 2017, passou também a ter uma frequência semanal (ao sábado) para o Funchal.

Referências

  1. «Belgian Aircraft Register». Belgian Government - Official information and services. Consultado em 30 de setembro de 2017 
  2. a b «Brussels Airlines» (em alemão). lh-taufnamen.de. Consultado em 20 de janeiro de 2018 
  3. «BREAKING: Brussels Airlines to acquire two Airbus A340 aircraft, to be operated on behalf of Eurowings - Aviation24.be». Aviation24.be (em inglês). 17 de outubro de 2017. Consultado em 17 de outubro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Brussels Airlines