Viktor Vasnetsov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Auto Retrato 1873

Viktor Mikhailovich Vasnetsov (Виктор Михайлович Васнецов), "governação" ou província de "Viatka (atual Kirov), Império Russo, 15 de maio de 1848— Moscovo, União Soviética, 23 de julho de 1926) foi um artista russo que se especializou na temática da mitologia e em temas históricos.[1] É actualmente considerado uma das figuras chave do movimento revivalista na arte russa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância (1848-1858)[editar | editar código-fonte]

Viktor Vasnetsov nasceu na remota aldeia de Viatka em 1848.[1] O seu pai, Mikhail Vasilievich Vasnetsov, era o padre local. Sendo um homem de intelecto filosófico e com educação superior era conhecido o seu interesse pelas ciencias naturais, astronomia e pintura. O seu avô tinha sido um pintor de icones religiosos e dois dos seus três filhos, Viktor e Apollinary, tornaram-se pintores reconhecidos, tendo o terceiro tornado-se professor. Numa carta, onde recorda a sua infância, enviada a Vladimir Stasov, Vasnetsov recorda como "tinha vivido com crianças camponesas e sempre gostara delas como amigas e não como narodnik".

Viatka (1858-1867)[editar | editar código-fonte]

Tendo estudado num seminario em Viatka desde os dez anos de idade, durante a época do verão Viktor e a sua família deslocavam-se para a cidade mercantil de Riabovo. Durante os seus anos de seminario Viktor teria trabalhado para um criador local de icones e também auxiliado um artista exilado da Polonia, Michał Elwiro Andriolli, a executar afrescos para a catedral de Alexander Nevski em Viatka.

Após ter terminado o seminario, Viktor decidiu mudar-se para São Petersburgo para estudar arte, tendo vendido os seus quadros "Mulher na Colheita" e "Entregadora de Leite (ambos de 1867) de modo a poder juntar dinheiro para a viagem em direção á capital russa.

Moving House, 1876

Referências

  1. a b Título não preenchido, favor adicionar. Visitado em 29 de abril de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]