Three Loan Wolves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Three Loan Wolves
Penhorados agradecem (BRA)
 Estados Unidos
1946 •  pb •  16 min 
Género comédia
Direção Jules White
Roteiro Felix Adler
Elenco Moe Howard
Larry Fine
Curly Howard
Beverly Warren
Harold Brauer
Jackie Jackson
Joe Palma
Wally Rose
Idioma inglês

Three Loan Wolves (br.: Penhorados agradecem) é um filme curta metragem estadunidense de 1946 dirigido por Jules White. É o 93º filme de um total de 190 da série com os Três Patetas produzida pela Columbia Pictures entre 1934 e 1959.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Narrado em flashback, os Três Patetas contam a seu filho (chamado de Egberto pela dublagem brasileira, interpretado por Jackie Jackson) como ele tem "três pais". O trio herdou de um tio uma loja de penhores e foram chantageados por bandidos que exigiam pagamento pela "proteção" do lugar. Logo a seguir, uma criminosa (Beverly Warren) que pegou o bebê de sua irmã para enganar a polícia fingindo ser uma "mãe", chega à loja e pede a Larry 100 dólares por um falso anel de diamantes. Quando o "diamante" se quebra ela foge e deixa o bebê para trás. Os bandidos voltam e os Patetas os derrotam e acabam por ficar com o bebê, pois ninguém aparece para buscá-lo. Ao terminarem a história o garoto lhes diz que vai atrás da sua verdadeira mãe e o trio o deixa partir e Moe e Curly começam a espancar Larry por ele ter ficado com o bebê.

Doença de Curly[editar | editar código-fonte]

Three Loan Wolves foi filmado de 27 de fevereiro a 2 de março de 1946.[1] perto do final da carreira de Curly Howard como um dos Três Patetas. Aos 42 anos de idade ele vinha sofrendo com uma série de pequenos derrames e sua atuação ficara bastante prejudicada, perdendo peso e com marcas da debilidade em seu antigo rosto de bebê.

Enquanto o diretor Edward Bernds buscava maneiras de contornar as deficiências de Curly, Jules White preferia aumentar as cenas de Larry que assim substituia o companheiro nas situações originariamente escritas para ele, inclusive como o principal alvo dos castigos aplicados por Moe. Dessa forma, Larry se tornou o protagonista desse curta, o que não acontecia desde a estréia da série (Woman Haters de 1934).

Algo que não aparece na dublagem mas no som original se pode perceber é o esforço de Curly em manter sua voz aguda. E causa tristeza constatar que ele, antes o principal Pateta, tivesse sido relegado a um segundo plano na história.[1]

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Uma cena deletada com Vernon Dent e John Merton como detetives foi filmada, mas por razões desconhecidas foi excluída na edição final do filme.
  • O tema em versão jazzística de "Three Blind Mice", que havia sido usado antes em Gents Without Cents, Three Pests in a Mess, Booby Dupes e Idiots Deluxe aparece em substituição a versão usada nesse período.
  • A atriz Beverly Warren compareceu a uma convenção de fãs dos Três Patetas em 2003 em Fort Washington na Pensilvânia, e contou que a doença de Curly não fora comentada no set de filmagens. Ela disse que a produção foi rápida e que raramente avistava Curly ou Moe (no filme ela aparece contracenando apenas com Larry).[2]

Citação[editar | editar código-fonte]

(Tradução aproximada)

Larry: [Larry segurando um violão. Ele sauda uma plateia imaginária e Moe chega por trás dele e chuta-lhe o traseiro] Ei, que ideia é essa? Eu tocava Comin' Through the Corn.
Curly: Você quis dizer arroz.
Larry: Do jeito que eu tocava era milho (Corn).
Moe: Onde você pegou isso?
Larry: Custou 50 notas. Um genuíno estratosfera (trocadilho com Stradivarius).
Moe: Estratosfera? Vá tocar em outros ares.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Lenburg, Jeff; Howard Maurer, Joan; Lenburg, Greg; (1982). The Three Stooges Scrapbook, p. 77, Citadel Press. ISBN 0806509465
  2. User Oanabay; present at 2003 convention

Ligações externas[editar | editar código-fonte]