Vladislau II da Hungria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vladislau II
Vladislau Jogailo da Boêmia e Hungria

Vladislau Jogailo da Boêmia e da Hungria (Ulászló, em húngaro; Vladislav, em tcheco; Władysław, em polonês) (Cracóvia, 1 de março de 1456 - Buda (agora Budapeste), 13 de março de 1516), rei da Boêmia (1471 - 1516) e da Hungria (1490 - 1516). Vladislau II foi filho de Casimiro IV da Polônia e de Isabel da Áustria. Era sobrinho, por via paterna, de Vladislau III Jogailo da Polônia e, por via materna de Ladislau V o Póstumo.

Sucedeu a Jorge de Poděbrady o trono tcheco e a Matias Corvino na Coroa de São Estevão.

Estrangeiro em seus dois reinos (era polonês), foi dominado pela nobreza e teve que fazer frente a numerosos levantes da burguesia e dos camponeses, a mais importante destas últimas em 1515.

Nesse mesmo ano firmou um tratado de aliança com o imperador Maximiliano I de Habsburgo e seu irmão, o rei polonês-lituano, Sigismundo I da Polônia.

Graças a este tratado no futuro seu reino permaneceria sob a proteção dos Habsburgo, já que fez casar a seus dois filhos com os netos do imperador germânico.

Casado com Beatriz de Nápoles, viúva de Matias Corvino e filha de Fernando I e de Isabel de Taranto, divorciado e Ana de Foix-Candale, com quem teve dois filhos:

Ver também[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Jorge de Poděbrady
Rei da Boêmia
Blason Boheme.svg

1471 - 1516
Sucedido por
Luís II
Precedido por
Matias I
Rei da Hungria
14901516
Sucedido por
Luís II