Bilbainada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A bilbainada é um género musical típico da Biscaia, a região do norte de Espanha que faz parte do País Basco. Como o seu nome indica, está ligada sobretudo à cidade de Bilbau e às localidades vizinhas.

História[editar | editar código-fonte]

A origem das canções chamadas bilbainadas remonta supostamente à época em que Diego López V de Haro fundou a Villa de Bilbau, no ano 1300. Existe alguma semelhança entre as bilbainadas e as chamadas "canções de cego", manifestações populares que espalhavam as notícias em forma de canções nas praças das povoações. Nos séculos XIX e XX a influência dos ritmos da habanera deu forma à bilbainada, cujas canções recolhem as tradições folclóricas e idiossincráticas locais.

Nas bilbainadas confluem as vivências de grupo, a observação curiosa da realidade e dos costumes, a nostalgia e a ironia, usando um ritmo de celebração instantânea a que é difícil resistir.


Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.