Moe Howard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Moe Howard
Moses Horwitz
Os três Patetas com Moe ao centro
Nascimento 19 de junho de 1897
Bensonhurst, New York, EUA
Morte 4 de maio de 1975 (77 anos)
Los Angeles, Califórnia, EUA
Cônjuge Helen Schonberger (1925-1975)
Ocupação ator, comediante

Moe Howard (19 de junho de 1897 - 4 de maio de 1975) foi um comediante americano, integrante do grupo cômico Three Stooges (Os Três Patetas, no Brasil; Os Três Estarolas, em Portugal). Nasceu em 19 de junho de 1897 em Bensonhurst, Nova York, com o verdadeiro nome de Moses Horwitz. Moe tinha 4 irmãos, destes, dois se tornariam integrantes dos Três Patetas: Jerome (Curly) e Shemp. Os outros dois irmãos, Jack e Irving, nunca se envolveram com o show business.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1909 nos estúdios de Vitagraph, no Brooklyn, Moe ganhou sua entrada no cinema. Sua persistência o fez aparecer em filmes ao lado de estrelas da época como John Bunny, Flora Finch, Earle William, Herbert Rawlinson, e Walter Johnson. Foi também em 1909 que Moe se encontrou com Ted Healy, se tornando bons amigos, e no verão de 1912 se juntaram ao espetáculo aquático de Annette Kellerman como as "meninas mergulhadoras". Permaneceram nesse trabalho apenas aquele verão.

Em 1922, Moe juntamente com Ted Healy e com o irmão Shemp, deu forma ao grupo Ted Healey and His Stooges, que durou com algumas interrupções, por quase 10 anos. Ainda em 1922, Larry Fine juntou-se ao grupo. Em 7 de Junho de 1925, Moe casou-se com Helen Schonberger, que era uma prima de Harry Houdini, o famoso mágico.

Ted Healy e seus Patetas fizeram sua primeira aparição na tela na comédia "Uma noite em Veneza" ("Soup to Nuts"). Esta película foi seguida por uma série de comédias para a Metro-Goldwyn-Mayer.

Em 1934, Moe Howard, Larry Fine e Curly Howard no lugar de Shemp, assinaram um contrato com a Columbia como The Three Stooges para fazer curtas-metragens que são vistos até hoje na televisão. Curly deixou o grupo em 1946, sendo substituído pela volta de Shemp, até 1955, e depois por Joe Besser até 1957. Em 1959, Moe e Larry juntaram-se a Joe DeRita, que ficou conhecido como Curly Joe, para continuar os Três Patetas.

Continuaram atuando até 1970, quando Larry sofreu um derrame durante o as gravações do especial de TV "Kook's Tour". Como Larry ficou incapacitado para continuar as gravações, Moe e Curly Joe pensaram em substituí-lo por Emil Sitka, mas os Três Patetas jamais retornariam às telas novamente. Moe teve dois filhos, Joan e Paul.

Moe Howard faleceu de câncer de pulmão em 4 de maio de 1975 com setenta e sete anos de idade.1 Encontra-se sepultado no Hillside Memorial Park, Culver City, Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos.2

Referências