Moe Howard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Moe Howard
Os três Patetas com Moe ao centro.
Nome completo Moses Harry Horwitz
Outros nomes Harry
Nascimento 19 de junho de 1897
Bensonhurst, New York, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Morte 04 de maio de 1975 (77 anos)
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos
Ocupação Ator, comediante
Cônjuge Helen Schonberger (1925-1975)
Atividade 1909 - 1975
IMDb: (inglês)


Moe Howard (19 de junho de 1897 - 4 de maio de 1975) foi um comediante americano, integrante do grupo cômico Three Stooges (Os Três Patetas, no Brasil; Os Três Estarolas, em Portugal). Nasceu em 19 de junho de 1897 em Bensonhurst, Nova York, com o verdadeiro nome de Moses Horwitz. Moe tinha 4 irmãos, destes, dois se tornariam integrantes dos Três Patetas: Jerome (Curly) e Shemp. Os outros dois irmãos, Jack e Irving, nunca se envolveram com o show business. Dublado no Brasil pelo também falecido Borges de Barros.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1909 nos estúdios de Vitagraph, no Brooklyn, Moe ganhou sua entrada no cinema. Sua persistência o fez aparecer em filmes ao lado de estrelas da época como John Bunny, Flora Finch, Earle William, Herbert Rawlinson, e Walter Johnson. Foi também em 1909 que Moe se encontrou com Ted Healy, se tornando bons amigos, e no verão de 1912 se juntaram ao espetáculo aquático de Annette Kellerman como as "meninas mergulhadoras". Permaneceram nesse trabalho apenas aquele verão.

Em 1922, Moe juntamente com Ted Healy e com o irmão Shemp, deu forma ao grupo Ted Healey and His Stooges, que durou com algumas interrupções, por quase 10 anos. Ainda em 1922, Larry Fine juntou-se ao grupo. Em 7 de Junho de 1925, Moe casou-se com Helen Schonberger, que era uma prima de Harry Houdini, o famoso mágico.

Ted Healy e seus Patetas fizeram sua primeira aparição na tela na comédia "Uma noite em Veneza" ("Soup to Nuts"). Esta película foi seguida por uma série de comédias para a Metro-Goldwyn-Mayer.

Em 1934, Moe Howard, Larry Fine e Curly Howard no lugar de Shemp, assinaram um contrato com a Columbia como The Three Stooges para fazer curtas-metragens que são vistos até hoje na televisão. Curly deixou o grupo em 1946, sendo substituído pela volta de Shemp, até 1955, e depois por Joe Besser até 1957. Em 1959, Moe e Larry juntaram-se a Joe DeRita, que ficou conhecido como Curly Joe, para continuar os Três Patetas.

Continuaram atuando até 1970, quando Larry sofreu um derrame durante o as gravações do especial de TV "Kook's Tour". Como Larry ficou incapacitado para continuar as gravações, Moe e Curly Joe pensaram em substituí-lo por Emil Sitka, mas os Três Patetas jamais retornariam às telas novamente. Moe teve dois filhos, Joan e Paul.

Moe Howard faleceu de câncer de pulmão em 4 de maio de 1975 com setenta e sete anos de idade.[1] Encontra-se sepultado no Hillside Memorial Park, Culver City, Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos.[2]

Referências