José Fernando da Baviera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
José Fernando da Baviera

José Fernando da Baviera (28 de Outubro de 16926 de Fevereiro de 1699) foi Príncipe das Astúrias e herdeiro da coroa espanhola. Filho de Maximiliano II, Eleitor da Baviera e da sua mulher Maria Antónia de Áustria, bisneta de Filipe IV de Espanha por via materna.

José Fernando foi uma criança fraca, provavelmente como resultado de sucessivos casamentos na casa de Habsburgo. Em 1698, foi escolhido como sucessor do rei Carlos II de Espanha, seu tio-avô, com o apoio de Inglaterra e França. A sua morte precoce, com apenas seis anos, gerou o caos no equilíbrio político da época e eventualmente levou à Guerra da Sucessão Espanhola e ao fim do poderio da casa de Habsburgo.