Ulla Pia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ulla Pia
Nascimento 17 de fevereiro de 1945
Copenhaga, Dinamarca
Morte 22 de agosto de 2020 (75 anos)
Ocupação cantora

Ulla Pia (Copenhaga, 17 de fevereiro de 1945 - 22 de agosto de 2020) foi uma cantora dinamarquesa que ficou conhecida internacionalmente por ter representado a Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção 1966 que se realizou no Luxemburgo.

Ulla Pia iniciou a sua carreira musical como vocalista em bandas e orquestras em Copenhaga. Em meados dos anos anos 1960 ela cantava com o músico de jazz Finn Ziegler e foi-lhe sugerido que ela interpretasse uma canção no Dansk Melodi Grand Prix. Nessa competição, interpretou o tema "Stop - mens legen er go'" ("Pára, enquanto o caminho é bom"), e para sua surpresa foi ela a vencedora desse certame.[1] Ulla Pia disse numa entrevista recente que ela pensava que um dos cantores mais conhecidos do público dinamarquês, como Dario Campeotto ou Gustav Winckler) seria um dos vencedores daquele evento e a vitória foi um choque para ela.[2] Ulla Pia participou no 11.º Festival Eurovisão da Canção: o Festival Eurovisão da Canção 1966 , onde o tema "Stop - mens legen er go'" se classificou em 14.º lugar (entre 18 participantes). Durante a interpetação, Ulla foi acompanhada por dois dançarinos (incomum na época). [3] A partir de 1967 até 1977, a Dinamarca não participaria no Festival Eurovisão da Canção e só regressaria em 1978.

Nos anos seguintes à aparição no Festival Eurovisão da Canção, Ulla Pia lançou vários singles na Dinamarca, em especial "Karina" e "Flower Power Tøj". Fez várias turnês pelo país durante a década de 1970, mas para o final da década de 1970 e inícios da década de 1980, problemas familiares e de saúde levaram-na ao afastamento do mundo do espetáculo.[2] Participou, pelo menos em três filmes.

Morreu no dia 22 de agosto de 2020, aos 75 anos, em decorrência de um câncer.[4]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Precedido por
Birgit Brüel
com For din skyld
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção
1966
Sucedido por
Mabel
com Boom Boom