Wikipédia:Projetos/Salvamento de artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo


Bem-vindo ao WikiProjeto de Salvamento de Artigos e por favor, junte-se a nós!
Um Wikipedista resgata artigos da deleção

ATENÇÃO, É IMPORTANTE COLOCAR A PÁGINA DE PEDIDOS DE SALVAMENTO ENTRE AS SUAS VIGIADAS!!!

O WikiProjeto de Salvamento de Artigos é um grupo de usuários voluntários que se propõe a ajudar a salvar artigos enciclopédicos propostos para eliminação, adicionado-lhes informações referenciadas, demonstrando assim a sua pertinência.

No entanto, diante do conflito entre filosofias wiki, uma vez que muitos usuários seguem tendências imediatistas e exclusionistas, este projeto existe para tentar evitar a eliminação de tais artigos.

Muitas vezes, um artigo sobre um tópico notável existe sob uma forma fraca, escrita ruim, e sem fontes fiáveis. Mas esses artigos deveriam ser enviados para eliminação? Não! Apenas artigos sobre tópicos não enciclopédicos deveriam ser eliminados, não artigos que precisam de melhorias.

O WikiProjeto de Salvamento de Artigos pretende melhorar artigos enciclopédicos sob risco de eliminação; todos são bem-vindos para ajudar na categorias de páginas marcadas para eliminação!

Objetivos e Filosofias[editar | editar código-fonte]

Esse projeto segue a filosofia wiki do melhoracionismo, ao considerar que é melhor melhorar os conteúdos indevidos ao invés de apagar as páginas, desde que o assunto tenha notoriedade suficiente para estar na Wikipédia.

Faz parte do trabalho buscar fontes fiáveis que possam demonstrar a relevância do tema, se considerar que o tema pode ser notório. Sempre correndo contra o tempo (prazo de eliminação), por sempre haver artigos que não podem ser salvos ainda encontra espaço para orientar os novatos para aprenderem as regras e criarem melhores artigos no futuro que não precisarão serem salvos.

Alguns acreditam que as Páginas para Eliminar não são o Estaleiro e que problemas de manutenção não deveriam ser motivo para eliminar as páginas.

Não é intenção eliminar conteúdo fraco, sendo sempre preferível melhorá-lo ou marcar os problemas ao invés de apagar. Também não é intenção salvar e manter todos os artigos da lista de pedidos e categorias relevantes ao projecto, embora os membros possam ter um entendimento de notoriedade mais amplo que os outros que marcaram os artigos para eliminar isso não é válido para todos eles.

Dicas para salvar artigos[editar | editar código-fonte]

Procura de fontes[editar | editar código-fonte]

(incluir ligações para procurar específicas em língua portuguesa)

Checklist para salvamento de artigos[editar | editar código-fonte]

De seguida apresenta-se uma checklist de X passos que qualquer editor pode fazer em relação a um artigo que possa ser salvo:

  1. Adicione às páginas de discussão do artigo a marcação de Wikiprojecto correspondente (incluir lista; incluir lista de marcações existentes)
  2. Procure ajuda no WikiProjecto respectivo - os membros dos WikiProjectos são muitas vezes especialistas na matéria - deixe uma curta nota na página de discussão do WikiProjecto, pedindo assistência de um especialista - chamando a atenção de um especialista pode ter resultados rápidos. (existem marcações para chamar a atenção de especialistas?)
  3. Ao editar o artigo, concentre-se em deixar uma (pequena) introdução bem feita - deixe a introdução em sincronia com o título do artigo (ou mude o título do artigo) - isto permite que todos possam saber com clareza sobre o que trata o artigo, especialmente se estiver mal escrito ou tenha um mau contexto (incluir indicação que existem marcações específicas?)
  4. Procure e adicione fontes (veja secção acima para procura de fontes) - se não souber como referenciar correctamente no próprio artigo, pode deixar uma lista de fontes para o artigo na página de discussão do mesmo (onde são para colocar/que frases ou partes do texto referenciam). É muito importante que fontes que demonstrem a notoriedade do artigo sejam colocadas quando forem encontradas. Para ajuda, ver: .... (use as marcações correctas para referenciar artigos).
  5. Wikifique o artigo - se um artigo sobre um assunto com notoriedade é um conjunto de informação desorganizada, ajude a formatá-lo correctamente de acordo com o livro de estilo. Se existirem referências mal formatadas, ajude a melhorá-las utilizando as predefinições existentes (lista?). Se o artigo for relativamente extenso, subdivida-o em secções.
  6. Ajude o novo editor - Se o criador do artigo for um novato, ajude-o no que for possível, de uma forma positiva, ao estilo de tutoria (não se esqueça de assumir a boa-fé). Ajude-o a aprender como criar e adicionar melhores conteúdos. Dialogue com ele na respectiva página de discussão de usuário, encoraje-o e proponha-lhe desafios, mas mais importante que tudo, faça-o sentir bem-vindo e que a sua colaboração é importante. Para explicar alguma política ou recomendação, tente explicar por palavras próprias e evitar somente colocar ligações para elas, privilegiando o diálogo com vista a que possa entender correctamente o que tem que ser entendido. Mesmo que o artigo venha a ser eliminado, esta atitude positiva para com o editor pode ajudar a tornar novatos em contribuidores produtivos; ajude-o a compreender porque o seu artigo foi eliminado.
  7. Adicione infocaixas e caixas de navegação - ....
  8. Retire o artigo das páginas órfãs - ...
  9. Retire o conteúdo impróprio - ....
  10. Trate o artigo como se fosse o seu maior feito - ...
  11. (adicione os que considerar relevantes)
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Como salvar[editar | editar código-fonte]

