Usuário Discussão:Vapmachado/Arquivo 1 2007 e 8

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wikipedia:Café dos novatos[editar código-fonte]

Não altere texto escrito por outros usuários em páginas de discussão! Nunca faça isso. Nem mesmo corrigir erros ortográficos. --Lgrave ? 17:50, 3 Junho 2007 (UTC)

Caro editor, por favor não apague informação, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, como fez no artigo "Wikipedia:Café dos novatos".
Isto pode vir a ser considerado vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.


Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

Não edite comentários de outros usuários! Se continuar a fazer isso será bloqueado! --Lgrave ? 17:56, 3 Junho 2007 (UTC)

Porque pode estar inadvertidamente a alterar o sentido das palavras escritas pelo usuário. --Lgrave ? 18:16, 3 Junho 2007 (UTC)
Pesquise em Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona. Porque não corrige erros ortográficos em artigos? --Lgrave ? 19:03, 3 Junho 2007 (UTC)

Bem, apesar de achar que estou aqui a perder o meu tempo quando poderia estar a editar artigos (coisa que você ainda não fez, pelo menos com este nome de usuário) vou tentar lhe responder às suas questões/observações:

  1. Não adoptei uma atitude hostil nem mordi em novatos. Se reparar, 1º coloquei uma nota na sua página de discussão (que ignorou) e só depois coloquei um aviso.
  2. ...
  3. Quer que seja explícito? Então Não edite comentários de outros usuários pois pode estar inadvertidamente a alterar o sentido das palavras escritas pelo usuário. É especialista em português (de Portugal e do Brasil) e em todas as suas variações? E tem a capacidade de se colocar dentro da cabeça do usuário para saber exactamente o que ele estava a pensar quando escreveu o comentário?
  4. Não sei onde está isso e não vou perder tempo a procurar.
  5. idem
  6. idem
  7. Foi só uma sugestão, pode ignorar.
  8. 100% de certeza.

Agradecia que não me incomodasse mais com este assunto. Eu até lhe sugeria que contribuisse para alguns artigos mas como parece que não está interessado, não o faço. Fique bem. --Lgrave ? 22:38, 3 Junho 2007 (UTC)

Because no values have been specified for the prop parameter, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future, a default value will be set for the prop parameter, causing the newformat to always be used.

Bem-vindo ao programa de Tutoria. Eu, Belanidia, serei o seu tutor até que você esteja mais familiarizado com a Wikipédia ou não deseje mais participar da tutoria. Não fique com receio de tirar qualquer dúvida que possa ter. Para entrar em contato comigo acesse minha página de discussão.

Because no values have been specified for the prop parameter, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future, a default value will be set for the prop parameter, causing the newformat to always be used.

  • Olá! Bem vindo à Wikipédia! Em que posso ajudar? Belanidia Msg!!! 10h16min de 10 de Junho de 2007 (UTC)

Olá. Alegre Normalmente sou rápida na resposta, mas, excepcionalmente, esta semana, ando por fora da wiki quase sempre. Sabes que mais? Tens toda a razão ao dizer que Roma e Pavia não se fizeram num mês, no entanto, nós só temos um mês de tutoria, hehehe! Corremos contra o tempo. No entanto, como acredito que com dedicação e boa vontade, tudo se faz, não te preocupes que um mês chega e sobra para tudo e mais alguma coisa - de resto, com certeza que mesmo depois da tutoria terminar, poderás recorrer a mim para qualquer coisa - eu aprecio quando os meus "wiki-filhotes" voltam para as saias da mãe. Alegre

Relativamente às tuas dúvidas:

  1. Para mostrares qualquer tipo de código escreves assim: <nowiki>escreves o código</nowiki>. Assim verei apenas o código, sem ele se transformar em formatação wiki.
  2. Normalmente, as secções aparecem automaticamente na tabela índice, sem que mexamos nelas, isto é, nós inserimos a secção e o índice aparece sozinho. Por isso, à primeira vista, não faço ideia do que possa ter corrido mal. A única alternativa que consigo encontrar é: gravas e passas-se o link e eu vejo o que aconteceu. Podes também ver esta página de ajuda.
  3. Eu não entendi muito bem a tua 3ª pergunta, confesso. Poderias ser mais claro? Queres que comente alguma coisa que se passou lá no café dos novatos? Queres que te ajude a resolver algum tipo de disputa? Eu tenho obrigação de te ajudar em tudo o que conseguir, dentro daquilo que as regras da tutoria me autorizam (as regras são poucas realmente), por isso, diz-me mais directamente o que pretendes, ok?

Só mais uma coisa: se quiseres adicionar-me ao teu MSN (em caso de usares) o meu endereço é: (já me adicionaste, retirei isto daqui.

Fica bem e vai-me falando ok? Alegre Belanidia Msg!!! 19h48min de 12 de Junho de 2007 (UTC)

Desfazendo vandalismos[editar código-fonte]

A vossa edição no Café dos Novatos foi feita de forma manual para apagamento de edição indevida de anônimo. Note que há a opção desfazer, quando se clica no histórico de todas as páginas: é ali que deve ser feita uma reversão. Se, ainda assim, continuar com problemas com algum vandalizador - como este que atacou vossa página de usuário - basta pedir a um administrador que proteja a página temporariamente. Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 05h48min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

  • He... acontece. Não percebi, entretanto, qual a razão de um pedido de mediação colocado no Café... será que não seria o caso de editar na página de testes? Pela vossa mensagem, fiquei sem saber ao certo onde posso ajudar... vou estar por aqui, qualquer coisa me fale... e perder trabalhos pelo computador falhar é o de menos que costuma nos ocorrer, por aqui (he, he...). Abraços, Conhecer ¿Digaê 06h34min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

Solucionando "problemas"[editar código-fonte]

Professor: curiosamente, o sr. não seguiu os procedimentos! Veja: ao colocar a tag para a solução de conflitos no Café dos Novatos, enseja que venhamos a procurar ali onde está o conflito - o que restará infrutífero...

Também, na página respectiva do opinião de terceiros falta-lhe a assinatura... e o sistema, na verdade, precede ao wikipedia:mediação informal descentralizada, que antecede ao wikipedia:mediação informal e por aí vai...

Note que a remissão feita pelo Lgrave acima não teve o intuito de provocar ou mesmo desrespeitar vosso trabalho: apenas isto - informar que não se corrigem, por piores sejam os erros, as mensagens alheias. Podemos, sim, corrigir as nossas próprias - mas mesmo isto não é muito comum, vez que a edição já fica registada em o histórico respectivo... efetivamente, as pessoas são tão ciosas dos próprios comentários, que eles de há muito se tornaram intocáveis... não vejo regras para isso, mas creio mesmo ser desnecessário: os comentários indicam quem está falando, mesmo que este não se identifique... podemos ver se se trata dum puto ou semi-puto (e, creia-me, isto soa mui mal, deste lado do Oceano... he, he...), se está calmo, nervoso, se tem conhecimentos ortográficos, etc....

