Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (IATA: GRUICAO: SBGR) é um aeroporto internacional localizado no município de Guarulhos, em São Paulo. É o maior aeroporto do Brasil e o mais movimentado da América Latina em número de passageiros transportados. Em volume de mercadoria transportada, é o segundo, depois do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, Colômbia.

Com uma área de quatorze quilômetros quadrados, o complexo aeroportuário conta com um sistema de acesso viário próprio. A rodovia Helio Smidt se estende por parte do perímetro do aeroporto, tendo ligação com as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. Toda estrutura para passageiros é dividida em quatro terminais, totalizando 260 pontos de check-in.

Em 2001, uma lei federal alterou a denominação do aeroporto em homenagem ao ex-governador de São Paulo André Franco Montoro, falecido em 1999. Porém, o nome oficial não é habitualmente usado pela população, que se refere apenas como Aeroporto de Guarulhos.

Em 6 de fevereiro de 2012, o complexo aeroportuário foi concedido ao consórcio formado pelas empresas Invepar e Airports Company South Africa durante o período de vinte anos, pelo valor de 16,2 bilhões de reais. Em 15 de novembro de 2012, a concessionária passou a utilizar a marca "GRU Airport". (leia mais...)