Wikipédia:Projetos/Cinema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Projeto Cinema

Projeto Cinema é um projeto direcionado a editores interessados em contribuir com artigos sobre cinema para a Wikipédia. Seu principal objetivo é harmonizar e padronizar artigos referentes a filmes, diretores, atores e prêmios.

ATENÇÃO: para contribuir com este projeto, por favor não acrescente comentários diretamente nesta página. Veja a seção Procedimentos, mais abaixo, que contém informações sobre como realizar sugestões e participar das discussões.

Se você acredita neste projeto e pretende contribuir, ainda que apenas participando das discussões, não deixe de adicionar seu nome à lista de participantes na subseção correspondente.

Estrutura do projeto[editar código-fonte]

Descrição[editar código-fonte]

Este projeto congrega editores da Wikipédia interessados em cinema. O seu principal objetivo consiste em estabelecer convenções a respeito das informações que devem ser incluídas sobre a sétima arte e desenvolver sugestões de modelos para os artigos que tratam deste tema. O Portal de cinema centraliza o acesso a estes artigos.

Procedimentos[editar código-fonte]

Esta página, que é a página principal do projeto, apresenta as decisões consensuais dos participantes a respeito das propostas que são discutidas na seção Discussões em andamento. Por favor, não acrescente comentários diretamente aqui. Leia atentamente as informações abaixo antes de fazer a sua contribuição. Se tiver alguma dúvida ou questão a respeito, faça o seu comentário na área de discussão desta página.

  • Contribuições Gerais ao projeto, tais como validade destes procedimentos, inclusão de novas seções, formato desta página, podem ser discutidas na área de discussão desta página.
  • Contribuições Específicas a uma seção já existente, tais como sugestões de novas pré-definições, modelos, etc., devem ser realizadas preferencialmente em uma subpágina específica, na seção Discussões em andamento (veja abaixo)

Discussões em andamento[editar código-fonte]

Esta subseção apresenta as discussões em andamento sobre questões pertinentes ao projeto. Para facilitar a atualização desta página, é recomendável conduzir o debate em uma subpágina específica. Instruções para a abertura e fechamento de discussões encontram-se aqui.

Esta metodologia é apenas uma sugestão para tornar mais amigável o debate e a manutenção do histórico das decisões consensuais tomadas pelos participantes. Se você julga o processo burocrático ou complicado demais, utilize a área de discussão desta página.

  • Categorização: o objetivo da discussão é obter um consenso sobre as categorias a serem empregadas em artigos sobre filmes.
  • Forças tarefa: o objetivo da discussão é obter um consenso sobre a criação de forças tarefa para o projeto de cinema.

Discussões inconclusivas[editar código-fonte]

Esta subseção apresenta as discussões que já foram realizadas no âmbito deste projeto sem que os participantes tenham sido capazes de atingir um consenso sobre o tema em questão.

Se você julga que é possível obter um consenso para esta questão agora, você pode abrir novamente a discussão, listando-a sob a subseção "Discussões em andamento". Em consideração aos outros participantes, por favor mencione o fato de que o debate já fora conduzido anteriormente, incluindo se possível datas e um sumário da situação.

Nenhuma discussão inconclusiva até o momento



Informações & utilidades[editar código-fonte]

Guias e tutoriais[editar código-fonte]

Esta seção contém guias e tutoriais que servem para orientar e auxiliar aqueles que se interessam pela edição de artigos sobre cinema.

  • Manual de estilo: explicações detalhadas sobre as formatações de estilo recomendadas para artigos de cinema, com dicas e links de interesse.
  • Ferramentas: lista das predefinições a serem usadas nos artigos, inclusive a ficha técnica (Info/filme).

Artigos excelentes[editar código-fonte]

Os artigos abaixo são considerados excelentes pelos padrões estabelecidos neste projeto:

Artigos bons[editar código-fonte]

Manutenção[editar código-fonte]

Forças tarefa[editar código-fonte]

A implementação das forças tarefa ainda está em discussão



Projetos relacionados[editar código-fonte]