Tianshui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tianshui
兰州
Estação de trem
Estação de trem
Localização da cidade na Província de Gansu
Localização da cidade na Província de Gansu
País República Popular da China
Área  
  Total 14 392 km²
População  
  Cidade (2004) 3 500 000
Fuso horário +8 (UTC)

Tianshui (em chinês 天水) é uma cidade da República Popular da China, localizada no sudeste da Província de Gansu, no Vale do Rio Wei, no centro-norte do país. Limita-se ao norte com Dingxi, ao sul com Longnan, e ao leste com Shaanxi.

Foi um lugar importante ao longo da Rota da Seda.

Atualmente é cortada por uma importante rodovia e pela Ferrovia Longhai desde de 1947.

Está numa região que é considerada o berço da civilização chinesa, com registros arqueológicos que datam da época do neolítico. Nos tempos antigos, era conhecido como Gui, e na época da Dinastia Han (206 AC -220 DC), passou a ser conhecida como Gui Xian, ou Shanggui Xian. Na época da Dinastia Song (960-1279) foi rebatizada como Chengji Xian. Na época da Dinastia Ming (1368-1644) foi rebatizada como Qin, nome que continuou a utilizar durante a Dinastia Qing (1644-1911/12). Seu nome atual é empregado desde 1950.

Entre 763 e 845 esteve sob domínio dos tibetanos, depois foi dominada pelos Tangutes até 1127, quando caiu sob domínio dos Juchen. Entre 1215 e 1368 esteve sob domínio dos mongóis.

Durante o Século V foi parte da principal via pela qual o budismo foi introduzido na China. A cerca de 25 Km da cidade existe o complexo de templos rupestres do Monte Maiji, que foi um importante centro budista durante a Dinastia Sui (581-618) e a Dinastia Tang, atualmente o local é um destino turístico.

A cidade fica em uma pequena bacia fértil, que conta com um antigo sistema de irrigação. Produz principalmente painço, milho, trigo, sorgo, algodão e tabaco. A oeste da cidade existe uma jazida de carvão mineral.

Atualmente é um importante centro industrial, onde há produção de máquinas, produtos têxteis, eletrodomésticos, vinho e móveis. A comunidade muçulmana (Hui) foi dizimada na época da Revolta Dungan, mas uma considerável população muçulmana permanece em uma área a nordeste.

Em 2002, sua população estimada do núcleo urbano principal era de 480.638 habitantes. Em 2007, a população estimada da cidade e do entorno era de 1.225.000 habitantes[1] .

Administracão geográfica[editar | editar código-fonte]

Tianshui se divide en 2 distritos, 4 condados e 1 condado autônomo.

  • Distrito Qinzhou 秦州区
  • Distrito Maiji 麦积区
  • Condado Qingshui 清水县
  • Condado Qin'an 秦安县
  • Condado Gangu 甘谷县
  • Condado Wushan 武山县
  • Condado autônomo Zhangjiachuan Hui 张家川回族自治县

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tianshui

Referências

  1. Tianshui, em inglês, acesso em 07 de fevereiro de 2015.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da República Popular da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.