Wikipédia:Projetos/Salvamento de artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo


Bem-vindo ao WikiProjeto de Salvamento de Artigos e por favor, junte-se a nós!
Um Wikipedista resgata artigos da deleção

ATENÇÃO, É IMPORTANTE COLOCAR A PÁGINA DE PEDIDOS DE SALVAMENTO ENTRE AS SUAS VIGIADAS!!!

O WikiProjeto de Salvamento de Artigos é um grupo de usuários voluntários que se propõe a ajudar a salvar artigos enciclopédicos propostos para eliminação, adicionado-lhes informações referenciadas, demonstrando assim a sua pertinência.

No entanto, diante do conflito entre filosofias wiki, uma vez que muitos usuários seguem tendências imediatistas e exclusionistas, este projeto existe para tentar evitar a eliminação de tais artigos.

Muitas vezes, um artigo sobre um tópico notável existe sob uma forma fraca, escrita ruim, e sem fontes fiáveis. Mas esses artigos deveriam ser enviados para eliminação? Não! Apenas artigos sobre tópicos não enciclopédicos deveriam ser eliminados, não artigos que precisam de melhorias.

O WikiProjeto de Salvamento de Artigos pretende melhorar artigos enciclopédicos sob risco de eliminação; todos são bem-vindos para ajudar na categorias de páginas marcadas para eliminação!

Índice

Objetivos e Filosofias[editar | editar código-fonte]

Esse projeto segue a filosofia wiki do melhoracionismo, ao considerar que é melhor melhorar os conteúdos indevidos ao invés de apagar as páginas, desde que o assunto tenha notoriedade suficiente para estar na Wikipédia.

Faz parte do trabalho buscar fontes fiáveis que possam demonstrar a relevância do tema, se considerar que o tema pode ser notório. Sempre correndo contra o tempo (prazo de eliminação), por sempre haver artigos que não podem ser salvos ainda encontra espaço para orientar os novatos para aprenderem as regras e criarem melhores artigos no futuro que não precisarão serem salvos.

Alguns acreditam que as Páginas para Eliminar não são o Estaleiro e que problemas de manutenção não deveriam ser motivo para eliminar as páginas.

Não é intenção eliminar conteúdo fraco, sendo sempre preferível melhorá-lo ou marcar os problemas ao invés de apagar. Também não é intenção salvar e manter todos os artigos da lista de pedidos e categorias relevantes ao projecto, embora os membros possam ter um entendimento de notoriedade mais amplo que os outros que marcaram os artigos para eliminar isso não é válido para todos eles.

Dicas para salvar artigos[editar | editar código-fonte]

Procura de fontes[editar | editar código-fonte]

(incluir ligações para procurar específicas em língua portuguesa)

Checklist para salvamento de artigos[editar | editar código-fonte]

De seguida apresenta-se uma checklist de X passos que qualquer editor pode fazer em relação a um artigo que possa ser salvo:

  1. Adicione às páginas de discussão do artigo a marcação de Wikiprojecto correspondente (incluir lista; incluir lista de marcações existentes)
  2. Procure ajuda no WikiProjecto respectivo - os membros dos WikiProjectos são muitas vezes especialistas na matéria - deixe uma curta nota na página de discussão do WikiProjecto, pedindo assistência de um especialista - chamando a atenção de um especialista pode ter resultados rápidos. (existem marcações para chamar a atenção de especialistas?)
  3. Ao editar o artigo, concentre-se em deixar uma (pequena) introdução bem feita - deixe a introdução em sincronia com o título do artigo (ou mude o título do artigo) - isto permite que todos possam saber com clareza sobre o que trata o artigo, especialmente se estiver mal escrito ou tenha um mau contexto (incluir indicação que existem marcações específicas?)
  4. Procure e adicione fontes (veja secção acima para procura de fontes) - se não souber como referenciar correctamente no próprio artigo, pode deixar uma lista de fontes para o artigo na página de discussão do mesmo (onde são para colocar/que frases ou partes do texto referenciam). É muito importante que fontes que demonstrem a notoriedade do artigo sejam colocadas quando forem encontradas. Para ajuda, ver: .... (use as marcações correctas para referenciar artigos).
  5. Wikifique o artigo - se um artigo sobre um assunto com notoriedade é um conjunto de informação desorganizada, ajude a formatá-lo correctamente de acordo com o livro de estilo. Se existirem referências mal formatadas, ajude a melhorá-las utilizando as predefinições existentes (lista?). Se o artigo for relativamente extenso, subdivida-o em secções.
  6. Ajude o novo editor - Se o criador do artigo for um novato, ajude-o no que for possível, de uma forma positiva, ao estilo de tutoria (não se esqueça de assumir a boa-fé). Ajude-o a aprender como criar e adicionar melhores conteúdos. Dialogue com ele na respectiva página de discussão de usuário, encoraje-o e proponha-lhe desafios, mas mais importante que tudo, faça-o sentir bem-vindo e que a sua colaboração é importante. Para explicar alguma política ou recomendação, tente explicar por palavras próprias e evitar somente colocar ligações para elas, privilegiando o diálogo com vista a que possa entender correctamente o que tem que ser entendido. Mesmo que o artigo venha a ser eliminado, esta atitude positiva para com o editor pode ajudar a tornar novatos em contribuidores produtivos; ajude-o a compreender porque o seu artigo foi eliminado.
  7. Adicione infocaixas e caixas de navegação - ....
  8. Retire o artigo das páginas órfãs - ...
  9. Retire o conteúdo impróprio - ....
  10. Trate o artigo como se fosse o seu maior feito - ...
  11. (adicione os que considerar relevantes)
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Como salvar[editar | editar código-fonte]

Existe uma diferença entre ser verificável e ser referenciado. Quase sempre, os artigos propostos para eliminação não possuem citação de fontes, mas os artigos salváveis são aqueles cujas fontes existam, só não estão citadas no artigo. Em tese, não se deve marcar para eliminação um artigo apenas porque não tem fontes, para isso existe a {{sem-fontes}}. O ideal seria antes de marcar com ESR, que se fizesse uma busca no Google ou outro buscador antes. Mas caso isso não seja feito, e um artigo notório seja proposto para eliminação, o que se pode fazer é acrescentar-lhe fontes.

Para tanto, utilize um dos códigos abaixo:

  • <ref></ref>
  • <ref>{{citar web|url= |titulo= |data= |acessodata=|autor=}}</ref>
  • <ref name="">{{citar web|url= |titulo= |data= |acessodata=|autor=}}</ref>
Pronto e esperando. Adicione o artigo em eliminação que na sua opinião, valha a pena salvar, na lista de pedidos de resgate.

Se você deseja fazer parte do WikiProjeto de Salvamento Artigos, adicione seu nome abaixo. Não se esqueça de VIGIAR A PÁGINA dos artigos a serem salvos.

Membros[editar | editar código-fonte]

Ativos[editar | editar código-fonte]

  1. --João Carvalho deixar mensagem 10h49min de 16 de janeiro de 2012 (UTC)
  2. --JMGM (discussão) 14h46min de 18 de janeiro de 2012 (UTC)
  3. Leandro LV (discussão) 00h51min de 19 de janeiro de 2012 (UTC)
  4. Ninux2000 (discussão) 09h50min de 25 de janeiro de 2012 (UTC) Viva o inclusionismo!
  5. Mar França (discussão) 00h58min de 21 de fevereiro de 2012 (UTC)
  6. Braz Leme (discussão) 13h43min de 21 de fevereiro de 2012 (UTC) Sou o artilheiro do inclusionismo!
  7. Marcos Faria 13h26min de 11 de maio de 2012 (UTC) Artigo bom é artigo existente.
  8. Daniel.thyrso (discussão) 16h34min de 22 de agosto de 2012 (UTC) Em defesa dos artigos e da informação.
  9. LP Sérgio LP msg 13h52min de 26 de dezembro de 2012 (UTC)

Inativos e ex-membros[editar | editar código-fonte]

  1. BiaGagliardi Usuário Discussão:BiaGagliardi 16h00min de 20 de janeiro de 2012 (UTC)
  2. Usuário(a): Nadja Taty Usuário(a) Discussão:Nadja Taty 23h00min de 28 de junho de 2012
  3. GeosapiensSente-se aí com a Eva e depois escreva... 11h45min de 4 de Novembro de 2012 (GMT\Lisboa) Não tenho muito tempo mas dedicar-em-ei às escolhidas por mim.
  4. BelanidiaMsg 18h34min de 20 de janeiro de 2012 (UTC) Já costumava fazer isto, mas não era oficial. Em protesto contra as atitudes do usuário. Não quero promover maus comportamentos.
  5. Érico diz! 18h35min de 20 de janeiro de 2012 (UTC) Isso mais se transformou em um projeto onde se pede votos em PEs do que salvamento de artigos, não concordo com isso.
  6. Tiago Abreu, TFDA msg 11h46min de 21 de janeiro de 2012 (UTC) Realmente, concordo com a Belanidia e com o Érico, a visão do projeto não é a mesma do seu início.

Wikipédia:Projetos/Salvamento de artigos/caixa ARQUIVOS

EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Utilize o estilo abaixo e lembre de criar o link aqui

GoBulling[editar | editar código-fonte]

Informações Corretas 195.23.33.106 (discussão) 09h29min de 2 de janeiro de 2014 (UTC)

Fontes: www.bancocarregosa.com/gobulling
  • Publicidade, divulgação, sem fonte independente, baseada em sites produzidos pelo departamento de marketing da instituição, para mim melhor marcar ER6.Jo Loribd 10h46min de 2 de janeiro de 2014 (UTC)

Associação Amigos do Marreco Futsal[editar | editar código-fonte]

Segundo o usuário Yanguas, o artigo em questão deve ser eliminado, neste espaço venho afirmar que o mesmo está amplamente enganado. Em primeiro consultando os Critérios de notoriedade para Desporto, e possivel chegar á conclusão que o pedido para eliminação da página é equivocado. Segue o Paragrafo que faz referência á Clubes: Clubes profissionais

Clubes que participaram ao menos por um ano de qualquer divisão oficial, incluindo divisões inferiores, a nível estadual: A Associação Amigos do Marreco Futsal, como se pode ver aqui: Campeonato Paranaense de Futsal de 2012 e Campeonato Paranaense de Futsal de 2013.

Clubes que já ganharam torneios municipais reconhecidos pela federação estadual: O Marreco possui um título da chave bronze, como é chamada a terceira divisão da modalidade no Paraná, e detentor do título da Taça Paraná de Futsal (Troféu Jorge Kudri).

Dando seguimento segundo Yanguas citei uma fonte onde nem constava o nome do time (inseriu "fonte" que nem cita o clube) outra fato que não procede, como já tinha dito ao mesmo está na página 4, porém outro usuário reverteu a edição em sua página de discussão, de forma correta já que não segui a ordem de postagens.

Segundo Yanguas eu tomei a ação a seguinte ação: Removeu cont. válido. Então não entendi, quando ele propôs a eliminação futura do artigo passei a crer que era por conta do nome:

Olá Yanguas, por favor peço que compreenda que eu apenas adicionei o nome que está inscrito na federação paranaense de futsal, sendo este o nome oficial do clube como pode ver aqui: http://www.futsalparana.com.br/documentos/clubes/clubes_ouro_2012.pdf (DESCRIÇÃO: SÉRIE OURO NOME: ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO MARRECO FUTSAL CLUB NOME FANTASIA: MARRECO FUTSAL PRESIDENTE: NEOCIR JOSE NEZZE, 4 pág.)

Em seguida o e mesmo disse que não tinha nada a ver como o nome do artigo:

A eventual eliminação não tem nada a ver com o nome. Por favor, leia com atenção os avisos.

Logo conclui que o texto que consta no artigo é que estava com problemas pois este visivelmente não está escrito de forma imparcial e respeitando as normas básicas da língua portuguesa.

Então ele justifica Removeu cont. válido.

Concluindo se o time segue os padrões do Critérios de notoriedade para Desporto, por que ele deve ser eliminado? Se citei fontes corretas porque deve ser eliminado? E mais, se segundo o próprio Yanguas, o conteúdo que toma em grande parte as informações do artigo é valido, porque a proposta de eliminação? Batistussi (discussão) 22h48min de 4 de janeiro de 2014 (UTC)

Alfonso López Quintás[editar | editar código-fonte]

Alfonso López Quintás é um pensador espanhol contemporâneo com um trabalho que merece ser divulgado, a meu ver. Fiz doutorado (USP) sobre sua obra. Posso melhor o artigo ao longo do tempo. 189.69.128.122 (discussão) 15h35min de 5 de janeiro de 2014 (UTC)

  • Esses são fáceis de salvar, colocamos fontes e retiramos ESR.Esperamos que melhore o artigo significativamente colocando sempre a fonte, os exemplos estão no artigo.Jo Loribd 16h48min de 5 de janeiro de 2014 (UTC)

Artur Mariano[editar | editar código-fonte]

Artur Mariano é, hoje, o maior nome do muay thai nacional. Além de mestre da modalidade, é o presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai e tem feito um grande trabalho para promover o desenvolvimento de tal esporte. Por possuir uma carreira espetacular, como atleta, treinador e comentarista, acredito que seja relevante ter um conteúdo próprio no Wikipedia. Fui advertido de que, por falta de fontes, o artigo seria eliminado. Sou novo por aqui e tive certa dificuldade com a produção devido ao código fonte, no entanto, consegui incluir as fontes e agora não sei qual é o próximo passo. Existe alguma maneira de eu submeter o artigo novamente à apreciação dos editores? Desde já, agradeço. ótimo 2014 a todos! 189.122.24.99 (discussão) 11h42min de 6 de janeiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/12/artur-mariano-acredita-que-defesa-com-joelho-de-weidman-foi-sorte.html

http://www.faixapreta.com/site/index.php/multimidia/entrevistas/item/1105-entrevista-artur-mariano.html http://www.cbmuaythai.com.br/cf/diretoria.asp http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/12/sergio-batarelli-o-mma-de-hoje-e-brincadeira-perto-do-que-era-o-ivc.html http://www.championsfactory.com.br/cf/artur.asp http://www.sherdog.com/fighter/Artur-Mariano-1386

Jordi Martins Almeida[editar | editar código-fonte]

Jogador da seleção brasileira de futebol sub-20 Ricarlos Almagro fala 12h38min de 7 de janeiro de 2014 (UTC)

Taty Ades[editar | editar código-fonte]

é confiável está em mídia escrita, televisiva, ,etc Mathias pellegrini (discussão) 06h02min de 12 de janeiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://tatyades.net/midia/
  • Precisa indicar fontes independentes e fiáveis, nada de site próprio, blogs, facebook, videos etc.Jo Loribd 13h49min de 12 de janeiro de 2014 (UTC)

Calabozos[editar | editar código-fonte]

É um artigo de elevada importância para o entendimento da geografia da América do Sul. D.P.S (discussão) 15h46min de 13 de janeiro de 2014 (UTC)

Jo Lorib, o criador não foi avisado formalmente com um aviso automático, mas alertei-o para o facto. É diferente de permitir que passe despercebido da ESR. A lista de vigiados possui um propósito claro. Para remoção de ESR não basta que esse aviso automático não tenha sido efetuado. O conteúdo desta e de outras páginas deste usuário têm carácter de vandalismo e não pode passar despercebido. Ken (discussão) 19h45min de 13 de janeiro de 2014 (UTC)
  • A página da ESR é muito clara, inclusive indicando a votação que obrigou a avisar o autor, e isso é sim motivo para reverter sua primeira marcação de ESR, não se pode presumir que foi avisado, a segunda marcação foi feita corretamente. O artigo será melhorado até a data marcada na ESR, inclusive já comecei, se após o prazo indicado restar alguma dúvida de sua parte, por favor indique o artigo para eliminação por consenso, para que a comunidade decida. Peço também que não se sinta ofendido, eu também já fui revertido por motivo semelhante numa marcação de vda, E não vá cometer a bobagem de perseguir o editor, ele só está tentando colaborar traduzindo artigo da en-wiki, talvez melhor orientado produza mais.Jo Loribd 19h56min de 13 de janeiro de 2014 (UTC)
Não estou nem vou perseguir ninguém. Ainda não verifiquei todas as edições desse usuário, mas ao que parece várias das suas contribuições não cumprem com as normas e devem por isso ser verificadas. Estando o usuário a tentar colaborar, está a acrescentar textos erróneos, sem nexo e completamente incompreensíveis que deve ser revertidos. Kenchikka (discussão) 05h28min de 14 de janeiro de 2014 (UTC)

Sabiá Cavachão - Antônio Sabino Marques[editar | editar código-fonte]

Não existem motivos para exclusão desse artigo uma vez que todas as informações podem ser confirmadas por fontes seguras, como o site Umbuzada.com e videos no You Tube com shows, documentários e entrevista sobre a personalidade em questão. Vitoruaua (discussão) 13h42min de 14 de janeiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.umbuzada.com/cavachao.php
  • Blogues e vídeos do YouTube não são considerados como fonte para um artigo, teremos que conseguir uma fonte melhor.Jo Loribd 14h20min de 14 de janeiro de 2014 (UTC)
  • Retiraram a marcação de ESR. O artigo foi movido para o nome civil, padrão da wikipédia. Resolvido.Jo Loribd 13h42min de 15 de janeiro de 2014 (UTC)

Lembrar-se num mundo de esquecimento[editar | editar código-fonte]

O autor deste livro, o britânico William Stoddart, tem verbetes da wikipedia em diversas línguas, além do português e do inglês, justamente por conta da imortância de seus livros.

É um autor conhecido e respeitado internacionalmente. Seus livros mais recentes foram publicados pela editora World Wisdom, em cujo site eles podem ser avaliados(www.worldwisdom.com). Suas obras incluem: Remembering in a World of Forgetting: Thoughts on Tradition and Postmodernism (World Wisdom Books, Bloomington, Indiana, 2008); What do the Religions say about Each Other? Christian Attitudes towards Islam / Islamic Attitudes towards Christianity (Sophia Perennis, San Rafael, California, 2008); Invincible Wisdom: Quotations from the Scriptures, Saints, and Sages of All Times and Places (Sophia Perennis, San Rafael, California, 2008); Outline of Hinduism, Foundation for Traditional Studies, Oakton, (Virginia, 1993) Reprinted under the title of Hinduism and its Spiritual Masters, by Fons Vitae, Louisville, Kentucky, 2007); Outline of Buddhism (Foundation for Traditional Studies, Oakton, Virginia, 1998);Sufism: the Mystical Doctrines and Methods of Islam (EUA, 2013). Destes livros, quatro já foram traduzidos e publicados no Brasil.

Há ainda avaliações e resenhas de seus livros, publicados mundo afora, por parte de respeitados autores e professores. Entre estes últimos podemos citar o professor americano Huston Smith (autor do best-seller As religiões do Homem e Por que a religião é importante, ambos também publicados no Brasil, pela editora Cultrix de S. Paulo), o professor e autor australiano Harry Oldmeadow; a renomada professora de Harvard Annemarie Schimmel, autora do clássico Mystical Dimensions of Islam.Para o profesor R. W. J. Austin, da Escola de Estudos Orientais da Universidade de Durham, Reino Unido, o livro de Stoddart sobre o Sufismo, é uma "Concisa, lúcida e aclamada introdução às doutrinas e práticas fundamentais do Sufismo, a dimensão mística do Islã". Outras avaliações dets mesmo livro são as seguintes:"Uma exposição confiável... O autor traça paralelos interessantes com a teologia apofática do Cristianismo oriental", do bispo Kenneth Cragg, na revista em The Tablet. "William Stoddart nos fornece uma introdução franca e direta a temas de grande profundidade e complexidade… Um dos resultados do livro deveria ser que cristãos se sentissem encorajados a buscar aliados entre seus amigos e co-cidadãos muçulmanos, na luta para fortalecer o bem e combater o mal em nossas sociedades", pelo Dr. Charis Waddy, na revista The Islamic Quarterly. 200.144.29.162 (discussão) 19h37min de 15 de janeiro de 2014 (UTC)

Fontes: jornal Folha de São Paulo, onde W. Stoddart escreveu diversos artigos; revista britânica Studies in Comparative Religion (http://www.studiesincomparativereligion.com/Public/articles/search.aspx?AuthorID=11);revista canadense Sacred Web (www.sacredweb.com); revista americana Sophia (http://www.sophiajournal.com/index.html).

