Wikipédia:Projetos/Salvamento de artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo


Bem-vindo ao WikiProjeto de Salvamento de Artigos e por favor, junte-se a nós!
Um Wikipedista resgata artigos da deleção

ATENÇÃO, É IMPORTANTE COLOCAR A PÁGINA DE PEDIDOS DE SALVAMENTO ENTRE AS SUAS VIGIADAS!!!

O WikiProjeto de Salvamento de Artigos é um grupo de usuários voluntários que se propõe a ajudar a salvar artigos enciclopédicos propostos para eliminação, adicionado-lhes informações referenciadas, demonstrando assim a sua pertinência.

No entanto, diante do conflito entre filosofias wiki, uma vez que muitos usuários seguem tendências imediatistas e exclusionistas, este projeto existe para tentar evitar a eliminação de tais artigos.

Muitas vezes, um artigo sobre um tópico notável existe sob uma forma fraca, escrita ruim, e sem fontes fiáveis. Mas esses artigos deveriam ser enviados para eliminação? Não! Apenas artigos sobre tópicos não enciclopédicos deveriam ser eliminados, não artigos que precisam de melhorias.

O WikiProjeto de Salvamento de Artigos pretende melhorar artigos enciclopédicos sob risco de eliminação; todos são bem-vindos para ajudar na categorias de páginas marcadas para eliminação!

Objetivos e Filosofias[editar | editar código-fonte]

Esse projeto segue a filosofia wiki do melhoracionismo, ao considerar que é melhor melhorar os conteúdos indevidos ao invés de apagar as páginas, desde que o assunto tenha notoriedade suficiente para estar na Wikipédia.

Faz parte do trabalho buscar fontes fiáveis que possam demonstrar a relevância do tema, se considerar que o tema pode ser notório. Sempre correndo contra o tempo (prazo de eliminação), por sempre haver artigos que não podem ser salvos ainda encontra espaço para orientar os novatos para aprenderem as regras e criarem melhores artigos no futuro que não precisarão serem salvos.

Alguns acreditam que as Páginas para Eliminar não são o Estaleiro e que problemas de manutenção não deveriam ser motivo para eliminar as páginas.

Não é intenção eliminar conteúdo fraco, sendo sempre preferível melhorá-lo ou marcar os problemas ao invés de apagar. Também não é intenção salvar e manter todos os artigos da lista de pedidos e categorias relevantes ao projecto, embora os membros possam ter um entendimento de notoriedade mais amplo que os outros que marcaram os artigos para eliminar isso não é válido para todos eles.

Dicas para salvar artigos[editar | editar código-fonte]

Procura de fontes[editar | editar código-fonte]

(incluir ligações para procurar específicas em língua portuguesa)

Checklist para salvamento de artigos[editar | editar código-fonte]

De seguida apresenta-se uma checklist de X passos que qualquer editor pode fazer em relação a um artigo que possa ser salvo:

  1. Adicione às páginas de discussão do artigo a marcação de Wikiprojecto correspondente (incluir lista; incluir lista de marcações existentes)
  2. Procure ajuda no WikiProjecto respectivo - os membros dos WikiProjectos são muitas vezes especialistas na matéria - deixe uma curta nota na página de discussão do WikiProjecto, pedindo assistência de um especialista - chamando a atenção de um especialista pode ter resultados rápidos. (existem marcações para chamar a atenção de especialistas?)
  3. Ao editar o artigo, concentre-se em deixar uma (pequena) introdução bem feita - deixe a introdução em sincronia com o título do artigo (ou mude o título do artigo) - isto permite que todos possam saber com clareza sobre o que trata o artigo, especialmente se estiver mal escrito ou tenha um mau contexto (incluir indicação que existem marcações específicas?)
  4. Procure e adicione fontes (veja secção acima para procura de fontes) - se não souber como referenciar correctamente no próprio artigo, pode deixar uma lista de fontes para o artigo na página de discussão do mesmo (onde são para colocar/que frases ou partes do texto referenciam). É muito importante que fontes que demonstrem a notoriedade do artigo sejam colocadas quando forem encontradas. Para ajuda, ver: .... (use as marcações correctas para referenciar artigos).
  5. Wikifique o artigo - se um artigo sobre um assunto com notoriedade é um conjunto de informação desorganizada, ajude a formatá-lo correctamente de acordo com o livro de estilo. Se existirem referências mal formatadas, ajude a melhorá-las utilizando as predefinições existentes (lista?). Se o artigo for relativamente extenso, subdivida-o em secções.
  6. Ajude o novo editor - Se o criador do artigo for um novato, ajude-o no que for possível, de uma forma positiva, ao estilo de tutoria (não se esqueça de assumir a boa-fé). Ajude-o a aprender como criar e adicionar melhores conteúdos. Dialogue com ele na respectiva página de discussão de usuário, encoraje-o e proponha-lhe desafios, mas mais importante que tudo, faça-o sentir bem-vindo e que a sua colaboração é importante. Para explicar alguma política ou recomendação, tente explicar por palavras próprias e evitar somente colocar ligações para elas, privilegiando o diálogo com vista a que possa entender correctamente o que tem que ser entendido. Mesmo que o artigo venha a ser eliminado, esta atitude positiva para com o editor pode ajudar a tornar novatos em contribuidores produtivos; ajude-o a compreender porque o seu artigo foi eliminado.
  7. Adicione infocaixas e caixas de navegação - ....
  8. Retire o artigo das páginas órfãs - ...
  9. Retire o conteúdo impróprio - ....
  10. Trate o artigo como se fosse o seu maior feito - ...
  11. (adicione os que considerar relevantes)
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Como salvar[editar | editar código-fonte]

Existe uma diferença entre ser verificável e ser referenciado. Quase sempre, os artigos propostos para eliminação não possuem citação de fontes, mas os artigos salváveis são aqueles cujas fontes existam, só não estão citadas no artigo. Em tese, não se deve marcar para eliminação um artigo apenas porque não tem fontes, para isso existe a {{sem-fontes}}. O ideal seria antes de marcar com ESR, que se fizesse uma busca no Google ou outro buscador antes. Mas caso isso não seja feito, e um artigo notório seja proposto para eliminação, o que se pode fazer é acrescentar-lhe fontes.

