Tigre-de-sumatra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTigre-de-sumatra
Indrah the Sumatran Tiger.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. tigris
Subespécie: P. t. sumatrae
Nome trinomial
Panthera tigris sumatrae
Pocock, 1929
Distribuição geográfica
P tigris sumatrae map.png

O tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae) é uma das 6 subespécies de tigres ainda existentes e a menor atualmente. Nativa da ilha de Sumatra, na Indonésia, passou a ser a menor das subespécies de tigre, após a extinção dos tigres-de-java e dos de Bali, que eram os menores.

Características[editar | editar código-fonte]

tigre-de-sumatra no San Antonio Zoo.

Segundo análises de DNA, revelou-se a existência de certas características genéticas únicas, indicando que o tigre-de-sumatra está no limite entre a subespécie e sua separação como uma nova espécie diferente dos tigres continentais, se não se extinguir antes. Por conta disso foi sugerido que deveriam destinar mais esforços para conservar os tigres-de-sumatra do que às demais subespécies. A maior ameaça que enfrentam é a destruição de seu habitat. Ademais, entre 1998 a 2000 foram mortos baleados 66 tigres, que constituíam aproximadamente 20% (ou seja um quinto) da população total.

Esse tigre difere do outros por suas listras negras mais escuras e seu corpo alaranjado em tom mais forte, quase marrom, para se camuflar melhor na floresta, possui um grande crescimento de pêlos nas bochechas, o tigre-de-sumatra é menor do que as demais subespécies ainda existentes.

Pesa até 140 quilos e tem 2 metros de comprimento, incluindo a cauda. Sendo praticamente do mesmo tamanho de um onça-pintada, provavelmente por viverem em habitats muito semelhantes (florestas tropicais).

O tigre-de-sumatra é a espécie de tigre com mais risco de desaparecer do planeta existindo apenas cerca de 250 tigres na ilha de Sumatra.

Ataques[editar | editar código-fonte]

Tigre-de-sumatra revelando os dentes.

Existem vários casos de pessoas mortas por tigres de sumatra, mas o número de animais mortos por causa do homem (destruição do habitat, caça ilegal entre outros) é extremamente maior.

Com a sua mordida de 450 Kg (no ataque ele morde o pescoço) e suas grandes patas musculosas com garras afiadas, um tigre mesmo velho ou debilitado pode atacar e matar facilmente um humano.[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Felídeos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. http://territorioselvagem.forumeiros.com/t324-jaguar-monstro-vs-tigre-de-sumatra