Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Usina Governador Ney Braga
Área da Usina-Copel.jpg

Nome: Usina Governador Ney Braga
Capacidade: 1 260 MW
Barragem
- Altura 145 m
- Extensão 700 m
Área alagada: 80,6 km2
Localização: Mangueirinha, Reserva do Iguaçu - PR
Rio: Iguaçu
Período de construção: 1987-1991
Inauguração: {{{inauguração}}}
Proprietário: Copel

A Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, anteriormente conhecida como Usina de Salto Segredo, é uma usina da Companhia Paranaense de Energia - COPEL, localizada no Rio Iguaçu, no município de Mangueirinha na região sudoeste do estado do Paraná.

É a segunda maior usina da Copel em capacidade instalada (a primeira é Bento Munhoz (Foz do Areia)), com 1260 MW de potência instalada, apenas 20 MW a mais que a Salto Caxias.

A Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga foi a primeira usina hidrelétrica do Brasil a ter um projeto de impacto ambiental. Outro dado curioso é que esta usina usa de um artifício inovador para aumentar a sua capacidade de produção de energia. Como o local onde ela está instalada fica a apenas 2 km do local onde o Rio Jordão deságua no Rio Iguaçu, a Copel criou uma segunda barragem no Rio Jordão e construiu um túnel de 4703 m de comprimento e 9,5 m de diâmetro para interligar as duas barragens. Esta obra acrescentou cerca de 10% a mais de capacidade de produção de energia para a usina. A barragem principal da Usina Ney Braga tem um comprimento de 700 m e impressionantes 145 m de altura. O nível do reservatório fica a aproximadamente 640 m de altitude. As unidades geradoras são em número de quatro, cada qual com 315 MW de potência.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]