Para tanto, utilize um dos códigos abaixo:

  • <ref></ref>
  • <ref>{{citar web|url= |titulo= |data= |acessodata=|autor=}}</ref>
  • <ref name="">{{citar web|url= |titulo= |data= |acessodata=|autor=}}</ref>
Pronto e esperando. Adicione o artigo em eliminação que na sua opinião, valha a pena salvar, na lista de pedidos de resgate.

Se você deseja fazer parte do WikiProjeto de Salvamento Artigos, adicione seu nome abaixo. Não se esqueça de VIGIAR A PÁGINA dos artigos a serem salvos.

Membros[editar | editar código-fonte]

Ativos[editar | editar código-fonte]

  1. --João Carvalho deixar mensagem 10h49min de 16 de janeiro de 2012 (UTC)
  2. --JMGM (discussão) 14h46min de 18 de janeiro de 2012 (UTC)
  3. Leandro LV (discussão) 00h51min de 19 de janeiro de 2012 (UTC)
  4. Ninux2000 (discussão) 09h50min de 25 de janeiro de 2012 (UTC) Viva o inclusionismo!
  5. Mar França (discussão) 00h58min de 21 de fevereiro de 2012 (UTC)
  6. Braz Leme (discussão) 13h43min de 21 de fevereiro de 2012 (UTC) Sou o artilheiro do inclusionismo!
  7. Marcos Faria 13h26min de 11 de maio de 2012 (UTC) Artigo bom é artigo existente.
  8. Daniel.thyrso (discussão) 16h34min de 22 de agosto de 2012 (UTC) Em defesa dos artigos e da informação.
  9. LP Sérgio LP msg 13h52min de 26 de dezembro de 2012 (UTC)
  10. Marcos Dias ? 06h43min de 19 de setembro de 2014 (UTC) Viva ao melhoracionismo

Inativos e ex-membros[editar | editar código-fonte]

  1. BiaGagliardi Usuário Discussão:BiaGagliardi 16h00min de 20 de janeiro de 2012 (UTC)
  2. Usuário(a): Nadja Taty Usuário(a) Discussão:Nadja Taty 23h00min de 28 de junho de 2012
  3. GeosapiensSente-se aí com a Eva e depois escreva... 11h45min de 4 de Novembro de 2012 (GMT\Lisboa) Não tenho muito tempo mas dedicar-em-ei às escolhidas por mim.
  4. BelanidiaMsg 18h34min de 20 de janeiro de 2012 (UTC) Já costumava fazer isto, mas não era oficial. Em protesto contra as atitudes do usuário. Não quero promover maus comportamentos.
  5. Érico diz! 18h35min de 20 de janeiro de 2012 (UTC) Isso mais se transformou em um projeto onde se pede votos em PEs do que salvamento de artigos, não concordo com isso.
  6. Tiago Abreu, TFDA msg 11h46min de 21 de janeiro de 2012 (UTC) Realmente, concordo com a Belanidia e com o Érico, a visão do projeto não é a mesma do seu início.
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Para solicitar ajuda para melhorar algum artigo proposto para eliminar, escreva abaixo qual o nome do artigo, linkado, bem como os motivos que o levam a acreditar que deva ser salvo. É importante indicar fontes fiáveis e independentes que demonstrem relevância e que indiquem que o artigo se enquadra nos critérios de notoriedade.

Ver arquivos:

Atenção: O arquivamento desta página começo pelo método "moção", portanto, deve continuar desta forma.

Leda Godwill[editar | editar código-fonte]

Está para eliminação semirrápida por dois motivos: falta de fontes (problema que já foi resolvido) e formato publicitário. Preciso de ajuda para reformular o assunto.

Fontes: [http://www.ledacorp.com.br Site oficial da Leda Godwill Inc.

PACERECER DA FIOCRUZ SOBRE A JURIDISCIDADE DA QUESTÃO DA CLONAGEM HUMANA Projeto Ghente. Visitado em 22 de agosto de 2014.

  • Retirei as fontes daqui, já colocou no artigo. O problema é que as fontes nem citam LG inc., são fontes sobre clonagem humana, não sobre a empresa, que nem citam. Parte do artigo também só fala disso, temos outro artigo específico.Site próprio não serve para estabelecer relevância, assim não há nada salvo. Bora arrumar uma fonte boa. Não tem nada na en-wp?Jo Loribd 17h22min de 2 de setembro de 2014 (UTC)
  • E afinal era só um golpe duma agência espertalhona querendo publicidade grátis que agora tenta recriar o artigo contando a burla. Como diziam antigamente, "se quer atrair cachorros, pendure uma linguiça no pescoço".Jo Loribd 12h10min de 11 de setembro de 2014 (UTC)

Alkappa[editar | editar código-fonte]

Porque retrata a biografia de um artista Alkappa (discussão) 01h04min de 8 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.polifoniaperiferica.com.br/2012/04/a-poesia-do-rapper-angolano-alkappa

Brasil Terminal Portuário[editar | editar código-fonte]

Este artigo deve ser salvo pois apresenta uma das maiores empresas do porto de santos, o maior da América Latina. Trata sobre a melhoria de um passivo ambiental que por mais de 50 anos prejudicou a população do entorno de sua área. Trata-se de um conteúdo com fonte segura e consultável, além de possibilitar a maior abrangência do conhecimento no segmento portuário. Excluir esse artigo será negar conhecimento aos seus leitores. Comunica BTP (discussão) 11h32min de 11 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.portodesantos.com.br/operadores.php ; http://www.btp.com.br ; https://portogente.com.br/portopedia/btp-brasil-terminal-portuario-78320
  • O texto desse artigo é cópia"Ipsis litteris" do site da empresa e será retirado por esse motivo, consulte Wikipédia:VDA pois o site explicita que todos os direitos são reservados. Sugestão: Escreva um texto original, sem opiniões exageradas e as louvações comuns do marketing, baseado em fontes independentes, como jornais e revistas de grande circulação. Sem isso certamente será deletado. Não é necessário licenciar o logo (e nem aquele é o local)pois ele é composto só de letras. Jo Loribd 13h07min de 11 de setembro de 2014 (UTC)

