Carolina Augusta da Baviera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carolina Augusta
Princesa da Baviera
Carolina Augusta da Baviera
Retrato por Franz Schrotzberg, 1864
Imperatriz Consorte da Áustria
Rainha Consorte da Hungria, Croácia, Boêmia e Lombardia-Vêneto
Reinado 29 de outubro de 1816
a 2 de março de 1835
Predecessora Maria Luísa da Áustria-Este
Sucessora Maria Ana de Saboia
Princesa Herdeira de Württemberg
Reinado 8 de junho de 1808
a 31 de agosto de 1814
 
Nascimento 8 de fevereiro de 1792
  Mannheim, Palatinado, Sacro Império Romano-Germânico
Morte 9 de fevereiro de 1873 (81 anos)
  Viena, Áustria-Hungria
Sepultado em Cripta Imperial, Viena, Áustria
Maridos Guilherme, Príncipe Herdeiro de Württemberg (1808–1814)
Francisco I da Áustria (1816–1835)
Casa Wittelsbach (nascimento)
Württemberg (casamento)
Habsburgo-Lorena (casamento)
Pai Maximiliano I José da Baviera
Mãe Augusta Guilhermina de Hesse-Darmstadt
Religião Catolicismo

Carolina Charlotte Augusta da Baviera (em alemão Karoline Charlotte Auguste; Mannheim, 8 de fevereiro de 1792 - Viena, 9 de fevereiro de 1873), foi a quarta e última esposa do Imperador Francisco I e Imperatriz Consorte da Áustria, além de Rainha Consorte da Hungria, Croácia, Boêmia e Lombardia-Vêneto de 1816 até 1835. Foi Princesa da Baviera por nascimento, além de Princesa Herdeira de Württemberg pelo seu primeiro casamento com Guilherme, Príncipe Herdeiro de Württemberg (futuro rei Guilherme I).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Carolina era filha do rei Maximiliano I José da Baviera e da princesa Augusta Guilhermina de Hesse-Darmstadt. Seus avós paternos foram o conde palatino Frederico de Zweibrücken-Birkenfeld e Maria Francisca de Sulzbach; enquanto seus avós maternos foram o príncipe Jorge Guilherme de Hesse-Darmstadt e a princesa Carlota de Hanau-Lichtenberg.

Primeiro casamento[editar | editar código-fonte]

Casou-se em Munique, em 8 de junho de 1808, com o príncipe herdeiro Guilherme de Württemberg, (futuro Guilherme I de Württemberg). Essa união foi arranjada para se evitar um casamento político organizado por Napoleão. Após a cerimônia oficial, Guilherme teria dito à Carolina: "Nós somos vítimas da política." Os príncipes não tinham nenhuma afinidade ou afeto entre si. Eles viviam separados no palácio e o casamento nunca foi consumado. Carolina passava o tempo escrevendo cartas para seu irmão Luís e aprendendo os idiomas italiano e inglês.

Guilherme e Carolina não tiveram filhos e se divorciaram em 31 de agosto de 1814. O casamento foi finalmente dissolvido pelo Papa Pio VII para garantir que ambos pudessem se casar novamente de acordo com as regras da Igreja Católica.

Segundo casamento[editar | editar código-fonte]

Tanto o imperador Francisco I da Áustria quanto irmão dele, o grão-duque Fernando III da Toscana, propuseram casamento à Carolina. O impasse se resolveu quando Fernando III retirou sua proposta para que a princesa pudesse aceitar o pedido do imperador. Casaram-se em 29 de outubro de 1816, numa cerimônia muito simples, devido à economia rigorosa do imperador, e Carolina tornou-se Imperatriz da Áustria, Rainha da Hungria, Croácia e Boêmia. Antes do casamento todos a conheciam como Charlotte, mas ela passou a utilizar seu primeiro nome desde então. O casal não teve filhos.

Ela se tornou popular na Áustria e foi ativa no trabalho social, fundando vários hospitais e abrigos para os pobres. A Imperatriz Caroline foi descrita como elegante, simpática, religiosa e inteligente, embora não tão bonita.

Últimos anos[editar | editar código-fonte]

Após a morte de seu esposo, Carolina Augusta mudou-se para Salzburgo. Mesmo tendo saído da côrte, a imperatriz-viúva mantinha um relacionamento estreito com sua meia-irmã, a arquiduquesa Sofia (casada com seu enteado, o arquiduque Francisco Carlos e mãe do futuro imperador Francisco José I) e com sua sobrinha, a futura imperatriz Isabel (mais conhecida como Sissi).

Morte[editar | editar código-fonte]

Carolina morreu em Viena, em 9 de fevereiro de 1873, um dia após completar 81 anos de idade. Seu corpo foi sepultado na Cripta Imperial de Viena.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 8 de fevereiro de 1792 - 26 de dezembro de 1805: Sua Alteza Sereníssima, a Duquesa Carolina da Baviera
  • 26 de dezembro de 1805 - 8 de junho de 1808: Sua Alteza Real, a Princesa Carolina da Baviera
  • 8 de junho de 1808 - 31 de agosto de 1814: Sua Alteza Real, a Princesa Herdeira de Württemberg
  • 31 de agosto de 1814 - 29 de outubro de 1816: Sua Alteza Real, a Princesa Carolina de Württemberg
  • 29 de outubro de 1816 - 2 de março de 1835: Sua Majestade Imperial e Real Apostólica, a Imperatriz da Áustria, Rainha da Hungria, Croácia e Boêmia, etc.
  • 2 de março de 1835 - 9 de fevereiro de 1873: Sua Majestade Imperial e Real Apostólica, a Imperatriz-viúva Carolina Augusta da Áustria, Rainha-viúva da Hungria, Croácia e Boêmia, etc.

Nota[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Cölestin Wolfsgruber, Carolina Auguste die "Kaiserin-Mutter", Wien 1893.
  • Friedrich Weissensteiner, Liebeshimmel und Ehehöllen, München 1999
  • Martha Schad, Bayerns Königinnen, München 2000
  • Hansmartin Decker-Hauff, Frauen im Hause Württemberg, Leinfelden-Echterdingen, 1997, ISBN 3-87181-390-7
  • Susanne Elisabeth Hauser, Caroline Auguste von Bayern, die vierte Gemahlin Kaiser Franz´I. von Österreich. 3 Bde, phil.Diss, Wien 1991
  • Elisabeth Katharina Rath, Kaiserin Caroline Augustes Wirken in Salzburg. Ein Beitrag zur Sozialgeschichte Salzburgs in der zweiten Hälfte des 19. Jahrhunderts. phil.Diss, Salzburg 1988
  • Karl Ehrenfellner, Caroline Auguste (1792-1873). Namenspatronin des Salzburger Museums-kaiserliche Wohltäterin in Salzburg. Ausstellung. Salzburger Landesmuseum Carolino Augusteum. 1993
  • Thomas Kuster, Das italienische Reisetagebuch Kaiser Franz´I. von Österreich aus dem Jahre 1819. Eine kritische Edition. phil.Diss, Innsbruck 2004
  • Thomas Kuster, Die Italienreise Kaiser Franz I. von Österreich im Jahre 1819, in: Römische Historische Mitteilungen, Bd. 46, Rom-Wien 2004, 305-334.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carolina Augusta da Baviera