Usuário:JeanVitorSouza/Testes/15

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tension é o décimo sexto álbum de estúdio da cantora australiana Kylie Minogue. O seu lançamento ocorreu em 22 de setembro de 2023 pela BMG Rights Management e pela empresa de Minogue, Darenote. Foi anunciado em maio de 2023, marcando o primeiro novo trabalho de Minogue desde seu álbum de 2020, Disco.[1][2] Inspirada em criar um álbum que mostrasse o individualismo de cada música sem um tema central, Minogue contou com a ajuda de uma variedade de produtores, incluindo seus colaboradores de longa data Richard "Biff" Stannard, Duck Blackwell, Jackson Foote, PhD e Cutfather.

Influenciado pelo electropop, Tension inclui uma ampla gama de gêneros derivados da música dance eletrônica, que vão desde o synthpop, disco e funk dos anos 1980, até notas do dance-pop contemporâneo e house. Apesar de não ter um tema central, Tension explora assuntos como amor, desgosto e empoderamento. Tension recebeu elogios da maioria dos críticos musicais, que elogiaram a mistura de sons do álbum, bem como sua cativação e qualidade de produção. Algumas publicações consideraram-no um dos melhores trabalhos de Minogue.

Três singles foram lançados para promover o álbum: "10 Out of 10", "Padam Padam" e a faixa-título. A primeira foi lançada como faixa promocional em colaboração com o disc jockey (DJ) e produtor holandês Oliver Heldens, seguido de "Padam Padam" e a faixa-título; a primeira alcançou um avanço comercial para a cantora. Minogue fez várias aparições ao vivo, incluindo American Idol, Capital Summertime Ball e como atração principal da Radio 2 in the Park. Além disso, Minogue iniciará seu primeiro show de residência em Las Vegas, More Than a Residency, em novembro de 2023.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

O décimo quinto álbum de estúdio de Minogue, Disco, lançado em novembro de 2020, viu a cantora retornar a um som orientado para a disco music do qual ela já havia trabalhado anteriormente, depois de experimentar o country pop em Golden de 2018.[3][4] Sua abordagem ao som de discoteca e de música de dança num geral foi bem recebida pelos críticos musicais, e acabou se tornando um sucesso comercial em vários mercados. Minogue não promoveu o álbum com uma turnê devido à pandemia de COVID-19, mas ela filmou um show especial ao vivo intitulado Infinite Disco, e relançou o disco em dezembro de 2021.

Perto do fim da promoção de Disco, em uma entrevista para a BBC Radio 2 em 2021, Minogue brincou à respeito de seu novo projeto, afirmando: "Talvez esteja ficando um pouco mais electropop. Não me cite isso [...] mas é isso que está em ebulição no momento."[5] Em uma entrevista para a Vogue em junho de 2022, Minogue pareceu confirmar essa direção, citando seu single "Slow" de 2003 como ponto de referência para o novo material.[6]

Produção e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

As primeiras sessões começaram com os colaboradores de longa data Richard "Biff" Stannard, Duck Blackwell e Jon Green, ao lado do A&R de Minogue, Jamie Nelson.[7] Eles inicialmente tiveram ideias de abraçar a música e a cultura da década de 1980 para o álbum, mas acabaram descartando-o e decidiram não focar em um tema. Minogue relembrou a decisão dizendo: "Inicialmente estávamos pensando nos anos 80, mas não deu certo [...] Concordamos que não há tema [e que] seria revigorante não ter um tema depois de ter feito Golden e Disco".[8]

“Comecei este álbum com a mente aberta e uma página em branco. Ao contrário dos meus dois últimos álbuns, não havia um 'tema', tratava-se de encontrar o coração ou a diversão ou a fantasia daquele momento e sempre tentar servir à música. Eu queria celebrar a individualidade de cada música e mergulhar nessa liberdade. Eu diria que é uma mistura de reflexão pessoal, abandono do clube e euforia melancólica.”[8]