Gilberto Natalini[editar | editar código-fonte]

O atual artigo não deve ser apagado do Wikipedia pois a pessoa em questão apresenta um histórico de vida que apresenta relevância nos altos nacionais, principalmente no que se refere a sua declaração pública de que foi torturado pelo Coronel Brilhante Ustra, o que ganha mais corpo quando o referido vereador também é um homem público. Gnatalini (discussão) 13h40min de 22 de janeiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/05/fui-um-dos-torturados-pelo-coronel-ustra-diz-presidente-da-comissao
  • O que está em questão não é julgar a pessoa do vereador, mas falta de fontes fiáveis e questionam a notoriedade. os artigos da Wikipédia devem atender WP:V e WP:N. Resumindo, coloque fontes, as melhores que existirem: matérias em jornais e revistas de grande circulação, estudos acadêmicos, etc. Vereadores não são classificados automaticamente como notórios, como deputados, então só isso não é suficiente. A fonte apresentada não é muito esclarecedora, o vereador diz que foi torturado e o Cel. nega, não existe conclusão ali, o jornalista não analisa, não informa mais nada. Ter sido torturado o torna notável? Comparando com outra conhecida torturada notável, não é ter sido torturada que torna a Dilma notável, isso é uma informação acessória na biografia.Jo Loribd 14h10min de 22 de janeiro de 2014 (UTC)


Torcida Organizada Cearamor[editar | editar código-fonte]

O artigo deve ser salvo pois poem em jogo toda uma história de uma torcida criada em 1982, as informações não podem ser jogadas fora como lixo, todas as fontes da página estão listadas na página, e todas as informações estão seguras, confirmadas pelo próprio presidente ta torcida. Todas a horas incontáveis que passamos editando a página e removendo algumas mentiras que constavam lá não poderão ser excluídas sem um motivo relevante. Não intendemos o real motivo pela exclusão. Precisamos de um motivo relevante para a exclusão do mesmo. PauloAFA (discussão) 16h47min de 22 de janeiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.torcidacearamor.com.br/v1/index.php/cearamor/historia


José Frazão Ribeiro[editar | editar código-fonte]

Ele foi de fato o prefeito da cidade de Manaus (capital do Estado do Amazonas entre 1946 e 1947)oque por si só, já é um fato histórico relevante, principalmente porque o foi em um período muito conturbado na historia politica do Brasil.(período do Marechal Dutra na presidência da Republica) Ele não era politico e não quis continuar na política apesar de lhe ter sido oferecido a disputa ao governo do estado nas eleições de 1947, apenas servir sua cidade num período de necessidade desta. Era um intelectual, com uma biblioteca invejada e desejada pela grande maioria dos políticos de seu tempo, que a procuram até nos dias de hoje. Foi amigo de grandes nomes do seu tempo, como o embaixador Souza Dantas, o escritor Joracy Camargo, o escritor Claudio de Araújo Lima, entre centenas de outros. O estado do amazonas ainda é muito pobre em sua memória, principalmente a memória digital, não é possível encontrar, os jornais dos anos 46/47 digitalizados, nem os despachos da prefeitura daqueles anos. foi mais fácil encontrar artigos sobre o pai dele de 1865 a 1899, porém nenhum no período (1910/1911)em que também foi o prefeito de Manaus. Paulus Caesar (discussão) 13h53min de 23 de janeiro de 2014 (UTC)

Fontes: Todas as informações acima estão publicadas em jornais da época. A Tarde, O Jornal, O Jornal do Comercio, O Correio de Noticias, O Diário da Tarde, todos infelizmente sem versão digital, porém, tenho todos os artigos publicados, e se houver algum meio possível de lhes enviar, posso digitaliza-los (como imagem) e enviar para o local determinado, para que possam verificar a veracidade dos fatos.obrigado
  • O modo correto de citar um jornal é indicando nome, a data e a página, e se possível o título da matéria. Mas para um personagem do calibre citado devem existir livros que o mencionem.Jo Loribd 17h04min de 24 de janeiro de 2014 (UTC)

Ok obrigado vou fazer as modificações.

Mostra Agroindústria[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser apenas um esboço, é um artigo com informações relevantes e todo o texto tem referência. Ronaldo Dimas (discussão) 12h32min de 25 de janeiro de 2014 (UTC)

  • A página Matutina já menciono a exposição, quase o mesmo texto do artigo. Não vejo motivo para manter esse artigo sobre uma feira igual a tantas outras pelo interior, se pelo menos tivesse fontes fiáveis.Jo Loribd 13h10min de 25 de janeiro de 2014 (UTC)

Oleoduto Araucária – Paranaguá[editar | editar código-fonte]

Peço por favor que se leia os argumentos expostos na discussão, pois nesta fica demonstrada a notoriedade do artigo e como se distingue dos demais oleodutos e obras de infraestrutura do estado. Respondi apenas os insultos de um usuário que está me perseguindo porque foi contrariado. JeanDiSanti (discussão) 18h04min de 26 de janeiro de 2014 (UTC)

  • Parece resolvido com a colocação de fontes e a ajuda do Vitor.Jo Loribd 19h08min de 27 de janeiro de 2014 (UTC)

Teatro Pé de Vento[editar | editar código-fonte]

O Artigo sobre esta organização tem fontes fiáveis que confirmam as afirmações do texto e atestam notoriedade. O Teatro Pé de Vento é a mais antiga Companhia de teatro infanto-juvenil da Cidade do Porto, tendo sido co-fundador Manuel António Pina. Esta companhia já com 36 anos recebeu da Câmara Municipal do Porto a Medalha de Mérito – Grau Prata. A Cultura nacional deve ter lugar na Wikipédia. Davide da Costa (discussão) 15h01min de 27 de janeiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.pedevento.pt/companhia.htm

http://www.gazetadosartistas.pt/?p=29189 http://teatropedevento.blogspot.pt/ http://wikimapia.org/15928209/pt/Teatro-da-Vilarinha https://www.facebook.com/pedevento.teatro.7?fref=ts http://www.dgartes.pt/documentacao/apoios2007_semestre1.pdf http://www.dgartes.pt/documentacao/apoios2007_semestre2.pdf http://www.dgartes.pt/documentacao/apoios2008_semestre1.pdf http://www.dgartes.pt/documentacao/apoios2008_semestre2.pdf http://www.dgartes.pt/documentacao/apoios2009_semestre1.pdf http://www.dgartes.pt/documentacao/apoios_semestre2_2009.pdf http://www.dgartes.pt/documentacao/listagens/listagemdeapoios20101semestre.pdf http://www.dgartes.pt/documentacao/listagem50_2011_dr_serie2_n54_17032011.pdf http://www.dgartes.pt/documentacao/listagem_apoios_semestre1_2011.pdf http://www.dgartes.pt/documentacao/listagem_apoios_semestre2_2011.pdf http://www.dgartes.pt/documentacao/apoios2012_semestre1.pdf http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=search&sid=cmp.sections/1&start=0&q=p%E9%20de%20vento&cacheid=211830 Esta página deve ser mantida porque inaltece a arte do espectáculo no Porto, a informação é verdadeira e exacta.

  • Temos sérios problemas para manter este artigo. Primeiro, é preciso reescrever o texto que é igual ao do site do teatro (site é site, enciclopédia é enciclopédia, não misturem, o primeiro pede um tipo de texto e a segunda outro, além do problema dos direitos autorais). Depois temos que arrumar fontes fiáveis, as que apresentou não servem: o próprio site não tem NPOV; blogs não são aceitos pela Wikipédia (qualquer um pode editar, como a Wikipédia, alias não nos aceitamos como fonte, antes que pergunte), relatórios de apoios são fontes primárias. O que precisamos é de uma boa fonte secundária, um jornalista ou acadêmico falando que o grupo é notório, publicada em livro ou jornal de grande circulação. Tentei achar mas não consegui.Jo Loribd 19h29min de 27 de janeiro de 2014 (UTC)

O texto já foi modificado. O problema é conseguir as fontes que vos satisfaçam, elas não estão online,mas se me derem mais um tempo para além do dia 1de Fevereiro conseguirei as fontes necessárias para poder contribuir para este projecto.

  • As fontes não tem que estar online, pode citar livros (com o nome, editora e página) ou jornais (citando data e página). Demora mais para verificar mas não é impossível. E as fontes não são para nos satisfazer, são para atender WP:V.Jo Loribd 20h22min de 27 de janeiro de 2014 (UTC)

Fonte: Memória dos Dezoito Anos, edição Pé de Vento, Edição Subsidiada pelo Ministério da Cultura com o apoio Banco Totta & Açores, Arranjo Gráfico: Rui Aguiar, Impressão e acabamento: Rainho & Neves, Lda / Santa Maria da Feira ISBN: 972-9285-04-7 Depósito Legal: 107470/97 Fevereiro de 1997 Fontes de mérito e notoriedade: http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/1197 http://dre.pt/pdfgratis2s/2013/12/2S251A0000S00.pdf Despacho n.º 16789/2013 Peço o levantamento da eliminação deste artigo.

  • O livro é a Editora Pé de Vento, o autor não foi citado, mas acho que não cumpre WP:NPOV; a comenda do Porto é uma informação, mas como utilizar isso para referenciar a história do grupo? já o despacho 16789 é mais interessante, pois além da declaração de utilidade pública contém um resumo da história do grupo, então acho que serve de fonte fiável. Resta ainda o problema do texto copiado do site, a mudança que fez foi retirar um e colocar outro; Se não escrever texto original que os buscadores não relacionem com o texto do site, vou trocar o atual por uma ou duas linhas, para salvar o artigo.Jo Loribd 11h29min de 28 de janeiro de 2014 (UTC)
  • Outro ponto a verificar, registrou no Commons o logo azul como trabalho de Davide da Costa e licenciou inclusive para reuso comercial, isto é verdadeiro? Sabe das consequências? Jo Loribd 11h37min de 28 de janeiro de 2014 (UTC)

D.A.M.A[editar | editar código-fonte]

foi sugerido para eliminação semi-rápida por falta de fontes mas inumeras fontes fiáveis ja foram adicionadas. 81.255.154.161 (discussão) 17h32min de 27 de janeiro de 2014 (UTC)

Fontes: estão no artigo

http://www.glam.com.pt/pt/celebrity/php/biografia.php?rub=4&pref=1075 http://entretenimento.pt.msn.com/especiais/halloween/os-artistas-nacionais-a-ter-em-aten%c3%a7%c3%a3o-em-2014-1?page=3#image=3 http://www.hardmusica.pt/lazer/concertos/d.a.m.a-e-miguel-gameiro-animaram-ba%C3%83%C2%ADa-de-cascais.html http://sudoeste.meo.pt/cartaz/dama http://www.mysound-mag.com/2013/08/dama-meo-sudoeste-2013.html http://www.strobe.pt/festivais/sudoeste/portugueses-nas-ultimas-novidades-para-o-festival-meo-sudoeste-2013/18609 http://www.cm-cascais.pt/video/dama-antevisao-festas-do-mar-2013 http://www.cm-cascais.pt/galeria-de-imagens/festas-do-mar-miguel-gameiro-primeira-parte-do-dama-dia-17-de-agosto-2013 http://www.cidadefm.iol.pt/page.ashx?id=99 http://www.hardmusica.pt/lazer/concertos/d.a.m.a-e-miguel-gameiro-animaram-ba%C3%83%C2%ADa-de-cascais.html http://entretenimento.pt.msn.com/especiais/halloween/os-artistas-nacionais-a-ter-em-aten%c3%a7%c3%a3o-em-2014-1?page=3#image=3

  • O texto das fontes é igual ao texto do artigo, isso é material de divulgação. Arrumem fontes fiáveis, boas fontes, sem enganação.Jo Loribd 19h34min de 27 de janeiro de 2014 (UTC)
  • O texto das fontes deverá ser diferente do texto dos artigos? As fontes servem para isso mesmo, comprovar os artigos. Se as fontes da midia online, das paginas oficiais dos eventos, e até de orgãos governamentais (ver site da camara municipal de cascais) não são fontes fiáveis o que são fontes fiáveis?
  • Está a confundir fontes fiáveis com fontes oficiais. Material de divulgação não é fonte fiável, mesmo que publicado em sites oficiais, o texto de um tópico de enciclopédia deve ser diferente do material utilizado para divulgar a banda. (Onde está o link para aquele texto sobre bandas? Alguém sabe?)Jo Loribd 11h13min de 28 de janeiro de 2014 (UTC)
  • Não estou a conseguir perceber então que tipo de fontes é que se pode ir buscar para se comprovar a veracidade e notoriedade dos já acima referidos. O texto sobre a banda nesta enciclopédia engloba vários textos num só para que se possa saber desde o aparecimento até aos dias de hoje, salientando os momentos de destaque, para isso é logico que se tenha de consultar material, e que algum dele eventualmente será de divulgação mas por orgãos que nada têm que ver com a banda. Consultei algumas páginas de outros artistas e os tipos de fonte eram os mesmos, se puderem colocar o teor das fontes que pretendem é mais facil para quem queira divulgar artistas com trabalho publicado e reconhecido...
  • Quando aparecerá a página disponível?

Olga Salomão[editar | editar código-fonte]

Precisamos criar essa página para maior destaque online e não sei como melhorá-la. Sou da equipe da Olga e os textos utilizados para a Wiki são de seu site oficial, de nossa autoria. Obrigado. Lucasogodoy (discussão) 14h25min de 31 de janeiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://olgasalomao.com.br, http://www.ptrioclaro.org.br/?page_id=155, http://www.jornalcidade.net/rioclaro/ultima-pagina/politica/113094-Eleicoes:-de-olho-nas-urnas-Olga-Salomao-lanca-blog-com-foco-nas-redes-sociais, http://imprensa.rioclaro.sp.gov.br/?p=16021, http://www.eleicoes2012.info/olga-salomao-15/, http://eleicoes.uol.com.br/2012/candidatos/2012/vice-prefeito/sp/25051950-olga-salomao.htm
  • Pelo menos é sincera, ingênua mas sincera. Wikipédia não é mídia social para veicular propaganda política, vice não é notório pelos nosso critérios, o artigo só permanece se colocar boas fontes fiáveis que demonstrem que essa senhora é algo mais que político "politicando" e não utilizar material copiado de outros locais.Jo Loribd 15h53min de 31 de janeiro de 2014 (UTC)

Dossiê Riolândia[editar | editar código-fonte]

Importante fato, possui referência fiável de um jornal de grande circulação no Brasil e no mundo, um dossiê importante de uma ocorrência como muitas que estão detalhadas em várias wikipédia no mundo. Um assunto de suma importância para vários pesquisadores da área e, quando estes buscarem novos casos para qualquer pesquisa vão obter informações na wiki dinamarquesa sobre o Skiveformet objekt i Østersøen, mas não vão ter conhecimento, pela wiki, do Dossiê Riolândia. Machado Zamenhof (discussão) 17h37min de 31 de janeiro de 2014 (UTC)

  • Reparou que o "visitaram"~no título da Folha está entre aspas? "Os supostos objetos voadores", "um funcionário da Aeronáutica em São Paulo teria dito", com uma fonte reticente assim não dá para escrever um artigo afirmando que existir dossiê "atestando a visita". Só dá para tratar como um fenômeno de mídia, como o Incidente de Varginha: "Incidente de Varginha , como ficou conhecido pela imprensa brasileira, é uma possível série de aparições de OVNIS - Objetos Voadores Não Identificados ... ou Em 1996 e nos anos seguintes, um grande número de matérias jornalísticas e documentários relacionadas ao fato foram editados com base em relatos, testemunhos e entrevistas com mais de 100 testemunhas, realizados por um grande número de jornalistas brasileiros e estrangeiros, mas não apresentaram provas físicas". Lamento, mas é o que acho, e repare que não discutimos o fenômeno em si mas como as fontes o retrataram.Jo Loribd 18h16min de 31 de janeiro de 2014 (UTC)
    • Jo Lorib, pela sua lógica todos os artigos sobre fenômenos ufológicos poderiam ser eliminados, pois todos esses fenômenos não tem comprovação científica plena. Eu manteria o artigo.--Raimundo57br (discussão) 18h27min de 31 de janeiro de 2014 (UTC)
  • Não poderia estar mais enganado sobre a minha lógica, eu mesmo dei o exemplo acima do Incidente de Varginha e como salvar o artigo.Jo Loribd 18h30min de 31 de janeiro de 2014 (UTC)

Roger Hal[editar | editar código-fonte]

o artigo foi reescrito de forma enciclopédica Roger0574 (discussão) 18h50min de 8 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: GNT,IAS,Rede Globo,Maquina de Vendas,Lojas Insinuante,Hbo
  • Apresentar as fontes nesse formato é má ideia, está indicando ao editor que vai verificar a ESR que para salvar o artigo terá que verificar vários sites (= muito trabalho, se vira ai), quando deveria indicar o link para a página onde é citado. Depois afirma que o artigo está num formato enciclopédico, quando não utiliza parágrafos, cita casamento e trabalhos vários mas não foca no que o tornaria enciclopédico ou qual a relevância do biografado. Tá difícil.Jo Loribd 13h37min de 10 de fevereiro de 2014 (UTC)

Ronaldo George Helal[editar | editar código-fonte]

Eu não sabia editar o arquivo corretamente ainda, por isso o publiquei antes de adicionar fontes. Faustoarpm (discussão) 21h51min de 9 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: A fonte mais confiável é o currículo Lattes do pesquisador, de onde retirei este texto inicial. Além disso, sou orientando de doutorado do biografado e foi ele quem pediu para que eu iniciasse um verbete sobre ele.
  • O Lattes é auto-editável, o próprio biografado coloca as informações, então não é aceito como fonte pela Wikipédia, embora seja um site muito útil. Quanto a estar trabalhando no artigo a pedido do biografado é uma informação que só atrapalha, indica que seu ponto de vista não é neutro. Por favor arrume fontes fiáveis para salvar o artigo.Jo Loribd 13h28min de 10 de fevereiro de 2014 (UTC)
  • Foram adicionadas fontes, acho que tudo ok com o artigo. Mas a foto sumiu, foi apagada no Commons por violação de direito autoral. Copiou de algum lugar? Se tem proximidade com o biografado tire uma foto e carregue no Commons, não utilize material da Internet.Jo Loribd 14h21min de 10 de fevereiro de 2014 (UTC)

unidub[editar | editar código-fonte]

o artigo verdadeiro. fontes vou procura a melhora. artigo serve como estudo da dublagem. Bernardino7JF (discussão) 19h59min de 10 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.unidub.com.br/#mapa

Raquel Marinho (dubladora)[editar | editar código-fonte]

O Artigo verdadeiro. fontes não foi colocada da maneira correta. já foi pega entrevista. Bernardino7JF (discussão) 20h28min de 10 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www2.uol.com.br/ohayo/v2.0/dublagem/out19_raquel.shtml

Pedro Alcides de Figueiredo Lima[editar | editar código-fonte]

As informações são viáveis 179.127.40.217 (discussão) 23h32min de 10 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://acordatracunhaem . blogspot .com Em 1965, realiza-se a 1ª Eleição, onde Pedro Alcides de Figueiredo Lima foi eleito pelo povo, sendo considerado como 1º prefeito da cidade de Tracunhaém, onde cumpriu seu mandato de 1965 à 1968. a informação tá lá é só conferir

O artigo criado no dia 10 de fevereiro de 2014 é verdadeiro, sou bisneto de Pedro Alcides de Figueiredo Lima, pai da minha avó Maria da Paz de Figueiredo Falcão, eu não sei quem criou a página, mas confirmo que ela é verdadeira. Abraço a todos do Wikipedia

  • Todo mundo tem um avo ou bisavô, o que não quer dizer que todos devam ter artigo na Wikipédia nem que aceitamos netinhos como fonte fiável.Confira WP:NPI. Nem blogs da blogspot, precisa indicar fontes realmente fiáveis.Jo Loribd 11h22min de 11 de fevereiro de 2014 (UTC)

Wappa[editar | editar código-fonte]

Empresa com notoriedade no mercado de mobile payment no brasil. Tem sua história e trajetória digna de ser arquivada e exposta como fonte de pesquisa. 189.126.197.30 (discussão) 12h58min de 11 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0063/noticias/vou-de-taxi; http://www.teletime.com.br/News.aspx?ID=148795; http://itweb.com.br/voce-informa/wappa-investe-r-1-milhao-para-criar-nova-versao-dos-aplicativos-para-agilizar-as-chamadas-de-taxi-em-todo-o-brasil/

Black Dream[editar | editar código-fonte]

A página não pode ser excluída porque conta a biografia do grupo na qual faço parte. 105.168.1.222 (discussão) 22h55min de 12 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: www.djishorty.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Dream

  • Quer dizer que se não fizesse parte do grupo não estava nem ai...Jo Loribd 20h25min de 17 de fevereiro de 2014 (UTC)

Bruno Felipe Lima Teixeira[editar | editar código-fonte]

Bruno é um jogador de futebol que atualmente joga pelo Palmeiras e acho que por estar num clube de maior porte deve ter um artigo, ainda mais, na Wikipédia em inglês já existe esta mesma página, assim não vejo motivos para a pagina ser excluída. Já editei a página e, agora possui fontes confiáveis e acho que está melhor. Obrigado. Rafael Luongo (discussão) 19h14min de 13 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.foxsports.com.br/videos/149511235654-palmeiras-acerta-com-mais-um-volante-bruninho-exportuguesa
http://globoesporte.globo.com/sp/noticia/2014/02/bruninho-rescinde-com-portuguesa-e-faz-exames-medicos-no-palmeiras.html
http://www.ogol.com.br/jogador.php?id=233314&epoca_id=141
http://www.sambafoot.com/pt/jogadores/8270_bruninho.html

chica vampiro[editar | editar código-fonte]

andré & tory[editar | editar código-fonte]

uma mulher comecou a fazer e largou lã Ándre & tory (discussão) 23h06min de 13 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes:

Francisco de Assis Ripol Clemente[editar | editar código-fonte]

Artigo fora eliminado anteriormente por ESR e foi recriado por IP com dezenas de fontes que não referenciam o artigo ou estão fora de contexto. Marquei novamente para ESR por não ver no artigo indicação de notoriedade ou relevância. Tonelada D C @ 16h53min de 14 de fevereiro de 2014 (UTC)

