Margarida Teresa de Habsburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde agosto de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Margarida Teresa
Retrato de 1667 por Jan Thomas van Ieperen, localizado no Museu de História da Arte em Viena.
Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico
Rainha da Germânia, Hungria e Boêmia
Arquiduquesa consorte da Áustria
Cônjuge Leopoldo I da Áustria
Casa Casa de Habsburgo
Pai Filipe IV de Espanha
Mãe Maria Ana de Áustria
Nascimento 12 de julho de 1651
Real Alcázar de Madrid, Espanha
Morte 12 de março de 1673
Hofburg, Viena, Áustria
Enterro Cripta Imperial de Viena, Áustria
Religião Cristianismo
A infanta Margarida Teresa.

Margarida Teresa de Habsburgo (Madrid, 12 de julho de 1651Viena, 12 de março de 1673) foi uma infanta da Espanha e a imperatriz consorte do Sacro Império Romano-Germânico. Foi filha do rei Felipe IV de Espanha e de sua segunda esposa Maria Ana de Áustria. Seus avós maternos eram Fernando III, Imperador do Sacro Império Romano Germánico e Maria Ana de Espanha, enquanto seus avós paternos eram Felipe III de Espanha e Margarida de Áustria. Também era irmã de Carlos II o Enfeitiçado o último Rei da Casa de Habsburgo na Espanha, e meia irmã de Maria Teresa de Espanha, rainha consorte da França. Margarida Teresa é também a figura central do famoso quadro Las Meninas, de Diego Velázquez. Apesar do alto grau de consanguinidade em sua família, Margarida Teresa era uma menina bonita, dotada de um caráter doce e alegre. Era também a filha favorita do rei Felipe IV, que em suas cartas particulares se refería a ela como «mi alegría» (Minha Alegria).

Casamento[editar | editar código-fonte]

Detalhe de As Meninas.
Infanta Margarida.

Por razões políticas, Margarida Teresa ficou noiva, ainda criança, de seu tio materno e primo paterno, Leopoldo I, Sacro Imperador Romano-Germânico. Seu pai estipulou que ela deveria manter sua posição na linha de sucessão ao trono espanhol e passar seus direitos de sucessão aos seus descendentes, algo que Leopoldo I aceitou de bom grado.

No verão de 1666, a infanta, então com quinze anos de idade, deixou a Espanha em direção à Áustria, onde foi recebida solenemente por Leopoldo I. O casamento ocorreu no dia 5 de dezembro daquele ano, em Viena. Apesar da diferença de idade (onze anos) e da aparência não atrativa de Leopoldo I, o casal foi bastante feliz, já que tinham vários interesses em comum, tais como música e teatro. Embora tivesse sido apelidada como "Gretl" por seu marido, Margarida Teresa continuou chamando-o de "tio".

Um dos eventos mais ilustres durante o reinado de Leopoldo foi a esplêndida performance da ópera Il pomo d'oro (A maçã de ouro), pelo compositor italiano Antonio Cesti, a fim de celebrar o aniversário de dezessete anos da imperatriz, em julho de 1668. A ocasião é considerada o apogeu da ópera barroca em Viena, durante o século XVII.

Margarida Teresa faleceu aos vinte e dois anos, em consequência do parto de sua filha Maria Ana, deixando Leopoldo I com o coração partido. Porém, ele se casou novamente, em 1674.

Realeza Espanhola
Casa de Habsburgo
Descendência
Greater Coat of Arms of Charles I of Spain, Charles V as Holy Roman Emperor (1530-1556).svg


Filhos[editar | editar código-fonte]

Margarida Teresa e Leopoldo tiveram quatro filhos:

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Maurice Ravel teria se inspirado em Margarida Teresa de Habsburgo ao compor Pavane pour une Infante Défunte;
  • Oscar Wilde inspirou-se em Las Meninas quando escreveu seu conto The Birthday of the Infanta;
  • Um diamante azul dado a infanta Margarida Teresa, quebrou os records em um leilão em Londres, vendido por 16,39 milhões de libras. Maragarida ganho-o de seu pai quanto tinha somente 13 anos como parte do dote de seu noivado com o tio, Leopoldo I.


Precedido por
Leonor Gonzaga
Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico
Rainha da Germânia
Arquiduquesa consorte da Áustria

16661673
Sucedido por
Cláudia Felicidade da Áustria
Precedido por
Maria Ana de Espanha
Rainha consorte da Hungria
Rainha consorte da Boêmia

16661673
Sucedido por
Cláudia Felicidade da Áustria

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Margarida Teresa de Habsburgo