Bruno Ceará[editar | editar código-fonte]

o artigo é a Biografia do músico que ja foi de duas bandas premiadas pelo Multishow e Premio da Musica Brasileira. Tem musica de propria autoria, citada em diversos sites de cifras e seria legal ter sua Historia no wikipedia 179.210.176.199 (discussão) 15h19min de 12 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: são diversos links que comprovam a historia e veracidade das informaçoes dadas:

www.sambadesantaclara.com.br

https://www.facebook.com/brunoceara

https://www.facebook.com/sambadesantaclara?fref=ts

http://www.deezer.com/album/1443152

http://www.radio.uol.com.br/#/album/trilogia/jogatina/22425

http://obuchicho.com/?p=303#comment-17

http://glamurama.uol.com.br/galeria/samba-de-santa-clara-agitou-o-cafe-de-la-musique-no-guaruja/#1

http://obuchicho.com/?attachment_id=305#comment-16

http://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/marina-ruy-barbosa-e-klebber-toledo-curtem-noitada-no-litoral-de-sao-paulo/2014/04/20-201135.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Onde_Voc%C3%AA_Estiver

http://www.boadiversao.com.br/guia/rio-de-janeiro/noite/noticia/id/69058/samba_do_leblon_recebe_bruno_ceara_do_samba_de_santa_clara

http://www.olhovivoca.com.br/a-boa-do-dia/1284/bruno-ceara-e-o-convidado-do-mistureba-neste-domingo-no-black-jack/

http://www.cifraclub.com.br/seu-cuca/indo-embora/

http://www.cifras.com.br/cifra/seu-cuca/indo-embora

http://www.letras.com.br/seu-cuca/indo-embora/print

Dilson Dalpiaz[editar | editar código-fonte]

Foi corrigido o problema de falta de fontes fiáveis. Acredito que esse artigo deve ser salvo pois Dilson Dalpiaz é um grande nome não só da cidade de Uberlândia, mas de todo o estado. Trabalhou durante 30 anos na CTBC, hoje Algar Telecom, chegando a ser vice-presidente dessa grande empresa de telefonia. Depois disso, foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia e foi convidado pelo Governador Anastasia para assumir a direção do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais. Natália P. Nunes (discussão) 17h59min de 12 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/historia/historia-de-vida-46053/colecao/82613

http://www.telebrasil.org.br/sala-de-imprensa/artigos/1944-ctbc-assina-termos-de-autorizacao-para-operar-telefonia-fixa-em-todo-o-pais http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/dilson-dalpiaz-assume-diretoria-no-indi

http://www.aciub.com.br/galeria-de-honra/

http://www.sinditelebrasil.org.br/quem-somos/nossa-historia

http://www.abrafix.org.br/quem-somos/conselhos-e-diretoria

Okamoto Kauan[editar | editar código-fonte]

Precisamos divulgar o trabalho dele em portugues para as pessoas do Brasil...pois kauan okamoto e' brasileiro,fazendo carreira no Japao... Hachiko25 (discussão) 13h36min de 15 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: Ja adicionei varias fontes ao projeto ,e sempre que for achando mais vou adicionando,kauan e' Johnnys Jr e Devido ao monopólio e poder da Johnny's & Associates sobre seus talentos, não se encontram muitas informações a respeito de Okamoto Kauan na internet.Mas tudo q encontrei eu ja coloquei la,por favor nao excluiam ,tudo q eu escrevi e' veridico...muito obrigada!!!
  • "Precisamos divulgar o trabalho dele.."- não precisamos não, a comunidade dos editores resiste bravamente a qualquer tentativa de utilizar a enciclopédia como plataforma de divulgação.Jo Loribd 14h31min de 15 de setembro de 2014 (UTC)

Semiótic Landscape Wild[editar | editar código-fonte]

O artigo é sobre campo semiótico na área psicanálise no contexto oriental, desconhecida em lingua portuguesa inglesa. Assunto que está sendo discutido em universidades de ponta nos EUA, na França e na alemanha. Bhagwan Bhava (discussão) 22h46min de 16 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: semiótica Russa, Boris schnaiderman; Introdução a semanálise, Julia Kristeva; semiótica indica, HL shukla
  • Nenhuma das fontes que consultei cita Semiótic Landscape Wild ou Bhagwan Bhava (artigo já eliminado). Procura por títulos do autor só retornam o artigo da Wikipédia. Por quê um brasileiro do RS chamaria sua teoria de Semiótic Landscape Wild em língua inglesa? Precisa nos fornecer mais argumentos e fontes melhores para tentar salvar o artigo.Jo Loribd 15h30min de 18 de setembro de 2014 (UTC)

Zé Gustavo[editar | editar código-fonte]

Foi removido por falta de fontes. Problema já resolvido com a inclusão de fontes confiáveis e independentes. Trata-se de um candidato a deputado federal nas atuais eleições de 2014, o único candidato da Rede Sustentabilidade, com o apoio de Marina Silva, candidata líder nas pesquisas de intenção de voto. Luizfernandobrito (discussão) 00h03min de 19 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,pupilo-de-marina-e-candidato-da-rede-imp-,1538457

http://revistatrip.uol.com.br/blogs/outrapolitica/2014/09/18/agulha-no-palheiro-20.html http://www.dgabc.com.br/Noticia/853356/ze-gustavo-nega-influencia-de-malafaia-em-campanha http://www1.folha.uol.com.br/poder/2011/07/940419-marina-anuncia-saida-do-pv-e-diz-que-e-hora-de-ser-sonhatico.shtml

  • Lamento, tente novamente após a eleição. Suas fontes só demonstram que é candidato, não que é notório.Jo Loribd 12h57min de 19 de setembro de 2014 (UTC)

Associação Cultural Caipira Cuitelo[editar | editar código-fonte]

