Turbina helicoidal Gorlov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Turbina eólica quietrevolution QR5

A turbina helicoidal Gorlov (em inglês: Gorlov helical turbine - GHT) é uma turbina hidráulica que evoluiu do projeto da turbina eólica Darrieus alterando-a para ter lâminas helicoidais. Foi patenteada em uma série de patentes de 19 de setembro de 1995[1] a 3 de julho de 2001[2] e recebeu o Thomas A. Edison Patent Award de 2001 da Sociedade dos Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos (ASME).[3] A GHT foi inventada por Alexander M. Gorlov, professor da Northeastern University.

Os princípios físicos de funcionamento da GHT[4] são os mesmos do protótipo principal, a turbina Darrieus, e da família de turbinas eólicas de eixo vertical semelhantes, que incluem também turbinas eólicas Turby, turbinas aerotecture, Quietrevolution, etc. GHT , Turby e Quietrevolution resolveram problemas de torque pulsatório usando a torção helicoidal das pás.

Figuras da patente de Ulrich Stampa

A turbina helicoidal (patente alemã DE2948060A1, 1979) foi originalmente inventada por Ulrich Stampa (Bremen, Alemanha), engenheiro, autor e inventor.

Princípio de funcionamento[editar | editar código-fonte]

Neste exemplo o sentido do escoamento é para a esquerda.

À medida que a turbina gira, neste caso no sentido horário, o movimento do aerofólio através do fluido altera a velocidade aparente e o ângulo de ataque (velocidade e direção) do fluido em relação ao referencial do aerofólio. O efeito combinado destas duas componentes de fluxo (isto é, a soma vetorial), resulta na "velocidade aparente do fluxo" total, como mostrado na figura a seguir.

A ação desse fluxo aparente em cada seção do aerofólio gera uma força de sustentação e uma força de arrasto, cuja soma é mostrada na figura acima intitulada "Vetores de força resultante". Cada um desses vetores de força resultante pode ser dividido em dois vetores ortogonais: uma componente radial e uma componente tangencial, mostrados aqui como "força normal" e "força axial", respectivamente. As forças normais se opõem à rigidez da estrutura da turbina e não conferem força ou energia rotacional à turbina. A componente de força restante impulsiona a turbina no sentido horário, e é desse torque que a energia pode ser obtida.

Uso comercial[editar | editar código-fonte]

Turbinas helicoidais no fluxo de água geram potência mecânica independente do sentido do fluxo de água. Em seguida, geradores elétricos montados no eixo comum convertem a energia em eletricidade para uso comercial.

Série de turbinas horizontais Gorlov. TideGen da Ocean Renewable Power Company - possibilidade para águas rasas (patentes US 5.451.137, setembro de 1995 e 5.642.984, julho de 1997).

Estação de energia das marés com turbinas helicoidais Gorlov antes da implantação no oceano. Estados Unidos, Cobscook Bay, Maine, setembro de 2012.

Turbinas helicoidais Gorlov na Coreia do Sul, 1997–1998. Instalação em águas rasas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.