Pois bem: o que é, de facto, um conflito, aqui? Ocorrem conflitos quando a edição nalgum verbete é disputada por dois ou mais Utilizadores. O informar outrem de procedimentos não é um conflito, até porque o Lgrave não entrou naquilo que chamamos de "guerra de edições" convosco... não houve um debate fora das respectivas páginas de discussão a envolver a comunidade, nem a intervenção de algum administrador para tanto.

O Sr. recebeu um aviso, foi só... vais ver, ao longo do tempo, que esta não será a primeira vez... todos nós os recebemos - e eu os tenho aos montes! Aliás, quem não os recebeu é porque inda não ousou!

Tenho certeza de que a intenção do Lgrave foi antes de tudo, didática... não percebi a falha de "morder um novato", não precisava ter-se sentido assim tão atingido pelos avisos, pois, como disse, eles são-nos corriqueiros, e a mensagem supra é pré-escrita para todos os casos... Note que, apesar de em vossa página termos alguns informes preciosos sobre si, de ordinário não sabemos com quem falamos... uma vez cheguei a bloquear um IP porque ele andou a editar comentários de um usuário que era ele mesmo, deslogado - entretanto, mantive o bloqueio, porque isso não pode ser permitido: note que são mesmo inúmeros os casos em que a alteração de comentários foi usado como vandalismo - o que já enseja, por parte dos utilizadores mais antigos, este "zelo" que vos soou excessivo...

Entretanto, parece-me que foi mesmo oportuno: precisamos deixar claro isto, no guia de edições, para evitarmos mesmo isso que ora vos ocorreu. Uma regrinha simples, que estivesse bem acessível, e não terias perdido o vosso tempo em tais correcções, nem terias de ir ao Lgrave para que este vos explicasse a acção, enfim... este foi mais um caso onde as duas partes têm razão!

Espero que me desculpe a prolixidade... é que andei a reler tudo a fim de compreender o que se passava e como melhormente explicar-vos o meu ponto de vista. Vou levar a proposta à Esplanada, a fim de que seja introduzida a recomendação nas regras.

Forte abraço e, para finalizar, o pior não é o HTML - que não é o que aqui se usa: temos o código wiki próprio, distinto daquele! Ou seja, mais um complicador... he, he... Até mais, Conhecer ¿Digaê 21h07min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

Alteração de nome de usuário[editar código-fonte]

Olá. É a Belanidia, sua tutora. É só para avisar que mudei o meu nome de usuário e agora assino diferente. Cumprimentos. BelanidiaMsg 14h46min de 19 de Junho de 2007 (UTC)

Avaliação da tutoria[editar código-fonte]

Boa tarde,

Estou a escrever-lhe aqui, para que possa expressar a sua opinião quanto à tutoria que está a receber. Uma vez que o tenho acompanhado praticamente apenas por MSN, há alguma coisa que deseje alterar (por exemplo, o método de acompanhamento)? No mais, cumprimentos e boas contribuições. BelanidiaMsg 13h48min de 28 de Junho de 2007 (UTC)

De facto, não era necessária qualquer permissão ou autorização para que se expressasse! Eu apenas quis "incentiva-lo" a faze-lo - aliás, como é mais ou menos meu costume (se bem que nem sempre tão formalmente). Haha De qualquer maneira, agradeço pela lição - o que não vale ter gente instruída por perto!!! Continuação de boas contribuições. BelanidiaMsg 18h38min de 28 de Junho de 2007 (UTC)

Viu que as suas caixinhas ficaram direitas sem ninguém mexer? Alegre Cumprimentos. BelanidiaMsg 22h22min de 8 de Julho de 2007 (UTC)

Because no values have been specified for the prop parameter, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future, a default value will be set for the prop parameter, causing the newformat to always be used.

--Thiagoharry 13h46min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Fim da tutoria[editar código-fonte]

Because no values have been specified for the prop parameter, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future, a default value will be set for the prop parameter, causing the newformat to always be used.

Parabéns por ter cursado o programa de Tutoria, que terminou neste momento. Continue o bom trabalho. Caso venha a ter dúvidas, poderá contactar-me, mesmo depois do programa finalizado. Pode, se preferir, dirigir-se ao Café dos Novatos. Boas contribuições.

Because no values have been specified for the prop parameter, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future, a default value will be set for the prop parameter, causing the newformat to always be used.

  • Sinta-se à vontade para tirar qualquer dúvida comigo. Cumprimentos, BelanidiaMsg 11h25min de 13 de Julho de 2007 (UTC)

Apreciação pós tutoria[editar código-fonte]

Segue uma apreciação, informal e atrasada do desempenho do Usuário:Vapmachado relativamente ao programa de Tutoria.

  • Domínio Principal
  • Domínio Usuário
    • Bom. Demonstra ser acessível, responde sempre que interpelado, conseguindo até ter sentido de humor.
  • Domínio Wikipédia
    • Bom, no que refere ao Programa Tutoria.
      • Demonstrou boa cooperação, paciência, e interesse no programa.
    • Médio, no que refere a intervenções no Wikipedia:Café dos novatos, nas quais demonstrou um comportamento não errado, mas sem relevância para a riqueza enciclopédica da Wikipédia (embora tenha descoberto e chamado a atenção para regras orais, não documentadas)

Conclusão final: pelo acima, depreendo que o Virgílio deve ser um pouco mais descontraído (mas não demasiado). Alegre As suas contribuições são úteis à Wikipédia, assim como todo o seu conhecimento e experiência. Esperemos que permaneça por cá. Cumprimentos. BelanidiaMsg 19h37min de 17 de Setembro de 2007 (UTC)

Engenharia económica[editar código-fonte]

Caro Professor Virgílio Machado:

Após ter lido a sua missiva de ontem apenas lhe posso dizer que não vejo qualquer necessidade de alterar o texto que escrevi há algum tempo na página de discussão do artigo em assunto, o que aliás não é procedimento muito bem visto em páginas de discussão. Reforço a ideia de que de minha parte nunca esteve em causa o conteúdo do artigo mas sim o seu título, o qual apesar de ser relativamente comum, me parece desapropriado, como já tive oportunidade de expor na página de discussão respectiva. A economia de engenharia, para mim, não é mais que a aplicação das ciências económicas à realidade da engenharia, na medida em que aquelas são úteis a esta como correctamente aparece dito por exemplo aqui. Termino dizendo-lhe que é livre de editar qualquer página de discussão na wikipédia sempre que o entender. Atenciosamente, João Sousa DC 17h49min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Caro Virgílio, lembrei-me de lhe indicar alguns critérios que podem ajudar a explicitar aos seus alunos o que se entende por "artigo de qualidade": aqui, além disso, o sistema de avaliação do wikiconcurso poderá também ajudar a escalonar qualitativamente os trabalhos. Espero que tudo corra bem! Eduardo 11h35min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Ora essa, é preciso é que tudo corra bem. Força, Eduardo 16h43min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Caro Virgílio, tentei percorrer nossos históricos de edições para poder entender o que ocorreu naquela situação. Percebo que houve uma replicação do texto em Discussão:Engenharia industrial, e minha intenção era eliminar uma das versões a fim de unificar a discussão em somente um local, ainda que mantendo no outro local um anúncio sobre a discussão. Falhei em duas coisas: fazer o anúncio da discussão de Discussão:Engenharia industrial na página Discussão:Engenharia de produção; avisá-lo sobre o ocorrido, explicando minhas ações. Infelizmente o histórico de edições só mostra o que fazemos, não o que deixamos de fazer (há de se criar tecnologia para isso). Não saberia dizer porque deixei de avisá-lo, mas peço desculpas pelo ocorrido. Não houve por sua parte qualquer violação de regra ou política, era mais uma questão prática (discussões replicadas em wikis tendem a ser esquecidas ou bagunçadas com o tempo). Conte comigo em qualquer questão que tenha. Sds, --Leonardo Stabile msg 01h54min de 4 de Março de 2008 (UTC)

