The Thing from Another World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
The Thing from Another World
A Ameaça (PT)
O Monstro do Ártico (BR)
 Estados Unidos
1951 • P&B • 87 min 
Direção Christian Nyby
Howard Hawks (não creditado)
Roteiro Charles Lederer
Howard Hawks (não creditado)
Ben Hecht
Elenco Margaret Sheridan
Kenneth Tobey
Douglas Spencer
Robert O. Cornthwaite
Género aventura, ficção científica
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Thing from Another World (O Monstro do Ártico, no Brasil; A Ameaça, em Portugal) é um filme estadunidense de 1951 do gênero aventura e ficção científica, dirigido por Christian Nyby e Howard Hawks (não creditado). Baseado em uma história de John Wood Campbell, Jr (que usou o pseudônimo de Don A. Stuart) publicada em agosto de 1938 com o nome de "Who Goes There?", na revista Astounding Stories. Lançado na época da Guerra Fria e pós-bomba atômica, o filme repercute o temor da invasão comunista e mostra os cientistas negativamente, como pessoas preocupadas apenas com o conhecimento, sem se importarem com consequências. No final, uma frase em sinal de advertência ao público: Watch the skies (Vigiem os céus!)

Ele é, em seu gênero, um dos filmes mais conhecidos e cultuados dos anos 1950.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Atores/Atrizes Personagens
Margaret Sheridan Nikki Nicholson
Kenneth Tobey Capitão Patrick Hendry
Robert Cornthwaite Dr. Carrington
Douglas Spencer Scotty
James Arness O monstro

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Uma equipe de resgate da Força Aérea estadunidense, é enviada à Anchorage no Alasca para ajudar grupo de pesquisadores, chefiado pelo Dr. Carrington, numa missão de socorro daquilo que parece ter sido um acidente com um avião próximo da base científica localizada no Pólo Norte.

Mas ao encontrar os cientistas, o capitão Hendry logo fica sabendo que eles não acreditam que o que procuram sejam destroços de um avião comum. Ao se dirigirem ao local do desastre, os homem encontram um disco voador enterrado no gelo. Ao tentarem tirá-lo, porém, a nave explode.

Mas nem tudo está perdido pois, perto dali, os militares encontram um corpo de um alienígena igualmente soterrado sob o gelo. Eles o resgatam e levam para a estufa construída pelos cientistas, procurando mantê-lo congelado até que se saiba mais sobre ele. Descobrem que o ser é uma espécie humanóide de vegetal evoluído, e o que é pior: ele se alimenta de sangue.

Um descuido dos guardas faz com que a criatura escape do bloco de gelo. E assim começa a caçada, com os humanos tentando deter a criatura, que está querendo se alimentar do sangue deles.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Em 1982, John Carpenter filmou uma nova versão para a história "Who Goes There?", que recebeu o nome de The Thing (br.: O Enigma de Outro Mundo).
  • Em outro filme cultuado dos anos 1950, Invasion of the Body Snatchers, os alienígenas invasores também são vegetais evoluídos. Mas naquela história eles não possuem forma humanóide, se parecendo com vagens gigantes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]