Windows CE 5.0

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Windows CE 5.0
Versão do sistema operativo Windows CE
Produção Microsoft
Modelo Código fechado
Lançamento 9 de julho de 2004
Versão estável CE 5.2.19202
Método de atualização Windows Update, Windows Server Update Services, SCCM
Arquitetura(s) x86
x64
Núcleo Núcleo híbrido
Licença Microsoft EULA
Página oficial Windows CE 5.0.
Estado de desenvolvimento
Suporte base encerrou em 20 de agosto de 2016
Suporte estendido vai encerrar em 9 de maio de 2021

O Windows CE 5.0 (codinome "Macallan")[1] é o sucessor do Windows CE 4.2, é a terceira versão da família Windows CE NET. Foi lançado em 9 de julho de 2004. Como seus antecessores o Windows CE 5.0 é comercializado para o mercado de dispositivos embarcados e vendedores independentes de dispositivos. Windows CE 5.0 foi anunciado como baixo custo, compacto, rápido-to-market, em tempo real do sistema operacional disponível para x86, ARM, MIPS, e SuperH microprocessador baseado em sistemas. Windows CE 5.0 baseia-se em versões anteriores do Windows CE em sua adoção de código compartilhado. Desde 2001, a Microsoft tem vindo a expandir a árvore de código fonte disponível no Windows CE com os desenvolvedores de sistemas embarcados. Windows CE 5.0 é o mais aberto do sistema operacional da Microsoft até à data, embora nem todo o sistema está disponível no âmbito de acordos de código compartilhado. Os colaboradores têm a liberdade de modificar para baixo ao nível do kernel, sem a necessidade de partilhar as suas alterações com a Microsoft ou concorrentes. Na plataforma x86, o Windows CE 5.0 compete contra outros embutidos em Sistemas operacionais da Microsoft, o Windows XP Embedded e seu antecessor, o Windows NT Embedded . Platform Builder IDE para o Windows CE 5.0 é a última ferramenta de construtor, disponível como produto independente.

Windows CE vs Windows XP Embedded[editar | editar código-fonte]

Segundo a Microsoft, o Windows CE é uma opção preferível para o Windows XP Embedded em situações exigentes requisitos e multimídia sem fio precisam ser atendidas. A seguir estão as principais considerações para "escolher a versão correta":

  • Arquitetura da CPU: Windows CE suporta uma ampla variedade de arquitecturas, incluindo x86 , enquanto o Windows XP Embedded só suporta a arquitetura x86.
  • Em tempo real aplicativos: Windows CE é um sistema operacional de tempo real , enquanto o Windows XP Embedded não é, por padrão.
  • Os aplicativos já existentes Win32: Windows CE não pode usar os binários Win32, bibliotecas e drivers sem modificação.
  • O registro de memória: A memória mínima do Windows CE é de 350 quilograma bytes. A memória mínima de Windows XP Embedded é de 8 megabytes, tornando-se mais de 23 vezes maior.

Também consideram que o licenciamento do Windows CE começa em US $ 3 ou € 1,25 por dispositivo para o SKU Core, enquanto XP Embedded é de US $ 90 ou € 59 por unidade entregue.

Referências

  1. Tilley, Chris (18 de fevereiro de 2001). «The History of Windows CE». HPC:Factor. Consultado em 28 de julho de 2009 

Precedido por
Windows CE 3.0
Windows CE 5.0
Sucedido por
Windows CE 6.0