Yang Luchan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Este é um nome chinês; o nome de família é Yang.

Mestre Yang Luchan (Yang Lu-ch'an) 楊露禪, também conhecido como Yang Fu-k'ui (楊福魁) (1799-1872), nasceu em Guangping (Kuang-p'ing), na China. Por sua habilidade marcial excepcional, foi apelidado Yang, o Invencível.

É o criador do Tai Chi Chuan estilo Yang 楊氏太極拳. Foi um dos mais influentes professores da arte marcial interna conhecida como Tai Chi Chuan durante a segunda metade do século XIX. Devido à sua contribuição para a divulgação desta arte, concretizada no grande número de professores que formou, Yang Luchan é reconhecido por quatro das cinco maiores famílias praticantes de Tai Chi como tendo transmitido a eles os princípios de sua arte.

Segundo diversos registros, em 1820 começou a estudar Tai Chi com Ch'en Chang-hsing na vila da família Chen. De início teve dificuldades para ser aceito como aluno pela família Chen, empregando-se como funcionário e espreitando as aulas para aprender os movimentos do Tai Chi, considerados então um segredo. Após um episódio onde defendeu a família Chen de um inimigo em combate, é aceito como o primeiro aluno de fora da família. Posteriormente recebeu permissão de seu mestre para ir à capital e ensinar seus próprios alunos. Entre estes alunos se encontram Wu Yu-hsiang e seus irmãos, que deram origem ao Tai Chi Chuan estilo Wu/Hao.

O marco inicial do grande movimento de divulgação que levou esta arte praticada por uma família em uma pequena vila na região central da China a adquirir dimensões internacionais foi a contratação de Yang Luchan pela família Imperial em 1850 para ensinar Tai Chi Chuan aos membros da Corte e a diversas unidades de elite da Guarda Imperial Manchu na Cidade Proibida em Pequim (Beijing). Um destes guardas foi seu mais famoso aluno não pertencente à família, Wu Ch'uan-yü originou o Tai Chi Chuan estilo Wu.

Yang Banhou (楊班侯) e Yang Jianhou, filhos de Yang Luchan, também foram contratados como instrutores de artes marciais pelo exército da dinastia Qing. Os filhos de Yang Jianhou, Yang Shaohou (楊少侯) e Yang Chengfu (楊澄甫), tornaram-se professores de Tai Chi famosos em toda a China. Seus descendentes continuam divulgando o Tai Chi Chuan estilo Yang até hoje, sendo este o estilo de Tai Chi com o maior número de praticantes em todo o mundo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]