José Antônio da Silva Duque[editar | editar código-fonte]

Ex-dirigente sindical, colunista historiador em diversos jornais do sul fluminense, fundador dos centros de formação profissionalizantes de Barra Mansa, Barra do Piraí, Mendes, Resende e Valença, que treinaram mais de 30 mil alunos.
Duque foi agraciado com o título de "Benemérito do Estado do Rio de Janeiro" pela Assembleia Legislativa do Estado, em 1979, e recebeu congratulações do Dr. Péricles de Souza Monteiro, diretor da OIT para o Brasil. "Congratulo-me com o incansável líder pela justa homenagem da Assembleia legislativa conferindo-lhe o título de "BENEMÉRITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" e reitero pessoalmente e em nome da Organização Internacional do Trabalho (OIT-Genebra) nossa admiração pela sua obra relacionada com os Centros Profissionais do Sul Fluminense" (MONTEIRO, 1979).
José Antônio da Silva Duque nasceu em 18 de novembro de 1930, em Demétrio Ribeiro (Vassouras). Filho de Deoclydes da Silva Duque (falecido) e Maria Nunes da Silva Duque (falecida). Casado com Maria Ignez (pedagoga)e pai de Patrícia Maria Carla (enfermeira), Eduardo Moyses (Engenheiro) e Andréa Paula (Dra. em Ciência da Informação).
Em 1955, iniciou na DuPont do Brasil e oito anos após, ao perceber que os funcionários – seus colegas – não tinham garantias e nem eram valorizados pela empresa, conseguiram reunir 33 funcionários, dando início ao Sindicato dos Químicos, reconhecido no país e internacionalmente pela luta sindical.“Conquistamos ganhos reais para todos; maior segurança no trabalho; refeitórios; horas extras; bolsas de estudo, entre outras conquistas inexistentes na época, em algumas empresas de pequeno, médio e grande porte”, citou Duque.
“Hoje, olho o passado e sei que se não trabalhei com o plantio, existem outras formas de cultivo como a ética, o amor ao próximo e também os sonhos transformados em realidade”, afirmou Duque em seu discurso ao ser homenageado na Escola Técnica de Pinheiral, em 2013. Aduque (discussão) 23h40min de 16 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes:

JORNAL A VOZ DA CIDADE. Disponível em: <http://www.avozdacidade.com>. Acesso 14 fev. 2014.
POSSE da nova diretoria da Academia Barramansense de História. Disponível em: <http://www.focoregional.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=Posse+da+nova+diretoria+da+Academia+Barramansense+de+Historia&idnoticia=57715>. Acesso em 16 fev. 2014.
QUIMSULF. Um pouco da nossa história. Disponível em: <http://quimsulf.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=91&Itemid=58>. Acesso em: 16 fev. 2014

  • O texto é cópia do jornal, isso não é permitido. Tem também um tom de artigo-homenagem, isso dificilmente permanece, melhor reformular tudo, melhor um texto curto e informativo que permaneça que um longo que não.Jo Loribd 12h41min de 17 de fevereiro de 2014 (UTC)

Helládio Da Silva Holanda[editar | editar código-fonte]

Por favor demorou que só para eu escrever sobre ele 187.64.34.45 (discussão) 23h13min de 17 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: Se quiser edite e retire alguma fonte, o cara j´pa tem 2 livros lançados solo.

Revejam o artigo Helládio Da Silva Holanda e não deletem por favor. Agradeço Fiquem Com Deus

Giulliana

  • Tem que apresentar fontes independentes e fiáveis, senão fica impossível manter ou restaurar, acho que apagaram em dezembro.Jo Loribd 12h34min de 18 de fevereiro de 2014 (UTC)

Genealogia do fundador de Jaboticabal[editar | editar código-fonte]

177.81.38.18 (discussão) 16h47min de 18 de fevereiro de 2014 (UTC) A Prefeitura de Jaboticabal bem como a Camara de Jaboticabal, além do povo da cidade, apreciariam conhecer a genealogia do fundador de sua cidade. As fontes citadas são os nomes dos pesquisadores e onde encontraram as informações. Veja o artigo que sugiro seja mantido: https://pt.wikipedia.org/wiki/Genealogia_do_fundador_de_Jaboticabal

Sugiro manter a pagina da genealogia do fundador de Jaboticabal , João Pinto Ferreira: Esta pessoa é considerada como fundador de Jaboticabal pelo menos por estes dois sites: http://www.jaboticabal.sp.gov.br/2010/index.php/conteudo/visualizar/historia

  • A primeira pergunta é por quê não chamar o artigo de João Pinto Ferreira ? A resposta é que já fizeram e foram revertidos, então este segundo artigo, se não se menciona o primeiro, é tentativa de burla. A segunda pergunta é por quê fazer o artigo no formato de genealogia? Parece que isso só interessa à nobreza local, não é o propósito de artigo da enciclopédia apresentar genealogias de pessoas comuns. Escrevam a história, baseada em fontes fiáveis que ajudamos a salvar.Jo Loribd 14h02min de 19 de fevereiro de 2014 (UTC)

Observatório de Gestão Inteligente de Cidades[editar | editar código-fonte]

O Observatório é um projeto a UECE com a parceria da Prefeitura de Maranguape, cujo objetivo é tornar próxima a comunicação entre os habitantes da cidades e os governantes locais, além de traçar metas para o município e tornar público pontos históricos da cidade. Pesquisadores dedicados da área de Administração da Universidade Estadual do Ceará estudam rotineiramente para tornar o Observatório algo que seja cada vez mais útil à população, de forma séria e com compromisso. 179.179.168.47 (discussão) 18h44min de 18 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.maranguape.ce.gov.br/noticias/observatorio-de-gestao-inteligente-de-cidades-e-implantado-em-maranguape

https://www.facebook.com/pages/Observat%C3%B3rio-de-Gest%C3%A3o-Inteligente-de-Cidades-Maranguape/417283825065221?ref=hl http://tribunadoceara.uol.com.br/audios/tribuna-band-news-fm/projeto-cria-modelo-de-gestao-inteligente-de-cidade-no-ceara/ http://www.uece.br/prograd/index.php/noticias/14-lista-de-noticias/465-uece-e-prefeitura-de-maranguape-instalarao-observatorio-da-cidade http://www.uece.br/cma2/index.php/noticias/14-lista-de-noticias/185-maranguape-tera-gestao-inteligente http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/maranguape-tera-gestao-inteligente-1.482410

  • O artigo é material de divulgação e as fontes apresentadas são material de divulgação. Poderia até ser material para um bom artigo se já existissem resultados, está apenas registrado que começou. E melhor evitar a divulgação, aqui não é lugar disso.Jo Loribd 13h49min de 19 de fevereiro de 2014 (UTC)

Amigo o projeto está em execução é necessita do wikipedia como fonte fiável. O Wikipedia não foi uma escolha atoa, mas sim por se tratar de um local de grande importância para o nosso projeto, lamento existir essa "politica" no Wikipedia. Em relação aos resultados, eles já existem e estão gradativamente tomando rumos na nossa cidade! A Prefeitura de Maranguape e a Universidade Estadual estão com os resultados obtidos em seus bancos de dados! Grato

  • Nada disso adianta se não trabalhar no artigo, melhorando o texto e adicionando fontes fiáveis e independentes, políticas sempre existem por um motivo ou outro, por escolha da comunidade dos editores, só lamentar não resolve nada.Jo Loribd 11h42min de 20 de fevereiro de 2014 (UTC)

Ariel Mançanares[editar | editar código-fonte]

recebi as informações da própria pessoa a qual o artigo se refere, por isso é confiável,porém não sei como indicar isso. Paola Papini de Seixas (discussão) 01h48min de 19 de fevereiro de 2014 (UTC)

  • Informações obtidas diretamente do biografado ou de pessoas próximas são chamadas de "fonte primária" e não são aceitas pela Wikipédia WP:NPI. Outra coisa é que participar de programas de TV como The Voice ou BBB não conferem notoriedade automática para ter artigo, então é melhor esperar até conseguir boas fontes fiáveis e até a cantora ter notoriedade.Jo Loribd 13h47min de 19 de fevereiro de 2014 (UTC)

Psicóloga Direta[editar | editar código-fonte]

Um editor todo sabichão colocou ER6

Tem fontes e não é spam - ER6 diz:Páginas cujo único conteúdo é evidentemente publicitário(spam), promocional ou panfletário o que não é o caso. Haveland (discussão) 02h21min de 22 de fevereiro de 2014 (UTC)

Agora diz que foi criado agora mas ele tá enganado

Não é recem criada. Foi criada em 2013 na internet e pelo grande número de acessos e a relevante repercussão, o autor fez um contrato com a Folha, portanto é relevante sim. Haveland (discussão) 02h36min de 22 de fevereiro de 2014 (UTC)

Com a notável repercussão que teve na internet é uma tirinha igual as que já existem na wikipédia Haveland (discussão) 02h43min de 22 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: As fontes já estão no artigo, e dizer que o jornal O GLOBO e a FOLHA não representa notoriedade, é dizer que Silvio Santos não é relevante. Haveland (discussão) 02h43min de 22 de fevereiro de 2014 (UTC)

Região Administrativa de Itapeva[editar | editar código-fonte]

O artigo foi proposto para eliminação, mas é digno de estar aqui bem como os artigos das outras regiões administrativas do estado de São Paulo, porém não sei como melhorá-lo para que ele não seja descartado. 179.157.31.22 (discussão) 19h19min de 22 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lefotos.php?id=11796

TV Abril Salvador[editar | editar código-fonte]

Esse Artigo foi proposto de eliminação mas quero que ele permaneça pois quero contribuir com a informação atualizada da antiga retransmissora da MTV Brasil, que atualmente é TV Abril Salvador que transmite a programação da Ideal TV que pertence ao Grupo Abril essas informações são verídicas. Dedesp1 (discussão) 20h09min de 24 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.htforum.com/vb/printthread.php?t=61145&pp=15&page=73

http://www.portalbsd.com.br/novo/terrestres_channels.php?channels=19

http://sistemas.anatel.gov.br/siscom/consulta/default.asp

TV Abril Porto Alegre[editar | editar código-fonte]

Esse canal existe e tem cobertura na Região Metropolitana de Porto Alegre e retransmite o sinal da TV Abril antiga MTV Brasil peço que matenha essa página no ar pois a informação encontra-se no site da Anatel e é verídica. Dedesp1 (discussão) 17h15min de 25 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://sistemas.anatel.gov.br/siscom/consulta/default.asp

https://pt.wikipedia.org/wiki/TV_Abril

MTV Lab[editar | editar código-fonte]

Existe informações que comprovam a existência do programa MTV Lab da extinta MTV Brasil e peço que mantenha esta página no ar pois são informações verídicas. Dedesp1 (discussão) 17h29min de 25 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://tecoapple.com/category/mtv-lab/

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u57477.shtml

  • Todas essas retransmissoras e programas sem fontes fiáveis, qual a relevância? Jo Loribd 14h16min de 26 de fevereiro de 2014 (UTC)

Pedro Monteiro[editar | editar código-fonte]

O autor consta na Antologia do cordel Brasileiro, da Global Editora, alémde ter vários títulos publicados, incluindo uma versão no prelo de A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, pela Editora Nova Alexandria, na coleçãoClássicos em Cordel Fontes = http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Eventos+Shows/88148,,Livro+reune+informacoes+sobre+a+origem+do+cordel.aspx http://www.institutomemoriabrasil.org.br/cordel-chega-a-global-2/

  • Uma não abre, a outra mal fala dele, é pouco para manter o artigo.Jo Loribd 14h12min de 26 de fevereiro de 2014 (UTC)

Marcos Bernardes de Mello[editar | editar código-fonte]

O artigo deve ser aprovado porque o biografado é uma figura relevante e notória no meio acadêmico e jurídico nacional, tendo contribuído de forma significativa para a produção teórica em sua área de atuação. Acredito que tudo está dentro dos conformes no que se refere ao conteúdo do texto e a biografia contém fontes fiáveis e independentes. Elayne Pontual (discussão) 04h56min de 26 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.maceioagora.com.br/video/1829/painel_alagoas_10_de_fevereiro_com_o_jurista_marcos_bernardes_de_mello, http://www.oab-al.org.br/ex-presidentes, http://www.esmal.tjal.jus.br/?pag=origensdaesmal, http://www.procuradoria.al.gov.br/institucional/galeria-dos-ex-procuradores-gerais-do-estado, http://oab-al.jusbrasil.com.br/noticias/2104648/esmape-homenageia-jurista-marcos-bernardes-de-mello, http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/fda/pos-graduacao/mestrado-em-direito/docentes, http://www.abcdasalagoas.com.br/public_html/verbetes/index/M/page:44, http://www.juspodivm.com.br/entrevistas/entrevistas_96.html, http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4984329/teoria-do-fato-juridico-plano-da-existencia, http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6726288, http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6725710, http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6511, http://www.esamg.org.br/paginas/index/chave/794
  • Adicionou fontes ao artigo, parece ok para mim.Jo Loribd 14h09min de 26 de fevereiro de 2014 (UTC)

Andragonia[editar | editar código-fonte]

Acho que à banda á é famosa suficiente para ter uma página na Wikipédia. Ela já lançou 3 (três) álbuns de estúdio (e vai lançar outro ainda este ano) tem um EP e já tocou com à renomada banda americana Symphony X e com o virtuoso guitarrista suéco Mattias Eklundh. Tudo que eu coloquei no artigo, foi retirado da página oficial da banda no Facebook (https://www.facebook.com/andragonia). Danylpixel55 (discussão) 15h01min de 26 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: https://www.facebook.com/andragonia
Facebook não é fonte válida na Wikipédia, arranje outras - credíveis - e verá como se mantém. J. Jesus (discussão) 15h05min de 26 de fevereiro de 2014 (UTC)

Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge (São José do Rio Preto)[editar | editar código-fonte]

O artigo foi proposto para eliminação, porém tenho verificado que o editor Stego está cometendo guerra de edições. Ele tem feito isso também em outras páginas que colaboro. O artigo possui oito fontes fiáveis e independentes, sendo três de reportagem do maior jornal da região, uma de um conhecido livro sobre o assunto e uma tese de mestrado publicada em um portal do Ministro de Estado da Educação que estudou a igreja como fonte de pesquisa. Gdbalista (discussão) 17h34min de 27 de fevereiro de 2014 (UTC)

  • O problema foi resolvido pelo próprio Stego, seu comentário quanto a guerra de edição não procede, acho até que um pedido de desculpas seria apropriado.Jo Loribd 18h10min de 27 de fevereiro de 2014 (UTC)

Samba Filmes[editar | editar código-fonte]

Divulgação de projetos SambaFilmesRJ (discussão) 18h49min de 28 de fevereiro de 2014 (UTC)

Fontes: Google, sambafilme.com
  • Procurei no Google, só apareceu o próprio site, facebook e twitter, nenhuma fonte independente que atenda WP:V. E sua frase acima significa que quer divulgar seus projetos pela Wikipédia? Não, obrigado.Jo Loribd 18h59min de 28 de fevereiro de 2014 (UTC)

Graciela Fernández Pierre[editar | editar código-fonte]

Artigo criado por ip, sem fontes. Já ouvi falar (relacionada ao seriado mexicano Chaves), mas não tenho certeza das informações e marquei para ESR. Algum fã do Chaves se habilita a salvar? Tonelada D C @ 03h35min de 2 de março de 2014 (UTC)

  • Fiz um redirect para Roberto Gómez Bolaños, as informações já estavam lá, apenas acrescentei a data de falecimento.Jo Loribd 15h49min de 4 de março de 2014 (UTC)


Alberto Magno Alves de Santana[editar | editar código-fonte]

Presidente do Partido Verde.Por ser figura Pública,Merece destaque |Fontes = assessoria de Alberto Magno Alves de Santana

  • Político em ano de eleição, unico feito notável é ter cursado inglês, e sem fonte fiável que demonstre notoriedade não dá, lamento. Se fosse ele contrataria uma assessoria melhor.Jo Loribd 15h49min de 4 de março de 2014 (UTC)

Juciney Freitas[editar | editar código-fonte]

Devido o pouco conhecimento dos editores que sugeriram a eliminação, ele não conhecem Juciney Freitasm que é um dos muitos escritores desconhecido do Amazonas. Sendo assim a Wikipédia é uma das formas desse e de muitos outros escritores passarem a ser reconhecido. 179.222.23.48 (discussão) 15h50min de 5 de março de 2014 (UTC)

Fontes: http://jucineyfreitas.wix.com/escritor

https://www.facebook.com/pages/Livro-Ora%C3%A7%C3%A3o-Escrita-no-Papel/246748545425113?ref=tn_tnmn

  • A comunidade dos editores da Wikipédia resiste a ser utilizada assim, exigimos fontes fiáveis que atendam WP:V. Inegociável.Jo Loribd 20h16min de 5 de março de 2014 (UTC)
  • Concordo, páginas pessoais tradicionais e nas redes sociais não são fonte fiável e independente. J. Jesus (discussão) 21h52min de 5 de março de 2014 (UTC)

Rui Tinoco[editar | editar código-fonte]

referências válidas a artigos científicos e referência com link válido a prémio nacional Pedro Calcoen (discussão) 09h19min de 6 de março de 2014 (UTC)

Fontes: Vencedor de prémio nacional em Saúde PúblicaAutoria PASSEArtigo na Acta MedicaLink de um livroLivro Gosto muito de... na DGS, Ministério da Saúde de PortugalPASSE programa adotado pela ARS Norte
  • As fontes devem referenciar os dados do biografado, o que não é o caso destas acima, acho que ainda não atende WP:V.Jo Loribd 11h41min de 6 de março de 2014 (UTC)

Guilherme Rocker[editar | editar código-fonte]

Ele participa de programas de TV na SBT como Eliana, e já saiu na revista época 201.27.66.102 (discussão) 13h30min de 10 de março de 2014 (UTC)

Fontes: twitter oficial da eliana confirmando: https://twitter.com/_ProgramaEliana/status/437649071025565696
  • Twitter é?Jo Loribd 17h21min de 10 de março de 2014 (UTC)

Sailor Moon Crystal[editar | editar código-fonte]

Mais uma fonte relevante ao artigo, do site SOS Sailor Moon Brasil Diego Castanho (discussão) 20h37min de 17 de março de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.sossailormoon.com.br/2014/03/oficial-sailor-moon-crystal-e-o-nome-do-novo-anime-character-design-revelado/

Foi feito redirect para Wikipédia:Artigo sobre evento futuro.Jo Loribd 16h12min de 9 de maio de 2014 (UTC)

Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago[editar | editar código-fonte]

É uma congregação católica antiga e o artigo possui referências que provam sua relevância. Foram acrescentadas novas fontes e o artigo possui ligação direta com a Wikipedia em Francês. Não faz sentido exclui-lo. 179.236.187.7 (discussão) 21h36min de 19 de março de 2014 (UTC)

  • As vezes a Wikipédia inteira não parece fazer sentido, isso não é argumento válido para evitar a eliminação, nossa exigência é que o artigo tenha fontes fiáveis e independentes. As fontes indicadas são ou da própria instituição ou ligadas a ela, o senhor não teria um livro que fale sobre a história da congregação de autor reputado?(que deve ser citado de forma acadêmica - autor, título,editora, numero da página, ano, ISBN - não é necessário que seja em português nem que esteja na Internet). Só isso bastaria. Em pesquisa no Google Books encontrei uma espécie de descrição das congregações católicas, mas não havia visualização, não consegui verificar, talvez seja fácil para o senhor conseguir uma fonte assim. Interwikis (artigos em outros idiomas da Wp.) não são argumentos válidos, os indicados também não apresentam fontes (fui verificar) e cada comunidade tem ampla autonomia editorial. Entenda que nossas decisões são sempre técnicas, não avaliamos a instituição nem se o que fazem é meritório, apenas observamos a fonte indicada e as suas ainda não nos atendem.Jo Loribd 12h49min de 21 de março de 2014 (UTC)
  • Não encontrei nenhum livro que aborde essa congregação. As fontes citadas no artigo são todas ligadas à Igreja Católica, bem como se existir algum livro que aborde o tema também será ligado à Igreja, muito provavelmente.
  • Até aceitaríamos material do Vaticano, não dá encaixar é material da própria ordem. Pode ser também uma matéria em jornal ou revista de renome, em qualquer idioma não muito estranho, nunca saiu no NYTimes?. Sem fonte fiável é muito complicado manter, se ninguém fala nisso por quê a Wikipédia deveria?Jo Loribd 14h27min de 21 de março de 2014 (UTC)
  • Não foi aceita uma matéria publicada pelas Pontifícias Obras Missionárias, ligadas ao Vaticano (referência 4 no artigo). Há uma referência interessante num livro publicado pela universidade de Oxford

Owen White, J. P. Daughton, eds. In God's Empire: French Missionaries and the Modern World. New York: Oxford University Press, 2012, ISBN 978-0-19-539644-7.