A gravação do álbum começou em julho de 2022.[6] Como Stannard não voa, todos os cinco colaboradores decidiram viajar para Surrey em agosto de 2022 e alugar um Airbnb para trabalhar no material remotamente. Uma sessão de uma semana em Surrey resultou em dez músicas finalizadas. Todos os cinco colaboradores iniciaram sessões com Anya Jones e Camille Purcell, o que resultou em duas canções escritas em um dia: "Things We Do for Love" e "Tension".  Minogue viajou para outras cidades, incluindo Copenhague, Brighton, Croácia e Paris, para continuar gravando o álbum.[9]

Enquanto Minogue estava em Miami, Nelson enviou-lhe uma demonstração da música "Padam Padam", escrita por Ina Wroldsen e seu produtor Lostboy. Minogue adorou instantaneamente a demo e gravou-a em um hotel em Londres; foi uma das últimas adições ao disco finalizado. Nelsen então enviou a Minogue uma demonstração da música "Hands", que incluía um rap. Nelson encorajou Minogue a contribuir com vocais e rap, que ela mais tarde descreveu como "revigorante". Minogue relembrou que faixas como "Story" e "10 Out of 10" demoraram mais para serem concluídas. "10 Out of 10" foi gravada em locais diferentes, pois ela não havia conhecido o colaborador da faixa, o disc jockey (DJ) holandês Oliver Heldens. Cada um dos artistas enviariam hastes da música por e-mail para produzir a faixa.

Ao selecionar as faixas finais de Tension, Minogue disse: "Se a música pudesse se sustentar sozinha e se combinasse bem com as outras músicas, esse é o álbum". Refletindo sobre o conteúdo do álbum, ela afirmou: "Há músicas [em Tension] que podem parecer mais superficiais, mas sinto que posso cantá-las com mais certeza do que no início, quando tinha 19, 20, 21, 25 anos". No total, Minogue co-escreveu dez das quatorze canções que aparecem no álbum completo, além de atuar como engenheira vocal adicional em nove delas.

Composição e letras[editar | editar código-fonte]

Musicalmente, Tension contém uma ampla gama de sons, com forte ênfase na música eletrônica dance .  Minogue foi inicialmente inspirada para criar um álbum electropop , mais tarde confirmando que seu single " Slow " de 2003 foi usado como modelo para o álbum.  Vera Maksymiuk da Riff Magazine e Neil Z. Yeung do AllMusic compararam seu som dançante com os discos anteriores de Minogue, Fever (2001) e Aphrodite (2010),  enquanto DIY 'Otis Robinson do grupo notou elementos de scandipop , eurodance e synthpop .  Harry Tafoya da Pitchfork Media sentiu que o disco era "um compêndio de todos os sons pelos quais ela é mais conhecida: synth-pop de confeitaria, euro house alegre e EDM propulsivo".  Disfarçadamente, a redatora da Slant Magazine, Alexa Camp, sentiu um "fio sonoro inequívoco [que] ligava todas as 14 músicas".  Descrevendo-a como uma "mistura de reflexão pessoal, abandono do clube e momentos melancólicos",  Minogue elaborou que queria "celebrar a individualidade de cada música e mergulhar nessa liberdade.Liricamente, o álbum inclui temas de amor, luxúria e empoderamento, que foram considerados por Jonah Waterhouse da Vogue Austrália como um elemento básico em todo o trabalho anterior de Minogue.

A tensão abre com o primeiro single , " Padam Padam ", escrito por Ina Wroldsen e seu produtor Lostboy . A música, um número eletrônico "hipnótico" com elementos de sintetizador e dance-pop, é uma referência às batidas do coração e é considerada a página central do álbum por sua sonoridade.  A segunda música do álbum, "Hold On To Now", foi co-escrita por Minogue. Seu som baseado em sintetizadores e composições "sérios" foram comparados aos trabalhos da cantora sueca Robyn .  "Things We Do for Love", a terceira faixa, traz sintetizadores, guitarra,synthpop e power pop .  Os críticos notaram a quarta faixa do álbum, " Tension ", como a única peça experimental.  Apresentando vocoder nas entregas vocais de Minogue e riffs de piano estridentes, a faixa-título é inspirada na house music dos anos 1990 com elementos de dança e pop eletrônico .

