Windows Neptune

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Microsoft Neptune
Vista-looknfeel.png
Produção Microsoft
Família do SO Windows NT
Modelo Código Fechado
Estado Descontinuado
Versão estável Neptune Beta Build 5111
Núcleo Micronúcleo
Licença Lançamento para testes
Página oficial Microsoft Corporation

O Windows Neptune (em português: Windows Netuno) era uma versão do Microsoft Windows de 32 bits que foi desenvolvida entre janeiro de 1999 e janeiro de 2000, sendo projetada como uma versão Home Edition do Windows 2000, já que este sistema operacional era direcionado a empresas e às pessoas que não sabiam como usufruir de tantos recursos não necessários a elas. Se o projeto fosse continuado, seriam removidos os aplicativos empresariais, e o computador se tornaria muito mais multimídia. Após a Microsoft parar (ou abandonar, como é dito por muitas fontes) o desenvolvimento do sistema, muitas idéias não incluidas nele e no Windows 2000 foram postas em prática no projeto Whistler, lançado em 2001 como Windows XP e a Microsoft lançou outro sistema operacional para usuários baseada em DOS, o conhecido Windows Me.

Entendendo o Windows Neptune[editar | editar código-fonte]

Recursos[editar | editar código-fonte]

Algumas das ferramentas incluídas no Neptune build 5111 são um rudimentar firewall para internet e conexões de rede, solução posteriormente integrada ao Windows XP como Internet Connection Firewall, rebatizada posteriormente como Windows Firewall. Outra função importante incluída nos builds do Windows Neptune foi o sistema de controle de usuários, que já existia no Windows NT (e também no Windows 2000) mas que trabalhava de forma não muito evidente. Nos builds do Windows Neptune foi incluída uma abordagem mais "direta" (mais clara), inclusive com uma tela de logon (o que era uma novidade à época). Com o abandono do projeto Neptune pela Microsoft, este foi mais um recurso que foi incorporado ao projeto "Whistler", já citado.

Ambiente Gráfico[editar | editar código-fonte]

Quanto ao ambiente gráfico, fica muito próximo ao ambiente do Windows 2000 e Windows Millenium, com o clássico 3D acinzentado. A tela de carregamento (inicialização) do "Microsoft Neptune" é bastante semelhante à do Windows 2000, com destaque para os dizeres Under Construction - Em Construção.

Sistema de Arquivos[editar | editar código-fonte]

O sistema de arquivos é o clássico formato NTFS, que é suportado por todas as versões do Windows NT, pelo Windows 2000, XP, pela família Windows Server (2003 e atualmente também 2008) e Windows Vista, mas que também tem suporte nativo ao FAT 16 usado pelo Windows 3.x e 95 (exceção feita ao Windows 95 OSR 2, que também suporta FAT32) e ao FAT 32 usado pelo Windows 98 e Windows Me.

Versões Existentes[editar | editar código-fonte]

Existem apenas duas copilações do Windows Neptune que foram feitas: é a Build 5000 e o build 5111 sendo que a 5111 é a mais estável do que a 5000.

Numeração das versões[editar | editar código-fonte]

A versão alfa do Windows Neptune tem os números de build 5000 e 5111 porque, apesar de não ser baseado na linha 9x/Me/DOS, os sustituiria, ou seja, herdaria a numeração da série 9x/Me e não da série NT. Citando um exemplo, o Windows 2000, que foi lançado dois meses depois da versão alfa do Neptune, é build 2195. O Windows Vista Beta 1 tem a numeração 5112 apenas em Julho de 2005, superando a linha 9x.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]