Existe uma diferença entre ser verificável e ser referenciado. Quase sempre, os artigos propostos para eliminação não possuem citação de fontes, mas os artigos salváveis são aqueles cujas fontes existam, só não estão citadas no artigo. Em tese, não se deve marcar para eliminação um artigo apenas porque não tem fontes, para isso existe a {{sem-fontes}}. O ideal seria antes de marcar com ESR, que se fizesse uma busca no Google ou outro buscador antes. Mas caso isso não seja feito, e um artigo notório seja proposto para eliminação, o que se pode fazer é acrescentar-lhe fontes.

Para tanto, utilize um dos códigos abaixo:

  • <ref></ref>
  • <ref>{{citar web|url= |titulo= |data= |acessodata=|autor=}}</ref>
  • <ref name="">{{citar web|url= |titulo= |data= |acessodata=|autor=}}</ref>
Pronto e esperando. Adicione o artigo em eliminação que na sua opinião, valha a pena salvar, na lista de pedidos de resgate.

Se você deseja fazer parte do WikiProjeto de Salvamento Artigos, adicione seu nome abaixo. Não se esqueça de VIGIAR A PÁGINA dos artigos a serem salvos.

Membros[editar | editar código-fonte]

Ativos[editar | editar código-fonte]

  1. --João Carvalho deixar mensagem 10h49min de 16 de janeiro de 2012 (UTC)
  2. --JMGM (discussão) 14h46min de 18 de janeiro de 2012 (UTC)
  3. Leandro LV (discussão) 00h51min de 19 de janeiro de 2012 (UTC)
  4. Ninux2000 (discussão) 09h50min de 25 de janeiro de 2012 (UTC) Viva o inclusionismo!
  5. Mar França (discussão) 00h58min de 21 de fevereiro de 2012 (UTC)
  6. Braz Leme (discussão) 13h43min de 21 de fevereiro de 2012 (UTC) Sou o artilheiro do inclusionismo!
  7. Marcos Faria 13h26min de 11 de maio de 2012 (UTC) Artigo bom é artigo existente.
  8. Daniel.thyrso (discussão) 16h34min de 22 de agosto de 2012 (UTC) Em defesa dos artigos e da informação.
  9. LP Sérgio LP msg 13h52min de 26 de dezembro de 2012 (UTC)

Inativos e ex-membros[editar | editar código-fonte]

  1. BiaGagliardi Usuário Discussão:BiaGagliardi 16h00min de 20 de janeiro de 2012 (UTC)
  2. Usuário(a): Nadja Taty Usuário(a) Discussão:Nadja Taty 23h00min de 28 de junho de 2012
  3. GeosapiensSente-se aí com a Eva e depois escreva... 11h45min de 4 de Novembro de 2012 (GMT\Lisboa) Não tenho muito tempo mas dedicar-em-ei às escolhidas por mim.
  4. BelanidiaMsg 18h34min de 20 de janeiro de 2012 (UTC) Já costumava fazer isto, mas não era oficial. Em protesto contra as atitudes do usuário. Não quero promover maus comportamentos.
  5. Érico diz! 18h35min de 20 de janeiro de 2012 (UTC) Isso mais se transformou em um projeto onde se pede votos em PEs do que salvamento de artigos, não concordo com isso.
  6. Tiago Abreu, TFDA msg 11h46min de 21 de janeiro de 2012 (UTC) Realmente, concordo com a Belanidia e com o Érico, a visão do projeto não é a mesma do seu início.
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Para solicitar ajuda para melhorar algum artigo proposto para eliminar, escreva abaixo qual o nome do artigo, linkado, bem como os motivos que o levam a acreditar que deva ser salvo. É importante indicar fontes fiáveis e independentes que demonstrem relevância e que indiquem que o artigo se enquadra nos critérios de notoriedade.