A quinta faixa do álbum, "One More Time", é um híbrido pop- funk - disco acelerado que sonoramente se assemelha ao álbum anterior de Minogue, Disco (2020).  "You Still Get Me High" é a sexta faixa do álbum e retorna à exploração de Minogue do som pop-dance dos anos 1980 em "Things We Do for Love".  Seu conteúdo lírico, inspirado em temas que cercam o amor , foi apontado como uma peça central lírica nas composições gerais do álbum.  "Hands" e "Green Light", a sétima e a oitava faixas do álbum, foram consideradas peças mid-tempo inspiradas no R&B.e funk; nenhuma das faixas foi co-escrita por Minogue. "Hands" foi musicalmente comparado à música " Say So " da cantora americana Doja Cat e apresenta uma linha de baixo funky "nostálgica" de inspiração disco ,  enquanto "Green Light" foi comparada às obras da gravação britânica artista Dua Lipa ,  incluindo elementos pop do início dos anos 1980, completos com um solo de saxofone .

"Vegas High", a nona faixa do álbum, foi usada como introdução ao anúncio de Minogue de sua residência em Las Vegas . É inspirada na dance music dos anos 1990  e é uma música techno club de ritmo acelerado .  " 10 Out of 10 " é uma colaboração com o DJ e produtor holandês Oliver Heldens . A faixa foi lançada como single promocional meses antes do lançamento de seu álbum pai. De acordo com Helden, a faixa "é inspirada no synth-pop e disco dos anos 80, no house dos anos 90 e no Eurodance dos anos 2000 , com um toque de dance music moderna". "Story", última faixa do álbum na edição padrão, retorna ao som dos anos 1980 que permeia todo o disco. Musicalmente, é descrita como uma faixa pop -dance chiclete de ritmo acelerado que os críticos consideraram "hino".

Formatos e lançamento[editar | editar código-fonte]

Tension foi lançado em 22 de setembro de 2023.  É seu décimo sexto esforço musical, bem como o terceiro com BMG Rights Management e o terceiro diretamente por meio de sua empresa, Darenote - logo após seus lançamentos anteriores Golden (2018) e Discoteca (2020).  O álbum padrão apresenta 11 faixas totalizando mais de 35 minutos de duração, enquanto a edição deluxe dura mais de 45 minutos com três músicas adicionais: "Love Train", "Just Imagine" e "Somebody to Love" .  Tension foi lançado em vários formatos físicos através de sua loja virtual e de vários varejistas. Os primeiros lançamentos de pacotes incluíam um autógrafo assinado por Minogue, bem como variantes de diferentes cópias. A edição padrão inclui um estojo de cartão e um livro encadernado, enquanto a edição de luxo foi lançada como duas variantes deste último. A edição padrão com embalagem tipo cartão inclui arte alternativa em uma variedade de cores.

Oito grandes variantes de vinil também foram lançadas: um vinil preto padrão, um vinil prateado com embalagem gatefold e quatro vinis de cores diferentes: laranja transparente, rosa transparente, verde transparente e vinil transparente inspirado em garrafa de Coca- Cola .  Além disso, cada vinil colorido tem uma capa alternativa que corresponde à sua cor. Um vinil branco de prensagem de teste , limitado a cinquenta cópias, era exclusivo de sua loja com seu autógrafo na capa.  Uma edição limitada de vinil transparente foi disponibilizada em uma loja pop-up em Londres, apresentando uma capa holográfica.  Cinco fitas cassetetambém foram lançadas: uma fita laranja, uma fita verde, uma fita azul, uma fita rosa e uma fita dupla com conteúdo da edição de luxo. As fitas também podem ser adquiridas separadamente ou como parte de um pacote exclusivo no site da Minogue.  Tension também foi distribuído em plataformas digitais e serviços de streaming , tanto nas edições padrão quanto nas de luxo.  Quatro dias depois, uma Bonus Deluxe Edition com duas novas músicas, "Heavenly Body" e "Drum", foi lançada no site de Minogue por uma única semana.

