Alec Orea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alec Orea
Informação geral
Origem Maringá (Paraná)
País  Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Gênero(s) jazz
Ocupação(ões) músico, arranjador, compositor, educador
Instrumento(s) piano
Gravadora(s) ARS Magna e Enja Records
Prêmios VNO-NCW NOORD TALENT AWARD 2014
Página oficial https://www.alecjazzpiano.com/
Alec Orea


Alec Orea , antes conhecido como Alex Corrêa, é um pianista, arranjador, compositor e educador. [1]

Nascido em Maringá, filho de mãe pianista clássica, teve aos cinco anos seu primeiro contato com o piano, mas aos treze decidiu seguir o caminho da música. Aos dezessete anos, Alec iniciou sua graduação na Universidade Estadual de Londrina - Brasil, o que lhe proporcionou um contato significativo com diversos ambientes sonoros, estudos antropológicos e filosóficos e habilidades voltadas ao ensino de música.

Aos 25 anos, Alec mudou-se para São Paulo no Brasil e se concentrou em desenvolver uma linguagem contemporânea na música instrumental. Tal pesquisa resultou no álbum intitulado "Sintoma", gravado em 2010, tendo como colaboradores os músicos: Adauto dias, guitarrista, Nenê, baterista, e Arismar do Espírito Santo, multi-instrumentista. Além de intérprete, também atuou como professor integrando o corpo docente do Souza Lima - Conservatório de Música em São Paulo, Brasil.

A busca por novas sonoridades, estimulou o pianista a expandir sua área de atuação e, em 2013, foi convidado a cursar o programa de mestrado de jazz performance na Holanda no Prins Claus Conservatoire, onde um ano depois foi contemplado com o VNO-NCW Noord Talent Award 2014. O prêmio também rendeu ao compositor o convite de interpretar sua peça intitulada "Soul Brothers", com a Noord Nederland Orkest, Orquestra.

Estar em contato com músicos de diferentes culturas sempre foi foco de sua atenção e realização pessoal. Em 2014, passou um semestre em Nova York a convite do Queens College e desde então, Alec vem dividindo o palco com vários grandes músicos como Alex Sipiagin, Flora Purim, Airto Moreira, Will Vinson, Boris Kozlov, Donald Edwards, Gene Jackson, Raul de Souza, Gabriel Grossi, Christoph Schweizer, entre outros.

[2]

[3]

[4]

Obra[editar | editar código-fonte]

Em 2017 gravou seu primeiro projeto de piano solo (ao vivo), na Sala Maledeine em Genebra e integrou o quarteto e quinteto Raul de Souza, percorrendo toda a Europa e Brasil.

Em 2018, apresenta seu novo quinteto com duas turnês pela Europa e Índia. Também em colaboração com Christoph Schweizer, Alex Sipigain e Jazz Kombinat Big Band.

Em 2018 mudou-se para a Índia para uma residência docente de seis meses no Berklee Global Music Institute.

Em 2018 foi apresentado no Festival Jazz Kolo em Kiev com Igor Zakus, Maciek Kadziela e Adam Zagorski.

Em 2019 é convidado por Flora Purim para ser Diretor Musical do sexteto Flora Purim e Airto Moreira, fazendo juntos uma significativa turnê por todo o Brasil e Europa.

Em 2018 produziu, arranjou e gravou o último álbum de Raul de Souza chamado “Plenitude”.

Em 2020 gravou seu primeiro álbum chamado Concerto para Piano e Universo – 1º e 2º movimentos, com participação de Alex Sipiagin, Will Vinson, Sidiel Vieira e Rodrigo Digão Braz.

Em 2022 gravou na Alemanha o álbum one2one em Duo, com Christoph Schweizer, lançado em 2024 pela Enja Records.

Em 2023 foi apresentado pela Orquestra de Jazz de Gotemburgo num concerto gravado ao vivo, tocando e regendo os seus próprios arranjos para Big Band.

Em 2023 lançou pelo selo ARS Magna, seu álbum “Gratitude” gravado em Nova York, com participação de Alex Sipiagin, Boris Kozlov e Donald Edwards e mixado e masterizado por Beto Japa, Técnico de áudio com Grammy Latino 2017.

[5]

[6]

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 2023 - Gratitude
  • 2024 - one2one

Referências

  1. «Site oficial de Alec Orea». Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  2. «About alec orea». Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  3. «Vno ncw award voor-jazz pianist-Alex correa». Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  4. «Sesc instrumental». Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  5. «Pianista paranaense Alec Orea lança novo álbum, 'Gratitude', durante o Carnaval». Redação Bem Paraná com assessoria. 15 de fevereiro de 2023. Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  6. «Gratitude é o novo álbum do pianista Alec Orea, gravado nos EUA e mixado e masterizado por Beto Japa.». Beto Japa. 15 de fevereiro de 2023. Consultado em 27 de fevereiro de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Alec Orea:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons
Wikinotícias Categoria no Wikinotícias