Berta de Saboia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Berta de Saboia
Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico
Bertha of Savoy, Holy Roman Empress.jpg
Governo
Reinado 1084 - 1087
Dinastia Saboia
Vida
Nome completo Berta de Saboia
Nascimento 21 de setembro de 1051
Morte 27 de dezembro de 1087
Pai Otão I de Saboia
Mãe Adelaide de Susa

Berta de Saboia (21 de setembro de 1051[1] - 27 de dezembro de 1087), também chamada Berta de Turim, foi a primeira esposa de Henrique IV, Sacro Imperador Romano-Germânico e foi rainha da Germânia e Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico. Com o imperador teve cinco filhos Adelaide, Henrique, Inês da Alemanha, Conrado dos Romanos e o futuro imperador Henrique V. Foi enterrada na catedral de Speyer.

Família[editar | editar código-fonte]

Berta era filha do Otão I de Saboia (também chamado Otto, Eudes ou Odo) e de Adelaide de Susa. Os seus avós maternos eram Olderico Manfredo II de Turim e Berta de Obertenghi. Os seus avós paternos eram Humberto I de Saboia "O mãos brancas", Conde de Saboia e Auxilia de Lenzburg..[2] Berta tinha quatro irmãos: Pedro I de Saboia, Amadeu II de Saboia, Otão I de Saboia e Adelaide de Turim.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

O casamento de Berta e Henrique IV foi arranjado e, por isso, ainda crianças, ficaram noivos em 1055. Enquanto Berta parece ter amado o seu marido desde o início, Henrique parece ter-lhe ganho aversão.

Noivado[editar | editar código-fonte]

Ainda durante a vida do imperador Henrique III, Berta e Henrique IV, ainda crianças, ficaram noivos a 25 de dezembro de 1055, em Zurique.

Henrique IV
Túmulo de Berta de Saboia.

Casamento[editar | editar código-fonte]

O casamento de Henrique IV e Berta de Saboia ocorreu no dia 13 de julho de 1066 em Trebur.

Crise[editar | editar código-fonte]

Enquanto Berta parece ter amado o seu marido desde o início, Henrique parece ter-lhe ganho aversão. Apesar de ela ser uma jovem bonita, o cronista saxão Bruno (Bruno Saxonicus ou de Merseburg), que não gostava de Henrique, escreveu sobre as constantes infidelidades do imperador: "Tinha sempre duas ou três Kebsweiber (concubinas), além da esposa, mas nunca estava satisfeito. Deu ordens para que, se alguém tivesse uma filha ou esposa, jovens e bonitas, lhe fossem entregues à força. Odiava de tal forma a sua bela e nobre esposa Berta, que nunca a viu, após o casamento, mais do que o necessário, pois tinha-lhe sido imposta."

Em 1069, Henrique começa os procedimentos para o divórcio, fornecendo, para a época, uma razão extraordinariamente honesta para o divórcio: as suas próprias infidelidades. O episcopado alemão não ousou julgar a exigência do rei e pediu apoio ao Papa Alexandre II, que enviou como seu legado a Pedro Damião. Um sínodo reunido em Frankfurt am Main rejeitou o divórcio. Aparentemente submetido ao seu destino, um ano depois nascia a primeira filha do imperador com Berta.

Berta acompanhou o marido na perigosa viagem a Canossa, levando consigo o seu filho Conrado de três anos. E permaneceu com o marido de 25 de janeiro a 28 de janeiro de 1077, debaixo de um frio intenso, diante das muralhas do castelo, na tentativa de encontrar uma solução para a disputa entre o Papa Gregório VII e o Imperador.

Filhos[editar | editar código-fonte]

Tivera cinco filhos do imperador:


Coroação como Imperatriz[editar | editar código-fonte]

Com Henrique, Berta viajou para Roma onde, a 31 de Março de 1084, foi coroada imperatriz.

Morte[editar | editar código-fonte]

Morreu a 27 de dezembro de 1087[3] , em Mogúncia. Foi enterrada na catedral de Speyer.

Títulos, honras e brasão de armas[editar | editar código-fonte]

Coroa de uma Imperatriz do Sacro Império Romano.

A família de Berta pertencia á Casa de Saboia e Henrique IV pertencia á dinastia Saliana.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 1066-1087: Rainha da Germânia (título recebido no casamento com Henrique IV, Sacro Imperador Romano-Germânico)
  • 1084-1087: Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico (título recebido no casamento com Henrique IV, Sacro Imperador Romano-Germânico)

O título completo de Berta, enquanto esteve casada com o imperador Henrique IV, era Sua Magestade a Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico e Rainha da Germânia.

Referências

Nota[editar | editar código-fonte]

Tradução da versão em inglês da Wikipédia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Berta de Saboia
Ícone de esboço Este artigo sobre um imperador (ou uma imperatriz) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.