The Five Pennies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Five Pennies
Os cinco Reis (PT)
A lágrima que faltou (BR)
 Estados Unidos
1959 • cor • 117 min 
Direção Melville Shavelson
Roteiro Robert Smith
Jack Rose
Melville Shavelson
Elenco Danny Kaye
Barbara Bel Geddes
Louis Armstrong
Género Musical
Biografia
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Five Pennies (A lágrima que faltou (título no Brasil) ou Os cinco Reis (título em Portugal)) é um filme de 1959 dos Estados Unidos dos gêneros "Drama Biográfico" e "Musical" dirigido por Melville Shavelson. A história é uma semi-biografia do trompetista, compositor e líder de orquestra norte-americano Red Nichols, que dubla as canções interpretadas em cena pelo comediante Danny Kaye. Nos números musicais aparecem ainda Bob Crosby e Louis Armstrong. O baterista na cena com Louie Armstrong é Vel Tino, Sr.

Apesar da produção conseguir que Red Nichols tocasse o trompete para as cenas do filme, outros músicos que pertenceram a sua banda não foram contatados para recriarem as canções, que foram interpretadas por outros.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O jovem promissor e talentoso Red Nichols chega à Nova Iorque nos anos de 1920 para trabalhar como músico trompetista na banda de Wil Paradise. Ele se casa com uma das cantoras do grupo, Bobbie Meredith, e consegue ter a sua própria orquestra de estilo "Dixieland" (que ele ouvira em Nova Orleans e tentava lançar em Nova Iorque), chamada "The Five Pennies" (nome de uma das canções de Nichols, quando uma moeda de um níquel tinha esse valor, ou seja, cinco pennies). No auge da popularidade, a filha de Red, Dorothy, contraiu poliomelite e ele, se culpando por tê-la deixado em um colégio interno enquanto viajava com a banda, interrrompeu a carreira e se mudou para Los Angeles, trabalhando como operário num estaleiro durante a Segunda Guerra Mundial.

Indicações a prêmios[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]