De fato, creio que a informação não está disponível na documentação, é um acordo informal na comunidade. Posso esboçar um texto sobre o tema, é sem dúvida interessante. Muito bom saber que o projeto está dando resultado. Passo pelos artigos de vem em quando e gosto muito das adições de referências que estão sendo feitas. É uma forma não só de atestar o conteúdo, como também para promover a continuação da pesquisa ao indicar outras obras sobre o tema. Sds, --Leonardo Stabile msg 01h47min de 11 de Março de 2008 (UTC)

RE:Logística 2008[editar código-fonte]

Não sabia que este tipo de iniciativa já se encontrava em curso por aqui na Wikipédia Lusófona; e pelo que vi na página que me indicou mesmo sem saber já interagi com ela. Alegre Pela minha parte, acho óptimo. Precisamos mesmo de pessoas com vontade de contribuir activamente, sobretudo nos temas que considero mais importantes, como as artes, as ciências e a história.

Neste momento não posso comprometer-me em participar activamente no projecto por motivos pessoais, mas ficarei de olho e estou disponível para ajudar na medida do possível e responder a quaisquer questões que queiram colocar. Cumprimentos, EuTugamsg 13h57min de 11 de Março de 2008 (UTC)

Pontos de estrangulamento[editar código-fonte]

Em Centro de distribuição, num acréscimo que fiz baseado num artigo publicado numa revista ([aqui]) surgiu a necessidade de referir-me a pontos de estragulamento (artigo não existente na wikipédia). Poderei usar este tema na a futura elaboração de artigos?

JoséClaro

Contagem LIFO e FIFO[editar código-fonte]

Gostaria de saber se para o trabalho 3 posso traduzir um artigo de inglês para português fazendo algumas alterações e adicionando informação recolhida. Ou tenho de o escrever integralmente? O artigo em questão é en:FIFO and LIFO accounting.

Vasco Cardoso

Considerações ligeiras sobre fontes[editar código-fonte]

Prezado Virgílio,

Antes de tudo, peço-vos desculpas pela demora em responder - é que demorei mesmo para compreender tudo que se passava e espero trazer algum esclarecimento:

  1. A proteção do verbete por mim deu-se por um pedido feito aqui, no qual apenas bastou-me seguir o procedimento padrão: olhar o histórico, constatar a possível guerra de edições e remeter as partes ao diálogo na página de discussão do verbete (o que não ocorreu).
  2. A questão acerca das referências creio, não se passou apenas pelo apagamento da tag {{ref-section}} (como feito no pedido a administradores), mas no apagamento das outras de <ref> e <ref name=""></ref>.
    1. Como podes observar aqui, a editora desfez as ligações que usavam a citação no correr do texto e remetiam para o final da página as respectivas referências;
    2. Isso, a meu ver, não se tratou de uma divergência entre a forma de citação lusa ou brasílica, mas na sistemática de criar citações nos verbetes da wiki (para além das convencionadas em normativas acadêmicas que devem, sim, ser obedecidas, mas não ao longo do texto).

Quanto à exigibilidade das fontes, referidas por ti na subpágina que indicaste em minha discussão, gostaria de tecer algumas ponderações...

  1. As fontes sempre foram pedidas, na wiki; isso, entretanto, era exigido para temas onde havia controvérsia, sem muito acuro; zelávamos, antes de tudo, para que houvesse fiabilidade daquilo citado nos verbetes, aferidos por buscas ao google ou, até, em obras citadas ao longo do texto;
  2. Com o surgimento de muitos problemas, mormente em verbetes extensos ou por demais especializados, quando poucas fontes on-line existem ou as obras são de difícil obtenção, primeiro na wiki anglófona e depois na nossa, a citação de fontes passou a ser de capital importância para os verbetes.

Os fatos citados por ti, ocorridos na Esplanada, refletem uma confusão a meu ver criada por editores que, tendo seus verbetes assinalados com o tal "carece de fontes" ou seu equivalente, passaram indistintamente a marcar tudo que viam. Ora, a imensa maioria dos verbetes aqui criados (e falo por mim, que comecei a editar há já algum tempo) não cumpria essa exigência, até porque ela inexistia, então.

Irás encontrar, neste período, verbetes criados/editados por mim como Taitu Bitul ou Horácio de Matos, em que para além de sites inúmeros, usava 3, 5 livros para editar... Neste segundo tenho tentado volver às obras consultadas - o que é esforço pior do que escrever, creia-me! Há tempos traduzi um verbete alvo de disputas - o Suástica e o fiz sem trazer as fontes! Dizíamos: elas já estão no verbete original, basta a quem as queira ir até lá...

Por outro lado, se fores nos verbetes recentemente escolhidos como destaque (a exemplo do El Greco e tantos outros) ou mesmo candidatos a tal (como o meu Benjamin Abrahão Botto), verás que as fontes e referências são condição sine qua non para sua aprovação...

Ou seja: não foi por conta da forma da referência que houve guerra de edições com a vossa aluna - foi com o apagamento delas.


O verbete está desprotegido, de facto, mas notes que se houver uma mudança em que as tais marcações <ref></ref> sejam apagadas, certamente alguém irá reverter...