Ver arquivos:

Atenção: O arquivamento desta página começo pelo método "moção", portanto, deve continuar desta forma.

Leda Godwill[editar | editar código-fonte]

Está para eliminação semirrápida por dois motivos: falta de fontes (problema que já foi resolvido) e formato publicitário. Preciso de ajuda para reformular o assunto.

Fontes: [http://www.ledacorp.com.br Site oficial da Leda Godwill Inc.

PACERECER DA FIOCRUZ SOBRE A JURIDISCIDADE DA QUESTÃO DA CLONAGEM HUMANA Projeto Ghente. Página visitada em 22 de agosto de 2014.

  • Retirei as fontes daqui, já colocou no artigo. O problema é que as fontes nem citam LG inc., são fontes sobre clonagem humana, não sobre a empresa, que nem citam. Parte do artigo também só fala disso, temos outro artigo específico.Site próprio não serve para estabelecer relevância, assim não há nada salvo. Bora arrumar uma fonte boa. Não tem nada na en-wp?Jo Loribd 17h22min de 2 de setembro de 2014 (UTC)
  • E afinal era só um golpe duma agência espertalhona querendo publicidade grátis que agora tenta recriar o artigo contando a burla. Como diziam antigamente, "se quer atrair cachorros, pendure uma linguiça no pescoço".Jo Loribd 12h10min de 11 de setembro de 2014 (UTC)

Alkappa[editar | editar código-fonte]

Porque retrata a biografia de um artista Alkappa (discussão) 01h04min de 8 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.polifoniaperiferica.com.br/2012/04/a-poesia-do-rapper-angolano-alkappa

Brasil Terminal Portuário[editar | editar código-fonte]

Este artigo deve ser salvo pois apresenta uma das maiores empresas do porto de santos, o maior da América Latina. Trata sobre a melhoria de um passivo ambiental que por mais de 50 anos prejudicou a população do entorno de sua área. Trata-se de um conteúdo com fonte segura e consultável, além de possibilitar a maior abrangência do conhecimento no segmento portuário. Excluir esse artigo será negar conhecimento aos seus leitores. Comunica BTP (discussão) 11h32min de 11 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.portodesantos.com.br/operadores.php ; http://www.btp.com.br ; https://portogente.com.br/portopedia/btp-brasil-terminal-portuario-78320
  • O texto desse artigo é cópia"Ipsis litteris" do site da empresa e será retirado por esse motivo, consulte Wikipédia:VDA pois o site explicita que todos os direitos são reservados. Sugestão: Escreva um texto original, sem opiniões exageradas e as louvações comuns do marketing, baseado em fontes independentes, como jornais e revistas de grande circulação. Sem isso certamente será deletado. Não é necessário licenciar o logo (e nem aquele é o local)pois ele é composto só de letras. Jo Loribd 13h07min de 11 de setembro de 2014 (UTC)

Bruno Ceará[editar | editar código-fonte]

o artigo é a Biografia do músico que ja foi de duas bandas premiadas pelo Multishow e Premio da Musica Brasileira. Tem musica de propria autoria, citada em diversos sites de cifras e seria legal ter sua Historia no wikipedia 179.210.176.199 (discussão) 15h19min de 12 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: são diversos links que comprovam a historia e veracidade das informaçoes dadas:

www.sambadesantaclara.com.br

https://www.facebook.com/brunoceara

https://www.facebook.com/sambadesantaclara?fref=ts

http://www.deezer.com/album/1443152

http://www.radio.uol.com.br/#/album/trilogia/jogatina/22425

http://obuchicho.com/?p=303#comment-17

http://glamurama.uol.com.br/galeria/samba-de-santa-clara-agitou-o-cafe-de-la-musique-no-guaruja/#1

http://obuchicho.com/?attachment_id=305#comment-16

http://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/marina-ruy-barbosa-e-klebber-toledo-curtem-noitada-no-litoral-de-sao-paulo/2014/04/20-201135.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Onde_Voc%C3%AA_Estiver

http://www.boadiversao.com.br/guia/rio-de-janeiro/noite/noticia/id/69058/samba_do_leblon_recebe_bruno_ceara_do_samba_de_santa_clara

http://www.olhovivoca.com.br/a-boa-do-dia/1284/bruno-ceara-e-o-convidado-do-mistureba-neste-domingo-no-black-jack/

http://www.cifraclub.com.br/seu-cuca/indo-embora/

http://www.cifras.com.br/cifra/seu-cuca/indo-embora

http://www.letras.com.br/seu-cuca/indo-embora/print

Dilson Dalpiaz[editar | editar código-fonte]