Esta é uma associação que vem desenvolvendo um importante trabalho de resgate de valores e tradição da comunidade, nas cidades de Ribeirão Grande e Capão Bonito, mesmo sem auxilio de nenhum órgão do governo, as pessoas envolvidas no trabalho são pessoas humilde que não querem deixar morrer os laços de cumplicidade da comunidade, laços este que não são mais observados em grandes metrópolis Isidioneto (discussão) 22h33min de 19 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/423057/fandango-de-tamanco-e-atracao-no-sesc http://ruralcentro.uol.com.br/noticias/agricultores-paulistas-dancam-e-cantam-o-fandango-de-tamanco-36234#y=456

Joia Moderna[editar | editar código-fonte]

é uma grande gravadora de sucesso e importância considerável para história da MPB. Zerzil Júnior (discussão) 09h07min de 21 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: algumas fontes já foram adicionadas ao texto da página da wikipédia.

http://www.blognotasmusicais.com.br/2014/09/alice-caymmi-lanca-segundo-album-rainha.html http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/gravadora+joia+moderna+resgata+cantoras+que+estavam+no+escuro/n1237997981500.html http://musicanaveia.pop.com.br/joia-moderna-homenageia-cazuza/ http://www.blognotasmusicais.com.br/2011/01/gravadora-joia-moderna-da-voz-cantoras.html http://vejasp.abril.com.br/materia/ze-pedro-joia-moderna http://culture-se.com/noticias/529/dj-ze-pedro-resgata-grandes-cantoras-na-joia-moderna

Lista de bandas de Psychobilly[editar | editar código-fonte]

A lista é real. Basta procurar num site busca qualquer um dos nomes. 187.75.236.215 (discussão) 11h36min de 24 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: www.google.com
  • tem que ser específico na indicação da fonte, desse modo ai parece desprezo, "procura ai no Google..." como se só tivesse três páginas, a obrigação de incluir fontes corretamente é de quem quer manter o artigo.Jo Loribd 11h59min de 25 de setembro de 2014 (UTC)

Super Timor[editar | editar código-fonte]

Está em eliminação semi-rápida por que foi retirado acidentalmente a marcação de eliminação. Foi modificado a fonte e o texto conforme o recomendável. As informações de fontes da Super Timor são poucas. Potengys biografias 01h53min de 25 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: [http://www.culturepub.fr/videos/timor-super-timor-la-danse-du-moustique Site oficial Culture Pub.
  • Vídeo não serve como única fonte fiável, lamento,a obrigação de incluir fontes corretamente é de quem quer manter o artigo.Jo Loribd 11h59min de 25 de setembro de 2014 (UTC)

Banda de Música da Trofa[editar | editar código-fonte]

Banda filarmónica/orquestra com notariedade/relevância elevada, no meio das orquestras filarmónicas e não só, não querendo desprestigiar as restantes bandas, tem relevância superior ás cerca de 30 bandas que constam nesta categoria; Categoria:Bandas filarmónicas. A banda não tem só importância local, uma vez que como refere no artigo; Em 1971, sagrou-se vencedora em Lisboa, na final do 2º Concurso Nacional de Bandas Civis, é sem duvida a instituição mais conhecida do concelho da Trofa, com ínumeras atuações internacionais, nomeadamente na Península Ibérica, França, Alemanha, etc. Ou seja se ésta que é considerada uma das melhores Bandas Filarmónicas civis do país não deve constar na Categoria:Bandas filarmónicas, vale a pena a mesma categoria continuar a existir? Jfmsventura (discussão) 09h05min de 27 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: [1] [2] Jornal de Notícias, Banda da Trofa dá música há 50 anos, p. 30, JN, 2001
  • A marcação de ESR pede: "Artigo relacionado à música sem fontes fiáveis e independentes que confirmem as afirmações do texto e atestem a notoriedade do artista ou de sua obra. Ver princípio da verificabilidade e critérios de notoriedade (e o critério específico para música). Páginas pessoais, sites de fãs, blogues e redes sociais (como Facebook, Twitter, etc.) não são fontes fiáveis. Stego". Em vez de indicar fontes (eu fiz uma breve pesquisa no Google, existem várias fontes aceitáveis), indica apenas o próprio site, o que não é considerado fiável para atender WP:V. Além disso o senhor vem acusar toda uma categoria de bandas de irrelevância. Ninguém afirmou que sua banda é irrelevante, apenas se pedem fontes fiáveis para as afirmações do artigo, faça isso e salva o artigo, fique comparando as bandas e vão todas juntas para eliminação, o que o senhor prefere?Jo Loribd 19h42min de 27 de setembro de 2014 (UTC)
  • Caro Jfmsventura,

Não é a veracidade dos dados que está em causa, mas a notoriedade/relevância da banda. Ver WP:MÚSICA e Citação: Critérios de notoriedade escreveu: «Resumindo: Um tópico é presumido como notável se recebeu cobertura significativa de fontes reputadas e independentes do assunto tratado.». A banda existe, terá importância local, mas só isso justifica ter artigo? Não me parece! CPts, --Stegop. Jo Lorib, desculpe mas não é verdade que apenas indico o site da banda nas fontes pois também indico o Jornal de Notícias, também não é verdade que acuso a categoria de bandas de irrelevância, se assim fui interpretado peço desculpa, podem apagar o artigo, cumprimentos, até sempre --Jfmsventura (discussão) 22h44min de 27 de setembro de 2014 (UTC)

Túlio Duarte[editar | editar código-fonte]

Trata-se da biografia de um ator brasileiro que muito contribui para cultura nacional, seja através do teatro , do cinema ou da TV. Acredito que sua página deveria estar na wikipedia. TDK (discussão) 20h42min de 28 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: Entrou para elenco da novela "Esmeralda" </ref> http://www.resumodenovelas.net/2008/05/as-novelas-esmeralda.html

Em 2006, ainda no SBT, fez parte do elenco da novela “Cristal”</ref> http://www.resumodenovelas.net/2008/05/as-novelas-esmeralda.html

