Usuário(a):Spiritosancto/Teste3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Beije-me em Barcelona
Autor(es) Fabio Paiva Reis
Idioma Português
País Brasil Brasil
Assunto Literatura Brasileira-Romances
Arte de capa Brochura
Tradutor Mark
Editora Spirito Sancto
Lançamento 14 de julho de 2017
Edição brasileira
Páginas 192
ISBN 978-85-93801-00-6

Beije-me em Barcelona é um livro do escritor brasileiro Fabio Paiva Reis, publicado originalmente em 2017, em português, pela editora Spirito Sancto. O livro foi publicado após seu original ter sido selecionado no edital de Produção e Difusão de Obras Literárias do Funcultura 2016, da Secult-ES.

Romance para jovens adultos, Beije-me em Barcelona conta a história de Isaque, um jovem universitário que se descobre apaixonado pela ex-namorada Luísa, durante uma viagem que os dois fazem com amigos para Barcelona, na Espanha.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

"Chega de achar que minha vez passou, que outra pessoa vai fazê-la feliz. Talvez não haja outra pessoa. Talvez seja eu mesmo. E eu decidi, ali, olhando para ela, que eu não iria desistir." - Isaque.

Esta é a história de Isaque, um jovem estudante que saiu de Vitória – ES para fazer um doutorado em Portugal. Ao descobrir que sua ex-namorada está na Espanha, ele faz uma visita e descobre que ainda a ama. Agora, indo passar a virada de ano em Barcelona, com ela e com novos amigos, Isaque se vê dividido entre ela e a namorada atual, entre aproveitar a oportunidade e o medo de machucá-la novamente, entre ser feliz e se sentir sozinho. Com um orçamento de estudante, Isaque tem menos de três dias para tomar a decisão que poderá mudar a sua vida.

Conceito e Criação[editar | editar código-fonte]

Muitas obras de ficção retratam diversos elementos da realidade por intermédio de personagens reais, focalizados em tempo e espaço definido. Quando a literatura imortaliza uma historia de amor então, a conjunção entre a imaginação e a veracidade sempre rende ótimas histórias. Isso, e muito mais, está em Beije-me em Barcelona, primeiro romance de Fabio Paiva Reis, lançado no dia 14 de julho de 2017.

Inspirado após morar por dois anos em Portugal e finalizar o Doutorado em História, Fabio decidiu registrar os detalhes desta vivência por meio do personagem principal, Isaque. A história começa com um réveillon em Barcelona, no qual ele descobre que Luísa, sua ex-namorada, está na Espanha, e tenta reconquistá-la ao mesmo tempo em que se vê dividido por ter uma namorada que reside no Brasil.

Entre os vários encontros e desencontros do personagem, alguns dos mais belos cenários da Europa são reconstituídos pela riqueza de detalhes com que o escritor apresenta durante o romance. Semelhanças com o clássico Persuasão da escritora inglesa Jane Austen estão presentes no sentimento platônico facilmente reconhecido para quem lê a obra.

Fortemente influenciado pelos acontecimentos, o escritor afirma que qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.:

“O livro enfatiza a relação com a minha esposa Thais. Ficamos seis anos separados e depois nos reencontramos na Europa e tudo aconteceu de forma muito romântica e inusitada. Desde que nos reencontramos, ouvimos as pessoas dizerem que a nossa história é digna de um livro”[1].

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Isaque

Protagonista de Beije-me em Barcelona, Isaque é um jovem estudante brasileiro que saiu do Espírito Santo para fazer um doutorado em Portugal. Simpático e divertido, está passando por dificuldades em sua vida amorosa. Deixou uma namorada no Brasil e é pego de surpresa quando se descobre apaixonado por sua ex-namorada Luísa, de novo. Mas Luísa está voltando para o Brasil e na viagem que eles fazem para Barcelona, Isaque precisa decidir se fará alguma coisa em relação a isso, sempre contando com o apoio emocional de seus amigos.

  • Luísa

Inteligente, linda e jovem, Luísa é uma brasileira fazendo estágio na Espanha. Seu ex-namorado, Isaque, a visita por alguns dias e, depois, a convida para passar o Ano Novo em Barcelona, na Espanha. Ela ainda guarda memórias ruins da primeira vez em que os dois namoraram, seis anos antes, Diz que já o perdoou e está disposta a ser sua amiga, mas não imagina que ele está pensando em algo a mais novamente.

  • Ulisses

O mais engraçado entre os cinco brasileiros, Ulisses tem um humor ácido e é bastante sarcástico. Às vezes é mal entendido e pode acabar magoando Isaque de vez em quando. Mas seu coração está no lugar certo e, na hora de provar sua lealdade, ele faz o possível para ajudar seu amigo.

  • Rebeca

A mais adulta e sábia do grupo, Rebeca está concluindo os seus estudos em Portugal e já está pensando na volta ao Brasil. Sente-se um pouco responsável por seus amigos e oferece conselhos preciosos para Isaque em sua busca romântica na Espanha.