Foi corrigido o problema de falta de fontes fiáveis. Acredito que esse artigo deve ser salvo pois Dilson Dalpiaz é um grande nome não só da cidade de Uberlândia, mas de todo o estado. Trabalhou durante 30 anos na CTBC, hoje Algar Telecom, chegando a ser vice-presidente dessa grande empresa de telefonia. Depois disso, foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia e foi convidado pelo Governador Anastasia para assumir a direção do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais. Natália P. Nunes (discussão) 17h59min de 12 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/historia/historia-de-vida-46053/colecao/82613

http://www.telebrasil.org.br/sala-de-imprensa/artigos/1944-ctbc-assina-termos-de-autorizacao-para-operar-telefonia-fixa-em-todo-o-pais http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/dilson-dalpiaz-assume-diretoria-no-indi

http://www.aciub.com.br/galeria-de-honra/

http://www.sinditelebrasil.org.br/quem-somos/nossa-historia

http://www.abrafix.org.br/quem-somos/conselhos-e-diretoria

Okamoto Kauan[editar | editar código-fonte]

Precisamos divulgar o trabalho dele em portugues para as pessoas do Brasil...pois kauan okamoto e' brasileiro,fazendo carreira no Japao... Hachiko25 (discussão) 13h36min de 15 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: Ja adicionei varias fontes ao projeto ,e sempre que for achando mais vou adicionando,kauan e' Johnnys Jr e Devido ao monopólio e poder da Johnny's & Associates sobre seus talentos, não se encontram muitas informações a respeito de Okamoto Kauan na internet.Mas tudo q encontrei eu ja coloquei la,por favor nao excluiam ,tudo q eu escrevi e' veridico...muito obrigada!!!
  • "Precisamos divulgar o trabalho dele.."- não precisamos não, a comunidade dos editores resiste bravamente a qualquer tentativa de utilizar a enciclopédia como plataforma de divulgação.Jo Loribd 14h31min de 15 de setembro de 2014 (UTC)

Semiótic Landscape Wild[editar | editar código-fonte]

O artigo é sobre campo semiótico na área psicanálise no contexto oriental, desconhecida em lingua portuguesa inglesa. Assunto que está sendo discutido em universidades de ponta nos EUA, na França e na alemanha. Bhagwan Bhava (discussão) 22h46min de 16 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: semiótica Russa, Boris schnaiderman; Introdução a semanálise, Julia Kristeva; semiótica indica, HL shukla
  • Nenhuma das fontes que consultei cita Semiótic Landscape Wild ou Bhagwan Bhava (artigo já eliminado). Procura por títulos do autor só retornam o artigo da Wikipédia. Por quê um brasileiro do RS chamaria sua teoria de Semiótic Landscape Wild em língua inglesa? Precisa nos fornecer mais argumentos e fontes melhores para tentar salvar o artigo.Jo Loribd 15h30min de 18 de setembro de 2014 (UTC)

Zé Gustavo[editar | editar código-fonte]

Foi removido por falta de fontes. Problema já resolvido com a inclusão de fontes confiáveis e independentes. Trata-se de um candidato a deputado federal nas atuais eleições de 2014, o único candidato da Rede Sustentabilidade, com o apoio de Marina Silva, candidata líder nas pesquisas de intenção de voto. Luizfernandobrito (discussão) 00h03min de 19 de setembro de 2014 (UTC)

Fontes: http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,pupilo-de-marina-e-candidato-da-rede-imp-,1538457

http://revistatrip.uol.com.br/blogs/outrapolitica/2014/09/18/agulha-no-palheiro-20.html http://www.dgabc.com.br/Noticia/853356/ze-gustavo-nega-influencia-de-malafaia-em-campanha http://www1.folha.uol.com.br/poder/2011/07/940419-marina-anuncia-saida-do-pv-e-diz-que-e-hora-de-ser-sonhatico.shtml

EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Artigos propostos para eliminar[editar | editar código-fonte]


Artigos propostos para eliminação semirrápida[editar | editar código-fonte]

ESR: Data[editar | editar código-fonte]

Páginas para eliminação semirrápida
Pend.
(8)
15/set.
(3)
16/set.
(2)
17/set.
(1)
18/set.
(0)
19/set.
(7)
20/set.
(11)
21/set.
(6)
22/set.
(4)
23/set.
(7)
24/set.
(1)
Ficheiros para eliminação semirrápida
Pend.
(8)
15/set.
(55)
16/set.
(91)
17/set.
(65)
18/set.
(10)
19/set.
(0)
20/set.
(20)
21/set.
(13)
22/set.
(46)
23/set.
(25)
24/set.
(15)

ESR: Todos[editar | editar código-fonte]


ESR: Temas[editar | editar código-fonte]

ESR: Pendentes[editar | editar código-fonte]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]