The League of Extraordinary Gentlemen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A Liga Extraordinária)
Ir para: navegação, pesquisa
The League of Extraordinary Gentlemen
A Liga dos Cavalheiros Extraordinários (PT)
A Liga Extraordinária (BR)
 Alemanha
 Estados Unidos
 Reino Unido

2003 •  P&B, cor •  110 min 
Direção Stephen Norrington
Produção 20th Century Fox Film
Angry Fims
JD Productions
Roteiro James Robinson
Elenco Sean Connery
Naseeruddin Shah
Tony Curran
Peta Wilson
Shane West
Stuart Townsend
Jason Flemyng
Richard Roxburgh
Género Ação
Aventura
Fantasia
Música Trevor Jones
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Brasil 12 de setembro de 2003
Idioma inglês
Orçamento US$ 78.000.000,00[1]
Receita US$ 179.265.204,00[1]
Página no IMDb (em inglês)

The League of Extraordinary Gentlemen (A Liga Extraordinária (título no Brasil) ou A Liga dos Cavalheiros Extraordinários (título em Portugal)) é um filme de ação, aventura e fantasia, lançado em 2003 e vagamente baseado no primeiro volume do romance gráfico homônimo de Alan Moore e Kevin O'Neill. O filme foi dirigido por Stephen Norrington e protagonizado por Sean Connery, Naseeruddin Shah, Peta Wilson, Stuart Townsend, Tony Curran, Shane West e Jason Flemyng.

Grandes nomes da literatura mundial são reunidos pela Rainha Vitória para combater um homem que deseja dominar o planeta.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Soldados alemães atacam o Banco Nacional da Inglaterra e roubam os mapas de Veneza feitos por Leonardo Da Vinci. Pouco depois, soldados britânicos raptam os melhores cientistas da Alemanha.

Os governantes de ambos os países negam as acusações de terem orquestrado os ataques, e a tensão entre eles ameaça iniciar a Primeira Guerra Mundial. Para impedir isso, M (Richard Roxburgh), o diretor de uma agência secreta criada pelo governo britânico, decide reunir novamente a Liga Extraordinária, uma equipe de indivíduos com habilidades especiais que é formada de tempos em tempos para salvar o mundo de grandes ameaças.

Dessa vez, são recrutados o aventureiro Allan Quartermain (Sean Connery), a vampira Mina Hacker (Peta Wilson), o pirata Capitão Nemo (Naseeruddin Shah), o médico Henry Jekyll e seu alter-ego, o monstro Edward Hyde (Jason Flemyng), o homem invisível Rodney Skinner (Tony Curran), o imortal Dorian Gray (Stuart Townsend) e o espião americano Tom Sawyer (Shane West).

Juntos, eles devem capturar o Fantasma, um enigmático vilão que orquestrou ambos os ataques com o objetivo de vender suas avançadas armas para ambos os lados da guerra e ficar rico ao custo de milhões de vidas.

O Fantasma pretende destruir a cidade de Veneza e impedir uma reunião dos líderes da Alemanha e da Inglaterra que poderia impedir a guerra. A missão da Liga é capturá-lo antes que ele ataque.

Durante a viagem a bordo do navio de Nemo, o Náutilus, a Liga começa a suspeitar que haja um traidor entre suas fileiras e a culpa recai sobre Skinner, que desaparece.

Eles chegam à Veneza tarde demais e as bombas colocadas pelo Fantasma abaixo da cidade são detonadas. Porém, após um confronto com os soldados do vilão, Sawyer consegue disparar um sinalizador, direcionando os homens de Nemo para um ponto específico da cidade, para onde mísseis são disparados. Esses mísseis causam uma explosão que interrompe o efeito-dominó que iria destruir a cidade, salvando Veneza.

No processo, Quartermain enfrenta o Fantasma em um cemitério e descobre que ele é M. Como se não bastasse, eles descobrem que o verdadeiro traidor é Gray e que a guerra mundial foi uma farsa orquestrada pelo Fantasma para roubar o sangue de Mina, o soro de Jekyll, a pele de Skinner e os segredos de Nemo, com o objetivo de criar um exército de vampiros, monstros e homens invisíveis, todos armados com tecnologia avançada e prontos para conquistar o mundo.

A Liga sobrevive a uma tentativa assassinato orquestrada por Gray, que plantou bombas em vários pontos do Náutilus, e decide capturar o Fantasma e impedir seus planos. Skinner, que havia se infiltrado entre os homens do Fantasma ao descobrir sobre os planos de Gray, revela que a base do vilão é uma enorme fábrica no Ártico.

A Liga chega ao local e ataca a base, onde enfrenta os homens do Fantasma, que Quartermain descobre ser o Professor James Moriarty, arquiinimigo de Sherlock Holmes. O exército de Moriarty é derrotado, suas armas são destruídas e os cientistas alemães, que haviam sido forçados a trabalhar para Moriarty em troca da segurança de suas famílias, são libertos. Porém, Quartermain é morto por Moriarty, que é morto por Sawyer enquanto tentava escapar.

Após o confronto, a Liga ruma para a África, onde Quartermain vinha vivendo desde a morte de seu filho, muitos anos atrás. Eles decidem continuar juntos, agora sob a liderança de Sawyer, para proteger o mundo de ameaças.

Momentos após eles partirem, um xamã africano aparece e começa a realizar um ritual. Quartermain havia anteriormente mencionado que, por ter salvo a vida de um xamã, este haveria lhe abençoado com o dom de nunca morrer na África. E isso parece ser verdade, uma vez que um relâmpago atinge a tumba do aventureiro, cuja mão emerge da terra, ainda viva.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Sean Connery Allan Quatermain
Naseeruddin Shah Capitão Nemo
Tony Curran Rodney Skinner / Homem Invisível
Peta Wilson Mina Harker
Shane West Tom Sawyer
Stuart Townsend Dorian Gray
Jason Flemyng Dr. Jekyll / Mr. Hyde
Richard Roxburgh M / O Fantasma / Professor James Moriarty
David Hemmings Nigel

Ficha Técnica Completa[editar | editar código-fonte]

  • Título Original: The League of Extraordinary Gentlemen (EUA)
  • Gênero: Aventura
  • Tempo de Duração: 110 m
  • Ano de Lançamento (EUA): 2003
  • Site oficial: LGXMOVIE [1]
  • Estúdio: 20th Century Fox
  • Distribuição: 20th Century Fox
  • Direção: Stephen Norrington
  • Roteiro: James Robinson, baseado em graphic novel de Alan Moore e Terry O'Neill
  • Produção: Trevor Albert e Don Murfy
  • Música: Trevor Jones
  • Fotografia: Dan Laustsen
  • Desenho de Produção: Carol Spier
  • Direção de Arte: Marco Bittner Rosser, Elinor Rose Galbraith, Jindrich Kocí, James McAteer e James F. Truesdale
  • Figurino: Jacqueline West
  • Edição: Paul Rubell
  • Efeitos Especiais: Big Red Pixel/ Digiscope /Cinesite Ltd. / Cinema Productions Services Inc. / Double Negative / Engine Room / Giant Killer Robots / Industrial Light & Magic / Millenium FC Ltd. / New Deal Studios / Pixel Magic / Riot / Robert Allsopp and Associates / Steve Johnson's Edge FX / Tippett Studio / The Computer Cafe / Visual Concept Engineering

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde maio de 2010).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]