Capa e título[editar | editar código-fonte]

A capa de Tension foi fotografada pelo fotógrafo britânico Haris Nukem e desenhada pelo Studio Moross .  Mostra Minogue segurando um grande diamante, cobrindo um de seus olhos, com o título do álbum no topo e o logotipo de Minogue na parte inferior. O equilíbrio da cor de sua pele é definido por um tom verde com fundo laranja. Em entrevista à revista francesa Numéro , Minogue observou que Nukem baseou a foto em um esboço que ele desenhou e teve a ideia de ela segurar um diamante, dizendo-lhe: "Não sei por que, mas Vejo você segurando este diamante."

Em termos do título do álbum, Minogue e sua equipe estavam considerando chamá-lo de Vegas High , uma referência à faixa do álbum de mesmo nome e a relatos anteriores do envolvimento de Minogue em um concerto de residência ambientado em Las Vegas . No entanto, mais tarde ela decidiu nomear o álbum, Tension , dizendo: "Espero que isso não pareça deprimente - quando você assiste ao noticiário, a palavra é usada de forma negativa - mas na verdade, uma vez que decidimos isso, eu estava realmente surpreso que este título tenha sido bem aceito. As pessoas estavam muito impacientes para ouvir um álbum chamado Tension ".

Apesar de não ter o título final quando a obra foi filmada, segundo Minogue, ao final, o diamante correspondia ao título, “O diamante é uma imagem subliminar: a da criação de coisas bonitas sob pressão. através da capa, especialmente se souberem como os diamantes são feitos, ou seja, sob restrição."

Promoção[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Três singles foram lançados de Tension : " 10 Out of 10 ", " Padam Padam " e sua faixa titular . Antes do anúncio do álbum, Minogue colaborou com o DJ e produtor holandês Oliver Heldens para lançar "10 out of 10" como single promocional . Em 3 de abril de 2023, a música foi lançada pelo selo RCA Records de Heldens e acabou sendo colocada como a décima faixa do álbum de Minogue.  ​​Dias depois, um vídeo com letra estreou no canal de Heldens no YouTube . Apesar de nenhuma aparição promocional de Minogue, Heldens tocou a música em vários shows. Alcançou a posição 19 na UK Singles Download Chart .

Em 18 de maio de 2023, "Padam Padam" foi lançado como o primeiro single do álbum , o primeiro lançamento solo de Minogue desde " Real Groove " em 2021.  "Padam Padam" recebeu elogios da crítica por sua cativante e padrões de produção, frequentemente notados pelos críticos . como candidato à canção do verão .  A música foi um avanço comercial para Minogue,  alcançando o top ten em países como Israel, Croácia, Hungria, Irlanda, África do Sul, Bulgária, Letônia e paradas de componentes nos Estados Unidos. Também foi certificado na Austrália natal de Minogue e no Reino Unido. "Padam Padam" se tornou um fenômeno viral em várias plataformas de mídia social desde seu lançamento, e sua aparição consistente durante o mês do orgulho em todo o mundo foi reconhecida como um hino gay .  incluindo a Marcha do Orgulho de Nova York ,  Um videoclipe foi dirigido por Sophie Muller, que foi esteticamente inspirado nas obras de The Man Who Fell to Earth (1976) e elementos da cultura americana .

"Tension", faixa-título do álbum, foi lançada como segundo single.  Foi lançado em 31 de agosto de 2023, em uma variedade de formatos, incluindo variantes de CD, streaming digital e fita cassete. A faixa recebeu feedback positivo por seu som dançante, com os críticos elogiando a experimentação sonora de Minogue. Comercialmente, alcançou sucesso em menos países, incluindo a Austrália natal de Minogue e o Reino Unido, e também alcançou o top ten na Nova Zelândia .  Muller também dirigiu o videoclipe que acompanha, que apresentava Minogue como vários personagens em um cenário de inspiração neo-futurista .