  • A referência número quatro começa com "por assessoria de imprensa", não dá, né. Já o livro parece melhor, daria para citar a página onde a ordem é citada ? dá para visualizar partes no GB?Jo Loribd 15h44min de 21 de março de 2014 (UTC)
Em qualquer Enciclopédia séria qualquer congregação religiosa com reconhecimento pontifício seria naturalmente notória, mas this is wikipédia.--Raimundo57br (discussão) 15h49min de 21 de março de 2014 (UTC)
  • Inúmeros sites e referências são encontradas na internet citando esta congregação, em italiano, francês, português e inglês. A assessoria citada é a das Pontifícias Obras Missionárias e não da congregação. É uma notícia produzida por um jornalista como seria qualquer outra em um site ou jornal. Excluir esse artigo não é uma atitude para um pretensa enciclopédia livre.
  • Referência no site da CORREF, instituição católica reconhecida internacionalmente www.viereligieuse.fr/spip.php?page=fiche&id_donnee=405
  • Notícia no Jornal francês Le Télégramme www.letelegramme.fr/ig/generales/regions/finistere/peres-de-saint-jacques-une-revolution-de-couleur-07-08-2011-1392859.php
  • Página na wiki em italiano. Traz referências bibliográficas do anuário pontifício que poderão ser acrescentadas na versão em português. it.wikipedia.org/wiki/Società_dei_sacerdoti_di_San_Giacomo o comentário precedente não foi assinado por 179.236.187.7 (discussão • contrib.) 13h18min de 21 de março de 2014 Tonelada D C @ 17h09min de 21 de março de 2014 (UTC)
Referências devem ser adicionadas no artigo, indicando o texto que estão referenciando. Adicioná-las aqui não irá ajudar em nada na manutenção do artigo. Tonelada D C @ 17h05min de 21 de março de 2014 (UTC)
  • Raimundo, se isso for verdadeiro, é só citar a página de qualquer enciclopédia onde aparece esta congregação e o assunto estará resolvido. Ao IP, qual é a página do livro? Eu já fiz várias buscas no Google, sob vários nomes (Tiago, Jaques, Iago, James, Giacomo), já procurei na Catholic Enciclopaédia, já procurei no Google Books, só não consigo ler o livro indicado inteiro, preciso do número da página, o senhor poderia me ajudar nisso? Ou prefere comentar como fazer uma enciclopédia na Internet? Excluir esse artigo é o que vai acontecer, independente da sua opinião, se não colocarmos uma boa fonte nele.Jo Loribd 17h19min de 21 de março de 2014 (UTC)
As fontes postas já são boas, o enunciado do primeiro pilar diz que: "A Wikipédia é uma enciclopédia que compreende elementos de enciclopédias generalistas, de enciclopédias especializadas e de almanaques." Qualquer um de bom senso saberia que pode haver um almanaque especializado em congregações religiosas com reconhecimento pontíficio. Eu já coloquei duas fontes no artigo.--Raimundo57br (discussão) 17h33min de 21 de março de 2014 (UTC)
  • Pode haver? Tem dó Raimundo, não vou trabalhar nesse nível, me chamem quando quiserem falar sério. E eu que estava tentando salvar o artigo.Jo Loribd 17h37min de 21 de março de 2014 (UTC)
  • Ao usuário tonelada,só não adcionei as referências no artigo pq não consigo edita-lo.

Não fui eu o criador do artigo mas acho importante a manutenção do mesmo. Ela já existe em outras duas línguas, pq não em português?

Na wiki em italiano aparecem referências do anuário pontifício que podem ser usadas. Mas não consigo editar o artigo.

Com relação a página do livro consta nas páginas 96. 132-133.

Vms tentar salvar o artigo. o comentário precedente não foi assinado por 179.236.187.7 (discussão • contrib.) 17h12min de 21 de março de 2014

O anuário é fonte primária e estas não podem ser usado como referência. Vamos aguardar o @Jo Lorib: verificar o livro. Por favor, ao deixar mensagens, assine-as com 4 tiles (~~~~). Tonelada D C @ 21h09min de 21 de março de 2014 (UTC)
Feito --João Carvalho deixar mensagem 15h49min de 22 de março de 2014 (UTC)
  • Deus abençoe os inclusicionistas. É louvável a intenção do João Carvalho, mas deveria cuidar mais dos formatos, o link do livro (colocado como ligação externa e não como citar livro, dá trabalho preencher aquelas babaquices, né mesmo?) aponta para um resumo onde a Sociedade é citada em uma linha, não sei se atende a WP:V, mas se ninguém reclamar não sou eu que vou ser o chato e o birrento. As páginas do livro citado pelo IP, 96 e 132-133, que consegui verificar, não citam a Sociedade, falam sobre uma irmandade da África, talvez uma edição diferente. Mas eu encontrei uma fonte boa, um livro em francês que conta a história da desta sociedade em detalhes, de como foi fundada no século XIX, quase desapareceu e foi reavivada nos anos da década de 1950, o texto do artigo vai ganhar uns adendos que vão sem dúvida melhorar o artigo, quando eu arrumar tempo. No meu entender, salvar artigos não é uma questão de querer, é questão de encontrar uma fonte boa que atenda WP:V e coloca-la no artigo de forma correta. mas se já esta "feito" para que perco meu tempo com isso, deixa para lá.Jo Loribd 13h48min de 23 de março de 2014 (UTC)
Caro Jo Lorib, o teu comentário deve ter sido motivado pelo cansaço ou por outro motivo qualquer. Antes de tudo o mais, quero esclarecer que não estou chateado contigo, até porque tens tido uma paciência infinita com este projecto. Vou esclarecer-te o que fiz para que não haja mal entendidos. Coloquei uma ref independente "<ref name=TEL>" formatada que comprova a veracidade entre outras coisas a data 1864, importante para o artigo. A ligação externa não foi formatada como "citar livro", porque na realidade ela não é uma referência, pois a única coisa que prova é a existência da referida sociedade. Se vires o histórico das minhas contribuições poderás verificar que costumo sempre formatar as referências que coloco e este mês já as coloquei em algumas centenas de artigos. Já agora, essa de me chamares inclusionista, não deixa de ser um elogio para mim, pois há muitos que acham que eu elimino mais coisas do que devia. --João Carvalho deixar mensagem 17h14min de 23 de março de 2014 (UTC)
  • João, desculpe mas na sua edição só tem ligação externa, nenhuma referência no formato da wp, aqueles números que vão entremeados ao texto. Jo Loribd 01h05min de 24 de março de 2014 (UTC)
Também não percebo porque motivo o dif não destaca como devia, as alterações feitas no artigo. --João Carvalho deixar mensagem 11h48min de 24 de março de 2014 (UTC)

Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas[editar | editar código-fonte]

Entidade sem fins lucrativos de âmbito nacional, possui unidades em 6 cidades, conduz importante trabalho de investigação de distúrbios mentais com enfoque Espírita, participa de congressos e debates sobre o tema, supervisão de casos clínicos etc., além de prestar atendimento psicológico social.
Prezados, esta instituição preenche o requisito de relevância, pois é de nível nacional e atua como outras instituições especializadas – por exemplo a Associação Médico-Espírita do Brasil. Por favor me instruam se há mais alguma coisa a ser feita para evitar a eliminação. Solicito o apoio de vocês, eu estou tentando fazer um trabalho sério e como referência utilizei outras páginas da mesma categoria. Li as normas da Wikipedia e estou procurando fazer o meu melhor, mas preciso de ajuda pois sou principiante. Não represento nenhuma entidade, não se trata de uma empresa privada que visa lucro tentando se autopromover. O editor que propôs a eliminação informou que a página havia sido criada anteriormente, porém eu não sabia - escrevi este artigo a partir do zero com base nas pesquisas que fiz... onde consigo consultar o histórico do artigo antigo? Agradeço a ajuda e as orientações recebidas. Evelyn (discussão) 09h27min de 20 de março de 2014 (UTC)

Fontes: CRP-SP (que faz parte do Conselho Federal de Psicologia do Brasil); Federação Espírita Brasileira; artigo científico publicado na McGill University por pesquisadores da Universidade de São Paulo são alguns exemplos de fontes fiáveis e independentes. Também incluí outras instituições especializadas - presentes na Wikipedia - que fazem referência à ABRAPE. As notícias de eventos, criticadas pelo editor que propôs a eliminação, foram incluídas na parte das atividades para confirmar que os cursos etc são reais e não o "ponto central" do artigo (que ainda é um esboço e precisa de contribuições).
  • Não sei se todas as associações tem lugar na Wikipédia. Utilizaram alguma empresa de RP/Marketing ou assemelhadas para fazer o artigo?Jo Loribd 12h56min de 21 de março de 2014 (UTC)
  • Jo Lorib, sou uma voluntária que como você quer melhorar a Wikipédia. Não tenho absolutamente nada a ver com a ABRAPE. Pretendo escrever outros artigos para expandir o Portal do Espiritismo. Agradeço se puder me orientar como fazer da melhor forma. Evelyn (discussão) 11h09min de 24 de março de 2014 (UTC)
  • Página salva, aguardando novas contribuições.

Rio Santana (Guarapuava)[editar | editar código-fonte]

O Artigo Realmente Existe 177.6.181.68 (discussão) 00h48min de 26 de março de 2014 (UTC)

Esta em ESR. Apresentem fontes para comprovar que existe. Izahias (discussão) 05h24min de 26 de março de 2014 (UTC)
  • O artigo Rio Santana já existe, desde 2005, estava vandalizado por IP desde 2012, reverti. Vou marcar Rio Santana (Guarapuava) para eliminação rápida e vocês poderão editar e aumentar o artigo existente.Jo Loribd 15h22min de 26 de março de 2014 (UTC)
    • Quase dois meses depois, alguém mexeu no artigo? nem tu nem eu, galileu. Uma linha só e abandonada.Jo Loribd 16h07min de 9 de maio de 2014 (UTC)

Queijo do Marajó[editar | editar código-fonte]

O Queijo do Marajó está sob processo de indicação geográfica, é um produto muito importante pro povo marajoara e gera empregos e faz parte da cultura da ilha. 201.79.116.193 (discussão) 04h42min de 28 de março de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.emater.tche.br/hotsite/simposios/arquivos_pdf/PERICLES_Apresentacao_Queijo_Marajo.pdf

http://blogs.estadao.com.br/paladar/centrifuga-prensa-fogo-como-e-feito-o-queijo-do-marajo/ http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,GF86247-18156,00-QUEIJO+DE+MARAJO+PRESERVA+A+TRADICAO+E+A+CULTURA+DA+ILHA.html#fotogaleria=1 http://www.terraviva.com.br/clique2013/queijomarajo.pdf http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=97001 http://www.sagri.pa.gov.br/posts/view/365/produtores_de_queijo_do_marajo_recebem_registro_de_producao_artesanal http://cienciaalimentos.wordpress.com/2013/05/26/queijo-do-maraj-sai-da-clandestinidade/ http://www.revistadoilct.com.br/rilct/article/view/152

Absurda essa eliminação, alguém vai ter que pedir restauro. Talvez esses wikipedistas possam ajudar.--Raimundo57br (discussão) 10h38min de 28 de março de 2014 (UTC)

  • Calma Raimundo, o artigo nem foi eliminado, para com esse piti, parece criança mimada. O artigo não foi eliminado, apenas utilizaram letra minúscula, Queijo do marajó. Após colocar fonte vou mover para o correto. O queijo em questão é tradicional e está sob processo de demarcação tipo a Denominação de origem controlada utilizada na Europa. Foi um tema muito referenciado em jornais, é relativamente fácil encontrar fontes.Jo Loribd 20h43min de 28 de março de 2014 (UTC)

Cobra Discos[editar | editar código-fonte]

É sobre uma editora discográfica independente portuguesa com dez anos de existência e referência no meio independente português, tendo sido escolhida pela rádio Antena 3 para edição do maior levantamento da produção musical independente portuguesa feito até à data e que deu origem à colectânea Acorda! bem como foi também escolhida para editar o projecto T(h)ree que regista a colaboração de diversos músicos portugueses independentes com músicos da China e de Hong-Kong (1.º Volume), de Singapura e das Filipinas (2.º volume) e da Coreia do Sul e do Japão (3.º Volume, no prelo). Para além disso é editora do grupo Mão Morta, referência maior da cena independente portuguesa. 213.58.144.2 (discussão) 17h24min de 28 de março de 2014 (UTC)

Fontes: No histórico da página proposta para eliminação estão diversos links externos, que foram apagados com a desculpa que não eram referências, com artigos de jornais e entrevistas sobre as duas colectâneas referidas (Acorda! e T(h)ree) bem como sobre muitos outros discos editados pela editora. Se artigos de jornais e de publicações online não são referência, como encontrar referências? Na Enciclopédia da Música Portuguesa do Século XX não vem referenciada porque nesse século ainda não existia e não há ainda nenhuma enciclopédia referente ao Século XXI...

Confrontos entre Chã Grande e Timbaúba no futebol[editar | editar código-fonte]

O motivo é simples, esse artigo é verídico e tem que ser adicionado a essa enciclopédia. 177.101.160.6 (discussão) 02h45min de 29 de março de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.ogol.com.br/confronto_equipas.php?op=ver_confronto&equipa_1=3221&equipa_2=43150

http://www.espbr.com/noticias/cha-grande-goleia-timbauba-4-0-a2-pernambucano

  • Um clássico desde 2010, com oito jogos? Tenha dó.Jo Loribd 13h21min de 31 de março de 2014 (UTC)

Declaração de União[editar | editar código-fonte]

É util 179.219.249.232 (discussão) 22h06min de 2 de abril de 2014 (UTC)

  • Existem alguns problemas a resolver, já existe outro artigo, e mais completo, sobre o mesmo tema, União de facto, e a grande confusão entre a legislação portuguesa e a brasileira, não informou em qual contexto o artigo se insere e referenciou com fontes dos dois países. Acho que não se perde nada se montarmos um redirecionamento de Declaração de União para União de facto.Jo Loribd 11h30min de 3 de abril de 2014 (UTC)

Francisco Manuel Vilaça Lopes[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, o Concurso Novos Talentos de Literatura FNAC é o mais prestigiado prémio de literatura portuguesa para novos autores e que conta entre o seu Júri com a participação de Valter Hugo Mãe, um dos mais mediáticos e bem sucedidos romancistas portugueses da nova geração. O conto, que por sinal venceu outro concurso, foi seleccionado para ser um dos 10 finalistas, entre um total de 698 contos enviados de todos os países de expressão oficial portuguesa. Não sei o que precisa mais para avaliar da relevância do artigo que só peca por se tratar de um escritor em iníco de carreira embora com qualidade já atestada. FVILACA.LOPES (discussão) 00h16min de 4 de abril de 2014 (UTC)

Fontes: Veja o link http://alfarroba-blogue.blogspot.pt/2013/04/resultado-concurso-literario-alfarroba.html

http://www.culturafnac.pt/

  • O problema com escritores iniciantes é exatamente esse, falta de fontes fiáveis. As fontes que colocou no artigo não são suficientes, uma por ser um blog e a outra, a da FNAC, por nem citar o senhor Vilaça Lopes. Que tal aguardar mais um pouco?Jo Loribd 18h31min de 4 de abril de 2014 (UTC)

Caro amigo, De facto este é um mundo estranho. Pornochanchada tem direito a constar da wikipedia mas eu não :). OK não sei bem que links serão precisos mas envio o link para o livro que se encontra à venda na FNAC http://www.fnac.pt/Amores-Contados-Varios/a727033 e em praticamente todas as livrarias online em Portugal, como a Bertrand que é só a livraria mais antiga da Europa:http://www.bertrand.pt/ficha/amores-contados?id=15242789 Quanto ao facto de o meu nome não aparecer nos finalistas FNAC há-de reparaR que são referidos 10 finalistas e que só aparecem 9 contos na votação final. O que aconteceu foi que, tinha eu acabado de assinar o contrato com a editora que editou o livro onde estou integrado quando recebi a notícia de que tinha sido seleccionado para finalista dos Novos Talentos FNAC 2013. Tentei resolver as coisas com a editora mas já não foi possível voltar atrás ou mesmo substituir por outro conto. Assim, por questões de direitos autorais o meu conto foi retirado da votação e não pode ser eleito para os cinco melhores que foram editados em livro. Agora que fui seleccionado, lá isso fui e, inclusivamente o conto chegou a estar online. Se me informar do modo como lhe poderei fazer chegar os screen savers e a versão FNAC do conto em pdf, p.f. diga-me. Presumo que lidem todos os dias com gente que pretende acrescentar informação falsa mas não é decididamente o meu caso. Agradeço os seus comentários.

  • É realmente um mundo estranho, a indústria da pornografia tem todo um esquema promocional que serve como fonte, mas não lhe aconselho a participar desses filmes para conseguir fontes para a Wikipédia. Quanto ao concurso na FNAC e vendas em livrarias, não vale a pena insistir neles como fonte, seja paciente e espere um comentário crítico num jornal ou revista reputado e de grande circulação. Seu trabalho um dia será reconhecido e ai terá um artigo na Wp.Jo Loribd 13h16min de 7 de abril de 2014 (UTC)

Preçolandia[editar | editar código-fonte]

A página no estado atual está com um leque de informações similar ao de outras empresas do ramo. Guilherme Zakka (discussão) 12h53min de 7 de abril de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.internacionalshopping.com.br/lojas?view=loj&codloja=188378 http://www.shoppingboulevardtatuape.com.br/loja.asp?loja=24 http://www.shoppingtambore.com.br/lojas/Precolandia
  • Quais? Provavelmente o que vai acontecer é eliminarmos também esses artigos, não temos como vigiar tudo. Para seu artigo permanecer deve apresentar fontes fiáveis que falem sobre a loja, não basta demonstrar que existe ou que tem loja num determinado shopping.Jo Loribd 13h19min de 7 de abril de 2014 (UTC)

Francisco de Lemos Pinto[editar | editar código-fonte]

Trata-se de conteúdo cultural, esclarecendo quem doou a sociedade suas ilhas, em destaque para a Ilha da Pintada. Lemos Pinto 16h07min de 7 de abril de 2014 (UTC)

  • Faltou informar a propriedade de escravos em sociedade com cunhados[1]. Acho que o Google books tem mais alguma coisa sobre ele, não sei se os parentes vão gostar.Jo Loribd 22h56min de 8 de abril de 2014 (UTC)

Orlando Luz[editar | editar código-fonte]

Futura estrela do tênis, quebrou tabu de 33 anos ao vencer o Banana Bowl. 177.180.222.139 (discussão) 14h23min de 8 de abril de 2014 (UTC)

Fontes: http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/04/com-titulos-e-feito-historico-orlando-luz-vira-numero-2-do-mundo-no-juvenil.html
  • Tem se destacado ao vencer torneios importantes, esta semana saiu numa matéria do Estadão. Mas o texto é copiado de outro local, precisa ser alterado rapidamente, vou tenyar ajudar.Jo Loribd 22h46min de 8 de abril de 2014 (UTC)

Qual texto, o da wikipedia ou o da fonte? Com relação à notoriedade, dificilmente ele não vai ter sucesso no profissional, mas só pelo fato de ter vencido o banana bowl após 33 anos sem um brasileiro vencer acho que já merece uma citação. O futuro vai dizer se a página dele vai ser de mais um tenista de relativo sucesso ou de uma decepção... Um exemplo de tenista que foi muito bom no junior e depois não virou nada foi esse aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolas_Santos

~*O texto colocado na Wikipédia foi copiado de algum outro local ainda não determinado, não se deve copiar textos. O futuro não nos compete, o presente já é suficiente mas precisamos de um bom texto original e algumas fontes que não serão difíceis de encontrar. Copiou o texto de onde?Jo Loribd 23h32min de 8 de abril de 2014 (UTC)

Eu não copiei de lugar nenhum, criei da minha cabeça. Sou graduado em direito. Não é difícil saber escrever "proeminência". Eu só me baseei na introdução de página do tenista Filip_Peliwo e do Rogério Dutra Silva

  • Tá bom. retirei a ESR e coloquei mais uma fonte.Jo Loribd 15h29min de 9 de abril de 2014 (UTC)

Patrick Franklin[editar | editar código-fonte]

A informação é completamente verídica,pois, a pessoa que fez confirmou todas as informações com o titular 189.70.171.163 (discussão) 16h45min de 12 de abril de 2014 (UTC)

Fontes: 55-82-3421 3560 telefone do titular do artigo www.farolfm.com
  • A Wikipédia não se baseia em veracidade, não somos um tribunal que julga se o fato ou ato é verdadeiro, portanto não nos baseamos em testemunhos ou telefonemas. Esta enciclopédia se baseia em notoriedade e verificabilidade, por favor visite WP:V, deve indicar fontes fiáveis, independentes do objeto e verificáveis de algum modo.Jo Loribd 16h28min de 13 de abril de 2014 (UTC)

Bruno César Gonçalves da Silva[editar | editar código-fonte]

O artigo se refere ao advogado criminalista que tem se destacado por sua atuação junto ao Supremo Tribunal Federal nos processos criminais que envolvem o Deputado Federal Bernardo Santana (AP 611, Inq 376, Inq 3273 e Inq 3802), relativos à suposta máfia do carvão. É também autor e coautor de livros e artigos jurídicos. Alguns de seus artigos têm sido citados na jurisprudência das Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, especialmente sobre a garantia da ordem pública como fundamento de decretação da prisão preventiva e sobre o instituto da remição. Bruno César 11 (discussão) 15h06min de 13 de abril de 2014 (UTC)