Espero haver esclarecido minimamente, colocando-me a vossa disposição para quaisquer outras dúvidas editoriais ou sobre minhas edições,

Abraços, Conhecer ¿Digaê 04h11min de 22 de Março de 2008 (UTC)

Olá! Quando encontrares VDA basta apenas que reverta para a edição que não contem VDA se não houverem edições válidas basta apenas inserir a tag de VDA. Vi que o usuário Vasco Neves Dias editou sequencialmente o artigo e que é seu aluno, seria interessante que falasse com o mesmo para que, se ele conhece sobre o assunto, expanda o mesmo, mais sem cópias de outros locais. Cumpimentos Sir Lestaty discuţie 03h41min de 27 de Março de 2008 (UTC)

Quando um sítio copia algo daqui, mais cita a fonte, não é considerado VDA, pois o mesmo afirma que copiou de nós, agora quando não sabemos, vamos pela lógica que o artigo foi copiado do site, visto que isso torna muito mais fácil a inserção de texto, entretanto como não temos como fazer uma verificação precisa, pois os sites não possuem histórico como nós, então temos que retirar/desfazer/reverter o artigo, pois digamos que mesmo que tenha sido o site que copiou de nós, se o mesmo entrar com um processo contra a fundação, isso nos trará grandes problemas. Por isso a atitude infelizmente é válida, por mais que nós tentamos assumir a boa fé, sabemos que a maioria não assume. Cumprimentos Sir Lestaty discuţie 04h23min de 2 de Abril de 2008 (UTC) (conflito de edição com o André rs)
O artigo foi marcado como sem fontes, em breve algum editor irá reciclar o mesmo. Nesses casos você mesmo o pode fazer se assim o preferir, como disse ao encontrar erros tu o pode corrigir, eu mesmo faria a verificação daquele artigo entretanto, o demasiado trabalho com a contenção de vandalismos, minhas funções como um desenvolvedor de software wiki, e funções administrativas em algumas wikis acabam por me sobrecarregar. Saudações Sir Lestaty discuţie 03h02min de 5 de Abril de 2008 (UTC)

Bem, bem... Aqui tens um breve resumo de como se recomendam sejam as biografias...

Situação semelhante ao caso citado por si passei em diversas biografias de governadores da Bahia, mormente no período do Império - quando um mesmo político exercia diversos governos e minhas fontes tratavam especificamente de um momento apenas...

O resultado foi criar uma seção apenas para tratar desse momento, em detrimento dos demais - que podem vir a ser complementados posteriormente por outros editores. Um exemplo tens aqui, onde a seção "governo da Bahia" foi criada apenas para tratar desse momento na biografia da personagem histórica. Outros, entretanto, desenvolveram o verbete, acrescendo-o de dados biográficos e até imagem, permanecendo entretanto a seção específica.

Espero ter sido de alguma ajuda. Abraços, Conhecer ¿Digaê 04h17min de 2 de Abril de 2008 (UTC)

Olá Vapmachado! Claro que posso ajudar, embora também não seja nenhum especialista em "biografias", isto é, estou mesmo muito longe de o ser. Penso que o assunto poderá ser resolvido de duas maneiras diferentes, dependendo do tamanho do texto a fazer. Se o texto não for muito grande, pode ser colocado, mesmo dentro da biografia, numa secção com um título parecido com qualquer coisas como "Como ministro da educação". Se o texto for longo pode-se sempre, utilizando a mesma secção, colocar {{Artigo principal|[[Veiga Simão como ministro da educação]]}} que aponta para artigo separado. Ver uma situação em que se usa isto Nota: os títulos por mim apresentados são meros exemplos, pode haver títulos mais correctos. Abraços João Carvalho deixar mensagem 12h17min de 2 de Abril de 2008 (UTC)

Olá Professor Virgílio,

Esse assunto já foi várias vezes foi debatido nas esplanadas, mas nunca se chegou a fazer uma votação sobre a proibição do youtube e outros sites semelhantes. Não houve votação mas existe um consenso geral em não colocar os links para site onde existem claras violações de direitos de autor. eu ainda encontrei isto nas políticas:

Citação: «ligações para um sítio que distribui ilegalmente o trabalho de outras pessoas dá-nos uma má imagem»

Se o principal objectivo da Wikipédia é criar um conhecimento livre não tem lógica nós estarmos a promover violações de direitos de autor. Um forte abraço --Rei-artur 18h20min de 7 de Abril de 2008 (UTC)


essa pergunta passou-se, não reparei. Mas eu continuo o pensar, que não devemos aceitar qualquer video do youtube e similares, por dois motivos. 1º no youtube não possibilita colocar a licença a que se publica os videos, como não tem licença exposta, logo estão protegidos por direitos de autor. 2º se nós aceitar-mos alguns videos vamos abrir uma caixa de pandora. Eu não sei que tipo de vídeo quer colocar o link, mas se fosse possível, era criar os videos e coloca-los no commons e assim podiam ser embebido os artigos. Esta é a minha opinião, mas o melhor é expores a tua ideia na esplanada, para ver qual é a opinião da comunidade.--Rei-artur 18h10min de 23 de Abril de 2008 (UTC)

Predefinição para referências[editar código-fonte]

Professor Virgílio como sempre as nossas avós tem razão, e é mesmo verdade, quem não chora não mama :)

Em relação à predefinição e aproveitando a sua área de formação, nós neste caso temos pensar na razão custo-benefício, essa predefinição ajuda imenso na arrumação dos artigos mas provoca um problema na versão para impressão. Acontece que os conteúdo que ficam dentro do "scroll", apenas aparece o inicio. Mas na minha opinião, devemos utilizar este tipo de predefinições, porque a Wikipédia é essencialmente uma enciclopédia digital, na minha experiência própria, já participo neste projecto já há uns anos e nunca fiz uma impressão de um artigo. E também actualmente a predefinição das referências já incluí um "scroll" e nós já temos uma predef apesar de ser pouco utilizada. Nos casos/artigos que apresentação na minha discussão esta predefinição será muito útil. Um abraço--Rei-artur 20h09min de 11 de Abril de 2008 (UTC)

e diminuindo o tamanho da letra também é uma boa maneira para melhorar o artigo.--Rei-artur 14h40min de 12 de Abril de 2008 (UTC)

Eliminação de esboço[editar código-fonte]

Olá Professor Virgílio, eu respondi aqui. Um forte abraço --Rei-artur 20h58min de 13 de Abril de 2008 (UTC)

Ciente de seu comentário(que está no local errado, deveria vir ao final, seguindo a ordem, mas quem liga?). Como está escrito no meu, se não concordar reverta, não espere muito da minha consciência.-- Jo Lorib d 02h07min de 27 de Abril de 2008 (UTC)

Criação de artigos por ginasianos[editar código-fonte]

Prezado Prof Virgilio,

estou promovendo a inclusão digital em uma cidade do interior em uma cidade do interior de S. Paulo, Brasil. Não sei se é comum a terminologia de Portugal para o ato de trazer à Internet aqueles q nela não estão.

No caso, estamos pensando em incluir os estudantes do ensino Fundamental de segundo ciclo, ou algo assim -- antigo ginásio -- vamos pedir aos alunos para trabalhar com a Wikipedia, criando ou melhorando artigos.

O q o sr acha de tal idéia ? Soube, através de Clara C, antigamente chamada Clara C., q o sr esteve envolvido em projetos de inclusão digital. Sendo assim, gostaria de saber o q aconselharia a mim e à equipe, antes de q entrássemos no projeto.

Caso seja importante, posso encaminhar mais informações sobre o projeto, tanto aqui nesta discussão, qto para uma conta de e-mail.