Outras faixas[editar | editar código-fonte]

No mesmo dia do lançamento do álbum, Minogue postou visualizadores de cinco das músicas em seu canal no YouTube: "Things We Do for Love", "You Still Get Me High", "Green Light", "10 Out of 10", e "História". Minogue é vista cantando e dançando cada uma das músicas.

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

Minogue fez várias apresentações ao vivo para promover o álbum. Minogue fez sua primeira aparição no American Idol em maio de 2023, cantando " Padam Padam " e " Can't Get You Out of My Head ".  No mês seguinte, ela surpreendeu a todos ao apresentar as mesmas músicas no Capital 's Summertime Ball .  Ela apareceu no show ao vivo iHeartMedia KTUphoria 2023, onde apresentou um set de nove faixas que incluía "Padam Padam".

Ela também apareceu em dois programas apresentados pela personalidade americana Andy Cohen : programa de rádio Sirius XM e Watch What Happens Live! Show , onde ela discutiu o sucesso da faixa.  Ela também cantou "Padam Padam" duas vezes no evento Horse Meat Disco devido a dificuldades técnicas na primeira apresentação.

Minogue co-liderou a Radio 2 in the Park em Victoria Park, Leicester , ao lado do Tears For Fears, uma semana antes do lançamento do álbum. Ela foi a atração principal da segunda noite, fechando o festival e incluiu "Padam Padam", " Tension " e a faixa do álbum "Hold On To Now" em seu set list.  Kylie apareceu na Lio London para o lançamento da London Fashion Week de 2023 , onde estreou algumas faixas do álbum, incluindo performances de "Padam Padam" e "Tension".  Minogue também hospedará uma loja pop-up Kylie em Londres, entre as datas de 22 e 24 de setembro.  Um concerto especial de televisão,a ser filmado no Royal Albert Hall , vai ao ar na ITV no final de dezembro de 2023, que contará com músicas de Tension .

Concerto de residência[editar | editar código-fonte]

Em 26 de julho de 2023, Minogue anunciou que embarcaria em sua primeira residência de concerto em Las Vegas , intitulada More Than Just a Residency . O anúncio veio após especulações sobre o envolvimento de Minogue em uma residência de concerto, mencionando-o brevemente em Watch What Happens Live with Andy Cohen .  Ela compartilhou uma prévia do título do show, datas e um trecho da faixa do álbum "Vegas High" nas redes sociais.  Em um comunicado de imprensa para o show, Minogue afirmou que a residência está em andamento há três anos, prometendo novos arranjos de seu catálogo musical e faixas apresentadas em Tension . Ela era uma citação;

Eu quero que seja o tipo de essência do que um show da Kylie se tornou, com bastante glamour e abandono. Tenho algumas versões de músicas que não foram ouvidas, como releituras de músicas, o que é emocionante. Danças ao vivo na cama, fantasias incríveis. Essa é a base e então veremos que surpresas podemos inventar —Minogue 

A residência acontecerá no The Venetian Las Vegas na Las Vegas Strip em Paradise, Nevada, de 3 de novembro de 2023 a 4 de maio de 2024. Os ingressos foram colocados à venda comercialmente no início de meados de agosto de 2023 e foram atendidos com uma demanda esmagadora, esgotando em poucas horas.