Nesse mesmo ano trabalhou sob a direção de Débora Dubois no espetáculo “Lisístrata- Sexo, Drogas e Greve”, onde teve participação destacada pela crítica especializada da Revista “Isto É- Gente”.</ref>http://www.terra.com.br/istoegente/373/diversao_arte/teatro_lisistrata.htm

Figurou o elenco do longa-metragem ÓDIO (no papel de Léo),com grande elenco e dirigido pelo cineasta Luiz Rangel.</ref>http://patoshoje.com.br/noticias/patos-de-minas/16353-ator-patense-pedro-pauley-volta-as-telonas-em-2013-com-o-longa-odio.html

Participou do filme Trash do cineasta Stephen Daldry, protagonizado por Wagner Moura e Selton Mello, com Martin Sheen e Rooney Mara no elenco.</ref>http://filme-trailer.com/filme/pedro-pauleey/

Interpretou o personagem Clodoaldo no longa “O Lucro Acima da Vida”de Nic Nilson http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2013/09/ator-mineiro-interpreta-filho-de-zeze-motta-e-ailton-graca-em-novo-filme.html

Ainda em 2014 entrou para o elenco da novela “Boogie Oogie” de Rui Vilhena, na Rede Globo de Televisão, com o personagem Sauro. </ref> http://www.patoshoje.com.br/noticias/patos-de-minas/21774-ator-patense-estreia-esta-semana-em-nova-novela-da-rede-globo.html

Bloco da Vaca[editar | editar código-fonte]

O artigo trata de um bloco de carnaval de uma cidade do interior paulista, as fontes são entrevistas do autor com o atual secretário de cultura do município sr. Leandro de Queiroz e com organizador do bloco sr. Eduardo Pietrobom e site de noticias, já informados. Grupo ST.3 - Mogi Mirim (discussão) 13h44min de 29 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: Secretário de cultura - Sr. Leandro de Queiroz, Organizador do Bloco: Eduardo Pietrobom e site: http://nogueirense.com.br/
  • Tem que conseguir mais fontes, repetir o mesmo blogue várias vezes não vai salvar o artigo.Jo Loribd 13h44min de 30 de setembro de 2014 (UTC)

Já disponibilizamos mais fontes.

Passeio Ciclístico Indaiatuba By Bike[editar | editar código-fonte]

Essa pagina visa estimular o uso de um meio de transporte ecologicamente correto e também o maior incentivo as cidades, para criação de maior infraestrutura para a pratica do ciclismo.

O passeio ciclístico "Indaiatuba by Bike" é um projeto promovido pelo Departamento de Turismo, vinculado a secretaria de desenvolvimento da cidade de Indaiatuba. O principal motivo da criação deste passeio foi o de estimular a prática do exercício físico e o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. E também para resgatar o hábito dos passeios de bicicleta por todo o município.

Referências

<http://www.indaiatuba.sp.gov.br/desenvolvimento/turismo/indaiatuba-by-bike/> <http://www.indaiatuba.sp.gov.br/comunicacao/imprensa/noticias/20983/> <http://pt.wikipedia.org/wiki/Indaiatuba> <http://www.ipesi.com.br/Noticias/967-indaiatuba-aposta-na-bicicleta-como-meio-de-transporte>

<http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/02/pela-1-vez-numero-de-bicicletas-em-indaiatuba-supera-frota-de-carros.html>


  • Isto é divulgação.Jo Loribd 13h52min de 30 de setembro de 2014 (UTC)

Phoerbox[editar | editar código-fonte]

Bom dia, Criamos a Phoerbox, já desde agora, por que é uma empresa que estamos fundando, já temos praticamente tudo, CNPJ, etc, o domínio já está sendo comprado. Estamos tentando seguir o padrão que vimos em algumas outras empresas na Wikipédia. Gostaríamos de nos desculpar com a equipe da Wikipédia caso tenhamos infringido alguma regra de vocês. Espero que o artigo possa ser mantido, se for necessária alguma edição, por favor nos avise, faremos-a. Obrigado, João Pedro Viana. Lhowky (discussão) 19h22min de 1 de outubro de 2014 (UTC)

  • Siga o padrão das outras empresas: Google artigo com 234 referências/ Microsoft 17, pouco né? / Oracle dez num artigo de três linhas /Phoerbox nenhuma. Jo Loribd 19h47min de 1 de outubro de 2014 (UTC)

J.canao[editar | editar código-fonte]

A J.Canão é de facto uma empresa que não tem a dimensão mundial, contudo é uma empresa de referencia na cidade de Viana do Castelo (cidade relativamente pequena) e a nível nacional no sector dos portos. O protejo JUP - Janela Única Portuária, é um bom exemplo dessa importância. Canow (discussão) 09h00min de 3 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes:
  • E já tinha criado outro, J.canão. Algum problema com capitalizar a primeira letra de nome próprio? Sem fontes fiáveis que mostrem a relevância vai ser difícil salvar esse artigo.Jo Loribd 12h14min de 3 de outubro de 2014 (UTC)

Mogi Guaçu e sua cerâmica[editar | editar código-fonte]

Nativasunivesp (discussão) 13h23min de 3 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes:

Trata-se de um trabalho acadêmico que está sendo desenvolvido por um grupo de graduação da Univesp Mogi Mirim, visando resgatar a importancia da influência ceramista na história de Mogi guaçu. Está proposto para eliminação semirrápida por falta de fontes, pórém isso já foi resolvido. Quanto à qualidade do texto, estamos trabalhando para melhorá-lo.

