Urdume

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo está a ser traduzido de de:Kettfaden (desde abril de 2014). Ajude e colabore com a tradução.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde junho de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Fio de Urdidura (1) Fio de Trama (2)

Os fios de urdidura[1] (também designados urdume, urdimento, cadeia elevatória, caído em desuso estaleiro) são os fios que são esticados longitudinalmente em um tear na tecelagem. No tecido acabado e pronto estes fios ficam situados em paralelo à ourela, enquanto que os fios de trama correm transversalmente a estes. Os fios de urdidura na preparação do processo específico da tecelagem são

  • urdidos em secções[2] e então enrolados[3] no rolo de urdidura, isto é, são bobinados no chamado rolo de urdidura[4] , um cilindro no tear
  • ou urdidos directamente[5] sobre o rolo, engomados e seguidamente reunidos vários lotes de urdume em um rolo de urdidura.

Cada fio individual de urdidura deve ser guiado através de um liço ou através de um pente de tecelagem antes que este possa ser atado no chamado cilindro de tecido do tear. Quando da tecedura o tecido que é bobinado no rolo de tecido cilíndrico cresce através da inserção de fios de trama no ângulo direito aos fios de trama. O modo como os fios de urdidura são ordenados através dos liços nos diferentes quadros de liços, define o ligamento do tecido. Os fios de urdidura são levantados ou baixados de modos distintos para formar a cala. Fala-se de uma subida da urdidura sempre que o fio de urdidura se situe no lado direito (superior) do tecido por cima do fio de trama ou de uma descida de urdidura, sempre que o mesmo se situe por baixo do fio de trama. Fios de urdidura são interrompidos através da formação de cala por cargas mecânicas mais elevadas como fios de trama, por isso eles são tratados suplementarmente com goma para evitar rotura de fio e forte fricção. Em regra o fio de urdidura é mais fino do que o fio de trama. O uso de fios de urdidura e ou de trama tintos proporcionam amostras coloridas, fala-se então de tecido de cores. Na confecção de artigos têxteis as peças individuais em regra são cortadas do tecido de modo que o seu lado mais comprido siga o sentido da urdidura.


Ambox rewrite.svg
Esta seção precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Glossário[editar | editar código-fonte]

  1. urdume s.m. o mesmo que urdidura (de urdir + sufixo nominal -ume) in Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora, 6.ª edição 1986 – Infopedia: urdidura s.m. – 1. acto ou efeito de urdir - 2. conjunto dos fios ao longo do tear, por entre os quais se passa a trama (De urdir + -dura).
  2. urdir v.tr. dispor a urdidura no tear (Do latim *ordīre, por ordīri, urdir; começar a tecer) urdir in Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-04-15]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/urdir>.

Referências

  1. Palavra urdidura no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Acesso em 15 de outubro de 2013.
  2. Este procedimento é a conhecida urdidura seccional ou seja feita por secções.
  3. Em vez de enrolar nos meios profissionais do Brasil também se diz pregar
  4. Para rolo de urdidura, nos meios profissionais de Portugal também se usa a designação imprópria órgão de teia.
  5. Profissionalmente este procedimento é conhecido como urdidura directa sobre o rolo de urdume

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  1. Dicionário Têxtil, em 6 línguas, por Armin H. Keller, publicado pela ITS - International Textile Service Limited, Zürich / Suíça, 1965. Uma das fontes da terminologia técnica empregada nesta página. Não é acessível para consulta on-line, apenas informação bibliográfica: ITS Textile Guide by Armin H Keller Vol. 2: Textile Dictionary in 6 Languages [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre tecelagem é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.