Obrigado,
-- Hgfernanmsg 20h18min de 29 de Abril de 2008 (UTC)

não será uma duplicação? 82.154.21.5 (discussão) 18h45min de 30 de Abril de 2008 (UTC)

PS: Atenção que essa página está no domínio principal, devido ao acento no wikipédia. Boas contribs. 82.154.21.5 (discussão) 18h47min de 30 de Abril de 2008 (UTC)

A página não foi eliminada foi movida. Ela havia criado a página Usúario:Inês Agostinho/Trabalho4, como pode perceber a palavra Usuário está grafada de modo errado e por esse motivo acabou no domínio principal. Movi para Usuário:Inês Agostinho/Trabalho4 e coloquei o redirect que ficou do movimento para ER. Cumprimentos. GRS73 msg 01h46min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

  • Não incomodas, sempre que precisar de algum esclarecimento podes solicitar. GRS73 msg 01h57min de 13 de Maio de 2008 (UTC)
    • É que não devem existir ligações de páginas de usuário com o domínio principal, então o redirect foi para ER para evitar isso. Nada demais. GRS73 msg 02h11min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

E no caso em questão seria uma ligação do domínio principal para uma página de usuário. GRS73 msg 02h13min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Ola Virgílio,

Para além de nosso contato sobre as categorias gostaria de lhe fazer considerações sobre minha experiência aqui na wikipédia.

Aconteceu um tempo atras de um professor brasileiro, administrador, se emvolver em um problema muito chato. Não aconselharia você a vir a ser um administrador. Administrar na wikipédia não significa tomar decisões de planejamento. O valor do administrador é restringir o uso de ferramentas de oparações complexas de edição dos artigos. Isso não dá mais poder para planejar ou editar um artigo, mas apenas resolver problemas complexos.

Não existem muitos problemas de edição em artigos centíficos porque praticamente a maioria do povo aqui edita sobre temas geográficos, sociais e culturais. Tudo isso é muito controverso e gera mesmo discussões. A maioria dos artigos são biografias, lugares e instituições. Os conceitos são poucos e são pocuas as pessoas que se interessam por editar temas tão amplos como, Física ou Ciência onde o texto ainda está muito superficial e sem referências bibliográficas. Estes artigos dos conceitos estão na base de nossas categorias. Logo a Wikipédia é mais um espaço de divulgação doque um projeto editorial. Mostra mesmo o quanto cada um tem interesses diversos e particulares e como isso tudo gera disputas.

O maior trabalho de desenvolvimento dos temas ocorre mesmo nos projetos como o que participei mais ativamente Wikiprojeto subdivisões do Brasil. Nestes lugares é onde discutimos os temas e fazemos os artigos melhorar de modo coletivo. Na medida em que pessoas editam artigos de um tema vão se encontrando, pode surgir um projeto de melhorar o conjunto dos artigos do tema em questão. Isso dá muito trabalho, muito mesmo. Passei mais tempo duscutindo com o pessoal do projeto doque buscando fontes para editar os artigos que tenho preferência.

Não se preocupe muito com a Esplanada ou qualquer outra página de discussão da comunidade ou tema do Portal comunitário. Antes de levar um tema pra lá, fale com o editor da página que criou o artigo/página ou modificou algo que julgar necessário mudanças. Funciona melhor doque levar o tema prá espaços comunitários. Se o problema for grande, fale com todos e então coloque na Esplanada. Uma solução sai mais rápido assim.

Gostei das suas preocupações e acho que os frutos das discussões será bom. Escrevi o que achei bom já que ainda acho que lhe falta experiências com as discussões da comunidade e compartilhei com você minhas estratégias. Não sou muito presente aqui, mas olho todos os dias. Qualquer coisa é só entrar em contato.

Cordialmente,

David Andrade (discussão) 18h03min de 17 de Maio de 2008 (UTC)

Realmente, essa questão dos interwikis em páginas de documentação não é trivial visto que a falta do interwiki pode ser até justificável em alguns casos. Enfim, não causou problema algum. Alguns wikipedistas questionaram o modo como o assunto foi abordado na Esplanada. Em um projeto tão plural quanto o nosso, não há consenso sobre o limite aceitável da ironia. Não creio que há documentação sobre isso, mas venho percebendo que evitar ironia nos domínios públicos do projeto é geralmente a melhor pedida. Sds, --Leonardo Stabile msg 07h31min de 1 de Junho de 2008 (UTC)

Predefinição[editar código-fonte]

Olá, Vapmachado! Criei a predefinição {{Logística2008}} baseada na caixa introdutória do artigo Recepção (Armazém). Artigos marcados com esta predefinição serão categorizados de maneira automática na Categoria:!Artigos a revisar do projecto Logística 2008 o que possa facilitar a navegação entre os artigos a revisar, criados no âmbito do projecto. Substituirei a seguir todas as caixas existentes. Boas contribuições. --Gunnex msg contrib 21h22min de 1 de Junho de 2008 (UTC)

Feito --> 41 caixas substituídas. --Gunnex msg contrib 22h05min de 1 de Junho de 2008 (UTC)
Olá, Vapmachado! Citação: Vapmachado escreveu: «"(...) os motivos que o levaram a dedicar algum tempo (...) a utilidade, presente e futura (...)"». Bom, é uma predefinição temporária. A predefinição poderá ser tirada dos artigos depois da revisão pelo projeto Logística2008 e - se houver ainda alguns problemas - ser substituida por uma predefinição ptwiki (por exemplo: {{revisão}}). No entretanto, a predefinição serve não só para marcar os artigos criados no âmbito do projeto, mas também para acumular-os na categoria já indicada, facilitando a revisão pelo projeto Logística 2008 e por usuários "normais" da Wikipédia. O uso da predefinição (junto com a categoria) oferece, além de poupar espaço nos servidores da Wikipédia, também outras vantagens, como as alterações relacionadas com "Categoria:!Artigos a revisar do projecto Logística 2008", indicando as contribuições de usuários participantes e de outros usuários. Ou de bots, como o CommonsDelinker D​ C​ E​ F, tirando, por exemplo, imagens carregados nos Commons por não apresentar uma licença adequada ou ser violações de direitos autoriais -> exemplo <- o que possa ser útil de maneira de o usuário responsável pelas imagens esclarecer as políticas do Commons:Licenciamento. Pelos afluentes da predefinição (e pela categoria) é possível localizar os artigos que ainda estão com a predefinição.
Portanto e em soma, no meu ver, um pequeno instrumento de controle que possa ajudar o seu projeto e a Wikipédia. Espero que, num dia, todos os afluentes desta predefinição desaparecerão. Até lá, boas contribuições e obrigado pelo desempenho. Sempre disposto a dar uma ajudinha --> --Gunnex msg contrib 19h24min de 6 de Junho de 2008 (UTC)

Sobre edições.[editar código-fonte]

Olá Vapmachado.

Não sei se esteja sabendo, mas edito bastante por aqui no sentido de reverter vandalismo, de categorizar e de colocar tags nos verbetes.

Pode ser que as vezes eu acabe por não perceber que alguém seja seu aluno e me equivoque em algum tipo de edição. Caso isso ocorra, sinta-se livre em reverter a minha edição.

