Abando

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2012)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Espanha Abando  
—  Distrito  —
O Passeio Abandoibarra, na margem esquerda da ria de Bilbau, vista desde da ponte Zubizuri
O Passeio Abandoibarra, na margem esquerda da ria de Bilbau, vista desde da ponte Zubizuri
Localização de Abando em Bilbau
Localização de Abando em Bilbau
Coordenadas 42° 15' 25" N 2° 55' 24" O
Comunidade autónoma País Basco
Província Biscaia
Município Bilbau
Área
 - Total 2,14 km²
População
 - Total 52 000
    • Densidade 24 299,1 hab./km²
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Abando

Abando, também conhecido como San Vicente de Abando, é o distrito número 6 da divisão administrativa da cidade de Bilbau, Espanha. No passado uma anteiglesia e município da Biscaia, ocupava o lugar e voto 34 nas Juntas Generales de Vizcaya. Atualmente está dividido em dois bairros: Abando e Indauchu.

O distrito tem cerca de 52 000 habitantes e ocupa uma área de 2,14 m² (densidade: 24 299,1 hab./km²).

História[editar | editar código-fonte]

Bilbau foi fundada em 1300 sobre terrenos das anteiglesias de Begoña e de Abando, que perdeu o bairro de Bilbao La Vieja, mas conservou a maior parte do seu território até ao século XIX. No século XVIII Abando era a anteiglesia com maior população da Biscaia ("351 'fogueiras' e 2 100 pessoas de 'comunhão'", segundo a Historia General de Vizcaya, escrita en 1793 por Juan Ramón de Iturriza y Gárate Zabala). A maioria da população vivia em caseríos (casas rurais) dispersos e dedicava-se à agricultura e pecuária; os únicos núcleos de população densa encontravam-se nas proximidades de Bilbao La Vieja, convento de São Francisco e nos estaleiros situados nas margens da ria. Os bairros de Abando eram então Bilbao La Vieja, Ibarra, Mena-Urizar-Larrasquitu, Elejabarri, Olaveaga, Zorroza e Ibaizábal.

A falta de espaço para a expansão da capital biscainha levou a que em 1870 uma parte de Abando fosse anexada por Bilbau. O grande ensanche foi construído a partir de 1876 em terrenos de Abando, pelo que o que é atualmente o centro da cidade eram outrora terrenos de Abando. O mesmo acontece com os distritos número 7 (Recalde) e 8 (Basurto-Zorroza). A anexação do resto de Abando ocorreu em 1890.

Provavelmente o nativo de Abando mais famoso foi Sabino Arana, fundador do Partido Nacionalista Basco e do movimento nacionalismo basco, que nasceu na anteiglesia quando ainda era um município independente.

Principais monumentos, ruas e equipamentos culturais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em espanhol, cujo título é «Abando», especificamente desta versão.
  • «Plano Callejero» (PDF). www.bilbao.net (em espanhol). Ayuntamiento de Bilbao. Consultado em 10 de maio de 2012 
  • García de Cortázar, Fernando; Montero, Manuel (1980). Historia de Vizcaya (em espanhol). [S.l.]: Txertoa. ISBN 9788471480705