Brussels Airlines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brussels Airlines
IATA
SN
ICAO
BEL
Indicativo de chamada
BEE-LINE
Fundada em 7 de novembro de 2006 (7 anos)
Iniciou atividades em 25 de Março de 2007
Hub Aeroporto de Bruxelas
Programa de milhagem Miles and More
Lounge
  • HON
  • Senator Lounge
Aliança aérea Star Alliance
Subsidiária(s) Korongo Airlines
Frota 50 (+2 pedidos)
Destinos 66
Slogan Flying your way
Holding SN Airholding N.V./S.A.
Sede Bélgica Machelen, Bélgica
Website www.brusselsairlines.com
A sede da Brussels Airlines

A Brussels Airlines é uma companhia aérea belga, criada em Novembro de 2006 através da fusão das companhias aéreas SN Brussels Airlines e Virgin Express. A companhia tem como base (hub) o aeroporto de Bruxelas (Brussels National) com presença maioritária naquele aeroporto e sendo a principal companhia aérea belga. A empresa é também considerada a empresa herdeira da já extinta Sabena, principal companhia aérea belga até 2001, ano em que faliu.

Em Setembro de 2008, foi anunciado que a companhia aérea alemã Lufthansa pretendia adquirir 45% das acções da Brussels Airlines (deixando em aberto a opção de adquirir os restantes 55% até 2011), e desta forma, garantir a entrada da Brussels Airlines na aliança de companhias aéreas Star Alliance. Com a aprovação destas medidas por parte da Comissão Europeia em 2009, estas medidas estão a decorrer, e a empresa completou a sua entrada na Star Alliance em 9 de dezembro de 2009. Está também em curso a substituição gradual das aeronaves mais antigas da empresa, nomeadamente os aviões mais antigos do tipo Boeing 737, que a empresa adquiriu através da fusão com a Virgin Express. Para substituir os modelos mais antigos da frota, a empresa irá adquirir aviões do tipo Airbus A319 e/ou A320.
Sendo actualmente também uma das empresas com mais ofertas de voos de longo-curso para África, a empresa irá adquirir mais aviões do tipo Airbus A330, para aumentar a sua oferta e substituir os modelos mais antigos, do mesmo tipo.

Ao nível do serviço a bordo, para a maioria das suas rotas europeias (de médio curso), a companhia oferece nos seus voos três classes de serviço a bordo:
- b.business: Classe executiva da Brussels Airlines;
- b.flex: Classe económica flexivel da Brussels Airlines: inclui mais espaço entre assentos e um serviço a bordo completo;
- b.light: Classe económica de baixo custo da Brussels Airlines: refeições e bebidas a bordo à venda e maiores restrições ao nível das reservas e passagens aéreas.

Nos voos de longo curso (incluindo voos para Helsínquia, Moscovo e Tel Aviv), a empresa oferece duas classes tradicionais de serviço, classe executiva (business) e classe económica (economy).


A companhia é composta por uma frota de 50 aviões de médio e longo curso, voando diariamente para destinos na Europa, África e Médio Oriente. Através de parcerias com outras companhias aéreas, oferece também voos em regime de code-share para a Médio Oriente (Etihad Airways) e para a Ásia (Hainan Airlines da China e Jet Airways da Índia). Para além destas parcerias, a companhia também opera em conjunto os voos entre Bruxelas e a Suíça (em parceria com a Swiss).

Frota[editar | editar código-fonte]

A319-100 da Brussels Airlines

Em 2009[1]

Modelo avião Número de aviões Lugares Notas
Airbus A319-100
4
132
-
Airbus A330-300
4
264
-
Avro RJ85
14
82
-
Avro RJ100
12
97
-
Boeing 737-400
6
164
-
Boeing 737-300
5
142
Total 45

A empresa irá adquirir brevemente quatro aviões do modelo Airbus A319 e quatro aviões do modelo Airbus A 330, que irão substituir modelos mais antigos ao serviço da empresa, nomeadamente os Boeing 737-400 e os A 330 mais antigos, actualmente ao serviço da empresa.

Presença em Portugal[editar | editar código-fonte]

Dando continuidade às operações de voo das antigas Virgin Express e SN Brussels Airlines, a companhia oferece actualmente a partir da sua base de Bruxelas duas frequências diárias para Lisboa no horário de inverno, aumentando para três frequências diárias durante o horário de verão, uma frequência diária para o Porto e várias frequências semanais para Faro (diárias durante o Verão).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]