Fontes: Servanda Editora, Editora Síntese, OAB-MG, PUC-Minas, Faculdades Milton Campos, Supremo Tribunal Federal
  • Ao citar uma fonte, deve dar ao verificador dados para encontrar afirmações que corroborem o texto do artigo. Ao indicar que o editor que procure na OAB, na PUC ou em outras instituições, sem uma maior aproximação, esta indicando que não quer salvar o artigo. Peço que reconsidere e cite as fontes corretamente, temos muitos artigos para verificar, nos ajude.Jo Loribd 16h36min de 13 de abril de 2014 (UTC)

Celso Correia[editar | editar código-fonte]

Considero através dos links que coloquei no artigo e que abaixo reforço, que esta personalidade Moçambicana de renome no seu país, devido à sua juventude e brilhantismo nos negócios. É um jovem com capacidades únicas que lhe permitiram com 35 anos ser PCA de uma Instituição Bancária como o BCI e da sua Holding INSITEC, estes cargos são comprovados pelos links abaixo indicados. E a sua importância no sector económico moçambicano também é comprovado pelas entrevistas e artigos que junto abaixo os links. 105.235.218.252 (discussão) 13h07min de 17 de abril de 2014 (UTC)

Fontes: [www.insitec.co.mz] [www.bci.co.mz/Institucional/orgaos_sociais.html] [www.opais.sapo.mz/index.php/economia/38-economia/25132-celso-correia-reforca-poderes.html][www.insitec.co.mz/insitec/pessoas/celso-ismael-correia] [www.expresso.sapo.pt/celso-correia-o-condutor-da-economia-vai-ser-o-sector-energetico=f805290] Video: <iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/St-waE1ALj4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe> http://www.worldfolio.co.uk/region/africa/mozambique/celso-correia-president-of-mozambican-conglomerate-insitec-mozambique-n2377

Mariápolis Lía[editar | editar código-fonte]

É um artigo inovador e interessante. Trata-se de uma pequena cidade que quer revolucionar o mundo, porem dizem que esta mal formulado e eu não sei como arruma-lo Jpmartins95 (discussão) 22h38min de 19 de abril de 2014 (UTC)

Fontes: www.mariapolis.org.ar
  • Não é um artigo inovador, já tivemos outros parecidos, não é uma cidade no conceito geral. Não existe nenhuma fonte independente, outros artigos semelhantes foram redirecionados para Movimento dos Focolares. Não tente utilizar a Wikipédia para proselitismo religioso.Jo Loribd 22h57min de 19 de abril de 2014 (UTC)

Celso Correia[editar | editar código-fonte]

A pessoa em questão é um jovem empreendedor, com elevada importância no seu país e na comunidade PALOP, começa a ganhar notoriedade ao nível internacional, e já goza de notariedade ao nível da África Subsariana. Majoaoramos (discussão) 06h54min de 21 de abril de 2014 (UTC)

Fontes: Vou citar novamente aqui os artigos, maioritariamente entrevistas dadas a publicações de referência as quais peço que por favor sejam analisadas por forma a constituírem sustentabilidade para a criação e manutenção deste artigo online.
[www.insitec.co.mz]

[www.bci.co.mz/Institucional/orgaos_sociais.html] [www.opais.sapo.mz/index.php/economia/38-economia/25132-celso-correia-reforca-poderes.html]

[www.insitec.co.mz/insitec/pessoas/celso-ismael-correia] [www.expresso.sapo.pt/celso-correia-o-condutor-da-economia-vai-ser-o-sector-energetico=f805290] [www.worldfolio.co.uk/region/africa/mozambique/celso-correia-president-of-mozambican-conglomerate-insitec-mozambique-n2377] [<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/St-waE1ALj4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>]


João Alberto Catalão[editar | editar código-fonte]

A pagina contem informação verifica e é do proprio autor. Jcatalao (discussão) 22h28min de 21 de abril de 2014 (UTC)

Fontes: Todos os links externos comprovam as informações assim como os links das instituições de ensino e formação
  • Uma página que contenha informações verificadas pelo próprio autor, descrevendo sua formação é um currículo, a Wikipédia não os aceita, nosso artigos são para pessoas notórias com referências em fontes fiáveis e independentes.Jo Loribd 16h47min de 22 de abril de 2014 (UTC)

Eduardo Lima Vasconcelos[editar | editar código-fonte]

Este Artigo Merece ser salvo, Não sou otimo em escrita por isto estou aqui pedindo o SaLvação do artigo, a pessoa que eu me refiro no artigo e uma autoridade publica, politico Baiano, EX.Prefeito da Cidade de Brumado, é futuro deputador Federal da Bahia. 187.69.21.236 (discussão) 01h00min de 24 de abril de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.brumadonoticias.com.br/antigo/2013/03/21/eduardo-presidente-da-embasa-e-um-palhaco/, http://www.brumadoagora.com.br/noticias/4388-2013/08/10/o-cafe-com-o-brumado-agora-entrevista-eduardo-vasconcelos

http://www.blogdoanderson.com/2012/03/08/brumado-eduardo-e-autuado-pelo-tcm-por-autopromocao-na-tv-sudoeste/, http://www.blogdoanderson.com/2012/01/14/brumado-prefeito-nao-confirma-carnaval/, http://www.blogdoanderson.com/2011/02/11/brumado-dupla-repudia-declaracao-do-prefeito/

  • Quando se refere a ele como futuro deputado está nos indicando que ele é candidato às eleições de 2014 e acaba com qualquer chance de permanência do artigo, ainda mais que as fontes indicadas são blogs ou assemelhados. Depois que ele for eleito terá relevância para um artigo.Jo Loribd 13h12min de 24 de abril de 2014 (UTC)

Priscila Tenedini[editar | editar código-fonte]

gostaria de saber onde esta o erro de salvamento da página? pois a página possui fonte original e esta enquadrada nas regras do site. Se puderem me ajudar a solucionar o problema eu agradeço, pois não estou conseguindo entender onde esta o erro. Desde ja Agradeço! http://pt.wikipedia.org/wiki/Priscila_Tenedini 187.35.1.55 (discussão) 17h41min de 25 de abril de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.twitter.com/luckstar55
  • A fonte indicada é uma conta no Twitter ? Não dá.Jo Loribd 18h09min de 25 de abril de 2014 (UTC)

Isabelle Tuchband[editar | editar código-fonte]

Isabelle é uma artista plástica brasileira muito conhecida no Brasil e na França. 191.180.21.64 (discussão) 02h51min de 5 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: Benezit, E. Dictionnaire des peintres, sculpteurs, dessinateurs et graveurs. Paris : Gründ, 1999. ISBN 2-7000-3010-9

O Estadão. Notícias: <http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,poetisa-dos-pinceis,568606,0.htm>. Acessado em 4 de Maio de 2014.
FAAP. < http://www.faap.br/hotsites/hotsite_isabelle/index.htm>. Acessado em 4 de Maio de 2014.
RG. News : <http://siterg.terra.com.br/news/2009/11/10/tuchband-dose-dupla-34/>. Acessado em 4 de Maio de 2014.
Pascowitch, J. Glamurama. Notas: <http://glamurama.uol.com.br/couleurs-49014/>. Acessado em 4 de Maio de 2014.
Finocchiaro, Andrea. Será que eu sou assim?. São Paulo: Instituto Olga Kos, 2008. ISBN 8561189029
Tuchband, I. & Matzen, V. Atelier Cité – Paixões Declaradas. São Paulo : Luste, 2011. ISBN 856191405x
Francesca Romana Diana. Coleções: <http://www.francescaromanadiana.com/site/colecoes/isabelle_tuchband.html>. Acessado em 4 de Maio de 2014.
Blog institucional do Citi Brasil. Entretenimento : <http://citibrasil.wordpress.com/category/entretenimento/espaco-cultural-citi/>. Acessado em 4 de Maio de 2014.
Granado Pharmácias. <http://www.granado.com.br/LOJA/Produto/1945>. Acessado em 4 de Maio de 2014.
Harper’s Bazaar Brasil. Cultura: <http://www.harpersbazaar.com.br/cultura/isabelle-tuchband-e-verena-matzen-inauguram-exposicao-em-sao-paulo>. Acessado em 4 de Maio de 2014.

  • Acho que está ok, embora o texto e as marcações <br/> indiquem cópia, não descobri de onde. Poderia melhorar o artigo colocando uma foto (nada de copiar site ou internet, use uma imagem livre) e melhorando o texto, muito calcado numa linha de tempo.Jo Loribd 15h39min de 9 de maio de 2014 (UTC)

Conservatório Municipal de Guarulhos[editar | editar código-fonte]

A entidade não possui um artigo e suas informações no site da Prefeitura de Guarulhos são fragmentadas. Infelizmente não tive tanto tempo para editar um artigo de qualidade, porém, gostaria de criá-lo com o objetivo de informar aos interessados, a existência desse conservatório público da Cidade de Guarulhos. Pretendo desenvolver um projeto melhor. William Brasil (discussão) 22h07min de 5 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.guarulhos.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5485&Itemid=1150

É o único meio apresentação completa dessa instituição pública de ensino de música em Guarulhos. A cidade não possui muitos meios de divulgação e difusão de cultura. Criei esse pequeno artigo e procurei ser breve e objetivo dentro das normas de alta qualidade, todavia ainda não finalizei as informações e ajustes desse artigo. William Brasil (discussão) 21h05min de 7 de maio de 2014 (UTC)

(a parte abaixo estava em um tópico diferente e foi juntada a este tópico)

Por acaso você conhece a cidade de Guarulhos? Sabia que a cidade possui somente esse Conservatório de Música público de difusão de cultura? Por acaso observou que o site da Prefeitura de Guarulhos é subdividido por setores? Percebeu que citei as Leis de criação do Conservatório criado pela Câmara Municipal de Guarulhos? Você viu que acrescentei outras fontes? Não existe congênere de Conservatórios Municipais na Cidade de Guarulhos. Então por favor Senhor Stego, releia o artigo e visite as referências para ver que são confiáveis. Está na hora de você contribuir para a divulgação dessa instituição de caráter público pois é muito relevante para a difusão da Cultura. Hoje acrescentei o máximo de informações possíveis, de maneira clara e objetiva. Por favor, me informe diretamente o que posso melhorar no artigo, pois trata-se de uma escola pública de música, ou seja, uma entidade que ensina música gratuitamente à comunidade. William Brasil (discussão) 23h30min de 8 de maio de 2014 (UTC)

Fontes:
Outra eliminação absurda!!!--Raimundo57br (discussão) 00h15min de 9 de maio de 2014 (UTC)

A wikipédia não é para divulgação de instituições", sejam elas meritórias ou não (ver WP:BOACAUSA). Citação: Critérios de notoriedade escreveu: «Resumindo: Um tópico é presumido como notável se recebeu cobertura significativa de fontes reputadas e independentes do assunto tratado.» — se a instituição é notória, então certamente que não é mencionada apenas em meios regionais e de instituições locais.

PS: Sr Raimundo: absurdo mesmo, não com três, mas com trinta pontos de exclamação, é que ao fim deste tempo todo continue com essas tiradas vazias de conteúdo e de argumentos com ar de slogan em vez de tentar realmente *salvar* o artigo ou sequer explicar porque é que acha que a eliminação é absurda. --Stego (discussão) 01h35min de 9 de maio de 2014 (UTC)
  1. Eliminação absurda pois trata-se de entidade cultural relevante de uma cidade brasileira relevante;
  2. Infelizmente nossas regras absurdas, absurdamente não permitem a manutenção do artigo;
  3. Mais eliminações, menos conteúdo, menos informação disponível.--Raimundo57br (discussão) 10h46min de 9 de maio de 2014 (UTC)
Acho que tantos "absurdos" na mesma frase se anulam, deixando uma certeza, o Raimundo conhece as regras, tudo que ele quer é posar de bonzinho, deixando o trabalho pesado para os outros (nós, os trouxas que ainda acreditamos nisto aqui).Jo Loribd 15h58min de 9 de maio de 2014 (UTC)

Guido Antônio de Almeida[editar | editar código-fonte]

Prezadas senhoras e senhores, O artigo se chama 'Guido Antônio de Almeida'. Motivo: Meu objetivo foi apenas o de melhorar a qualidade da Wikipedia no Brasil. Me chamo Claudio Ferreira Costa e sou professor de filosofia na UFRN (por escolha pessoal), com doutorado na Alemanha e quatro pós-doutorados em universidades dentre as melhores do mundo (Berkeley, Oxford, Munique, Konstanz), além de publicar artigos e livros em inglês que podem ser adquiridos no mundo inteiro (ver Amazon.com USA). Eu notei que a página 'filósofos brasileiros' não foi feita por pessoas suficientemente versadas no assunto. Entram figuras populares como Olavo de Carvalho (um jornalista) Fernando Henrique Cardoso (um sociólogo) e Marilena Chaui (que ensina filosofia na USP, mas é uma figura pública). Mas muito poucos cientistas com trabalhos de alto nível são citados. Minha conclusão é a de que a Wikipedia brasileira está CONFUNDINDO NOTORIEDADE COM POPULARIDADE por falta de know-how dos contribuidores em um assunto academicamente muito complexo que é a filosofia. Qualquer pessoa suficientemente competente em filosofia (não são muitos) sabe que Guido de Almeida tem os melhores artigos publicados sobre as questões mais difíceis, um nível mais alto do que todos os filósofos citados pela Wikipedia, e que ele influenciou muito no sentido de ter ajudado e enviar para estudar no exterior os melhores cérebros da filosofia no Brasil. Mas ele não consta na Wikipedia, nem os outros scholars citados no meu artigo, que deveriam, aliás, ser os primeiros a constar! Um critério objetivo seria examinar o curriculum lattes dessas pessoas. O Guido de Almeida é professor titular, tem lattes do nível A1 (o mais alto) e tem pertencido às comissões de avaliação do CNPq, que decide a distribuição das bolsas de pesquisa e para o exterior, o que acontece com muito poucos professores. Mas ele não é nem pretende ser de modo algum uma figura pública. Nos Estados Unidos a qualidade da Wikipedia no item filosofia é totalmente diversa, creio que pela meritocracia real da sociedade acadêmica americana. Certamente os artigos escritos por Guido de Almeida são muito difíceis, tendo por isso poucos leitores, mas isso não lhes tira a importância. A Wikipedia seria útil em publicar meu artigo no sentido de orientar os leitores para o que há de melhor. Com isso esgoto meus argumentos. Se eles forem suficientes, peço que o artigo seja publicado com as palavras 'filósofo' e 'professor titular de filosofia' entre duplo colchetes. Muito cordialmente, Claudio F. Costa

  • Seu texto acima é próprio da academia brasileira, se baseia num currículo pessoal, faz uma análise superficial do mundo e da Wikipédia em dois idiomas, coloca opiniões, utiliza argumentos subjetivos e produz um texto longo e absolutamente inútil para o caso em questão. Tudo que a marcação ESR pedia eram fontes fiáveis, que já coloquei no artigo.Jo Loribd 14h00min de 8 de maio de 2014 (UTC)

Shifu Wallace Ferreira[editar | editar código-fonte]

Shifu Wallace Ferreira tem grande relevância para o Kung fu no Brasil, principalmente na Bahia. Introduziu em salvador o estilo Taisan (pela União Taisan de Kung fu), hoje com 3 instrutores formados, esse estilo tem centena de praticantes em São Paulo; trouxe o Kung Fu Shoubo para a Bahia, sendo uma dos 10 instrutores autorizado (pelo sifu Márcio Gonçalves)a ministrar essa arte no Brasil, o 1º do nordeste, é hoje o responsável pela estruturação da Federação Baiana de Shoubo; é o representante do Sifu Francisco D'urbano (um ícone do Kung fu Wing tchun no Brasil com vários títulos mundiais e livros escritos sobre o assunto), sendo seu único representante no Nordeste. É um representante do Kung fu educativo. É muito respeitado em meio as artes marciais. já treinou centenas de alunos na Bahia. Se tornou um exemplo a todos que o conhecem, saído de uma família pobre do interior do estado da Bahia, chegou a Salvador, enfrentou um câncer que o levou a amputação de seu braço, se formou na Universidade Federal da Bahia (sendo um dos poucos alunos de Ed. Física com amputação de membro superior a passar por aulas práticas obrigatórias a se formar nesse curso), se tornou um exemplo de superação ao voltar a ministrar aulas de kung fu Taisan, e logo após, iniciar estudos em novos estilo de kung fu (ser bem avaliado nessas novas prática) e se tornar instrutor destes (wing tchun e shoubo). o Shifu Wallace divide seu tempo ministrando aula de Ed. Física na rede municipal de Salvador. Sua trajetória e otimismo tem inspirado muitos a seu redor. comecei essa pesquisa agora, esse mês, espero em breve ter mais fontes. Me inscrevi no Wikipedia com o propósito de desenvolver esse tópico. Estou com dificuldades de internalizar a nomenclatura utilizada nesse site, bem como, utilizar as ferramentas do site em tão pouco tempo. Preciso de ajuda para me ajustar as normas em tão pouco tempo Profa.Ivanete (discussão) 07h14min de 9 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: Referências

páginas consultasdas em 09-05-2014 as 03:00 h http://www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br/CONCURSO/arquivos/resultado_recurso_superior.pdf página 15 http://www.cespe.unb.br/concursos/tre_ba2009/arquivos/ED_6_2010_TRE_BA_RES_PROV_PER_MED_06.04.2010.PDF http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4584942J2

páginas consultasdas em 05-04-2014 as 21:00 h https://plus.google.com/116453245908634634463/aboute http://www.kungfutaisan.com.br/index1.html http://www.grandesmestresmarciais.com.br/index.php?p=mestres&cat=1&id=113 http://www.kungfutaisan.com.br/nucleos.html http://www.confef.org.br/extra/registrados/mais.asp?letra=W http://hapkidoloureiro.com.br/site/ http://www.uniaonacionaldekungfu.com.br/nossa-escola/instrutores http://www.uniaonacionaldekungfu.com.br/ http://www.wingchunkuenbrasil.com.br/autorizados.html http://www.wingchunkuenbrasil.com.br/

  • Esses casos são complicados de resolver, mas a Wikipédia se baseia em fontes fiáveis e independentes e as que apresentou não atendem esses critérios~, lamento, não julgamos a figura do biografado, nos baseamos apenas em WP:V.Jo Loribd 15h44min de 9 de maio de 2014 (UTC)

Clube Atlético Gravataiense e Liga Gravataiense de Futebol, entre outros que criei hoje de clubes amadores de Gravataí.[editar | editar código-fonte]

Olá. Estão questionando a notoriedade ao criar a página do C.A. Gravataiense, que é um clube amador de Gravataí, assim como de outros clubes da "Liga Gravataiense de Futebol". Esta Liga organiza os campeonatos Citadinos de Gravataí (https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Citadino_de_Gravataí) e são muito importantes para o esporte local. Alguns clubes podem não ser divulgados no momento, mas tem uma importância histórica do município. Rodrigo Borges Barcelos (discussão) 04h36min de 11 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: Sobre a Liga: http://www.cmgravatai.com.br/noticiascompleta.asp?sId=667 e http://www.bolaemjogo.com.br/index.php/noticias/futebol/futebol-amador/725-assembleia-anual-da-liga. Sobre o presidente do Gravataiense, página 7 do jornal de Gravatai deste ano: http://issuu.com/jornaldegravatai/docs/1914.
Pessoalmente adoraria que esses artigos pudessem ser mantidos, pois tudo é notório quando a alma não é pequena, mas as regras da wikipédia ...--Raimundo57br (discussão) 12h42min de 11 de maio de 2014 (UTC)
E eu já acho suficiente que esse tipo de assunto seja divulgado em blogues e nao em uma enciclopédia. Fernandobrasilien (discussão) 13h14min de 11 de maio de 2014 (UTC)

Vila Belmira[editar | editar código-fonte]

Bairro de Itapevi. O bairro existe e tem uma certa importancia, veja CEP do bairro e a localização no google maps: https://www.google.com/maps/place/Vila+Belmira/@-23.5700354,-46.9758305,15z/data=!3m1!4b1!4m2!3m1!1s0x94cf061f55a38511:0xf862e96e64238151 Cmn3008 (discussão) 13h12min de 12 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.brasilao.com/cep/itapevi/vila-belmira/
  • Por favor verifique Wikipédia:Critérios de notoriedade/Geografia no item "bairros":Bairros são notórios, mas precisa de fonte fiável. Seu texto, além de não apresentar fontes, está incoerente, informa "que é um bairro rural que fica no centro da cidade", que "é local de grandes pastagens e a flora é diversificada" o "bairro atualmente fica localizado" (mudou-se do local anterior?). Precisa melhorar o texto urgente.Jo Loribd 13h33min de 12 de maio de 2014 (UTC)

Já há fonte fiáveis: site do Correios e Google Maps.--Raimundo57br (discussão) 15h30min de 12 de maio de 2014 (UTC)

  • Tá, Raimundo, continua assim.Jo Loribd 17h58min de 12 de maio de 2014 (UTC)

Esporte Clube Bagé[editar | editar código-fonte]