  • O artigo tem muitos problemas. O maior é não se situar na enciclopédia, eu me pergunto se vocês pelo menos leram o artigo da Wikipédia sobre Mogi Guaçu. Pois muitas coisas do seu artigo já estão no artigo sobre a cidade e um artigo sobre um aspecto característico da cidade deveria ter o desenvolvimento a partir dele, inclusive poderiam edita-lo se necessário. Pois a Wikipédia é uma enciclopédia dinâmica, que funciona baseada nos hiperlinks, que nem utilizaram, então para que colocar um artigo aqui sem utilizar as ferramentas disponíveis e repetindo informação? Também não tiraram nenhuma foto, se como imagino são da região, que custava tirar fotos, com o celular mesmo, das antigas fábricas, talvez dos locais onde se produzia a argila e de dentro de uma fábrica ainda em funcionamento, ilustrando o processo de produção. Também não falaram sobre a fonte de energia, hoje utilizam gás mas a lenha foi a fonte original, provocando desmatamento, seria um ponto interessante e atual a abordar. Outra coisa, essa muito grave, trechos do artigo são cópia literal de um site, isso não pode nem na Wikipédia nem num trabalho acadêmico, e é tão fácil descobrir que duvido que seu orientador não notasse. Não é só colocar seu trabalho aqui, as linguagens são diferentes, as finalidades são diferentes.E louvável aproveitar a pesquisa, talvez a que demanda maior quantidade de trabalho, para um artigo na Wikipédia, mas o acabamento deve ser diferente, inclusive o título que usou. Infelizmente o artigo já foi deletado, mas isso não quer dizer que não possa ser refeito, ele não foi queimado nem colocado no index da inquisição, pensem nas minhas observações, pensem em como fazer, leiam o material sobre Mogi na Wikipédia, perguntem o que quiserem e refaçam o artigo do modo correto, para A+, não se contentem com C-.Jo Loribd 18h21min de 3 de outubro de 2014 (UTC)

Pontos de Lazer e Turismo da Cidade de Mococa[editar | editar código-fonte]

considero o artigo relevante, visto que cita pontos de valor histórico e as fontes foram citadas Rogéria Rezende Codogno (discussão) 13h33min de 3 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes: Página visitada em 01/10/2014.

Paladini, Carlos Alberto. Assim Nasceu Mococa. São Paulo: Alfa-Omega, 2008. p. 82 /83. Paladini, Carlos Alberto. Assim nasceu Mococa. 2 revista e aumentada ed. São Paulo: Alfa-Omega, 2008. p. 253 / 254. Paladini, Carlos Alberto. Assim nasceu Mococa. 2 revista e aumentada ed. São Paulo: Alfa-Omega, 2008. p. 253 / 254. [2]. Página visitada em 01/10/14. Biazim e Nasser, Flávio e Luiz Augusto. Fazendas Históricas de Mococa. [S.l.: s.n.].

  • Faço a mesma pergunta que na resposta anterior, você leu o artigo da Wikipédia sobre Mococa? Por que a maioria do material que utilizou caberia perfeitamente na seção Turismo do artigo, se esquecesse a linguagem promocional e pomposa e se limitasse a descrever os locais. Não sei de onde vem essa mania de utilizar títulos pomposos como este e a necessidade de criar artigos novos quando o tema raiz ainda não está desenvolvido.Jo Loribd 18h41min de 3 de outubro de 2014 (UTC)

Bananinha Paraibuna[editar | editar código-fonte]

Projeto educacional como complemento de disciplina para a Universidade Virtual do Estado de São Paulo que visa Mostrar "A Riqueza e a Diversidade da Cultura Brasileira". Neste a intenção é mostrar a Bananinha Paraibuna como um agente divulgador da cultura de Paraibuna. Especifique por gentileza as modificações que devem ser feitas

Rodrigoasleite (discussão) 23h43min de 5 de outubro de 2014 (UTC)
Fontes: http://univesp.br/cursos/licenciatura-em-ciencias-naturais-e-matematica
  • Primeiramente destaco que o texto é em grande parte copiado do site da empresa, o que é ilegal perante a legislação brasileira e internacional e contra as normas da Wikipédia, que não aceita infringir direitos autorais de terceiros. É um pouco triste ver que esse trabalho copiado de um site é fruto de uma disciplina de uma universidade, deveriam saber que não se pode copiar impunemente o trabalho de terceiros sem nem ao menos indicar isso claramente. Em segundo lugar, mas não menos importante, a falta de fontes fiáveis que falem sobre o produto como o artigo, altamente elogioso e propagandístico, aliás esse é o terceiro ponto, propaganda de produto, não aceitamos a utilização da enciclopédia para divulgação de produtos. Não confundam enciclopédia com revista de bairro. Depois resta o mesmo que os tópicos acima, o artigo não interage com a Wikipédia, não ligava nem com a cidade de Paraibuna, não acrescenta imagens, não traz bibliografia. Não há nenhuma indicação de por que esta bananada é diferente das outras. Um artigo onde só aparecesse o link para o site da empresa traria mais informação. Vejam outros artigos da mesma categoria, recolhidos meio a esmo:Arroz com feijão, Empada, Algodão-doce e é claro Bananada. Lamento, Rodrigo, mas não está mostrando nem a riqueza nem a diversidade da cultura brasileira. Jo Loribd 20h21min de 6 de outubro de 2014 (UTC)

Pontos de Lazer e Turismo da cidade de Mococa[editar | editar código-fonte]

o artigo desenvolve o lazer e turismo principalmente ligado ao estilo neoclássico muito utilizado na arquitetura da cidade na década de ouro do café. Rogéria Rezende Codogno (discussão) 15h39min de 7 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes: [2].
   Paladini, Carlos Alberto. Assim Nasceu Mococa. São Paulo: Alfa-Omega, 2008. p. 82 /83.
   Paladini, Carlos Alberto. Assim nasceu Mococa. São Paulo: Alfa-Omega, 1995. p. 253 / 254 / 255.
   Ribeiro, Suzana Barretto. Inventário arquitetônico de Mococa. Campinas: Direção Cultura, 2011. p. 87 / 88.
   Ribeiro, Suzana Barretto. Inventário arquitetônico de Mococa. Campinas: Direção Cultura, 2011. p. 66 / 67.
   [3]. Página visitada em 01/10/14.
   Biazim e Nasser, Flávio e Luiz Augusto. Fazendas Históricas de Mococa. [S.l.: s.n.].
  • Já tinha feito essa solicitação acima e nem deu bola para a resposta, simplesmente insiste no artigo com o mesmo texto, ele simplesmente vai ser apagado .Jo Loribd 17h13min de 7 de outubro de 2014 (UTC)

