Xerifado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Xerife. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde novembro de 2010)

Um xerifado ou xarifado em árabe: مشيخة, Mashyakhah) é uma forma de divisão e governo comum no mundo árabe, actualmente desaparecida. Mais que uma zona geográfica definida com exactidão, o xerifado é a zona sob controlo ou administração por um xerife (as-Shariff). Algo da história o destino dos xerifados teve desfechos diferentes: alguns evoluíram para emirados e posteriormente nações (ex. Emirados Árabes Unidos), na na sua maioria foram extintos pelas fronteiras dos estado-nação (ex. o rei Abdullah I da Jordânia que era o xerife de Meca, perder esse título aquando da criação da Arábia Saudita).

Fontes[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.