Transição glotal soprosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
AFI – número 147
AFI – Unicode ɦ
AFI – imagem Xsampa-hslash.png
Entidade HTML ɦ
X-SAMPA h\
Kirshenbaum h<?>
Som Exemplo

A transição glotal soprosa, comumente chamada de fricativa glotal sonora, é um tipo de fone consonantal empregado em alguns idiomas que frequentemente procede como uma consoante, mas que às vezes procede como uma vogal ou indeterminada. Seu símbolo no Alfabeto Fonético Internacional é o ɦ, e seu equivalente X-SAMPA é h\.

Embora [ɦ] seja descrita como uma equivalente em voz soprosa da vogal seguinte por não ter ponto nem modo de articulação em muitas línguas, poder haver uma constrição glotal em algumas línguas (como o finlandês), fazendo com que nestes casos seja uma fricativa.1

Características[editar | editar código-fonte]

  • Em algumas línguas, possui um modo de articulação contraído como de uma consoante fricativa. Porém em muitas, talvez na maioria, possui uma transição de estado da glote. Pelo fato de que nas línguas que são familiares com este som não há nenhuma outra constrição para produzir fricção no aparelho vocal, muitos foneticistas não consideram mais o [ɦ] como uma fricativa, mas o termo "fricativa" é geralmente mantido por motivos históricos.
  • Pode ter o ponto de articulação glotal. Porém, como pode não acontecer nenhuma fricção, o termo "glotal" pode se referir apenas a sua natureza, e não expõe a localização de sua constrição nem de sua turbulência. Todas as consoantes com exceção das glotais, e todas as vogais, possui um ponto de articulação individual em adição ao estado da glote. Como acontece com todas as outras consoantes, as vogais que os cercam influenciam em suas pronúncias, por isso o [ɦ] às vezes é considerado como vogais com voz soprosa, possuindo o mesmo ponto de articulação das vogais ao lado.
  • A fonação é soprosa, ou murmurada, que significa que as cordas vocais vibram calmamente, soltando mais ar do que nos sons modais.
  • É uma consoante oral, sonante, que significa que permite que o ar escape pela boca.
  • Por causa de que é pronunciado na garganta, sem nenhum outro contato na boca, esta consoante não é nem central e nem lateral.
  • O mecanismo de ar é egressivo, que significa que é articulado empurrando o ar para fora dos pulmões através do aparelho vocal.

Ocorrências[editar | editar código-fonte]

Língua Palavra AFI Significado Notas
Calabari2 hóín [ɦóĩ́] 'introdução'
Eslovaco hora [ˈɦɔra] 'montanha'
Finlandês raha [rɑɦɑ] 'dinheiro'
Hebraico מהר [maɦeʁ] 'pressa'
Holandês3 haat [ɦaːt] 'ódio'
Inglês RP4 behind [bɪˈɦaɪnd] 'atrás' Alguns falantes.
Silesiano hangrys [ɦaŋɡrɨs] 'groselha'
Tcheco hora [ˈɦora] 'montanha'
Ucraniano гора [ɦɔˈra] 'montanha'
Wu Xangai [ɦa] 'sapato'
Zulu ihhashi [iːˈɦaːʃi] 'cavalo'

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências[editar | editar código-fonte]

Este artigo foi traduzido do artigo da Wikipédia anglófona Voiced glottal fricative, da revisão às 02:19, 16 de janeiro de 2010.

  1. Asher Laufer (1991), Phonetic Representation: Glottal Fricatives, Journal of the International Phonetic Association 21 (2): 91–93
  2. Otelemate Harry (2003), Kalaḅarị-Ịjo, Journal of the International Phonetic Association 33 (1): 113–120
  3. Carlos Gussenhoven (1992), Dutch, Journal of the International Phonetic Association 22 (2): 45–47
  4. Roach, Peter (2004), British English: Received Pronunciation, Journal of the International Phonetic Association 34 (2): 239–245