Shemp Howard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shemp Howard
Samuel Horwitz
Nascimento 17 de março de 1895
Brooklyn, New York
Morte 22 de novembro de 1955 (60 anos)
Los Angeles, Califórnia
Cônjuge Gertrude Frank (1925-1955)
Ocupação ator, comediante

Shemp Howard, nascido Samuel Horwitz (17 de março de 1895 - 22 de novembro de 1955) foi um dos integrantes da série Os Três Patetas, tendo substituído o seu irmão mais novo Curly Howard.

História[editar | editar código-fonte]

O nome verdadeiro de Shemp era Samuel Horwitz. Ele nasceu no Brooklyn, Nova York em 17 de março de 1895. Adquiriu o apelido "Shemp" quando sua mãe, com seu sotaque europeu arrastado, o chamaria "Sam," que soava como "Shemp". Shemp trabalhou com seu irmão Moe em vários shows amadores de vaudeville até 1922, quando Ted Healy o convidou para participar de seu show, juntamente com Moe.

Em 1927, Shemp se casou com Gertrude "Babe" Frank e tiveram um filho chamado Morton, em 1927. Em 1930, Larry juntou-se a Moe, Shemp e Ted Healy. Em 1930, filmaram "Soup to Nuts". Healy saiu da JJ Shubert Broadway, deixando Moe e Larry sozinhos. Shemp decidiu seguir carreira solo. Ele apareceu em alguns filmes produzidos pela RKO, da MGM, e da Monogram. Nos anos 40, apareceu em numerosos filmes da Universal como "Buck Privates", "Dick Bank" e "Hellzapoppin!"

Depois que Curly teve que deixar o grupo por causa de sua doença, Shemp tornou-se novamente um dos Três Patetas. Shemp fez 77 curta-metragens com os Patetas e também um filme sobre a corrida do ouro chamado "Gold Raiders" (1951). Shemp apareceu também no piloto da série "Jerks of All Trades.

Em 22 de novembro de 1955, Shemp saiu com seus amigos e foi ao Hollywood Legion Stadium ver uma luta de boxe. Após a luta, Shemp e seu amigo Al Winston pegaram um taxi para voltar para casa. Shemp inclinou-se no banco do táxi e acendeu um charuto. De repente caiu sobre Winston. Shemp teve um ataque de coração fulminante e morreu aos 60 anos de idade.[1] Encontra-se sepultado no Home of Peace Memorial Park, East Los Angeles, Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos.[2]

Nos últimos quatro filmes da série com os Três Patetas em que apareceu seu nome no elenco (Rumpus in the Harem, Hot Stuff, Scheming Schemers e Commotion on the Ocean), a Columbia utilizou o coadjuvante Joe Palma para dublar Shemp. Todos esses filmes foram remakes de trabalhos anteriores de Shemp, com Palma aparecendo para ligar as cenas novas com as velhas, sempre que preciso.[3]

Referências