Luísa Fernanda de Bourbon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luísa Fernanda de Bourbon.

Dona Maria Luísa Fernanda de Bourbon (Madri, 30 de janeiro de 1832Sevilha, 1 de fevereiro de 1897) foi infanta da Espanha e duquesa de Montpensier. Era a filha mais nova do rei Fernando VII da Espanha e de sua quarta esposa, a rainha soberana Maria Cristina das Duas Sicílias.

Foi herdeira presuntiva da coroa quando sua irmã mais velha, Isabel II da Espanha, ascendeu ao trono, entre 1833 e 1851, quando a filha sobrevivente mais velha de Isabel nasceu.

Isabel estava noiva de seu primo irmão Francisco da Espanha, conhecido por ser homossexual e supostamente impotente. Seu parente, o rei Luís Filipe I da França pensou que nenhum filho nasceria do casamento de Isabel e, na pretensão de que a coroa espanhola fosse herdada por netos seus, ajustou o casamento de Luísa Fernanda com seu filho mais novo, Antônio, duque de Montpensier, que também era primo irmão da mãe de Luísa Fernanda.

Luísa Fernanda, de quatorze anos de idade, e Antônio, de vinte e dois, celebraram suas núpcias em 10 de outubro de 1846, junto com as de Isabel e Francisco, e o jovem duque recebeu o título de infante da Espanha. O casal então se mudou para Paris e depois para Sevilha.

Em 1848, o pai de Antônio foi deposto. No mesmo ano, Luísa Fernanda, então com dezesseis anos, deu à luz seu primeiro bebê. Quando o primeiro filho de sua irmã Isabel, nascido em 1850, logo faleceu, Luísa voltou a ser sua herdeira. Então, enfim, uma segunda criança, nascida em 1851, sobreviveu. Finalmente, a rainha Isabel foi sucedida por seu filho sobrevivente, Afonso XII.

Depois que Isabel foi deposta, a família teve que se exilar. Luísa voltou para Sevilha anos depois, já viúva, onde veio a falecer.1 Seu corpo foi sepultado no Palácio do Escorial.

Filhos[editar | editar código-fonte]

Coat of Arms of Antoine and Luisa Fernanda of Spain, Duke and Duchess of Montpensier.svg

Luísa Fernanda e Antônio tiveram nove filhos, mas apenas cinco atingiram a maturidade:2

Descendentes[editar | editar código-fonte]

De todos os seus filhos, apenas Maria Isabel, condessa de Paris, e Antônio, duque de Galliera, deixaram filhos. Através de Antônio, a linha atualmente não-real de duques de Galliera continua. Os netos dele perderam perderam status real devido a casamentos não-dinásticos. O atual duque de Galliera é trineto de Antônio, D. Alfonso Francesco de Orléans-Bourbon y Ferrara-Pignatelli.

Através de Maria Isabel, Luísa Fernanda tornou-se bisavó do rei Manuel II de Portugal; dos duques Luís Filipe de Bragança, Amadeu II de Aosta e Aimone de Spoleto; das princesas Dolores Czartoryski e Esperança de Orléans e Bragança; da condessa Maria das Mercês de Barcelona (mãe do rei João Carlos) e do conde Henrique de Paris.

Referências