  • Nina

Brasileira, está fazendo intercâmbio na Inglaterra e, nas férias de fim de ano, resolveu conhecer Barcelona junto com sua amiga intercambista coreana. Com uma simpatia irradiante, Nina se junta ao grupo de repente, após conhecê-los no como colegas de quarto no hostel em que estão hospedados.

Inspiração para o Livro[editar | editar código-fonte]

O livro foi inspirado na própria vida do autor, que foi para Portugal fazer o doutorado em História na Universidade do Minho. “Isaque e Fabio são praticamente a mesma pessoa", afirmou o autor em uma entrevista. Segundo ele, a diferença entre a ficção e a realidade está principalmente na construção dos personagens de apoio, que também tiveram os nomes trocados, para que não houvesse relação com as pessoas que participaram da viagem à Barcelona.

Além disso, o autor se considera influenciado pelo livro Persuasão, da escritora inglesa Jane Austen. O livro conta a história de Anne Elliot, uma jovem ,filha de um baronete, que se apaixona por Frederick Wentworth, mas é persuadida a não se casar com ele. Sete anos depois, os dois voltam a se encontrar, agora mais maduros, e têm uma nova oportunidade para perdoar os erros do passado e tentar ser felizes juntos.

Tema[editar | editar código-fonte]

O tema principal do livro é o perdão, e o desejo de estar junto, apesar dos erros do passado. "A história é autobiográfica, flertando com a ficção", afirma o autor. Apesar de muitos nos falarem que era nosso destino ficar juntos, eu queria mostrar, com o livro, que é muito mais que isso. Nossa história é uma história de reencontro e de perdão"[2].

Publicação[editar | editar código-fonte]

Inicialmente chamado Um Reencontro, o original foi terminado a tempo de disputar o edital de Produção e Difusão de Obras Literárias do Funcultura 2016, da Secult-ES. O resultado saiu no ano seguinte, e Fabio foi selecionado como autor estreante, recebendo um prêmio para realizar a publicação do livro. Durante o processo de revisão, recebeu a recomendação para alterar o nome para Beije-me em Barcelona, um título que passa melhor a mensagem do livro.

O lançamento aconteceu no dia 14 de julho de 2017, em Vitória, Espírito Santo. Um segundo evento foi realizado em Ibatiba, também no Espírito Santo. Por fim, houve ainda um terceiro evento, no lançamento coletivo de todas as obras selecionadas no edital, que aconteceu no Palácio Anchieta, sede do governo do estado.

Traduções[editar | editar código-fonte]

Beije-me em Barcelona foi traduzido para o inglês, com o título Kiss me in Barcelona.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O livro recebeu críticas majoritariamente positivas.

O site de resenhas Clube do Farol destacou a coragem do autor em escreveu uma autobiografia fictícia e também a leveza da leitura: “Depois de um tempo eu me senti um quarto membro, me juntando ao trio inicial que vai passar a virada de ano em Barcelona”[3]. Outro site de resenhas, Desencaixados, afirmou que “Fabio acertou em cheio quando decidiu publicar a história”, com o resenhista confirmando a qualidade da diagramação do livro, "provavelmente uma das mais bonitas que tenho na minha estante"[4].

Alguns dos autores mais destacados do Espírito Santo também comentaram a obra. “A leitura é fácil, os personagens são cativantes”, disse José Irmo Gonring[5], que foi professor do curso de comunicação da UFES e cronista do jornal A Gazeta. Já Francisco Aurélio Ribeiro, membro e ex-presidente da Academia Espiritosantense de Letras, falou:“Estou certo de que Beije-me em Barcelona será do agrado dos jovens leitores. É uma novela de aprendizagem, típica narrativa da descoberta do mundo ‘real’, da passagem de um jovem da proteção dos pais para uma vida independente”[6].

Referências

  1. «Beije-me em Barcelona». Fabio Paiva Reis. 14 de julho de 2017. Consultado em 3 de março de 2018 
  2. «Entrevista ao Apoio Literário». 3 de julho de 2017. Consultado em 3 de março de 2018 
  3. «Resenha: Beije-me em Barcelona». Clube do Farol. 26 de agosto de 2017. Consultado em 3 de março de 2018 
  4. «Resenha: Beije-me em Barcelona». Desencaixados. 21 de dezembro de 2017. Consultado em 3 de março de 2018 
  5. «"A leitura é fácil, os personagens são cativantes", diz José Irmo Gonring». Fabio Paiva Reis. 13 de julho de 2017. Consultado em 3 de março de 2018 
  6. «Beije-me em Barcelona certamente agradará os jovens leitores, diz Francisco Aurélio Ribeiro». Fabio Paiva Reis. 11 de julho de 2017. Consultado em 3 de março de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Categoria:Alquimia na ficção Categoria:Livros de 1988 Categoria:Livros de Paulo Coelho Categoria:Livros do século XX Categoria:Romances do Brasil