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

Avaliações profissionais
Pontuações agregadas
Fonte Avaliação
Alguma música decente? 8.1/10
Metacrítico 87/100
Pontuações de revisão
Fonte Avaliação
Todas as músicas
Choque 9/10
Pop clássico
Rachadura 8/10
faça você mesmo
NME
Forcado 7.3/10
Rolling Stone Reino Unido
Revista Slant
Os tempos

Tension recebeu elogios da crítica musical . No Metacritic , que atribui uma média ponderada com base nas avaliações das publicações, o álbum obteve nota 87 de 100 com base em 13 avaliações, indicando "aclamação universal", tornando-se o álbum de Minogue com maior audiência no site.  Em AnyDecentMusic? , que atribui uma média ponderada com base nas avaliações das publicações, o álbum obteve nota 8,0 de 10, com base em 14 resenhas.  Muitos críticos consideraram Tension um dos melhores trabalhos de Minogue. John Earls do Classic Pop escreveu que Tensioné "construído com base na confiança" e é uma "lição prática de pop verdadeiramente memorável".  Otis Robinson, da DIY , observou que "há originalidade suficiente bombeada em cada faixa para que Tension sem dúvida se mantenha como uma das eras contemporâneas mais favorecidas de Kylie".  Harry Tafoya da Pitchfork Media descreveu-o como seu "álbum mais descontraído" e seu melhor disco dos últimos anos.  Emma Harrison do Metro deu-lhe cinco estrelas, anunciando-o como um dos "melhores álbuns do ícone até agora".

Vários críticos elogiaram a energia geral do álbum e a contribuição de Minogue. Neil Z. Yeung do AllMusic descreveu a energia do disco como "feita sob medida para viver o momento e abraçar a liberação catártica", enquanto escrevia que " Tension é uma aula magistral em magia pop e felicidade escapista. Lançar um álbum tão habilmente elaborado e impressionante em sua quinta década no ramo é uma maravilha absoluta de se ver."  Hannah Mylrea da Rolling Stone UK classificou-o como "brilhantemente divertido",  enquanto Vera Maksymiuk da Riff Magazine deu a Tension uma nota 8 de 10, descreveu-o como "puramente alegre e atraente.Na Crack Magazine , Michael Cragg rotulou-o de "Kylie por excelência", dizendo que é "um álbum repleto de refrões brilhantes, melodias banhadas a ouro e a incrível habilidade de Kylie de fazer o amor e a perda brilharem com possibilidades".

Outros críticos notaram o conjunto diversificado de sons e gêneros do álbum. A Retropop Magazine premiou o álbum com quatro estrelas, com elogios particulares à sua diversidade sonora e apresentou alguns de seus melhores trabalhos vocais.  Nick Levine da NME observou que embora Tension não fosse o trabalho "mais coeso ou revelador" de Minogue, ele acreditava que cada faixa era "movida por sua própria lógica interna".  Apesar de elogiar os vários sons do álbum, Alexa Camp da Slant Magazine sentiu que Minogue estava jogando pelo seguro com o disco, referindo-se a ele como "outro álbum de Kylie Minogue".  Annabel Ross do The Sydney Morning Heraldconcedeu-lhe três estrelas, dizendo que embora Tension tenha feito um trabalho melhor em "facilitar a euforia da pista de dança", ela sentiu que a "alegre cautela" de Minogue em todo o conteúdo do álbum era a única "falha".

Alguns críticos conectaram Tension ' a uma série de álbuns e discos que utilizam sons da música disco e da música eletrônica desde a década de 2020, de artistas como Lady Gaga , Jessie Ware , Dua Lipa e Beyoncé .  Lucy Harbon da Clash Magazine descobriu que Tension soa semelhante a Renaissancepor Beyoncé, escrevendo que "ambos os artistas se conectam à história da cena club, ballroom e drag, especialmente quando você atinge a segunda metade do álbum" e que enquanto "Beyoncé se conecta à sua história dentro da comunidade negra, emprestando vozes externas e priorizando o disco como uma peça do início ao fim através de uma peça conceitual", Minogue "parece uma espécie de Renascimento para os brancos, com a categoria sendo RuPaul's Drag Race 'conhece GAY Lates" .

Impacto[editar | editar código-fonte]

Tension foi listado como um álbum altamente aguardado para 2023.  Minogue, e seu trabalho em Tension , foram indicados para quatro prêmios no 2023 ARIA Music Awards , incluindo Melhor Artista Solo , Melhor Lançamento Independente , Melhor Lançamento Pop , e Canção do Ano , sendo esta última decidida por votação do público.  Este é o maior número de indicações que Minogue recebeu desde o 16º Prêmio Anual em 2002 , quando foi indicada sete vezes.