Caso tenha colocado para apagar algum artigo válido, entre em contacto comigo. Outro dia ví um esboço estranho, mas consegui perceber que era de um de seus alunos. Abraços.--OS2Warp msg 17h48min de 5 de Junho de 2008 (UTC)

Caro Vapmachado, achei muito interessantes algumas ideias da página que citou e que não conhecia. Julgo que seria importante acrescentar àquele espírito um ingrediente de objectividade, para evitar que se transforme num concurso de popularidade. Que tipo de colaborações consideramos serem colaborações de qualidade? Quais delas podem ser definidas de modo completo, tornando a atribuição quase um automatismo? Quais deles precisariam de um processo de avaliação por parte de outros colaboradores? Quais colaboradores e com que critérios?

Por exemplo, um dos grandes problemas da qualidade da wikipédia é que ninguém cita fontes para nada. Seria possível criar um sistema de incentivo à colocação de fontes? Uma lista dos colaboradores que colocam mais fontes? Outro exemplo, criar um painel de especialistas numa área científica, que atribuíssem distinções a colaboradores por uma acção particularmente meritória quanto à introdução de conteúdos de qualidade. Já pensou o que seria ter uma coisa dessas para Engenharia Industrial, incentivando estudantes universitários de toda a lusofonia a contribuir com colaborações de qualidade? Enfim, tenho estas e outras ideias guardadas numa mala há muito tempo. O problema é tempo, ambiente e gente para as implementar.

É... o espírito do Zé Povinho está cá e em força... O contraste com a wikipédia anglófona é brutal e com tendência a agravar-se. Um abraço, Ozalid (discussão) 18h34min de 19 de Junho de 2008 (UTC)

Predefinições de fusão[editar código-fonte]

A fusão foi feita e abri discussão sobre o assunto. Quanto a replicação das discussões de fusão, bem apontado. Modifiquei a predefinição {{Fusão com}} para apontar para a discussão do artigo destino. Perceba neste histórico a mudança na prática. Acabei também incrementando um pouco Wikipedia:Fusão para citar {{fusão com}}, {{fusão de}} e a fusão de páginas de discussão. Ainda há um outro tipo mais complexo de fusão que não é documentado, que envolve a fusão não só do conteúdo mas também do histórico. Talvez eu escreva sobre o assunto no futuro, ainda que não seja tão popular já que somente administradores têm acesso ao recurso. Sds, --Leonardo Stabile msg 02h09min de 22 de Junho de 2008 (UTC)

Sobre Porto de Sines[editar código-fonte]

Olá Vapmachado.

Olhei rapidamente o verbete Porto de Sines e eu o achei muito bom. Como não participo das votações de Wikipedia:Os melhores artigos não tenho certeza se o artigo será eleito. Não sou muito de dar opiniões e nem de avaliar o serviço dos outros.

Tem quem goste e critique. Tenho a impressão que a maioria dos que votam seja estudantes universitários e eles costuma usar termos meio pesados e se acham muito bons.

O verbete visualmente está muito bem apresentado e ilustrado. Porém faria duas observações. A primeira seria melhorar o parágrafo introdutório (Wikipedia:Livro de estilo#Parágrafo introdutório). Seria dizer logo que Porto de Sines é um grande porto de Portugal que possuiu mutiplas funções, algo assim.

Gostamos de ver sempre um bom parágrafo introdutório, mesmo que o verbete esteja pouco desenvolvido. Só se sabe que o porto fica em Portugal, só lá no fim do parágafo.

O segundo item seria ir lá no commons e solicita que commons:User talk:User sines que subiu as imagens, que termine de acertar as licenças das imagens. Algumas delas possuem aviso de falta de dados e podem ser apagadas.

Se olhar uma imagem minha commons:Image:Igreja matriz de Santana do Parnaíba.jpg eu tive que preenher um gabarito e algumas palavras tem que ser em inglês. Parece que mudaram o sistema e não vejo mais disponível o gabarito na hora de fazer o upload de uma imagem.

Duas fotos que foram colocadas no verbete Imagem:Terminal de gás natural 2.jpg e Imagem:Terminal multipurpose e ro-ro.jpg deverão ser apagadas no Commons, porque são imagens obtidas do site oficial do porto e as imagens não são livres. O pessoal do commons ainda não percebeu isso, mas uma hora vão colocar na página do User sines, aviso de eliminação da imagem.

Subir imagens (mídia) no commons sempre foi algo complicado.

Se colocar o verbete para votar, as imagens deverão ser logo questionadas e poderão ir no commons e eles mesmos, colocar as tags de apagamento.

As vezes eu faço isso no commons quando colocam imagens de capas de CDs nos verbetes. Capas de CDs são de propriedade das gravadoras. É o que eu tenho para comentar. Abraços e paciência.--OS2Warp msg 02h53min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

Sobre Business-to-consumer[editar código-fonte]

Olá Vapmachado.

Já consertei tudo e deixei uma mensagem na página do Usuário Discussão:Nunommcorreia.

Um IP apagou todo o texto existente e substituiu por de um site. Então acharam o texto e fizeram um redirecionamento de Business-to-consumer para Comércio eletrônico. Não perceberam que havia edições válida mais antigas. Nâo olharam bem o histórico.

Já desfiz a edição e acredito que tudo esteja em ordem. Caso necessite de ajuda, fale comigo.--OS2Warp msg 00h36min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Olá Vapmachado.

Bastou apenas reverter para uma edição anterior e B2C agora aponta para Business-to-consumer. Só avisando que as vezes, dependendo do assunto, tem quem discorde e as vezes a conversa vai longe... Abraços.--OS2Warp msg 00h54min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Sobre Artigo nos afluentes[editar código-fonte]

Olá Vapmachado.

É normal que apareça o verbete entre seus próprio afluentes. Se olhar páginas afluentes de 50000 Quaoar vai ver o efeito escada.

Existe Quaoar com os seus afluentes e Quaoar (planetóide) uma afluente do primeiro, com os seus afluentes, aqui é um caso de duplo redirecionamento. Teria que corrigir os duplos redirecionamentos. Serve para detectar os duplos, triplos redirecionamentos. Apenas isso. Abraços.--OS2Warp msg 23h36min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Olá, precebi seu interesse por empresas, por isso venho convidar você a participar do WikiProjeto:Empresas, conto com a sua ajuda. Cumprimentos. Heitor discussão 20h05min de 28 de Junho de 2008 (UTC)

Haha.Citação: Vapmachado escreveu: «Fez muito bem em escrever. Os meus maiores agradecimentos pela atenção.» escrever o que e onde? aquilo na wiki-en?Citação: Vapmachado escreveu: «Lamento muito que tenha sido tão mal aconselhado» mal aconselhado onde, na wikipédia ou na vida, ou ambos?. Agradeço por elogiar minha página de Usuário, mas no momento não estou com novos projetos, sempre os mesmos, como projeto manutenção, biologia, geografia, literatura, etc etc. Dei um tempo na Wiki-pt e estou trabalhando na wikipédia espanhola, galipédia, francesa e anglófona. Mas de tudo, saiba que não guardo nenhum recentimento seu, o drama da M80 passou, toda essa experiência me ensinou e muito, eu aprendi com meu próprio erro. Saudações amigo. Tenha uma ótima semana. Gustavo §iqueira Diga 04h09min de 30 de Junho de 2008 (UTC)