Com relação à exclusão do artigo Esporte Clube Bagé, o critério de notoriedade para Desporto do Wikipédia da seção Clubes, diz que "poderão ser avaliados para efeito de relevância os clubes amadores que participaram do maior torneio de determinado lugar. Ex: os participantes do antigo Campeonato Carioca de Amadores".
O Esporte Clube Bagé participou de diversas edições do Campeonato Citadino de Gravataí (quinta cidade mais populosa do Rio Grande do Sul), tendo sido campeã em mais de uma edição, e encontra-se ao mesmo nível do Três Estrelas.
Saliento que este é um clube tradicional e antigo de Gravataí, detentor de títulos locais, julgo merecedor de um espaço em uma enciclopédia e não apenas em blogues, onde a informação se perde facilmente. Por ser um clube amador, o clube não dispõe de estrutura e dinheiro para manter suas informações no ciberespaço.
Peço, por gentileza, que reconsiderem.
Rodrigo Borges Barcelos (discussão) 22h32min de 12 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: https://gravatai.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/1254 (site oficial do Portal da Prefeitura Municipal de Gravataí)
Essa notícia foi inclusive transcrita no Jornal de Gravataí ( http://issuu.com/jornaldegravatai/docs/1802/10 )

Esporte Clube Vila Branca (Gravataí)[editar | editar código-fonte]

Com relação a exclusão do artigo Esporte Clube Vila Branca, o critério de notoriedade para Desporto do Wikipédia da seção Clubes, diz que "poderão ser avaliados para efeito de relevância os clubes amadores que participaram do maior torneio de determinado lugar. Ex: os participantes do antigo Campeonato Carioca de Amadores".
O Esporte Clube Vila Branca participou de diversas edições do Campeonato Citadino de Gravataí (quinta cidade mais populosa do Rio Grande do Sul), tendo sido campeã em mais de uma edição inclusive dos Veteranos, e encontra-se ao mesmo nível do Três Estrelas.
Saliento que este é um clube tradicional e antigo de Gravataí, detentor de títulos locais, julgo merecedor de um espaço em uma enciclopédia e não apenas em blogues, onde a informação se perde facilmente. Por ser um clube amador, ele não dispõe de estrutura e dinheiro para manter suas informações no ciberespaço. Aproveito para dizer que estou apenas colocando informações de times tradicionais, que ainda participam do Municipal, e não de clubes que apenas disputam partidas amadoras, como o Bonamy (Associação entre amigos de Gravataí), que também julgo desnecessário um espaço em uma enciclopédia como o Wikipédia
Peço, por gentileza, que reconsiderem.
Rodrigo Borges Barcelos (discussão) 22h47min de 12 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: https://gravatai.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/664 (site da Prefeitura Municipal de Gravataí)
http://cmgravatai.com.br/noticiascompleta.asp?sId=1106 (Site da Câmara de Gravataí)
  • Os dois tópicos tem o mesmo tema, então é a mesma resposta. Basta olhar sua página de discussão para perceber que está utilizando (tentando pelo menos) a Wikipédia, para vitrine de um campeonato municipal sem relevância. Um blog ou uma wiki da wikia teria o mesmo efeito para os cidadãos de Gravataí e talvez um único artigo sobre o campeonato permanecesse, mas todos os times, estádios, listas de campeões (é, já achei) e mais uns trinta artigos não dá. Não tente interpretar as regras de notoriedade a seu favor, o determinado local é o Rio Grande do Sul e não Gravataí, não force.Jo Loribd 17h36min de 13 de maio de 2014 (UTC)
  • Jo Lorib, lamento, mas creio que você utilizou ad hominem ao dizer que percebe que estou "utilizando (tentando pelo menos) a Wikipédia, para vitrine de um campeonato municipal sem relevância". A página do Campeonato Citadino de Gravataí já existia há muito tempo, bem antes de começar esse trabalho, é só verificar no histórico. Sou natural de Gravataí, morei próximo ao Esporte Clube Bagé, o qual assisti alguns jogos na adolescência e decidi preencher as informações das edições mais atuais sobre o Campeonato Citadino. Nessa minha pesquisa, verifiquei que é difícil encontrar informações relevantes sobre edições antigas dele, antigos clubes campeões e sobre as entidades que organizavam o campeonato anteriormente. Dessa forma criei o artigo da LGF, dos clubes mais relevantes da cidade (Bagé, Vila Branca, Gravataiense, América) e das 3 edições mais atuais 2012, 2013 e 2014, que foram os anos que consegui encontrar informações na internet. Não tenho intenções políticas ou comerciais, apenas informativa. E dou-lhe minha palavra que não pertenço a qualquer uma dessas entidades, clubes ou prefeitura. Hoje, por exemplo, entrei nos detalhes históricos (e por fim politicos) no artigo da LGF, pois foi marcado para revisão, mas citei igualmente as duas maiores forças politicas da cidade igualmente. Só me resta lamentar se as informações desses clubes, que tive trabalho de procurar, venham a ser excluídas. Finalmente, esse não é o único trabalho que fiz em competições de pequeno porte na Wikipedia. A questão é que estava fazendo sem usuário. Nos últimos 3 meses trabalhei também no Campeonato_Gaúcho_de_Futebol_-_Divisão_de_Acesso_de_2014 e no Campeonato_Sul-Americano_de_Clubes_de_Futsal_de_2014_-_Zona_Sul. Essa semana recebi uma mensagem pedindo para criar um usuário e descobri que já tinha este, que honestamente não lembrava que havia sido criado Rodrigo Borges Barcelos.
  • Relevância não é uma coisa determinada pela minha ou a sua opinião, relevância é determinada pelas fontes que se debruçaram no assunto, eu só vi um jornal local, blogs, páginas locais. E "Argumentum ad hominem" não se aplica ao meu argumento, apenas informei que um mesmo editor estava criando vários artigos sobre o tema, com link para a respectiva página onde essa informação pode ser evidenciada, não me baseei em informações pessoais sobre essa pessoa. Continua forçando, não vai conseguir nada assim.Jo Loribd 12h03min de 14 de maio de 2014 (UTC)
  • Jo Lorib, a questão toda é essa, não acho que estou forçando e muito menos quero usar o Wikipedia como vitrine para alguma coisa. Estou usando o meu direito de usar esse espaço aqui para questionar se o artigo deve ser excluído segundo os critério de notoriedade. Engraçado, fiquei pensando ontem, logo após ler que estou "utilizando (tentando pelo menos) a Wikipédia para vitrine de um campeonato municipal sem relevância", como eu poderia fazer isso. Chegar na Zero Hora ou Correio do Povo (maiores jornais gaúchos) e dizer que como agora o campeonato tem artigos na Wikipédia, ele merece destaque na mídia ? Isso não faz sentido para mim.
    Não quero discutir ou brigar contigo, respeito muito a ideia de WP:NOWAR. Mas também não posso aceitar que você diga que sabe o que estou pensando ou quais são meus interesses aqui. Apenas utilizei o conceito de lugar, que é bem claro na Wikipedia. Mas como esta escrito no critério, isso merece ser avaliado por vocês. Se acharem que mesmo assim deve se excluído, tudo bem.
    Com relação a questão das fontes, todos os principais meios de comunicação de Gravataí divulgam anualmente o Campeonato, que existe há mais de 50 anos. Ano passado, na final, tinham mais de 3.000 pessoas, mais do que alguns jogos das finais da Segundona Gaúcha. E ele não será extinto tão cedo e nem deixará de ter cobertura nos meios de comunicação local. Portanto, não acho que seja uma fonte primária de dados. Nos artigos que criei sobre as edições do Citadino, utilizei principalmente informações de dois jornais locais de expressiva tiragem, duas revistas e informações da Câmara de Vereadores e da Prefeitura. O problema é que esses dados podem se perder com o tempo. Um exemplo são os de notícias anteriores a 2013 que existiam no site da Prefeitura de Gravataí, e que foram extintos porque o novo prefeito decidiu criar um novo site (questões políticas). Até existe um blog com informações a partir de 2009, mas que não permite navegar nesses dados com facilidade. Demais pontos do WP:WNE creio que não se aplicam aqui.
    E concordo plenamente contigo que não somos nós que definimos sobre essa questão de relevância, mas como esta descrito: "relevante define-se como tudo o que merece atenção e é pertinente para a Wikipédia, não o que é famoso ou importante". E penso que o conteúdo dos artigos que criei respeitam "as políticas de imparcialidade, verificabilidade, pesquisa inédita e outras políticas e recomendações", exceto pelo caso de notoriedade, que coloquei para apreciação.
    Finalmente, só peço que não diga que estou forçando, por usar um direito que me foi dado aqui dentro, o de questionar.
    Obrigado e que tenhamos uma boa convivência. ;) Rodrigo Borges Barcelos (discussão) 02h23min de 15 de maio de 2014 (UTC)
  • Não vi nada em seu argumento que me faça mudar de ideia, lamento.Jo Loribd 12h45min de 15 de maio de 2014 (UTC)

Pipe Masters[editar | editar código-fonte]

um dos maiores e mais antigos torneio de surf, com vários interwikis 189.32.25.223 (discussão) 23h29min de 14 de maio de 2014 (UTC)

~*Coloque fontes fiáveis que demonstrem isso.Jo Loribd 12h39min de 15 de maio de 2014 (UTC)

Paladino Tênis Clube[editar | editar código-fonte]

Senhores, estou com uma dúvida e gostaria de consultá-los sobre qual o melhor procedimento a seguir. Vou criar um artigo para o Paladino Tênis Clube, clube gravataiense que foi vice-campeão estadual de amadores em 1963 (Campeonato_Gaúcho_de_Futebol_Amador e Clube_15_de_Novembro). A questão é como eu crio esse artigo. O clube se chamava Esporte Clube Paladino até 1970, quando fechou o departamento de Futebol e passou a se chamar Paladino Tênis Clube. O clube é o mesmo, como é possível verificar nas fontes. A questão é: posso criar o artigo como um clube de futebol ?? É o motivo pelo qual o artigo pode ser criado, conforme os critérios de notoriedade para Desporto do Wikipédia. Além disso, crio esse artigo com o nome atual do clube ?? Nesse momento estou inclinado a criar o artigo com o nome atual, como um clube de futebol e com dados atuais explicando o ocorrido. Agradeço desde já o retorno. Rodrigo Borges Barcelos (discussão) 00h36min de 15 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.revistaevidencia.com.br/artigos/edicao-163---abril/113-clube.html e http://www.cmgravatai.com.br/noticiascompleta.asp?sId=568
  • Sem comentários sobre Gravataí. Jo Loribd 12h37min de 15 de maio de 2014 (UTC)

Marcelo Knopfelmacher[editar | editar código-fonte]

O artigo proposto é de alta relevância jurídica e as informações lá prestadas são absolutamente fidedignas e se baseiam em fontes seguras, sendo assim, o artigo merece prosperar. Rugiero (discussão) 14h26min de 15 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.kadvogados.com.br/ -- Site do escritório, do qual ele é Sócio Titular - Acessar o campo "Publicações" e "Imprensa" para verificar a alta relevância do Advogado mencionado no artigo e onde as fontes foram baseadas.

http://www.mda.org.br/ -- Instituição/Entidade de Classe, composta por 66 Conselheiros e mais de 1.000 advogados, a qual ele preside. http://www.oabsp.org.br/comissoes2010/relacionamento-trf3 -- Comissão com a Justiça Federal a qual ele preside, dentro da OAB/SP.

  • É preciso citar as fontes e é preciso que as fontes sejam fiáveis e independentes, jamais aceitaremos o site do escritório onde ele é sócio como prova de notoriedade. Do mesmo modo, entidades de classe. Precisa indicar fontes independentes, alguém escrevendo sobre ele de forma independente.Jo Loribd 15h32min de 15 de maio de 2014 (UTC)
Já há fontes independentes!!!--Raimundo57br (discussão) 01h04min de 16 de maio de 2014 (UTC)
  • Interessante, o plural de "fontes" (e as três exclamações) me induziu a pensar que eram muitas mas só colocou uma entrevista do próprio bacharel. Uma busca rápida no Google mostra muita coisa melhor, por quê não trabalha direito e faz a coisa de um modo correto e irretocável e salva o artigo definitivamente? Jo Loribd 12h20min de 16 de maio de 2014 (UTC)

Campeonato_Gaúcho_de_Futebol_Amador_de_2010[editar | editar código-fonte]

Este artigo foi marcado para eliminação sobre a alegação de que "WP:TUDO - uso da wikipédia como base de dados de campeonatos amadores; nem que fosse relevante, o conteúdo enciclopédico é zero. Stego (discussão) 05h48min de 19 de maio de 2014 (UTC)". Entretanto a justificativa para o ter criado não foi essa, mas os Critérios de Notoriedade de Desporto que dizem que são permitidos "Torneios oficiais - Torneios estaduais, interestaduais, nacionais e internacionais" e "Torneios que tiverem artigo poderão ter um artigo para cada uma das edições". O Campeonato Gaúcho de Futebol Amador é oficial, estadual e organizado pela FGF desde 1942.
Além disso, as edições de 2012 e 2013 já existiam (usei como modelo), sem fontes. Eu ao menos, citei a referência utilizada.
Pensei em retirar o aviso, baseado na notificação que recebi quando a página foi marcada para eliminação: "Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta", mas por experiências passadas, achei melhor questionar aqui antes. Rodrigo Borges Barcelos (discussão) 19h20min de 19 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.fgf.com.br e http://www.serraesporte.com.br/campeonatos-gramado-2010/estadual-de-amadores/jogos/

J. A. Dias Lopes e revista Gosto[editar | editar código-fonte]

Pretende-se eliminar as páginas que criei recentemente, J. A. Dias Lopes e Gosto (revista) com diversas alegações que não pareceram nem irresponsáveis, nem abusivas. Entendo as legações, porém, vejamos

  • A Revista Gosto é totalmente similar à revista Gula, foram ambas criadas pelo mesmo jornalista, um mesmo profissional muito conhecido em São Paulo, com um extenso Curriculum na renomada revista Veja. Por que, então, a página da revista Gula nunca teve sua existência contestada, nem sequer tinha "ligações externas" (as que hoje existem, eu as coloquei ontem) nem outras referências?
  • J, A. Dias Lopes - se esse não merece um página, OK, devo aceitar, mas, desculpem o exagero, quase todos jornalistas de alguma fama têm páginas na nossa Wikipédia, por que não ele.

Aguardo sua resposta, um tanto quanto entristecido, pois já criei mais de 920 páginas nesta Wiki e editei significativamente outras 370 sem ter tais problemas.

Estou disposto, é claro, a contar com a ajuda de vocês para melhorar tais páginas, sempre lembrando que Dias Lopes não mereceria ter sua refêrecia na Wiki recusada.

abraços

Carrion (discussão) 21h56min de 19 de maio de 2014 (UTC)

  • Muitos usuários vem solicitar a manutenção de artigos advogando com os méritos do biografado, quando em absoluto não é isso que é avaliado. Tá lá no aviso de esr:"Biografia sem fontes fiáveis e independentes que confirmem as afirmações do texto e atestem a notoriedade do biografado. Ver princípio da verificabilidade e critérios de notoriedade". Fontes, é só isso. Artigos com fontes fiáveis que comprovem a relevância do biografado não são eliminados. Coloquei algumas e retirei a ESR do artigo do jornalista. Quanto à revista é a mesma coisa, colocar fontes, o fato de outra revista ter artigo não influencia, corre esta o risco de ser eliminada também.Jo Loribd 12h08min de 20 de maio de 2014 (UTC)PS:Já colocaram, Wikipédia:Páginas para eliminar/Gula (revista).
Realizei a nomeação do artigo J. A. Dias Lopes para EC por acreditar ser WP:BSRE. O assunto pode ser discutido aqui. Tonelada D C @ 13h34min de 20 de maio de 2014 (UTC)
  • Acho que vão manter.Jo Loribd 16h11min de 21 de maio de 2014 (UTC)

System 76[editar | editar código-fonte]

Não sei o que colocar como fonte, já que é apenas uma empresa e não um assunto de cunho cientifico. Ela é uma empresa até que conhecida no meio da comunidade linux, especialmente no eua... Ademar111190 (discussão) 03h08min de 21 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: https://system76.com/
  • Empresas conhecidas tem menção em jornais e revistas conhecidos, mesmo nos EUA. Garimpe no Google e veja se "deu no NYTimes".Jo Loribd 12h44min de 21 de maio de 2014 (UTC)

Manabukai[editar | editar código-fonte]

Muito Obrigado! Preciso de uma ajuda. Somos um grupo de dirigentes da Seicho No Ie (SNI)que não concordamos com algumas posturas tomadas pela mesma e saímos de lá e nos associamos ao Manabukai do Japão, e por estarmos em estruturação no Brasil, as fontes que tenho estão em japonês, tenho revistas editadas no Japão e traduções juramentadas e a própria SNI soltou um artigo em seu site sobre a gente, e este artigo não foi só para o Brasil. Tem um artigo do jornal Nippak (comunidade japonesa) que fala sobre um de nossos eventos, sem contar vídeos em Tvs de menos expressão (TV Guarulhos e TV Êxito), porém não foi aceito o site da SNI, que e a nossa maior fonte de informação, uma vez que eles se opõe a gente e deixam isso muito claro.Agradeço a Atenção Fernando |Fontes = http://www.sni.org.br/pontodevista/atualizacao-18-06-2013/com_importante_port_18-06-2013.pdf]|título=Descisão da Corte Japonesa |autor=Seicho No Ie do Brasil 2=http://www.portalnikkei.com.br/literatura-takayasu-taniguchi-lanca-o-livro-a-luz-me-aguardava-logo-adiante-no-brasil/

  • Primeiro acho que precisa reescrever o artigo, não dá para entender muito bem qual o assunto, se a dissidência no Japão ou a no Brasil, e a questão dos direitos autorais não está muito clara. Depois as fontes, a do SNI é uma carta em papel sem timbre que não fala quase nada, o site do jornal Nikkei não tem zoom, só consegui ver o que parecia um anúncio. O livro do Sr. Ozaki só menciona a SNI (me corrija se não vi algo). Tente uma fonte em japonês, meu colega de trabalho Edu, senta na minha frente, é fluente. Mas escolha muito bem, de preferência a um artigo em jornal de grande circulação ou artigo de acadêmico, que conte a história do Manabukai, referencias indiretas não ajudam muito. Lembre que o prazo do dia 28 não é o fim do mundo, mesmo que apagarem dá para restaurar, se aparecerem as fontes.Jo Loribd 13h06min de 26 de maio de 2014 (UTC)PS: Vídeos não são aceitos como fonte, na grande maioria dos casos.
  • Caro Jo, muito obrigado pelo seu retorno, desculpe a demora do meu retorno, pois sua mensagem me passou tranquilidade, estou providenciando fontes japonesas, pois agora as coisas mudaram radicalmente de figura, em relação ao artigo, tentei adaptá-lo a fonte e concordo realmente que ficou muito ruim, acho que foi um dos piores textos que escrevi, na verdade preciso adaptar a fonte no texto e não o contrário. Como devo proceder após o dia 28, qundo o artigo for apagado?Grato Fernando
  • Apagar artigos na Wikipédia é uma coisa corriqueira, nada a ver com inquisição ou autos de fé, apenas se apaga quando não está bom e se recria quando as condições solicitadas são atendidas. Primeiro copie seu texto para sua máquina, adicione as fontes e refaça o texto. Cite duas ou três fontes realmente boas,um grande jornal seria ideal, não cite cinquenta fontes mais ou menos boas, lembre que vou abrir todas e pedir que traduzam, tenha dó de mim. Vídeo não é fonte, lembre-se. Me comunique quando estiver pronto, vou ver as fontes e se ficar satisfeito recriamos o artigo. Só isso.Jo Loribd 12h31min de 28 de maio de 2014 (UTC)
  • Caro Jo, como fico agradecido por seu auxílio e a sua disposição do seu tão precioso tempo, estarei colocando pessoas que realmente entendem japonês para trabalharmos as fontes corretas (uma vez que meu japonês ainda está muito arcaíco), existe uma revista mensal que não tem ISBN, que sempre tem artigo daqui do Brasil, ela serviria de fonte? A base que estarei trabalhando é o próprio site do Manabukai do Japão, e pedirei para junto a eles artigos jornalísticos, e prometo fazer um texto bem melhor que honre o tempo que você esta dedicando a gente. Muito Obrigado!! Fernando
  • Acho que não entendeu, não aceitamos nada que venha do site do Manabukai ou da SNI, quero material publicado na imprensa, um jornal japonês equivalente ao Estadão ou Folha. Revista segmentada, que só fale de SNI também não serve, precisa ser equivalente à Veja, Exame, etc. Ou um livro de acadêmico reputado, não serve livro de seguidor da igreja. Sem fonte independente = sem artigo. Procure no Google books,em grandes jornais e revistas, nas publicações acadêmicas. Repare que não estamos avaliando vocês ou sua organização, apenas verificamos fontes, WP:V. Jo Loribd 14h51min de 28 de maio de 2014 (UTC)
  • Caro Jo, jamais tive ou tenho a intenção de fazer qualquer tipo de julgamento, muito pelo contrário, demonstro aqui publicamente minha gratidão a sua atenção, peço minhas sinceras desculpas pois tento entender para poder fazer o correto uso das regras da wikipédia, e todo este processo somente demonstra a seriedade do trabalho de todos vocês. Novamente peço que aceite minhas sinceras desculpas. Muito Obrigado por sua atenção. Fernando

Avalovara[editar | editar código-fonte]

