Ana de Foix-Candale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ana de Foix-Candale, rainha da Hungria

Ana de Foix (França, 1484 - Buda, 26 de julho de 1506) foi rainha da Boêmia e da Hungria como consorte do rei Vladislau II.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ana era filha do conde Gastão II de Foix-Candale e de Catarina de Foix, infanta de Navarra. Seu casamento com o rei tcheco-húngaro foi a consequência de um tratado político entre Luís XII da França e os Jagelão contra os avanços dos turcos otomanos e a expansão da Casa de Habsburgo. O contrato matrimonial foi fechado em 23 de março de 1502.

Ana chegou à Hungria em 29 de setembro de 1502, donde começa as núpcias. Ela foi coroada em Székesfehérvár, rainha da Hungria. Ana nunca seria coroada rainha da Boêmia, por ser uma fervente católica. Recordemos que a maioria da nobreza húngara era hussita.

De seu casamento com Vladislau II da Boêmia e IV da Hungria nasceram dois filhos:

O notável da sua pessoa não foi a sua atuação, mas sim a sua descendência, em particular a de sua filha Ana, de quem descendem muitos monarcas europeus.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ana de Foix-Candale