UPS logo on Commons[editar código-fonte]

Hi, I just read your (up to now not answered) request to Siebrand. As it seems that he deleted that image, it's pretty sure that it was not acceptable to Commons, probably due to US law. I am aware that, for instance, logos which are allowed to be used in German WP are disallowed to be uploaded to COM for same reason. Your student might try to upload the picture to ptWP, however, where at least he would get an answer in Portuges, if they delete it ;) -- Best, --213.47.146.118 (discussão) 09h29min de 1 de Julho de 2008 (UTC) (Commons:User:WeHaWoe)

Mais fusões[editar código-fonte]

Antes de tudo, perdoe-me a demora para atender o pedido. Foi uma semana um tanto agitada, e alterar predefinições não é a tarefa mais simples por aí (carece recurso completo de previsão de edição). Mas enfim, além de tentar unificar o visual desses diferentes avisos de fusão (ainda há {{Fusão predef}} e {{Fusão vot}}), fiz as mudanças pedidas e testei em Transporte multimodal e artigos relacionados. Parece-me que não há problemas. Qualquer problema ou incoerência no texto, avise-me. Em relação ao campo "data", sim, é o mesmo da en.wiki. A migração para cá foi feita recentemente e ainda está em testes, realmente carece documentação. Omitir tal campo não causa problemas, robôs adicionam a data automaticamente de tempos em tempos. Mas, assim como na en.wiki, escrever {{Fusão com|destino|{{subst:DATA}}}} adiciona a data. Quanto ao {{Fusão de múltiplo}} (talvez um nome melhor?), fica para amanhã; aviso quando houver disponibilidade. A "Wikipédia do Zé Povinho" possui pelo menos vinte vezes editores que a "Nave Mãe", é normal que estejamos em estágios anteriores do projeto, mas aos poucos vamos progredindo. Mas, como já li em algum lugar por aí, dado a quantidade de editores que temos, tiramos leite de pedra... Sds, --Leonardo Stabile msg 06h12min de 13 de Julho de 2008 (UTC)

Seu tom irónico é ridículo. Poupe-me dele, por gentileza, caro professor. Dantadd (α—ω) 13h14min de 15 de Julho de 2008 (UTC)

Ainda remoendo?[editar código-fonte]

Havia cometido um erro na redacção da mensagem inicial que deixei na aqui e que o terá induzido também em erro, pelo que procedi à respectiva correcção. Voltando, pela última vez, ao assunto que continua pelos vistos a consumir grande parte do seu tempo livre, e repetindo-me, nunca coloquei em causa o conteúdo do artigo, apenas e só o seu título, como também já tive oportunidade de lhe explicar anteriormente. Se não consegue entender e aceitar isso, problema seu. Esse assunto está mais do que morto e enterrado para mim. João Sousa DC 14h15min de 15 de Julho de 2008 (UTC)

First I would like to thank you for pointing out a possible mistake (made by me or someone else). I have tried to explain what happened with the interwiki links to pt:Gestão de compras on my user talk page. I have not done anything with the articles yet because I would like to have your advice first what is the right thing to do. Sincerely, MagnusA (discussão) 04h02min de 17 de Julho de 2008 (UTC)

I think your suggestion sounds good (and thank you for explanations of the two different words, one learns more each day). I even took the freedom to actually make the changes on the different wikipedias. The interwiki networks (en:Purchasing and en:Procurement) seems to be seprataed, at least for now. If I made any mistakes please don't hesitate to tell me. :-) I believe it is important to have as correct interwiki links as possible. Regards --MagnusA (discussão) 07h28min de 29 de Julho de 2008 (UTC)

Caro VAP, prefiro o tom da última mensagem. É mais sincero. Enfim, não vou entrar em disputas bobas, pois eu já havia dito à sua aluna para usar correctamente as referências, algo que ela não quis fazer. De facto, há vários artigos com o mesmo problema, ou seja, com a citação das fontes e referências feita de forma completamente incorreta e verborrágica. Não é esse o caminho. Dantadd (α—ω) 22h21min de 21 de Julho de 2008 (UTC)

Encontrei por acaso o artigo e vi o que aconteceu. Dei uma revisão ao mesmo, resolvendo o problema do excesso de sub-secções e inserindo uma secção de referências com os links que a Inês tinha colocado, mas num formato mais de acordo com o livro de estilo. Espero que assim todos fiquem satisfeitos, a Wikipédia é que fica a ganhar. Alegre

Já agora, aproveito para saudar os bons resultados que têm vindo a ser obtidos no âmbito do seu projecto.

Cumprimentos, EuTugamsg 10h56min de 25 de Julho de 2008 (UTC)

Meus respeitos ao teu belíssimo trabalho na wikipédia. NH (discussão)

Concordo com as mensagem do NH e aviso que já corrigi a {{discussões}}. Grande abraço, Lechatjaune msg 18h00min de 1 de Agosto de 2008 (UTC)

Activismo pró-pedófilo[editar código-fonte]

Peço um minuto de sua atenção para votar na página de eliminação de Activismo pró-pedófilo. Esse artigo é um libelo pró-pedofilos, a começar pelo próprio título.

Há certos temas que ficam muito bem num "Manual de Psiquiatria Forense", mas que não são propriamente assuntos enciclopédicos. Quem quiser saber sobre certas perversões - e seu número beira o infinito - que consulte a literatura especializada. Sempre defendo a admissibilidade de artigos na Wikipédia, mas tudo tem um limite, ditado pela dignidade da essência humana.

É importante que você saiba que eu sou dos mais "liberais" a respeito de admissibilidade de artigos na Wikipédia; nesse ponto penso que é melhor ventilar os podres do que ocultá-los. Mas existe uma diferença enorme entre ocultar, e fazer apologia.

É a primeira vez eu que voto para remover um artigo: desde que atuo na Wikipédia só votei para manter artigos. Esse caso, a meu sentir, é especial. Se você tiver amigos que pensem como nós, peça a eles que votem na página de eliminação de Activismo pró-pedófilo, até 4/8. A permanecer o atual placar esse artigo repugnante será mantido. Asnático (discussão) 20h31min de 2 de Agosto de 2008 (UTC)

Missing interwikis of Help pages[editar código-fonte]

Thank you for your offer of me leading this little project, but after thinking about it for some time I have to say no thanks. I can help creating links when I found missing links, but I cannot take the responsibility to actually lead the project. I am involved in too much "small stuff" at svwp for the moment. :-) Best regards --MagnusA (discussão) 12h08min de 3 de Agosto de 2008 (UTC)

  • Prezado(a)

Como foi decidido unilateralmente e sem defesa minha punição por haver bloqueado a Clara C., e numa votação esta decisão de bloqueio foi mantida pela comunidade - fiquei na estapafúrdia situação de ser punido por um acerto!