Além disso, os singles principais do álbum " Padam Padam " e " Tension " receberam elogios generalizados dos críticos musicais, que muitos aclamaram a faixa anterior como candidata à canção do verão de 2023.  Ambas as faixas se tornaram virais em várias plataformas de mídia social e foram submetidos à cultura meme .  Além disso, ambas as canções foram aclamadas como hinos gays ; o primeiro recebeu reconhecimento devido ao seu lançamento antes do mês do orgulho , enquanto o último se beneficiou do sucesso de "Padam Padam" e de seu sucesso em se tornar viral.

Desde o lançamento de "Padam Padam", jornalistas e publicações musicais notaram um ressurgimento comercial de Minogue. O termo "Padam-ic" foi cunhado por Laura Snapes do The Guardian para resumir o impacto cultural de "Padam Padam", descrevendo-o como o "momento cultural em que a frivolidade e a leveza parecem estar voltando depois da pandemia e depois de uma era em que a cultura foi levada muito a sério".  Os críticos observaram que é raro que um artista de meia-idade tenha alcançado um impacto midiático nas últimas décadas.  Em uma entrevista para a Variety, James Masterton, analista gráfico e historiador, diz que o sucesso do single é significativo porque Minogue "preencheu uma lacuna de gerações com um disco de sucesso que está alcançando tanto seus acólitos leais (e idosos), mas também uma nova geração de música fãs", estes últimos atraídos graças à plataforma TikTok que "contribuiu para a explosão do single de Kylie; [...] contornando todos os meios de comunicação tradicionais".

Referências

  1. «Kylie Minogue anuncia novo álbum, "Tension" e lança primeiro single… "Padam Padam"». Consultado em 18 de maio de 2023. Arquivado do original em 18 de Maio de 2023 
  2. Papelpop, Redação (12 de maio de 2023). «Kylie Minogue anuncia "TENSION", novo disco que chega em setembro». PAPELPOP. Consultado em 18 de maio de 2023. Arquivado do original em 23 de Maio de 2023 
  3. O'Connor, Rory (22 de Julho de 2020). «Kylie Minogue announces exciting new album 'DISCO' for 2020 release» (em inglês). Smooth Radio. Consultado em 21 de Maio de 2023 
  4. Wright, Lisa (6 de Novembro de 2020). «Kylie - Disco Review» (em inglês). DIY. Consultado em 21 de Maio de 2023. Arquivado do original em 15 de Maio de 2023 
  5. «Kylie Minogue teases KM16: 'Perhaps it's going a bit more electropop'». Retropop Magazine (em inglês). 15 de Novembro de 2021. Consultado em 21 de Maio de 2023. Arquivado do original em 12 de Maio de 2023 
  6. a b Bell, Keaton (9 de Junho de 2022). «Inside Kylie Minogue's One-Night-Only Show at the Carlyle». Vogue (em inglês). Consultado em 21 de Maio de 2023. Arquivado do original em 12 de Maio de 2023 
  7. Garcia, Thania (12 de Maio de 2023). «Kylie Minogue Will Explore 'Club Abandon' and a 'Melancholic High' in New Album Tension». Variety (em inglês). Consultado em 21 de Maio de 2023. Arquivado do original em 28 de Julho de 2023 
  8. a b Grow, Kory (18 de Maio de 2023). «Kylie Minogue Wants to Get Your Blood Pumping in 'Padam Padam' Video» (em inglês). Consultado em 11 de Junho de 2023. Arquivado do original em 1 de Setembro de 2023 
  9. McCarthy, Fiona (2 de Novembro de 2022). «'My next album's feel-good factor will be HIGH!' - Kylie Minogue on writing hits and her new alcohol-free wine». Evening Standard (em inglês). Consultado em 21 de Maio de 2023. Arquivado do original em 18 de Maio de 2023