Wikipédia:Convenção de nomenclatura/Música

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Blue check.svg Esta recomendação documenta um(a) convenção nominal da Wikipédia Lusófona. Um padrão aceito, que editores devem tentar seguir, embora melhor interpretado com senso comum, e exceções ocasionais podem existir. Qualquer edição significativa a esta página deve refletir consenso. Na dúvida, discuta antes na página de discussão.


Esta página contém convenções de nomenclatura para página relacionadas com música, abrangendo tanto obras clássicas como populares e actuais, bem como álbuns e músicas. Será utilizado o título da obra em português sempre e quando não houver diferenças significativas entre as diversas versões da língua portuguesa. Quando houver diferenças significativas, será utilizado o título original na língua em que a obra foi inicialmente publicada.

Música clássica[editar | editar código-fonte]

Como regra geral, ao nomear artigos sobre peças de música clássica, use a forma mais comum do nome. Não inclua apelidos ou outros nomes atribuídos, estes podem variar de país para país e de época para época, o que é familiar para uma parte do mundo pode ser completamente desconhecido em outros lugares.

No entanto, quando intitular um artigo considere redireccionar outros nomes plausíveis para o principal, visando o auxílio da pesquisa e evitando que sejam criados artigos duplicados. Por exemplo, se criar Trio para piano n.º 1 (Schubert), considere criar redireccionamentos para o mesmo a partir de Trio para piano em si bemol maior (Schubert) e Trio para piano, D. 898 (Schubert).

Bandas, álbuns e canções[editar | editar código-fonte]

Nos nomes de bandas e os títulos de canções ou álbuns, não use maiúsculas nas conjunções (e, nem, mas também, como também, quanto), preposições (de, desde, após), artigos (o, a, uns, umas). O mesmo se aplica para as bandas, cantores a solo ou títulos com nome estrangeiro, devendo ser seguidas as mesmas indicações dadas para o português, como Aloha from Hell. Não deverão ser feitas réplicas estilizadas de logótipos, embora possa ser apropriado criar um redireccionamento, por exemplo, KoЯn pode ser redireccionado para Korn.

Quando necessário, a desambiguação deverá ser feita usando "(banda)", "(álbum)", ou "(canção)", como por exemplo, Anthrax (banda). Use outro tipo de desambiguação apenas quando necessária, como em X (banda americana), X (banda australiana)). A menos que existam vários álbuns ou canções com o mesmo nome (como Down to Earth), em que não é necessário outro tipo de desambiguação. Nomes de álbuns ou músicas não devem incluir o ano de lançamento e/ou gravação, excepto se o artista lançar múltiplos trabalhos com um mesmo nome. Quando uma faixa não é estritamente uma canção (em outras palavras, uma composição sem letra, ou um instrumental que não é uma versão de uma canção), a desambiguação deve ser feita usando "(composição)" ou "(instrumental)".

Géneros musicais[editar | editar código-fonte]

Os títulos de artigos sobre géneros musicais deverão incluir o nome completo e não abreviaturas populares, como Rhythm and blues que é frequentemente chamado de R&B.

Ver também[editar | editar código-fonte]