Acácio Lino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acácio Lino
Nascimento 25 de fevereiro de 1878
Travanca
Morte 18 de abril de 1956
Porto
Cidadania Portugal, Reino de Portugal
Alma mater
Ocupação escultor, professor universitário, pintor
Atelier de Acácio Lino em Paris

Acácio Lino de Magalhães, (Travanca, Amarante, 25 de Fevereiro de 1878 - Porto, 18 de Abril de 1956) foi um pintor e escultor português.

Estudou na Escola de Belas-Artes do Porto e pintura terminando a sua formação com distinção, onde foi discípulo do pintor Marques de Oliveira, nos cursos de escultura, arquitectura, desenho e pintura terminando a sua formação com distinção.

Em seguida estagia em França (com Jean-Paul Laurens e Cormon), Itália e Suíça.

Depois do falecimento do escultor Teixeira Lopes, ocupa o seu lugar na Escola de Belas-Artes do Porto.

Está representado no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, Museu Grão Vasco em Viseu e o Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha. Foi um dos responsáveis pela decoração do Teatro Nacional S. João no Porto.

A 28 de janeiro de 1943, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. A 24 de fevereiro de 1948, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Cristo.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Acácio Lino de Magalhães". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 6 de setembro de 2020 


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Acácio Lino