William DuVall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Duvall
William DuVall
Informação geral
Nome completo William Duvall
Nascimento 6 de setembro de 1967 (56 anos)
Origem Atlanta, Georgia
País Estados Unidos
Gênero(s) Alternative metal, alternative rock, heavy metal, hardcore punk, hard rock
Instrumento(s) Vocal, guitarra
Período em atividade 1983 - presente
Afiliação(ões) Alice in Chains, Awareness Void of Chaos, Bl'ast, Comes with the Fall, Madfly, Neon Christ, Jerry Cantrell, No Walls
Página oficial williamduvall.com


William DuVall (Atlanta, 6 de setembro de 1967) ex-vocalista, ex-guitarrista e letrista da banda Comes With The Fall e está atualmente na banda Alice in Chains como guitarrista, letrista e vocalista junto com Jerry Cantrell.

Carreira

A carreira musical de DuVall começou na cena punk de Atlanta, no começo dos anos 80. William tocou pela primeira vez com o Awareness Void of Chaos.

Em 1983, William ajudou a fundar a controversa banda punk de Atlanta Neon Christ; ele contribuiu com guitarras e letras para os álbuns da banda.[1] Com algumas turnês pela costa leste e dois álbuns, a banda política começou a ganhar popularidade. A banda usou sua popularidade para apoiar diversas causas de caridade incluindo trabalhar para Fela Anikulapo Kuti de graça. A banda se dissolveu em 1986, se reunindo para um último concerto com os membros originais em 24 de Dezembro de 2004. Atualmente, é dito que os membros estão filmando um documentário.

DuVall passou o fim dos anos 80 com uma banda inspirada em Jimi Hendrix chamada "No Walls".[2] Eles lançaram apenas um álbum.

Ele também passou esse tempo conseguindo um diploma em filosofia.

Em 1994, DuVall co-escreveu a canção "I Know" para a amiga musicista de Atlanta Dionne Farris; esta canção deu a Farris uma indicação ao prêmio Grammy, e um prêmio ASCAP.

No fim dos anos 90, DuVall fundou a banda Madfly. Ele serviu como guitarrista, vocalista e letrista. Seus esforços incluíram dois álbuns, "Get the Silver" e "White Hot In The Black", ambos lançados no selo de Duvall, DVL Recordings, o último distribuido nacionalmente pela Mercury Records/PolyGram. Madfly ganhou sucesso comercial, mas decidiu que não estava no melhor interesse dos membros e se dissolveu para formar a banda Comes With The Fall, com o novo baixista Adam Stanger. Depois, os membros se relocaram de Atlanta para Los Angeles para perseguir uma nova audiência.

DuVall também foi o guitarrista do artista da Octone Records, Michael Tolcher, em anos recentes enquanto Tolcher fez turnê através dos Estados Unidos.

DuVall ficou amigo do músico Jerry Cantrell em 2000. Rapidamente se tornando o homem a se recorrer de Cantrell, William tocou com Cantrell em turnê e em diversos concertos, incluindo na famosa banda de Cantrell, Alice in Chains, na qual DuVall está atualmente substituindo o lugar de Layne Staley, que morreu de uma overdose de speedball em Abril de 2002.

Discografia

Título Lançamento Gravadora Banda
Neon Christ 7” 1984 Social Crisis Records Neon Christ
Neon Christ 2x7" 1990 F-King Records
No Walls (extended play) 1992 Third Eye Records No Walls
Get the Silver 1996 Killing Floor Records Madfly
White Hot in the Black 1998 Blackheart
Comes with the Fall 2000 DVL Comes with the Fall
The Year is One 2001
Live 2002 (álbum ao vivo) 2002
The Reckoning (extended play) 2006
Beyond the Last Light 2007
Black Gives Way to Blue 2009 Virgin/EMI Alice in Chains
The Devil Put Dinosaurs Here 2013

Referências

  1. Duteau,Randy "INTROVERTED LOUDMOUTH" Retrieved on April 12, 12, 2011
  2. Radford, Chad (April 13, 2010). «With Alice in Chains, William DuVall finds his audience». Creative Loafing  Verifique data em: |data= (ajuda)

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre William DuVall