É um livro muito relevante para a literatura contemporânea brasileira e universal, mas, infelizmente, muito pouco difundido, apesar de despertar muito interesse na crítica literária e na no mundo acadêmico. Ricardoandradedf (discussão) 02h36min de 27 de maio de 2014 (UTC)

Fontes: Editora Companhia das Letras - http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=10508 Osman Lins, Vida e Obra - http://www.osman.lins.nom.br/repercursao.asp?id=p3
Se (sic) "desperta muito interesse na crítica literária e na no mundo acadêmico" porque é que usa apenas fontes primárias? --Stego (discussão) 10h11min de 27 de maio de 2014 (UTC)
Eu coloquei na página de discussão do artigo algumas fontes que demonstram a importância da obra, uma rápida pesquisa no google traz muitas fontes boas, não apaguem, tentem melhorar, vou ver se hoje pela parte da noite tenho tempo.--Raimundo57br (discussão) 12h23min de 27 de maio de 2014 (UTC)
  • O nome do autor é Osman Lins, não Osmar Lins, mas existem os dois artigos sobre a mesma pessoa, precisamos verificar. Retirei a marcação de fusão e adicionei mais fontes em formato livro. Li na época do lançamento em 1973 (é, sou antigo), lembro da grande repercussão nos jornais e nas conversas, mas depois não se falou mais, não lembro se censuraram, talvez não, não é fácil de ler.Jo Loribd 14h50min de 27 de maio de 2014 (UTC)

José Ervem Magalhães[editar | editar código-fonte]

Boa noite! Gostaria de solicitar a manutenção do artigo do artista plástico José Ervem Magalhães, uma vez que o artista contribui para o crescimento artístico nacional.Ganhou prêmios internacionais como artista do milênio na Itália,foi apontado pelo crítico, George Telan, como um dos mais completos artista da atualidade. Suas pinturas mantém traços cubistas,impressionistas com um pouco de abstrato. Faz várias exposições nacionais,sendo a última foi no Garden Party Amapá. Outro destaque também foi ele ter sido escolhido como um dos artistas do evento cultural, EL RANCHITO MATADORE Espanha. Att

http://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/principal/nota-10/item/11819

  • Blog do próprio artista e site não são aceitos como fonte na Wp. Utilizar expressões como "reconhecido por ser um dos mais expressivos artista plástico brasileiro (sic)" ou " o mais completo artista plástico Contemporâneo" é um exagero, terá que comprovar tudo isso com fontes fiáveis muito boas para manter o artigo.Jo Loribd 13h10min de 28 de maio de 2014 (UTC)

Olá! Boa tarde! Em continuação ao pedido de reconsideração para manutenção do artigo inclui novas fontes que contextualizam e afirmam a veracidade do artigo. P.S.Quando eu escrevi 'considerado como um dos mais completos artista plástico brasileiro'foi citado pelo crítico de arte italiano George Telan. Obrigadada!Att www.diariodoamapa.com.br/cadernos/principal/nota-10/item/11819 catalogos.bn.br/scripts/odwp032k.dll?t=bs&pr=autoridades_pr&db=autoridades&use=pn&disp=list&sort=off&ss=NEW&arg=magalhaes,%7Cjose%7Cervem*3. www.absolutearts.com/portfolios/e/erven89/ //erven.arteblog.com.br/1101921/jose-ervem/ www.amazon.co.uk/BANDA-Artist-Jose-Ervem-Magalhaes/dp/B00F8W1N0Q www.artmajeur.com/pt/art-gallery/ervem/221932"

  • Não basta, precisa informar quem é esse crítico (que nem aparece numa busca) e onde está essa citação (de modo completo, com numero da página, data da citação, etc.)~. E não use blogs ou páginas auto editáveis como fonte. Jo Loribd 19h11min de 28 de maio de 2014 (UTC)

Alguns artigos sobre atrizes[editar | editar código-fonte]

Norma_TalmadgeNatalie_TalmadgeAlecssandrah_BooccheenhommanAlexia_Fast (ver fontes em https://en.wikipedia.org/wiki/Alexia_Fast e Constance_Talmadge são alguns artigos marcados para eliminação por ma-tradução, sobre atrizes históricas, só que eu não sei como traduzir melhor. Alguém pode ajudar a traduzir e assim não eliminar mais? 179.182.122.241 (discussão) 22h17min de 28 de maio de 2014 (UTC)

  • Poxa, pare de fazer artigos com tradutor automático, isso ainda não presta.Jo Loribd 20h54min de 29 de maio de 2014 (UTC)

Veridiano Santos[editar | editar código-fonte]

Veridiano é um importante cidadão em Caruaru, com títulos concebidos, livros publicados e muito reconhecimento regional.

Anexo:Lista de prefeitos de Jaguariaíva[editar | editar código-fonte]

A lista é importante para o registro histórico deste município, constando informações sobre os prefeitos que tomaram posse e a periodicidade dos mandatos. É um município com quase 200 anos de história, na qual contribuiu e contribui também para a história da região. Simplus Menegati (discussão) 22h12min de 6 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: http://cmjaguariaiva.pr.gov.br/page.php?p=044

http://jdonline.com.br/news/wp-content/uploads/2013/09/JD-330-internet.pdf

  • Mantido por consenso nas PEC.Jo Loribd 21h46min de 13 de junho de 2014 (UTC)

Nerdbooks[editar | editar código-fonte]

É verídico mas querem deletá-lo por falta de fontes (que já coloquei). 189.107.44.23 (discussão) 00h18min de 8 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: http://jovemnerd.com.br/nerdbooks/
  • Precisa de boas fontes independentes,o Jovem Nerd não serve por ser coligado.Jo Loribd 20h41min de 9 de junho de 2014 (UTC)

Luis Eduardo Garcia Aguiar[editar | editar código-fonte]

Minha vida literária Eduga (discussão) 16h16min de 12 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: Sites de meus livros e colunas
  • É evidente que a própria obra não é fonte fiável, precisamos que terceiros a analisem e falem sobre ela e sobre o senhor para que possamos ter um artigo aqui. Não é Manuel Bandeira ou Carlos Drumond de Andrade que falam de si próprios. E citações devem ser completas, com editora, página, autor, etc.Jo Loribd 12h36min de 13 de junho de 2014 (UTC)

Frou Frou (Programa de televisão)[editar | editar código-fonte]

Frou Frou foi um programa de televisão da RTP1, canal público português, transmitido entre 1994 e 1995 e contava com a co-apresentação de cinco personalidades da nossa praça pública bastante conhecidas. Havia sempre um convidado semanal e existem alguns vídeos no YouTube sobre o programa. Discutiam-se diversos assuntos da atualidade da época e foi um dos primeiros programas de televisão apresentados pela atriz Alexandra Lencastre. Existem algumas informações contraditórias sobre o ano de emissão deste talk show mas numa entrevista escrita a uma das co-apresentadoras (Catarina Portas), aparece de forma fiável o ano. Templarius 01 (discussão) 10h15min de 14 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.imdb.com/title/tt1542807/, http://www.imdb.com/title/tt1542807/combined, http://www.avidaportuguesa.com/pdfs/AVP_20100816181931.pdf, http://www.infopedia.pt/$alexandra-lencastre, http://www.infopedia.pt/$margarida-martins
  • As fontes apresentadas não são boas. O Imdb é um site editável como a Wikipédia, a infopédia não é sobre o programa, apenas o cita.Jo Loribd 12h31min de 16 de junho de 2014 (UTC)

Eros_Prado[editar | editar código-fonte]

Este artigo foi criado por mim com base nas informações prestadas pelo próprio Eros Prado. Foi exatamente por isso que não citei fontes, uma vez que sou amigo pessoal do artista e ele me deu todas as informações para eu adicionar ao artigo. 189.68.111.20 (discussão) 17h35min de 14 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: www.erosprado.com / www.twitter.com/erosprado
  • Desculpe mas não aceitamos esse tipo de colocação, as fontes devem ser independentes do biografado.Jo Loribd 11h35min de 16 de junho de 2014 (UTC)

Nitroquímica[editar | editar código-fonte]

É um artigo relevante para a história de São Paulo, uma vez que esta empresa construiu a primeira fábrica de ácido sulfúrico no Brasil e incentivou o crescimento da região de São Miguel Paulista. D.P.S (discussão) 21h59min de 14 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.memoriavotorantim.com.br/memoria_votorantim/blog_memoriacao/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=79;.

http://exame.abril.com.br/negocios/melhores-e-maiores/empresas/ficha/nitro-quimica/2012

  • Nosso critério é a existência de fontes fiáveis que comprovem essa "relevância para a história de São Paulo", WP:V. O primeiro link é um blog da Votorantim, empresa proprietária da Nitroquímica e o segundo não abre.Jo Loribd 12h10min de 16 de junho de 2014 (UTC)

Comunidade Magnificat[editar | editar código-fonte]

É um artigo de interesse público para o estado de Minas Gerais havendo vista o crescimento endêmico do alcoolismo e da drogadicção em nosso país. O projeto possui fontes fiáveis (indicadas abaixo). A empresa é pública. Não é realizado em momento algum qualquer tipo de publicidade ou span (até porque, a empresa referida no artigo não tem fins lucrativos) Ubaldo Mattos (discussão) 00h03min de 16 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.neidermoreira.com.br/comunidade-magnificat-de-itauna-recebera-recursos-por-empenho-do-deputado-neider-moreira/
  • Como já citado no artigo acima, o mais importante são as fontes fiáveis. O fato de não ter fins lucrativos declarados não a impede da fazer spam ou publicidade, muito pelo contrário. Separar o joio do trigo nesse campo é a função das fontes, que tem que ser independentes do objeto.Jo Loribd 12h21min de 16 de junho de 2014 (UTC)

Clube Atlético Bancário[editar | editar código-fonte]

O time foi profissional até a década de 1970 (visto que em 1947 participou do Gauchão e não do Amador, como representante de Pelotas) e conquistou dois campeonatos reconhecidos pela Federação Rio-grandense de Futebol. Rodrigo Borges Barcelos (discussão) 16h54min de 18 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: Jornal Folha do Sul - Categorias de base em momento especial e Dados do RSSSF Brasil sobre a edição de 1947 do Campeonato Gaúcho de Futebol

Marilia Giannetti Torres[editar | editar código-fonte]

O motivo é que eu escrevi o artigo e estou tentando adequa-lo as formatações wiki das quais ainda não tenho intimidade e/ou conhecimento necessário , mas as fotes são confiáveis e o artigo trata de uma das maiores artistas brasileiras que ainda não estava no Wikipédia, e é o artigo mais atual pois mostra a data de falecimento da mesma e informações relevantes de sua carreira, posso comprovar as fontes de pesquisas através de fotos antigas e recortes de jornal alem dos livros citados como referência no próprio artigo. Não foi copiado de nenhum lugar, somente escrevi no editor de texto e depois mudei para o wiki. Newton Cavalcante de Castro (discussão) 00h04min de 19 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: CAVALCANTI, Carlos (org.); AYALA, Walmir (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos - Q - Z. Brasília: MEC : INL, 1973. v. 4, pt. 2, (Dicionário especializado, 5). p. 407. ;
LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. p.510. ; 

CAVALCANTI, Carlos (org.); AYALA, Walmir (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos - Q - Z. Apresentação Maria Alice Barroso. Brasília: MEC : INL, 1973. v. 4, pt. 2, il. p&b. (Dicionário especializado, 5). p.407. ; LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. 555 p., il. p&b., color. p.510. ; PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Apresentação Antonio Houaiss; texto Mário Barata, Lourival Gomes Machado, Roberto Pontual, Carlos Cavalcanti, Flávio Mota, Aracy Amaral, Walter Zanini, Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. 559 p., il. p&b., color. p.524. ; VIEIRA, Ivone Luzia. A Escola Guignard na cultura modernista de Minas: 1944-1962. ; História geral da arte no Brasil. Apresentação Walther Moreira Salles. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães : Instituto Walther Moreira Salles, 1983. il. color. http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2706&cd_item=33&cd_idioma=28555 http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/contents.do?evento=conteudo&idConteudo=85419&chPlc=85419 http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2706&cd_idioma=28555&cd_item=1

  • O texto do artigo foi suprimido por ser cópia de um site de Internet, favor escrever texto original e citar as fonte lá no artigo, esta página aqui já está salva.Jo Loribd 11h33min de 20 de junho de 2014 (UTC)

Poeta Jorge das Graças Rocha[editar | editar código-fonte]

Poeta Jorge das Graças Rocha, nascido no de 11 de fevereiro de 1948 em Guarus, na Margem da Linha Garangola em Campos dos Goytacazes RJ. (,) Foi radialista – fotografo – escritor folhetista com publico seletivo. Escrevia crônicas – contos e poesias. Ele mesmo produzia todas as suas Artes e distribuía... Estudou com mestres da psicologia; filosofia e teologia. Lia periódicos; todavia,se interessava pelos contos; crônicas e pela poesia luso-brasileira. Portador de vários lemas de viver: - Eu me Amo; - Não sei dar explicações; - Gosto de informações educacionais e culturais somente; – Sorrir para as nuvens para brilhar e encantar; – Seriedade com os que sofrem; - Sou escultor subjetivo como o Rei Salomão; – Poeta nunca morre; continua entranhado em gerações.

  • Criou um página de usuário com esse nome, mas para um artigo terá que indicar fontes fiáveis e independentes~.Jo Loribd 19h03min de 21 de junho de 2014 (UTC)

Anderson_da_Silva_Pereira[editar | editar código-fonte]

Sindicalista, político e representante dos agentes penitenciários de Rondônia. Foi um dos articuladores responsável pela luta e criação de lei do uso de porte de arma fora do serviço dos agentes penitenciários, aprovada pela presidente Dilma nesta última semana, denunciou também a transgressão ao pacto de melhoria do sistema prisional do Estado, Rafabreu (discussão) 04h15min de 22 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/03/plenario-da-camara-aprova-porte-de-arma-por-agentes-penitenciarios.html - http://www.singeperon.com.br/portal/- http://www.arquidiocesedeportovelho.com.br/informativo.php?news=1916 - http://global.org.br/arquivo/sistema-prisional-brasileiro-na-pauta-de-sessoes-da-comissao-interamericana-de-direitos-humanos-da-oea/
  • As fontes indicadas não citam o biografado.Jo Loribd 15h12min de 22 de junho de 2014 (UTC)

José Ervem Magalhães[editar | editar código-fonte]

Boa noite!Mas uma vez eu peço que reconsiderem a permanência do artigo de José Ervem Magalhães por ser um artista plástico que contribui para o cenário pictórico nacional. Formado em artees plásticas pela UFRJ, suas obras são encontradas no museu do parlamento Europeu,Nova York,Israel. Ganhou o prêmio como artist del milênio em 2005 Itália.Atualmente está expondo no museu contemporãneo de Niterói junto com outros artistas plásticos.Ervem também foi selecionado para participar do evento artistico Espanhol El Ranchito Matadore.Obrigada Att jovasconcelos (discussão) 22h33min de 24 de junho de 2014 http://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/principal/nota-10/item/11819 http://www.amazon.co.uk/BANDA-Artist-Jose-Ervem-Magalhaes/dp/B00F8W1N0Q http://www.absolutearts.com/portfolios/e/erven89/

http;//www.artmajeur.com/pt/art-gallery/ervem/221932

http://catalogos.bn.br/scripts/odwp032k.dll?t=bs&pr=autoridades_pr&db=autoridades&use=pn&disp=list&sort=off&ss=NEW&arg=magalhaes,%7Cjose~rvem

}} {{subst:void|}

  • As mesmas fontes já recusadas antes, o mesmo argumento, lamento mas não vai dar.Jo Loribd 13h08min de 25 de junho de 2014 (UTC)

Jale Berahimi[editar | editar código-fonte]

Com bastante fontes fontes que comprovem notoriedade. Hélio Creder (discussão) 23h20min de 24 de junho de 2014 (UTC) Hélio Creder (discussão) 23h24min de 24 de junho de 2014 (UTC)

Fontes:
  • Se isso é notoriedade, ter aparecido em algumas imagens durante a Copa, Deus nos livre do que virá. Alias os gandulas e aqueles garotinhos que entram com os craques também não tem artigo.Jo Loribd 13h12min de 25 de junho de 2014 (UTC)

Gracia Eça Telles de Abreu[editar | editar código-fonte]

pessoa histórica de Portugal, por isso sou contra o pedido do Stego para eliminação semirrápida. Foi uma figura marcante nas lutas liberais em Portugal. Inst. Português do Nome (discussão) 11h53min de 25 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: O artigo cita fontes, dos livros LIMA, João Baptista de – Terras Portuguesas, 8 vol. Póvoa do Varzim, 1931; COSTA, Padre António Carvalho da – Corografia portuguesa e descripçam topográfica. Braga: Typographia de Domingos Gonçalves Gouvea, 1868; BND > Nobiliário de famílias de Portugal, [Braga], 1938-1941.--Inst. Português do Nome (discussão) 11h53min de 25 de junho de 2014 (UTC)
  • As fontes são terríveis, pt-wikipédia, Geneall, blogspot, Sapoblogs são todos sites auto-editáveis e por isso não aceitos como fonte. Outra fonte no artigo é um link genérico para a Torre do Tombo que não cita especificamente o biografado.~Quanto aos livros, cite corretamente, com dados da edição que consultou e a página onde é mencionado, temos vários colaboradores que devem possuir acesso ao LIMA ou ao COSTA, mas exigir que procurem pelo livro todo é injusto, a citação correta deve ser de quem a inclui no artigo. Até a imagem é uma gravura de um garboso soldado sem nenhuma descrição de autoria ou licença que provavelmente vai ser apagada também. Jo Loribd 13h25min de 25 de junho de 2014 (UTC)

Caro Jo Lorib, Casa Real, Cartório da Nobreza, liv. 7 pagina 15 do referido livro onde fala do Gracia Eça Telles de Abreu Portugal, Torre do Tombo, mf. 408, tem fontes neste livro. --Inst. Português do Nome (discussão) 08h06min de 27 de junho de 2014 (UTC)

  • Vou verificar essa, mas e o LIMA e o COSTA? E a imagem, de onde surgiu?Jo Loribd 12h22min de 27 de junho de 2014 (UTC)

Tenho um livro que o meu pai fez sobre os Abreus das Beiras(Portugal), vou verificar as paginas dos livros de Lima e o Costa. E a Imagem era uma aguarela que ele tinha no livro. --Inst. Português do Nome (discussão) 06h50min de 30 de junho de 2014 (UTC)

  • É preciso estabelecer a origem exata da imagem e as datas de publicação para poder utilizar, e aguardo as demais informações.Jo Loribd 12h55min de 30 de junho de 2014 (UTC)

Pagina já foi retirada por vocês. Foi uma pena. --Inst. Português do Nome (discussão) 07h17min de 1 de julho de 2014 (UTC)

  • Continuo aguardando as fontes do LIMA e do COSTA e a origem da imagem ("um livro do meu pai" não é uma referência no formato acadêmico, para dizer o mínimo) isto aqui não é a inquisição onde os livros eram queimados junto com seus autores, é perfeitamente possível recuperar o texto do artigo se as fontes aparecerem, mas é uma pena que o senhor não esteja fazendo sua parte e só tenha indicado uma referência muito difícil de encontrar.Jo Loribd 17h45min de 1 de julho de 2014 (UTC)

Tecnoshow - Comigo[editar | editar código-fonte]

Ressaltar a relevância da feira para o País, uma vez que expositores, produtores, técnicos, empresas de todo o País, veem para a cidade na ocasião da feira e realizam trocas de experiências, palestras e negócios. Não há qualquer interesse propagandístico e estou incluindo novas fontes que comprovam a notoriedade do evento por meio de visitas de autoridades como o governador do estado, senadores, deputados e do ministro da agricultura na abertura do mesmo. 179.182.237.28 (discussão) 00h18min de 26 de junho de 2014 (UTC)

Fontes:

Por favor, inclua as fontes no artigo, esta página do Salvamento não necessita delas. Pessoalmente acho que é um caso para EPC mas deve retirar todo exagero do artigo (como " feira de negócios de nível nacional"- o que significa? ou "feira de agroturismo de negócios."-o que seria isso? além de linguajar próprio de marketing ruim?) e utilizar apenas fontes independentes como grandes jornais e revistas. Esclareça também a diferença entre esta feira e a Pecuária tradicional de Rio Verde, é a mesma feira?Jo Loribd 13h40min de 26 de junho de 2014 (UTC)

Lista do elenco de Falcon Crest[editar | editar código-fonte]

