Palácio Chávarri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Palácio Chávarri
Txabarri jauregia (em basco)
Fachada do Palácio Chávarri
Tipo Edifício governamental
Estilo dominante Eclético
Arquiteto Paul Hankar, Atanasio de Anduiza
Fim da construção 1894 (124 anos)
Restauro 1943-1947 (entre outras)
Proprietário inicial Víctor Chávarri (pai)
Função inicial Residência familiar
Proprietário atual Estado espanhol
Função atual Governo civil da Biscaia
Encerramento {{{encerrado}}}
Património
Classificação nacional Bem de Interesse Cultural
Geografia
País Flag of Spain.svg Espanha
Cidade Bilbau
Localidade Praça Moyúa
Coordenadas 43° 15' 48.2" N 2° 56' 8.5" O
Localização do Palácio Chávarri em Bilbau
Palácio Chávarri está localizado em: Bilbau
Palácio Chávarri
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Palácio Chávarri

O Palácio Chávarri (em basco: Txabarri jauregia) é um edifício situado na Praça Moyúa, no centro de Bilbau, a capital da Biscaia, no País Basco espanhol. Foi construído em 1894 para ser a residência da família do influente industrial e político biscainho Víctor Chávarri (pai). Foi desenhado pelo arquiteto belga Paul Hankar, com a colaboração do arquiteto espanhol Atanasio de Anduiza, que também dirigiu a construção. Em 1943 foi convertido na sede do governo civil da Biscaia, tendo então sofrido obras de requalificação dirigidas pelo aqruiteto Eugenio María de Aguinaga, que incidiram sobretudo na decoração interior e se prolongaram até 1947. Em 1995 foi classificado como "Bem de Interesse Cultural".

O palácio encontra-se no coração do ensanche de Bilbau. A sua fachada principal, em chanfradura, dá para a Moyúa, prolongando-se para a Gran Vía e para a Rua de Elcano. É uma obra de estilo eclético, com fortes influências revivalistas neoflamengas, que lhe dão semelhanças com os palácios renascentistas de Antuérpia e Bruges. Tem a particularidade de todas as suas janelas serem diferentes. Alguns dos seus salões foram decorados pelo pintor basco José Echenagusia Errazquin.

Tem quatro pisos: rés do chão, três andares e sótão amansardado. É coberto com silhares polícromos, com decorações em estuque e motivos em ferro forjado. O acesso principal em arco abatido foi aberto quando foi mudada a função do edifício nos anos 1940. Tem também um acesso lintelado no eixo direito da fachada em chanfradura. Nos três andares abrem-se de forma assimétrica uma grande quantidade vãos lintelados e em arco de meio ponto: janelas, mirantes, varandas com balaustrada de pedra ou parapeito de ferro. O sótão amansardado apresenta várias claraboias.

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Mas Serra, Elías (2006). «El Palacio Chávarri» (PDF). Revista Bilbao (em espanhol). Ayuntamiento de Bilbau (www.bilbao.net). Consultado em 30 de abril de 2012.