Andreas Mogensen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Andreas Mogensen 2010.jpg

Andreas Enevold Mogensen é a primeira pessoa escolhida como astronauta da Dinamarca, membro da ESA, tendo sido selecionado para tal cargo em maio de 2009 . Os astronautas deste grupo futuramente serão escalados para missões a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês)[1] .

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Andreas Mogensen nasceu em Copenhague, Dinamarca, em 2 de novembro de 1976. É solteiro e tem como seus principais passatempos a prática de rugby, montanhismo e mergulho [2] . Ao longo de sua vida, chegou a morar em diferentes lugares como Tailândia, Cingapura, Reino Unido (a estudo), Portugal (enquanto trabalhando para um instituto de robótica), Alemanha, Congo (enquanto trabalhando para a Schlumberger, uma indústria petrolífera), Califórnia e Texas (a estudo) [3] .

Formação e carreira[editar | editar código-fonte]

Após completar os estudos na Escola Internacional de Copenhague, em 1995, Mogensen mudou-se para o Reino Unido, onde conseguiu um mestrado em engenharia aeronáutica no Colégio Imperial de Londres, em 1999. Em 2007 conseguiu o título de Ph.D. em engenharia aeroespacial pela Universidade do Texas, em Austin. Ali, defendeu uma tese sobre técnicas de navegação para se chegar ao planeta Marte [3] .

Escolha como astronauta[editar | editar código-fonte]

Andreas Mogensen foi selecionado como astronauta em 20 de maio de 2009, tornando-se membro da terceira turma de astronautas da ESA, turma esta composta por seis membros, sendo dois da Itália (Luca Parmitano e Samantha Cristoforetti), um do Reino Unido (Timothy Peake), um da França (Thomas Pesquet), um da Alemanha (Alexander Gerst) e o primeiro da Dinamarca (o próprio Mogensen) [4] . Como todos os demais membros da turma, Mogensen iniciou em 1 de setembro de 2009 os treinos básicos para a realização de um eventual voo ao espaço [3] . O treino básico foi concluído em novembro de 2010, de modo que Mogensen finalmente foi declarado oficialmente como o primeiro astronauta da Dinamarca.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • www.esa.int/esaCP/SEMRO90OWUF_index_0.html
  • www.spacefacts.de/bios/international/english/morgensen_andreas.htm