Neo-cordelismo rural português[editar | editar código-fonte]

1 – O fundador do Neo-Cordelismo Rural Português é uma figura idónea e credível, tendo sido um jornalista de referência, com mais de uma década aos microfones da Rádio Renascença. 2 – Como autor tem já obra publicada, sendo um dos biógrafos mais importantes do famoso Abade de Priscos, sendo o autor do livro “As origens do Abade de Priscos”, que está agora republicado pela Editora Bubok. Como autor literário, tem colaboração dispersa pela imprensa, nomeadamente ao nível do conto. Na poesia, tem publicado diariamente, com assinalável êxito, os seus poemas através da internet, a qual julgo ser uma forma tão digna e tão valiosa como outra qualquer de um escritor difundir a sua obra. Aliás, escritores ditos de renome o estão a fazer com toda a propriedade. 3 – Penso, por isso, que a WIKIPEDIA só ganhará em ter este autor como uma das suas referências, tratando-se de uma revelação poética singular e autêntica no panorama das letras portuguesas, que tem obtido o reconhecimento e aplauso de um público heterogéneo. 4 – Faz, entretanto, parte deste projeto a construção de uma página biográfica na WIKI onde se possam estabelecer links para a página do neo cordelismo rural português. 5 – Solicito, por isso, a manutenção da entrada “neo-cordelismo rural português”, durante um período experimental de mais algumas semanas, de modo a dar a oportunidade de se estabelecerem algumas ligações fundamentais para suportar o projeto enciclopédico. Emílio Rodrigues (discussão) 17h04min de 8 de outubro de 2014 (UTC)

'Fontes
  • 1-Ninguém afirma que não é idóneo, isso não está em questão;2-teria importância apenas se estivéssemos a falar do Abade de Priscos, não estamos; 3-Onde está referenciado esse reconhecimento? Nalgum livro, numa revista ou jornal? ou é no FaceBook?;4- faz todo sentido para os senhores, mas não para a Wikipédia;5 - algumas semanas só?. Entenda que a Wikipédia é uma enciclopédia baseada em notoriedade e fontes fiáveis e seu artigo não tem nenhum dos dois.Jo Loribd 18h16min de 8 de outubro de 2014 (UTC)

Secretaria de Governo[editar | editar código-fonte]

Informações importantes para o cidadão Marcio Adriano Seno marcioseno@hotmail.com 03h29min de 9 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes: Site oficial do município de São Paulo

Copio aqui o que escrevi na discussão do próprio artigo.

Sei que se trata de um artigo mínimo, mas sou a favor de artigos mínimos contendo os seguintes elementos:

  • Uma definição
  • Uma figura
  • Uma referência (de preferência um link de saída)
  • Uma categoria

Meu argumento para a criação do artigo é TRANSPARÊNCIA nas informações G2C - Governo para cidadão. Quero crer que quanto mais informações os cidadãos tiverem do governo, melhor, mesmo que as informações não sejam perfeitas. Antes uma informação ruim do que nenhuma. Pela teoria da informação, gasta-se energia para apagar uma informação, por exemplo, gasta-se energia para se realocar os bits num semi-condutor de silício de maneira aleatória, assim o único motivo aceitável para se apagar qualquer informação é o de esta ter a potencialidade de fazer algum mal ao receptor ou leitor.

Marcio Adriano Seno marcioseno@hotmail.com 01h41min de 9 de outubro de 2014 (UTC)

  • O maior problema com esse artigo é que o assunto já é mencionado em pelo menos três lugares, Secretaria de Estado, Secretário de Estado e no caso específico da cidade de São Paulo, Política e administração pública do município de São Paulo. lembro que estão todos abertos a edição. Entendo que exista a vontade de iniciar artigos, e é claro que todo artigo pode ser útil ou interessante, mas neste caso específico acredito que o leitor estaria melhor atendido se trabalhasse nos artigos indicados, iniciar outro só traz confusão e ruído na busca, lamento. Uma das vantagens da Wikipédia é ser uma só, imagine se existissem várias enciclopédias, em qual delas pesquisar? O mesmo vale para artigos, muitos sobre o mesmo tema dificultam as buscas. Nos seus termos, pelas teorias da informação, causam ruído e potencialmente causam mal ao leitor.Jo Loribd 12h20min de 9 de outubro de 2014 (UTC)

Torneio Internacional Zé Dú 2004[editar | editar código-fonte]

foi proposto para eliminação Balamen (discussão) 23h58min de 9 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes: ferderação angolana de patinagem
  • Não tem nenhuma fonte fiável, o site da federação não serve para referenciar um evento da própria federação.Jo Loribd 12h00min de 10 de outubro de 2014 (UTC)

Arte de rua na Avenida Paulista[editar | editar código-fonte]

Li melhor as regras e como acrescentar fontes fiáveis para o tema. Retirei as partes que não tinham referências diretas ou que não tinham referências aceitáveis, como blogs. 201.83.96.14 (discussão) 19h10min de 12 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes:

História da Avenida Paulista. www.associacaopaulistaviva.org.br/site/historia.php Página visitada em 08/10/2014. SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. SHIBAKI, Viviane Veiga. Avenida Paulista: da formação à consolidação de um ícone da metrópole de São Paulo. 2007. 138p. Dissertação de Mestrado - Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. http://www.usp.br/aun/exibir.php?id=4022 - Maria Clara Nicolau Vieira (27/06/2011). Pesquisa estuda relação de artistas de rua com avenida Paulista aun - Agência Universitária de Notícias. Página visitada em 12/10/2014.