Em face disto, e baseando-me nos preceitos da Wiki que prevêem a reavaliação de nossas decisões, venho pedir para olhar, sem sentir-se obrigado a nada, esta minha consulta à comunidade que, por falta de local melhor, levei à Esplanada-Anúncios.

Desde já agradecendo vossa atenção,

Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 07h19min de 4 de Agosto de 2008 (UTC)

Wikipedia:Projectos/Coordenação de turma[editar código-fonte]

Criei uma proposta no Wikipedia:Conselho_de_WikiProjectos/Propostas#Wikipedia:Projectos/Coordenação_de_turma para criar o tal projecto de coordenação de turma. Pode-se também anunciar na Esplanada para ver se mais alguém está interessado. Não é necessário haverem mais pessoas para criar o projecto, mas facilita na criação. Um abraço GoEThe (discussão) 19h40min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)

Caro vapmachado, disponha de mim para ajudar em qualquer coisa que precisar. É sempre útil chamar mais pessoas para a criação de projectos dentro da Wikipédia. Uma pessoa acha sempre que é a única com determinado interesse, mas eu fico sempre surpreendido com o número de pessoas que se oferece para ajudar. Peço desculpa se fiz algo com o qual não concordasse, ou se fui precipitado em propor o projecto à comunidade. Não sei se entra em conflito com os seus planos. Não se preocupe que não está a "atropelar" nenhuma política, regra, ou seja o que for. O conselho de wikiprojectos é uma coisa informal com algumas informações úteis para quem quiser criar projectos, nada mais. Não era obrigatório criar um projecto por aquele sistema. Cumprimentos, GoEThe (discussão) 20h35min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)
Caro vapmachado, na minha opinião não acho que seja absolutamente necessário propor no WikiConselho, pois realmente é de uma natureza bem diversa. Mal não fará, também. Sempre trará alguma publicidade gratuita a esse esforço. Peço desculpa a resposta curta e dúbia, mas estou de partida para férias. Boa sorte GoEThe (discussão) 15h27min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)

Sobre Categoria:Wikipedia fonte para pesquisadores[editar código-fonte]

Olá Vapmachado.

Fiz o redirecionamento que sugeriu. Categoria:Wikipedia fonte para pesquisadores. Criei e fiz um redirecionamento em Categoria:!Fontes para pesquisadores como sugeriu,

Não lembro daquela categorização que fiz. Devido a pressa, faço ajustes rápidos e um dia alguém realiza os acertos finais.

Faço categorizações baseadas na wiki em inglês, quando encontro um verbete onde não consigo saber qual categoria deve ficar. Abraços.--OS2Warp msg 03h43min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)

Categoria:!Projectos escolares e universitários[editar código-fonte]

Prezado Vapmachado. Não tenho nenhuma objeção ou sugestão. Aproveito para parabenizá-lo pelas iniciativas que prestou a este projeto. Sempre considerei tais iniciativas como o melhor caminho de expansão e melhoramento da Wikipedia.

Para qualquer comentário futuro a mim, sugiro que envie um e-mail, pois não sou ativo na Wikipedia e dificilmente lerei mensagens postadas aqui. Cordialmente, Marcelo B.B.R. 17h20min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)

Sobre um redirecionamento[editar código-fonte]

Olá Vapmachado

Em Categoria:!Projectos escolares e universitários fiz esta edição:

Que seria escrever a sintaxe abaixo:

#REDIRECT[[Categoria:!WikiProjecto:Escolares e universitários]]

Acho que assim fica acertado o redirecionamento. Apenas um detalhe. Não sou fã de fazer o uso de redirecionamento para categorias. Considero que se deva logo fazer o ajuste a categoria.

Os redirecionamentos são usados quando ocorre o problema de escrever actores e atores. Onde dependendo do pais o usuário não consegue saber e as vezes aceitar, o nome do redirecionamento devido a diferença de ortografia ou de uso de certas expressões que são comuns em um país, mas estranhos para usuários de outro país. Abraços.--OS2Warp msg 20h22min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)

Olá. Obrigado pela revisão da página. Normalmente não é necessário justificar as alterações a não ser que sejam potencialmente polémicas para outros editores. Não é esse o caso. A página ainda precisa de melhoramentos principalmente na secção de exercícios sugeridos. A informação que coloquei foi essencialmente a tradução e adaptação para a Wikipédia lusófona. Provavelmente irei fazer mais tarde algumas alterações para melhorar essa secção. Aproveito para lhe dar os parabéns pelo pioneirismo, segundo sei, ao realizar um projecto universitário na Wikipédia lusófona. Mosca (discussão) 09h47min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Olá. Não entendi bem o que queria dizer com "elaborar uma primeira versão dos textos nas páginas de discussão". Por outras palavras: que textos? Quanto à página Wikipedia:Projectos/Escolares e universitários/Modelo Piotrus e Vapmachado acho que posso melhorar, pelo menos a nível técnico, a utilização desse modelo por outras pessoas. Vou ver se consigo fazer esta alteração para perceber melhor do que se trata. Mosca (discussão) 16h26min de 21 de Agosto de 2008 (UTC)
Pode ver o resultado do que propus em Wikipedia:Projectos/Escolares e universitários/Modelo Piotrus e Vapmachado. Coloquei a descrição da alteração em Wikipedia Discussão:Projectos/Escolares e universitários/Modelo Piotrus e Vapmachado para se perceber para onde foi a informação e como funciona a inputbox. Mosca (discussão) 17h45min de 21 de Agosto de 2008 (UTC)

Olá. Peço desculpa pela demora na resposta. Já reverti para a edição anterior da página Wikipedia:Projectos/Escolares e universitários/Modelo Piotrus e Vapmachado. Mosca (discussão) 14h39min de 25 de Agosto de 2008 (UTC)

Esplanada:Anúncios[editar código-fonte]

Salve,

a Esplanada:Anúncios serve para transmitir notícias à toda a comunidade. O local para reflexões, bate-papo e jogar conversa fora é a(c)tualmente a Esplanada:Geral. Não leve minha a(c)ção pelo lado negativo mas entenda que se todos forem postar comentários lá a organização das mensagens na página se perdem. Já agora tens a mesma mensagem repetida em dois espaços diferentes. Seria proveitoso concentrá-las num mesmo canto. No mais, tenha prazer em participar conosco neste projeto. Me desculpo ainda ter movido tal comentário sem avisá-lo. Precisando de auxílio, pode contar comigo. Kim Richard correio 19h43min de 22 de Agosto de 2008 (UTC) PS: estou ausente mas sempre presente Alegre Kim Richard correio 19h43min de 22 de Agosto de 2008 (UTC)

Olá, Vapmachado, receba nossas boas-vindas.


Notamos teu interesse em Matemática e gostaríamos de convidar-te a participar do desenvolvimento do Projeto Matemática. Se desejares poderás inscrever-te aqui.

Colocamo-nos à disposição para contato.


Saudações, Algébrico (discussão) 05h46min de 1 de Dezembro de 2008 (UTC)