A página que acabei de criar com grande esforço e que me demorou dois dias inteiros a fazer foi proposta para eliminação rápida porque está "tudo sem fonte fiável". Eu gostaria de apelar a que alguém me ajude a melhorar a qualidade e fiabilidade da página sem que seja logo proposto para eliminação rápida. Acho que é muito desmotivante para quem quer ajudar a ter uma wikipédia em português mais rica em conteúdo e mais profissional, se uma pessoa acaba de fazer uma página e nem dão tempo para um aviso prévio de que "faltam fontes" como tantos outros artigos... Encontro-me neste momento a procurar mais fontes fiáveis além da que já se encontra na página e além de pedir ajuda para salvar a página, gostaria de pedir ajuda para a melhorar no que for possível. Qualquer coisa sobre este assunto, digam-me. Obrigado --Templarius 01 (discussão) 19h29min de 30 de junho de 2014 (UTC) Templarius 01 (discussão) 19h29min de 30 de junho de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.imdb.com/title/tt0081858/fullcredits?ref_=tt_cl_sm#cast, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/maccorkindale-2005.pdf, http://www.falconcrest.org/english/master.php?path=show/cast/credits, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/held-1998.pdf, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/morgan-2009.pdf, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/jacobson-2008.pdf, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/jeffreys-2011.pdf, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/thinnes-2011.pdf, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/cantu-2008.pdf, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/curtis-2000.pdf, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/goldberg-2000.pdf, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/douglas-2001.pdf, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/selby-1999.pdf, http://www.falconcrest.org/english/show/interviews/cast/dalton-2001.pdf, http://www.biography.com/people/jane-wyman-245894#awesm=~oIIbltpPuurt7R,
  • IMDB é um site editável, como a Wikipédia e não o aceitamos como fonte para artigos.Jo Loribd 20h40min de 30 de junho de 2014 (UTC)
  • Perdoe-me se não compreendo o que disse (ou se a minha pergunta é derivada de não ter ainda conseguido ler tudo sobre fontes fiáveis) mas então porque motivo não colocam a página com um aviso de que "carece de fontes fiáveis" como existem tantas por aí? «This article does not cite any references or sources. Please help improve this article by adding citations to reliable sources. Unsourced material may be challenged and removed. (July 2012)» Porquê propor logo a eliminação de uma página com informação que existe em tantas outras línguas aqui dentro da wikipédia nem 24h depois dela ter sido criada? Esta página homóloga da wikipédia inglesa não tem uma única referência ou fontes mas nem por isso está eliminada e o seu conteúdo foi desperdiçado: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Dallas_characters ou ainda esta página https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Dynasty_characters cuja única referência até agora nem sequer é sobre a série mas sobre a morte de um dos atores. Bem sei que o facto de noutras páginas de outras línguas estarem feitas de determinada forma não quer dizer que esteja bem feito mas apelo à compreensão e ao bom-senso de quem me possa ajudar, pois tive muito trabalho e a informação que coloquei é pública, quer seja no IMDB, em blogues ou sites sobre a série. Eu próprio vi a série e sei o nome das personagens, os atores, os anos em que estiveram na mesma, bem como o número de episódios gravados entre muitas outras coisas. Se eu tiver os DVDs e acesso à série com todas estas informações, como faço para poder enriquecer a wikipédia em língua portuguesa com esse conteúdo? Só a wikipédia em língua portuguesa é que não pode ter uma lista de personagens da série Falcon Crest? Peço desculpa pelo relativo desalento ou preocupação mas eu tenho todo o gosto em contribuir para o engrandecimento e enriquecimento sério e responsável da wikipédia em língua portuguesa mas propor de imediato uma página que tanto trabalho me deu a criar para eliminação, sem sequer poder ter tempo de a editar, de a melhorar ou de lhe colocarem um aviso de falta de fontes, torna-se muito difícil, desgastante e um trabalho muito ingrato... --Templarius 01 (discussão) 21h07min de 30 de junho de 2014 (UTC)
  • Uma solicitação de fontes não deve ser entendida como a inquisição queimando livros e colocando-os num index, o artigo apagado sempre pode voltar, se as condições solicitadas forem atendidas. Então peço que diminua o exagero nas suas mensagens, realmente não é necessário esse drama todo, apagamos dezenas de artigos todos os dias, por um ou outro motivo e recriamos outros tantos, faz parte da vida. Concentre suas mensagens em um só local, nos ajuda a responder melhor, procure fontes para o seu artigo, não fique procurando defeitos em outros artigos, não existe "justiça enciclopédica" nem isonomia, não faça campanhas dentro ou fora da Wikipédia, somos imunes a isso, só atrapalha quem quer lhe ajudar.Jo Loribd 12h21min de 1 de julho de 2014 (UTC)
  • Obrigado pela resposta e pelos esclarecimentos. Mas tenho de dizer pelo menos duas coisas... Em primeiro lugar aquilo que foi feito com a página que criei ontem não foi uma 'solicitação de fontes', foi uma sugestão de 'eliminação rápida' da página e da informação que me predispus a facultar. Solicitações de fontes era o que eu, em meu modesto entender, acharia mais justo e correto tendo em conta a natureza das informações que lá coloquei. Era justamente isso que queria... Em segundo lugar, eu não fiz qualquer campanha dentro ou fora da wikipédia, se isso foi entendido assim, as minhas desculpas. Eu apenas apelei onde podia para que me ajudassem a salvar o meu esforço e trabalho. Não tenho quaisquer pretensões de nada mais que contribuir de forma responsável e segura para este espaço comum--Templarius 01 (discussão) 12h30min de 1 de julho de 2014 (UTC)
  • Essa solicitação não é nova, foi feita ontem e antes de ter lido as suas mensagens para não escrever em mais que uma página de pedidos de ajuda/esclarecimento. Basta ver a hora em que o fiz... Lamento se causei qualquer tipo de desconforto mas como existem várias páginas de ajuda, eu não sabia que tinha de escolher apenas uma delas --Templarius 01 (discussão) 12h44min de 1 de julho de 2014 (UTC)
  • Muitas coisas não são escritas ou regulamentadas, são fruto do bom senso e da educação recebida. Aqui são todos voluntários que usam um pouco do tempo livre para tentar ajudar, não somos empregados de call-center que tem a obrigação da cortesia, só fazemos o que a nosso critério seja interessante ou produtivo, e no seu caso não é interessante, você reclama muito, então apesar da longa resposta que vai dar abaixo, reclamando, ameaçando muito, apelando muito e sendo muito chato, eu, Jo, não vou mais lhe responder nada. Tenho certeza que outros vão se prontificar a ajudar, então seu prejuízo vai ser pouco. Atenciosamente.Jo Loribd 12h59min de 1 de julho de 2014 (UTC)
  • Eu francamente não sei onde é que fiz ameaças. Se ainda ler esta mensagem, eu gostaria de saber onde é que ameacei alguém/alguma coisa... Lamento se fui chato e agradeço o tempo que me disponibilizou para ajudar mas eu honestamente não consigo compreender como mistura uma 'solicitação de fontes' com uma sugestão de 'eliminação rápida'. Compreendo tudo o que me disse e espero que nos possamos cruzar no futuro, numa situação menos infeliz.. Cumprimentos e votos de bom trabalho. Já agora acrescento que a página acabou de ser eliminada mesmo depois destes meus apelos e de eu ter editado a página com fontes e referências. Não sei se as referências que eu coloquei foram as melhores mas eu gostaria de poder ter tido a oportunidade de melhorar a página, e de ter também a ajuda de quem mais sabe... Lamento se estou a ser aborrecido mas entristece-me muito ter tido tanto trabalho e a página ter sido apagada sem nunca terem me terem aconselhado mais pessoalmente sobre como a salvar. Se é verdade que é possível reverter esta ação, eu peço que reconsiderem.--Templarius 01 (discussão) 16h32min de 2 de julho de 2014 (UTC)

Logomã[editar | editar código-fonte]

a Pagina é veridica 187.40.91.227 (discussão) 20h26min de 30 de junho de 2014 (UTC)

Segundo o Presidente da empresa Wendell Gomes Teixeira, elaborou uma vasta discussão sobre o modelo adotado pela empresa. Apos sua fundação a Logomã vem buscando cada vez mais se destacar no mercado publicitário, como também outras empresa do ramo como a Google.

http://logoma.wix.com/logoma#!faq/c22jn:

:https://pt.wikipedia.org/wiki/MercadoLivre:

Blind Sanity[editar | editar código-fonte]

Fontes Blind Sanity (discussão) 13h30min de 5 de julho de 2014 (UTC)

Fontes: http://diefight.com.br/noticias/2014/01/22/black-sanity-blackdeath-de-sorocaba-para-o-brasil

http://www.spirit-of-metal.com/groupe-groupe-Blind_Sanity-l-pt.html

Female Chauvinist Pigs[editar | editar código-fonte]

Artigo sobre livro abordando questões feministas. Inicialmente o artigo não incluía fontes além do próprio livro, uma vez que era um pequeno esboço e apenas apresentava o tema do livro, sem fazer nenhum tipo de alegação factual. Depois da proposta de deleção, porém, foram acrescentadas fontes externas. O livro é notório uma vez que foi comentado em grandes jornais e existe artigo ativo em inglês. Já contactei o usuário que propôs a deleção mas como ainda não recebi resposta decidi compartilhar a situação aqui por precaução. Se não obtiver resposta até amanhã removerei a marca para que o artigo não seja removido. Não acredito que isso se enquadre como vandalismo. Se ainda acreditarem que o artigo deve ser removido sugiro marcá-lo para eliminação por consenso ao invés de remarcá-lo para remoção semirrápida, como recomenda a documentação. Ariel Pontes (discussão) 13h48min de 9 de julho de 2014 (UTC)

Fontes: Já foram incluídas no artigo.
  • Quando colocou fontes o próprio editor que havia marcado para eliminação a retirou. A única menção a vandalismo foi quando retirou a marcação de ESR antes de colocar fontes. Você acha absurdo solicitar fontes fiáveis?Jo Loribd 11h36min de 10 de julho de 2014 (UTC)


Mondo Cane (álbum)[editar | editar código-fonte]

Álbum do cantor de rock brasileiro Lulu Santos, o álbum não teve boas vendagens, mas marcou a carreira do artista com um grande hit radiofônico "Apenas Mais Uma de Amor", em 1992. Peço que não eliminem, e me auxiliem no artigo. Caso resolvam eliminá-lo, já vou avisando que irei recriá-lo, quantas vezes forem necessárias. Ass: El Desdichado... > )

  • E vem nos ameaçar com isso e quer ajuda? Jo Loribd 16h41min de 10 de julho de 2014 (UTC)

Pai Kayá[editar | editar código-fonte]

Um editor disse que a página, que ainda está em construção, é uma biografia sem fontes fiáveis e independentes que confirmem as afirmações do texto e atestem a notoriedade do biografado. Não sabemos como provar a notoriedade de um ser humano o qual estamos apenas contando sua história. 201.68.220.228 (discussão) 07h48min de 12 de julho de 2014 (UTC)

Fontes: Bruno Santos é um filho de santo do biografado que conhece e acompanha sua vida.
  • Infelizmente relatos pessoais da família não são aceitos como fonte fiável, terá que arrumar uma fonte escrita independente. Também não dá para indicar o Google como fonte. Jo Loribd 12h49min de 14 de julho de 2014 (UTC)

Atlético vs Flamengo[editar | editar código-fonte]

Fontes solicitadas foram acrescentadas, de modo que o motivo para eliminação da página não existe mais, considerando a alegação apresentada. Favor conferirem se existe ainda motivo para o artigo continuar marcado para eliminação.

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 22h41min de 12 de julho de 2014 (UTC)

  • O proponente retirou a marcação de ESR após a colocação das fontes.Jo Loribd 12h44min de 14 de julho de 2014 (UTC)

Fábrica de chocolates Zotter[editar | editar código-fonte]

O artigo é tradução do verbete em alemão do mesmo título e já foi sumariamente eliminado 06 (seis) vezes, com a alegação de que era propaganda. Trata-se de uma instituição internacional premiada não apenas em seu ramo (a manufatura de chocolates orgânicos certificados e de comércio justo), mas também de uma organização e empreendedor premiado pelo seu engajamento sócio-político-ambiental. estando ele envolvido em projetos sociais (auxiliando projetos que apóiam países que sofreram catástrofes naturais, pessoas sem teto da comunidade, toxicômanos, dentre outros). A empresa tem entre seus produtos o que que foi considerado o melhor chocolate ao leite do mundo e sua fábrica é modelo no que diz respeito à sustentabilidade e à arquitetura ecologicamente correta (uso de 60% de energia auto-reciclável, advinda até da casca do cacau utilizado na produção). Proponho acompanhamento, pois sou usuário inexperiente - tanto que me inscrevi no projeto Tutoria. Creio que os valores defendidos pela Zotter merecem estar nesse espaço pela abrangência de temas (alimentação saudável, engajamento social e político, produtos orgânicos, comércio justo dentre uma miríade de temas. Jheinrich69 (discussão) 09h19min de 16 de julho de 2014 (UTC)

Fontes: http://de.chclt.net/thema/marken/zotter/ (em alemão, site suiço independente de testes), http://diepresse.com/home/leben/ausgehen/1318422/Schokoladetester_Soko-Schoko (em alemão, periódico tradicional e de renome no mundo teutõnico), http://steiermark.orf.at/radio/stories/2558309/ (em alemão, site do maior grupo de comunicações da Áustria ORF. Verbete https://pt.wikipedia.org/wiki/Josef_Zotter--Jheinrich69 (discussão) 09h19min de 16 de julho de 2014 (UTC)
  • Não julgamos a intenção, se a fábrica é boazinha ou não, se é sustentável ou não, verificamos as fontes e as que colocou no artigo são as do site da empresa, o que não é aceitável. Também não julgamos se existe artigo em outro idioma, mas é fácil verificar que o artigo em alemão tem várias fontes, algumas independentes do site. As fontes, que existem, devem ser colocadas no artigo, se me permite, vou modificar o artigo tirando todo aquele material do marketing da empresa, deixando um mínimo aceitável coberto por fontes fiáveis. Depois de seis, caminhando para a sétima eliminação, será que já aprendeu que não vai conseguir burlar o sistema criando outros artigos com nomes parecidos ou insistindo nessa mesma lenga-lenga de marketing ecológico? Jo Loribd 12h21min de 16 de julho de 2014 (UTC)
  • Conferir em Fábrica de chocolate Zotter. Acho que o título deveria ser movido para Zotter.Jo Loribd 12h40min de 16 de julho de 2014 (UTC)
  • O Eric já moveu para Zotter.Jo Loribd 12h59min de 16 de julho de 2014 (UTC)
  • Agradeço imensamente o auxílio propiciado pelo Sr. Jo Lorib na conservação da página. Trata-se, como mencionado, de tradução do verbete em alemão, inclusive com suas fontes. Reitero que o artigo ainda estava em andamento, inclusive no que diz respeito a fontes, fotos etc por isso talvez o descompasso com o original - creio que estava na metade do artigo. Quis apenas compartilhar com um público amplo uma atitude empreendedora inovadora e a história singular de um chocolatier engajado politicamente e admirado por muitos. Sobre burlar o sistema, Sr.- realmente, na sociedade onde nasci e criei-me, não é costumeiro usar de tais artifícios ou ataques pessoais dessa categoria. Não necessito burlar o sistema e continuarei lutando, (desconheço se por ignorância, desconhecimento ou barbárie) contra a truculência geral impera por aqui. Não possuo um pós-doutorado na Universidade de Berlim para agir como alguém que tenta quebrar regras de sistema ou usar de má fé. Reforço que de onde venho, não é costumeiro tal tipo de atitude grosseira. O grande mal-entendido pode ter dado-se pelo fato de ser usuário iniciante e desconhecer a violência com que se age por aqui ao eliminar páginas de forma randômica e aleatória, mesmo em se tratando de temas reconhecidos e amplamente aceitos e festejados nas enciclopédias congêneres. De qualquer maneira, Sr. Lorib, fica mais uma vez resgistrado o meu agradecimento in continenti.--Jheinrich69 (discussão) 14h23min de 16 de julho de 2014 (UTC)
  • Salvei o artigo da Zotter apesar do senhor, não para o senhor, somos muito grosseiros com quem tenta utilizar a Wikipédia para promoção ou publicidade, sejam orgânicas ou não, que é só o que parece fazer na wiki. Se é tão inocente e fica tão indignado, por quê criou tantos artigos com nomes ligeiramente diferentes para Zotter? Isso para mim é tentativa de burla, na sua faculdade em Berlim podia ter outro nome, aqui na minha terra o nome é esse. E por quê está com problemas em outro artigo de outra empresa "orgânica" como aqui: ]Wikipédia:Pedidos/Restauro#Cativa Natureza]], os mesmos erros e a mesma lenga-lenga publicitária? Jo Loribd 15h35min de 16 de julho de 2014 (UTC)
  • Estimado Sr.Jo Loribd. Sinceramente não creio que vá convencê-lo das minhas intenções aqui. Parece-me que já fez um juízo sobre minha pessoa. Eu não tenho intenção de criar conflitos. Ao que parece o Sr. crê que eu criei deliberadamente vários nomes para o artigo da Zotter, teoricamente burlando regras. Criei-as na tentativa de traduzir algo que considero de utilidade pública, bem como o artigo que escrevo agora. Nota-se que sou um completo iniciante, basta ver a minha página de usuário e minha inaptidão para lidar sequer com simples userboxes. No entanto, mesmo com essa má impressão do Sr. sobre a minha pessoa e os artigos propostos, ouso pedir seu auxílio - respeitando o Sr. como usuário experiente e conhecedor de regras - a fim de evitar criar (mais) dificuldades e pré-julgamentos futuros sobre mim e minhas eventuais contribuições. Em Usuário:Jheinrich69/Testes, existe uma prévia do que seria o artigo, o qual o Sr. refere-se acima. Me agradaria bastante se o Sr. dispusesse um pouco do seu tempo para analisar se o mesmo é compatível com as regras da enciclopédia em seu formato atual, pedido esse que igualmente fiz a mais dois administradores. Desde já agradeço sua paciência e gentileza. Desejo-lhe um sexta-feira cheia de júbilo!--Jheinrich69 (discussão) 07h02min de 18 de julho de 2014 (UTC)
  • Sua noção moral é estranha, sinceramente não entendo argumentos como este: "Ao que parece o Sr. crê que eu criei deliberadamente vários nomes para o artigo da Zotter, teoricamente burlando regras. Criei-as na tentativa de traduzir algo que considero de utilidade pública, bem como o artigo que escrevo agora.". Ao criar deliberadamente vários artigos com nomes um pouco diferentes o senhor burlou as regras da Wikipédia, não importa seus motivos. Foi errado e não se dar conta do erro que admitiu de uma forma tão simplória, numa pessoa com formação acadêmica como o senhor diz que é, me assusta .Jo Loribd 13h16min de 18 de julho de 2014 (UTC)

Comunidade Católica Shalom[editar | editar código-fonte]

As informações divulgadas no artigo estão de acordo com a página oficial da própria comunidade. Também é possível encontrar notícias que atestam a veracidade da comunidade e da sua posição em relação à Igreja Católica. A Comunidade não tem fins lucrativos, portanto o artigo não tem cunho publicitário. Inclusive removi algumas menções sobre produtos que a comunidade vende. Também já editei o artigo e adicionei algumas fontes que encontrei. Gostaria de solicitar ajuda para saber se é suficiente para o artigo não ser removido ou o que posso fazer para terminar de corrigi-lo. LucFrigo (discussão) 18h26min de 16 de julho de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.comshalom.org/en/founders/, http://www.arquidiocesesalvador.org.br/noticias/missa-marca-sete-anos-de-reconhecimento-pontificio-da-shalom/, http://noticias.cancaonova.com/comunidade-shalom-recebe-reconhecimento-pontificio/, http://noticias.cancaonova.com/comunidade-shalom-recebe-decreto-de-reconhecimento-pontificio/,http://celebrandopentecostes.net/noticia.php?noticia=1610, http://www.news.va/pt/news/papa-francisco-recebe-o-fundador-da-comunidade-cat,
  • Existem vários problemas com o artigo, o primeiro e maior é que o texto é cópia de outros locais da Internet, o segundo é que o texto é propagandístico (não são só empresas comerciais que fazem propaganda, não temos nada contra a propaganda em si, apenas não a queremos na Wikipédia). O terceiro problema são frases como "a Comunidade surgiu de um ardente desejo de evangelizar...", isso não é próprio para um verbete de enciclopédia. Por ultimo as fontes, a única coisa comprovada é o reconhecimento pelo Vaticano, o resto não tem fonte, site próprio não é fonte fiável.Jo Loribd 20h49min de 16 de julho de 2014 (UTC)

Água do mar[editar | editar código-fonte]

A página apenas está incompleta Jmmpa (discussão) 18h13min de 19 de julho de 2014 (UTC)

Fontes: Rtp
  • O artigo não foi indicado para eliminação, utilize a discussão do artigo para outras considerações.Jo Loribd 22h41min de 19 de julho de 2014 (UTC)
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Artigos propostos para eliminar[editar | editar código-fonte]


Artigos propostos para eliminação semirrápida[editar | editar código-fonte]

ESR: Data[editar | editar código-fonte]

Páginas para eliminação semirrápida
Pend.
(10)
22/jul.
(0)
23/jul.
(2)
24/jul.
(7)
25/jul.
(7)
26/jul.
(18)
27/jul.
(15)
28/jul.
(4)
29/jul.
(3)
30/jul.
(15)
31/jul.
(0)
Ficheiros para eliminação semirrápida
Pend.
(10)
22/jul.
(44)
23/jul.
(25)
24/jul.
(17)
25/jul.
(1)
26/jul.
(0)
27/jul.
(51)
28/jul.
(16)
29/jul.
(61)
30/jul.
(10)
31/jul.
(14)

ESR: Todos[editar | editar código-fonte]


ESR: Temas[editar | editar código-fonte]

ESR: Pendentes[editar | editar código-fonte]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]