  • Caso tenha melhorado o artigo e discorde da nomeação para eliminação, pode impugnar essa mesma eliminação, seguindo o procedimento exposto nesta página. Lijealso (discussão) 19h33min de 12 de outubro de 2014 (UTC)
  • A informação pode também ser usada para complementar o artigo sobre a avenida, Avenida Paulista, assuntos muito específicos em artigo próprio poderão ter mais hipóteses de eliminação. Lijealso (discussão) 19h38min de 12 de outubro de 2014 (UTC)

Núcleo de Inovação Natura Amazônia[editar | editar código-fonte]

O artigo segue todo os criterios de notoriedade. Ou seja, recebeu cobertura significativa de fontes reputadas e independentes do assunto tratado Jo Loribd 16h49min de 14 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes: Da mata para o mundoNatura Campus divulga resultado de chamada de propostas
  • Além de tudo isso parecer divulgação ou publicidade, as fontes mal falam desse núcleo ou utilizam as mesmas palavras do material de divulgação. Acho que uma linha no artigo da empresa mais que suficiente.Jo Loribd 16h59min de 14 de outubro de 2014 (UTC)

Louborne[editar | editar código-fonte]

177.79.6.58 (discussão) 15h07min de 15 de outubro de 2014 (UTC) Quero que salvem porque não existe um lugar assim ,mas por outro lado estimula muito a imaginação. Não existem fontes ,mas no começo do artigo já diz que ele é fictício. Por outro lado estimula a imaginação como já foi dito.

  • Mesmo artigos sobre locais fictícios devem ter fontes que demonstrem a notoriedade. Crie um blog, vai arrumar muitos amiguinhos. Jo Loribd 15h33min de 15 de outubro de 2014 (UTC)

Brunete_Fraccaroli[editar | editar código-fonte]

O Artigo foi proposto para eliminação semirrápida por falta de fontes confiáveis para confirmar que Brunete é, de fato, famosa. Foram acrescentadas fontes à página comprando que ela é famosa e reconhecida pelos veículos de notícias como uma pessoa conhecida. O artigo ainda precisa ser enriquecido com mais fontes e informações, entretanto, segue os cinco pilares e as outras políticas da comunidade. 201.13.42.1 (discussão) 10h16min de 17 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes: http://caras.uol.com.br/festas/brunete-fraccaroli-49-anos-festa-aniversario-casa-cor#.VEDl3vnF_8g

http://ego.globo.com/famosos/noticia/2012/03/brunete-fraccaroli-nao-tenho-nenhuma-cicatriz-nem-de-cesarea.html http://acritica.uol.com.br/vida/manaus-amazonas-amazonia-Arquiteta-Brunete-Fraccaroli-fala-sobre-carreira-beleza-projetos-entrevista-Barbie-mulheres_ricas-cultura_0_1174682525.html

centro cultural ribeirão grande sp[editar | editar código-fonte]

pesquisas trabalhos academicos a cultura brasileira e sua diversidade divulgar o centro cultural para que assim mais pessoas possam visitar o local que tem muita historias. 201.42.109.94 (discussão) 02h33min de 18 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes: site da prefitura municipal ribeirão grande e o site cepam
  • Não gosta de substantivos próprios com letra maiúscula? Não encontrei nenhum artigo com esse nome, favor informar o correto.Jo Loribd 14h03min de 22 de outubro de 2014 (UTC)

Evandro Angerami[editar | editar código-fonte]

Evandro angerami (discussão) 17h48min de 19 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes:

http://www.comunidadenews.com/cultura/paisagens-de-artista-brasileiro-mostram-a-essencia-da-alma-humana-4073 http://www.al.sp.gov.br/geral/noticia/noticia.jsp?id=312349

Evandro Angerami é artista plástico e educador, com diversas exposições nacionais e internacionais. A questão da falta de referências já foi corrigida.

  • Colocou algumas fontes, é verdade.Jo Loribd 14h12min de 22 de outubro de 2014 (UTC)

Cafeicultura em Espírito Santo do Pinhal[editar | editar código-fonte]

201.75.245.16 (discussão) 00h07min de 20 de outubro de 2014 (UTC) Olá, gostaria de solicitar o salvamento da página "Cafeicultura em Espírito Santo do Pinhal", pois é fruto de um trabalho de pesquisa e revisão bibliográfica de teor acadêmico. O trabalho em formato acadêmico com metodologia, objetivos, justificativa já foi apresentado e estou com problemas apenas para manutenção da página, em que cobra mais referências do que o verdadeiro. Eu posso inserir referências irreais para manter a página, porém serão falsos, pois todos os utilizados estão citados no texto.

  • Aluno da Univesp? O problema maior é a sobreposição, a maioria do material deveria estar no artigo sobre a cidade. Uma das fontes não abre (404), a outra é sobre um aniversário de uma oficial de justiça, o livro do Delfim é de 59, a realidade da cafeicultura hoje é outra, o único retorno no buscador para Rainha da Serra. São Paulo: Nova América, 2008 é a sua citação do livro no artigo na Wikipédia. Sua resposta, o que eu tinha coloquei lá, se conseguir mais vai ser irreal é uma declaração precipitada, dá para fazer mais, dá para encontrar mais fontes, dá para escrever um texto melhor, dá para transferir algumas coisas para o artigo da cidade, é só fazer, ninguém vai fazer por você.Jo Loribd 13h59min de 22 de outubro de 2014 (UTC)

DJ Wesley Eletromix[editar | editar código-fonte]

Fonte original do artista, como se encontra várias wiki de artista. 177.157.116.53 (discussão) 01h14min de 23 de outubro de 2014 (UTC)

Fontes: Artista, músico, banda, DJ.
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Artigos propostos para eliminar[editar | editar código-fonte]


Artigos propostos para eliminação semirrápida[editar | editar código-fonte]

ESR: Data[editar | editar código-fonte]

Páginas para eliminação semirrápida
Pend.
(1)
19/out.
(0)
20/out.
(0)
21/out.
(0)
22/out.
(0)
23/out.
(7)
24/out.
(4)
25/out.
(4)
26/out.
(4)
27/out.
(10)
28/out.
(1)
Ficheiros para eliminação semirrápida
Pend.
(1)
19/out.
(60)
20/out.
(20)
21/out.
(10)
22/out.
(45)
23/out.
(0)
24/out.
(16)
25/out.
(2)
26/out.
(219)
27/out.
(53)
28/out.
(16)

ESR: Todos[editar | editar código-fonte]


ESR: Temas[editar | editar código-fonte]

ESR: Pendentes[editar | editar código-fonte]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]