Trieste (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Trieste
(província italiana)
Região: Friul-Veneza Júlia
Capital: Trieste
Área: 212 km²
População
 Total
 Densidade:

240 000 hab. hab.
1 115 km²/hab. hab/km²
Comunas: Trieste, Duino-Aurisina, Monrupino, Muggia, San Dorligo della Valle,Sgonico (lista)
Website: www.provincia.trieste.it
Trieste posizione.png

A província de Trieste (em esloveno Tržaška pokrajina) é uma província italiana da região do Friul-Veneza Júlia, mais precisamente localizada na região história da Veneza Júlia, com cerca de 240 mil habitantes, densidade de 1 115 hab/km². Está dividida em 6 comunas, sendo a capital Trieste.[1] [2] [3]

Estende-se ao longo de 30 km , à leste faz fronteira com a Eslovénia, a sudoeste com o Golfo de Trieste (no Mar Adriático) e ao norte com a província de Gorizia.[1] [2] [3]

Natureza[editar | editar código-fonte]

Em 212 km², a Província de Trieste possui várias paisagens históricas e naturais. Sua natureza é guardada por várias reservas de preservação ambiental:

Cada uma protege uma área diferente da província triestina.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia da província triestina deriva das actividades turísticas e agrículas.[1] [2] [3]

Transporte[editar | editar código-fonte]

Público[editar | editar código-fonte]

Os transportes públicos na província são gerenciados pela sociedade empresarial "Trieste Trasporti SpA" (Trieste Transportes)

São 61 linhas de autocarro com 273 colectivos gerenciadas pela sociedade, que interligam o centro provincial às redondezas ou às outras cidades locais. Entre estas 61 linhas, também se destaca: uma característica linha de eléctrico à funicular, chamada de "Tranvia di Opicina" (em português pode ser "carris de Opcina"), que liga Trieste à cidade de Opicina; uma linha internacional, Trieste-Sesana; e três linha de coligação marinha, Trieste-Grinhano-Sistiana, Trieste-Monfalcone, Trieste-Muggia; e há também 4 linhas noturnas operantes, mas somente em Trieste.[1] [2] [3]

Os colectivos da Trieste Trasporti são os mais modernos que há na Itália, com autocarros de cerca de menos 5 anos de funcionamento.

Rodoviário[editar | editar código-fonte]

As rodovias triestinas formam uma malha interligando o norte da Itália com o Leste Europeu.[1] [2] [3] A rodovia “La Serenissima (A-4)”, por exemplo, começa na cidade de Turim e termina na capital, Trieste, mas a extensão dessa auto-estrada atravessa o sudoeste esloveno até a fronteira da Croácia.[1] [2] [3]

Ferroviário[editar | editar código-fonte]

O transporte ferroviário é gerenciado pelo "Gruppo Ferrovie dello Stato (Grupo Ferrovias do Estado)". Na província há duas ferrovias principais: “Trieste-Udine-Veneza” e “Veneza-Trieste-Opicina”. Essas ferrovias ligam as ferrovias eslovenas ao resto da Itália. A principal estação ferroviária é a “Trieste Centrale”, localizada na “Piazza Libertà”, próximo ao porto de Trieste, na capital.

Hidroviário[editar | editar código-fonte]

A rede de hidrovias se destaca bastante, por causa, do porto de Trieste, um dos maiores do Mar Adriático, seja pelo tráfego petrolífero ou de contêineres. O tráfego de passageiros, apesar do declínio de ausência, vem se desenvolvendo muito. O porto de Trieste também é um dos mais importantes do Mediterrâneo.[1] [2] [3]

Estão presentes na província uma série de ancoradouros para embarque e desembarque de passageiros, coligados com Trieste pelas três linhas marinhas gerenciadas à Trieste Trasporti.

História e Etnia[editar | editar código-fonte]

Documento de identidade bilíngüe italiano-esloveno

Quanto à história e etnia da Província de Trieste, deve-se ao “Império Austro-Húngaro”. Quando este Império chega ao fim, em 1947, o território de Trieste é dividido em duas zonas:

A Zona A se anexou à Itália, formando assim a atual Província de Trieste. A Zona B constituiu o “Território Livre de Trieste”, que abrange todo o lado noroeste da península da Ístria.

Língua Eslovena[editar | editar código-fonte]

A província de Trieste, além de ter a língua italiana como oficial, é o único local italiano tem a língua eslovena como oficial também. Mais de 10% de seus habitantes falam mais em esloveno que em italiano.[1] [2] [3] O dialécto triestino também se destaca.

Comunas[editar | editar código-fonte]

Trieste é a menor província da região do “Friul-Veneza Júlia” e da Itália, seja em números de comunas ou de território.

A província possui seis comunas:

Galeria fotográfica[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Europa | Itália | Friul-Veneza Júlia
Gorizia | Pordenone | Trieste | Udine


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. a b c d e f g h i j Statistiche demografiche ISTAT (em italiano). Dato istat.
  2. a b c d e f g h i j Popolazione residente al 31 dicembre 2010 (em italiano). Dato istat.
  3. a b c d e f g h i j Istituto Nazionale di Statistica (em italiano). Statistiche I.Stat.